Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Curiosidades

Confira as 10 maiores vendas de jogadores formados no Sporting, com Cristiano Ronaldo em último

Geovany Quenda e Dário Essugo rumaram ao Chelsea, num negócio que rendeu aos cofres leoninos mais de 70 milhões de euros

Cristiano Ronaldo é lanterna vermelha da lista dos 10 maiores negócios da história do Sporting com jogadores da sua formação
Cristiano Ronaldo é lanterna vermelha da lista dos 10 maiores negócios da história do Sporting com jogadores da sua formação

  |

Icon Comentário0

Geovany Quenda e Dário Essugo foram, na passada quarta-feira, oficializados como jogadores do Chelsea, numa operação que rendeu muitos milhões aos cofres do Sporting. Importa, por isso, recordar os 10 maiores negócios da história dos leões com jogadores formados em Alvalade, numa lista em que Cristiano Ronaldo é… último.


Confira as 10 maiores vendas de jogadores formados no Sporting:


  1. Geovany Quenda (52,1 ME) – Em março de 2025, o Sporting chegou a acordo com o Chelsea para a venda do jovem de 17 anos. Os blues pagam 52 milhões de euros, mais 1,3 em objetivos. O extremo formado no Clube de Alvalade fica nos leões até ao fim da temporada 2025/26 e só depois segue para Inglaterra.
  2. João Mário (45 ME) – Em agosto de 2016, depois de uma temporada em que se apresentou a alto nível pelo verdes e brancos, o Sporting formalizou a venda de João Mário ao Inter por 45 milhões de euros, mais 5 mediante a concretização de determinados objetivos individuais e coletivos.
  3. Nuno Mendes (45 ME) – Em maio de 2022, depois da conquista do título nacional pelos leóes, o PSG avançou para a compra a título definitivo do lateral formado no Sporting, pagando 38 milhões de euros aos verdes e brancos, após um ano de empréstimo, que rendeu 7 milhões de euros ao Clube de Alvalade.
  4. Nani (25,5 ME) – Em maio de 2007, o Manchester United pagou 25,5 milhões de euros para levar Nani do Sporting, contratando também o médio brasileiro Anderson ao Porto, por 31,5 milhões de euros. O extremo seguiu, desta forma, as pisadas de Cristiano Ronaldo, que tinha feito o mesmo caminho uns anos antes.
  5. João Palhinha (24,9 ME) – Em julho de 2022, o internacional português rumou ao Fulham, a troco de 20 milhões de euros, mais 2 por objetivos. Os leões ficaram, ainda, com 10% de uma futura mais-valia. Ao dia de hoje, no total, o médio formado no Sporting já rendeu 24,9 milhões.
  6. Gelson Martins (22,5 ME) – Em maio de 2019, o Sporting chegou a acordo com o Atlético de Madrid pelo internacional português, que havia rescindido com os leões após o ataque à Academia. Os verdes e brancos receberam 22,5 milhões e, em sentido inverso, gastar 7,5 milhões na compra de 50% dos direitos económicos de Luciano Vietto.
  7. Dário Essugo (22,2 ME) – Em março de 2025, o médio formado no Sporting, que chegou a sagrar-se campeão pelos leões, assinou a título definitivo pelo Chelsea, deixando nos cofres 22,2 milhões, não existindo qualquer verba relativa a objetivos. O médio jogará pelos londrinos a partir do início da próxima temporada.
  8. Adrien Silva (20,5 ME) – Em setembro de 2017, o médio formado no Sporting, rumou ao Leicester, rendendo 20 milhões de euros aos leões, mais 5 por objetivos e 15% de uma mais-valia futura. No comunicado à CMVM, os leões acrescentaram que o atleta abdicou de 4,5 milhões “correspondentes à renúncia de direitos de crédito, decorrentes da intermediação na celebração do contrato de trabalho celebrado em 8 de fevereiro de 2016, bem como da futura transferência do jogador, que se encontravam registados como passivos e passivos contingentes”.
  9. Rafael Leão (20, 2 ME) – Em julho de 2023, o Sporting comunicou à CMVM que recebeu 19,6 milhões do Lille – “efetuado espontaneamente por ação unilateral do clube francês, sem qualquer acordo prévio – relativos ao diferendo pelo extremo do Milan. Os restantes 600 mil euros dizem respeito ao mecanismo de solidariedade da FIFA. O processo continua nos tribunais e os leões exigem 45 milhões de euros.
  10. Cristiano Ronaldo (19 ME) – Em agosto de 2003, o melhor jogador de todos os tempos trocou o Sporting pelo Manchester United, com os red devils a pagaram 15 milhões de euros aos leões. Os restantes 4 milhões dizem respeito ao mecanismo de solidariedade da FIFA das transferências 



