
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Desde o passado sábado, dia 12 de outubro, data em que o Sporting anunciou oficialmente a saída de Hugo Viana, atual diretor desportivo do Clube, que muito se tem falado acerca da também possível saída de Rúben Amorim. Verdade seja dita, não seria de estranhar que mais algum leão rumasse a Inglaterra, tendo em conta a longa história que liga os verdes e brancos aos britânicos.
Foi em 2003 que se iniciou uma ligação que viria agora culminar na saída de Viana, o responsável, ninguém mais do que Cristiano Ronaldo. Devido a uma prestação exuberante na partida da inauguração do Estádio José Alvalade, fez com que o astro português rumasse de imediato para o Manchester United, a troco de 19 Milhões de euros.
Depois do craque formado no Sporting seguiu-se Nani, em 2007, por 25,5 milhões de euros, que fez do jogador um nome conhecido do futebol. 2020 foi o ano de Bruno Fernandes viajar até Old Trafford, num negócio inicial de 55 milhões de euros, aos quais já somaram outros milhões pela concretização de diversos objetivos.
Foi já na gerência de Frederico Varandas, que o Manchester City colocou as mãos sobre Félix Correia, em 2019, que integra agora, o plantel do Gil Vicente. A verdade é que a relação entre estes três não foi apenas num sentido, tanto que em 2020, os citizens emprestaram aos leões Pedro Porro, que viria a ser comprado, no ano seguinte, por 8,5 milhões, mas que após três anos rumou ao Tottenham, numa venda avaliada em 40 milhões.
A ‘sorte grande’ calhou agora a Hugo Viana que fará já parte da estrutura técnica do Manchester City no começo da próxima temporada, 2024/25. No entanto, os adeptos do Sporting aguardam mais informações sobre a possibilidade de Rúben Amorim ser o substituo de Pep Guardiola no emblema britânico.
Recorde alguns dos melhores momentos de Rúben Amorim no Sporting:
Jogador importante para o conjunto de Rui Borges falou aos jornalistas durante a receção ao plantel levada a cabo pela Câmara Municipal de Lisboa
|
O Sporting foi recebido por Carlos Moedas na Praça do Município, na última segunda-feira, dia 19 de maio, e para além de Zeno Debast, que destacou o apoio dos Adeptos, também Morten Hjulmand prestou declarações à Sporting TV, tendo confessado que ainda não conseguiu repor as energias.
"Ainda não deu para descansar. Está a ser fantástico, sei que é segunda-feira, estiveram todos a trabalhar, ainda assim estão aqui novamente, a apoiar, isso dignifica muito e estamos a festejar com eles", começou por dizer o internacional dinamarquês, antes de prosseguir.
"Em relação a esta época, foi difícil, apesar de termos tido muitas lesões e alguns maus resultados, continuámos a ganhar jogos e a conquistar pontos. As duas derrotas no campeonato dizem tudo, estou muito orgulhoso", destacou, por fim, o capitão do plantel verde e branco.
Vale lembrar que o Sporting disputa mais um troféu já no próximo domingo, diante do Benfica, na final da presente edição da Taça de Portugal. O jogo está marcado para o Estádio Nacional, no Jamor, e a bola começará a rolar pelas 17h15, esperando-se casa cheia.
Para este encontro, Rui Borges, treinador do Sporting, tem dois jogadores em dúvida. Um deles é Ousmane Diomande, que sofreu uma lesão num joelho no jogo diante do Vitória de Guimarães e foi mesmo substituído, aos 25 minutos. Já Hidemasa Morita terminou o encontro frente aos vimaranenses com queixas e a sua condição física será reavaliada, nos próximos dias.
Jogador importante às ordens de Rui Borges mostrou-se deliciado com o apoio dos Adeptos nos últimos dias, em virtude da conquista do bicampeonato nacional
|
O Sporting foi recebido, na última segunda-feira, dia 19 de maio, na Câmara Municipal de Lisboa, após a conquista do bicampeonato, e Zeno Debast foi um dos jogadores do plantel que aceitaram falar aos jornalistas, tendo deixado em evidência a felicidade sentida em torno dos festejos dos últimos dias.
"Os adeptos são fantásticos. Nunca tinha visto nada assim na minha vida, são incríveis. Honestamente não dormi assim muito, foram emoções muito fortes", começou por frisar o atleta do Clube verde e branco que, durante grande parte da temporada, jogou no meio-campo, apesar de ser defesa-central.
"Mas foi tudo perfeito e premiou um grande esforço durante toda a nossa época. O Sporting é uma equipa de topo e estamos todos muito felizes por termos conquistado o título", concluiu o internacional belga em declarações concedidas à Sporting TV
Vale lembrar que, também na Câmara Municipal de Lisboa, Frederico Varandas, Presidente do Sporting, fez questão de se dirigir igualmente aos Adeptos, tendo dito: "Obrigado por terem lutado connosco, lado a lado. Nos estádios, na estrada, nas ruas. Muitas vezes, carregaram a equipa às costas nos momentos mais difíceis. Obrigado pela dedicação, entrega e por terem acreditado até ao fim".
A equipa de Rui Borges, recorde-se, fechou a 91.ª edição do campeonato no primeiro lugar, com 82 pontos, e selou o terceiro título em cinco anos, seguindo-se, no domingo, dia 25 de maio a final da Taça de Portugal, no Jamor, frente ao Benfica, segundo da Liga, com 80 pontos.
Internacional pela Costa do Marfim saiu com queixas do encontro diante do Vitória de Guimarães, no último sábado, a poucos dias do final da Taça de Portugal
|
A apreensão gerada pela saída precoce de Ousmane Diomande no jogo frente ao Vitória de Guimarães ganha novos contornos. O cenário revelou-se menos preocupante do que se temia inicialmente, dado que o central do Sporting sofreu um traumatismo no joelho esquerdo, e os exames, segundo o jornal Record, afastaram danos nos ligamentos, o que ainda assim não afasta as dúvidas sobre a presença em campo na final da Taça de Portugal, já no próximo domingo.
Aos 25 minutos do último jogo do campeonato, Diomande foi forçado a abandonar o relvado, o que levantou a possibilidade de ficar indisponível para o encontro decisivo da prova rainha, agendado para este domingo frente ao Benfica, no Jamor. O atleta continuará a ser reavaliado até ao dia do jogo e só mais perto do mesmo será tomada uma decisão.
Na receção oficial promovida pela Câmara Municipal de Lisboa aos recém-coroados bicampeões nacionais, na última segunda-feira, Diomande marcou presença, ainda que visivelmente condicionado. Para subir ao palanque montado para a cerimónia, precisou de se apoiar no corrimão, evitando colocar peso sobre a perna esquerda.
Com o embate frente ao Benfica a poucos dias de distância, Rui Borges ainda não sabe se poderá contar com o jogador que foi importante no eixo defensivo do Sporting. O atleta, recorde-se, falou aos jornalistas durante os festejos do título e, já na altura, não escondeu sentir desconforto.
"Tenho um pouco de dor, mas amanhã vamos ver, vamos ver. Espero que não seja algo grande", disse o camisola 26 dos verdes e brancos, em declarações à Sporting TV, já dentro do autocarro que levou os bicampeões nacionais ao Marquês de Pombal.