Wiki Leonino

Maiores goleadores do Sporting frente ao Moreirense: Cristiano Ronaldo metido ao barulho

Comandados de Rui Borges querem vencer para continuar no primeiro lugar do campeonato e podem buscar inspiração a figuras de encontros anteriores

Esta sexta-feira, o Sporting defronta Moreirense, conheça a lista dos melhores marcadores leoninos na história dos confrontos entre os dois emblemas
Esta sexta-feira, o Sporting defronta Moreirense, conheça a lista dos melhores marcadores leoninos na história dos confrontos entre os dois emblemas

  |

Icon Comentário0

O Sporting recebe, esta sexta-feira, a equipa do Moreirense, no Estádio José Alvalade, numa partida a contar para a 30ª jornada da Liga Betclic. Recordamos os melhores marcadores da história do encontro entre as duas equipas, numa lista onde faz parte um velho conhecido dos adeptos Sportinguistas: Cristiano Ronaldo.


  • 1. Bas Dost - O antigo matador do Sporting é o melhor marcador da história dos confrontos entre estes dois emblemas. O ponta-de-lança holandês tem quatro golos nos 450 minutos de jogo que tem contra a equipa de Moreira de Cónegos, tendo até apontado um bis numa das partidas.
  • 2. Pedro Gonçalves - “Pote” apenas chegou a Alvalade na época 2020/21 mas é já o segundo jogador do Sporting com mais golos ao Moreirense. Em aeis jogos conta com três golos e também já bisou frente aos Cónegos. Esta sexta-feira pode até aumentar a sua contagem.
  • 3. Gelson Martins - O veloz extremo ex Sporting, tal como Pedro Gonçalves, conta com três golos nas seis partidas disputadas frente à turma minhota, mas tem menos minutos de utilização: 438, menos 13 minutos do que “Pote”
  • 4. Fredy Montero - Com o mesmo número de golos que os dois nomes acima desta lista, o “Avioncito” tem também três golos apontados frente ao Moreirense, mas o ponta-de-lança colombiano precisou apenas 239 minutos para marcar os seus tentos e inscrever o seu nome na história deste confronto.
  • 5. Islam Slimani - Em quatro confrontos contra o emblema de Moreira de Cónegos, o matador argelino já fez os Sportinguistas saltar de alegria, com três golos apontados.
  • 6. Cristiano Ronaldo - Talvez o caso mais curioso dos jogadores apresentados. Num jogo que ficou marcado para a história como a estreia a marcar do futuro melhor jogador do mundo, Ronaldo bisou frente ao Moreirense, no antigo Estádio José Alvalade. Assim iniciou o percurso do jogador de futebol com o maior recorde de golos em competições oficiais: os primeiros dois de uma carreira que conta já com 933 e promete não ficar por aqui.



Wiki Leonino

Assim é difícil segurar Gyokeres! Avançado do Sporting tem dobro de...

Internacional sueco dos leões continua a bater recordes e números desta época estão a dar que falar, principalmente quando comparados com os dos rivais

Viktor Gyokeres, avançado internacional sueco do Sporting, continua a bater recordes e números mostram a importância que tem em Portugal
Viktor Gyokeres, avançado internacional sueco do Sporting, continua a bater recordes e números mostram a importância que tem em Portugal

  |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres é a estrela maior do Sporting - e do campeonato nacional - facto que é possível constatar através dos registos irrepreensíveis do avançado que são ainda mais admiráveis quando comparados com os dos restantes rivais que atuam nas mesmas provas.


Desta vez, o internacional sueco está a dar que falar por ter chegado aos 38 golos marcados esta temporada em todas as provas nacionais, número que já é o dobro do segundo maior 'matador', João Victor, avançado brasileiro que atua no S. João Ver.


Na lista, que poderá conferir mais abaixo, constam nomes como o de Clayton, um dos jogadores referenciados pelo Sporting para a próxima época, Pedro Martelo, que atua no Leça FC, e ainda Pavlidis, avançado grego do Benfica que, nos últimos meses, tem sido apontado a equipas da Premier League e da La Liga.


Viktor Gyokeres, por outro lado, continua a ser apontado ao Arsenal já no próximo mercado de transferências, numa altura em que se sabe, também, que os gunners têm 234 milhões de euros para reforçar o plantel comandado por Mikel Arteta, pelo que poderá tornar-se impossível manter o sueco em Alvalade.

O 'homem da máscara' do Sporting não dá descanso aos rivais e ainda no Dérbi de Lisboa contra o Estrela da Amadora marcou o seu 84.º e 85.º golos com a Listada verde e branca. Com esses números, assegurou a sua entrada no top 20 de melhores marcadores de sempre da história do Sporting.


Recorde-se que esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 44 encontros: 27 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.522 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 44 golos e fez 11 assistências.

Confira, abaixo, a lista completa dos melhores marcadores das provas internas, com o avançado do Sporting na liderança:

  1. Gyokeres - 38 golos
  2. João Victor - 19 golos
  3. Clayton - 17 golos
  4. Martelo - 17 golos
  5. Pavlidis - 17 golos
  6. Elias Franco - 16 golos
  7. Carter - 16 golos
  8. Samu - 16 golos
  9. 15 Yan Maranhão - 15 golos
  10. 15 Eduardo Souza - 15 golos

Reveja alguns dos melhores momentos do sueco no Sporting:


Wiki Leonino

Lembra-se de todos? Eis 5 jogadores que passaram por Sporting e Santa Clara

Em antevisão ao próximo encontro dos leões, marcado para sábado, nos Açores, o Leonino recorda alguns atletas que vestiram estas duas camisolas

Hidemasa Morita é apenas um dos vários jogadores que, ao longo das suas carreiras, representaram Sporting e Santa Clara
Hidemasa Morita é apenas um dos vários jogadores que, ao longo das suas carreiras, representaram Sporting e Santa Clara

  |

Icon Comentário0

O Sporting tem, no próximo sábado, às 18h00, uma importante deslocação ao reduto do Santa Clara, em jogo válido para a 29.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Com esse duelo em vista, o Leonino dá-lhe conta de cinco jogadores que passaram pelos dois clubes.


  1. Hidemasa Morita: Médio japonês, atualmente com 29 anos, foi contratado pelo Sporting ao Santa Clara, em julho de 2022, a troco de 3,45 milhões de euros. Desde então, já representou os leões por 111 ocasiões e em 7.378 minutos em campo já apontou 10 golos e 11 assistências;
  2. Diogo Salomão: Chegou ao Sporting em 2010, mas acabou por sair, logo na época seguinte, para o Deportivo, por empréstimo. Ao regressar a Alvalade não conseguiu conquistar o seu lugar e mais recentemente, em 2019, depois de passar por clubes como Dínamo de Bucareste, Al Hazm e Steuau Bucareste, assinou pelo Santa Clara. Nos Açores fez 21 partidas, sem qualquer golo marcado, e pela equipa principal dos leões jogou 27 vezes, com quatro remates certeiros e três assistências;
  3. Luiz Phellype: Avançado brasileiro fez 47 encontros pelo Sporting e marcou 17 golos, com mais seis assistências. Depois de deixar Alvalade, em janeiro de 2021, fez meia época no Santa Clara. Nessa curta experiência não foi além de um tento em 12 jogos;
  4. André Pinto: Central português fez uma época no Santa Clara (2008/09), por empréstimo do Porto, e chegou aos 32 jogos, com três golos marcados. Nas temporadas 2017/18 e 2018/19, jogou ao todo por 41 ocasiões, com 2.974 de leão ao peito;
  5. Pedro Martins: Antigo médio fez a sua formação no Feirense e assinou pelo Sporting em 1995, depois de uma passagem pelo Vitória de Guimarães. Em Alvalade jogou por três temporadas, tendo chegado às 57 partidas, com um golo e uma assistência, no total de 4.022 minutos em campo. Mais tarde, em 1999, chegou ao Santa Clara, onde jogou um só ano.


Vale lembrar que, após o empate frente ao Braga, na última segunda-feira, o Sporting desceu ao segundo lugar da Liga Portugal Betclic, estando agora a dois pontos do Benfica. No próximo sábado, a turma de Rui Borges só pensa em conquistar os três pontos diante do Santa Clara, adversário que tem sido uma das equipas sensação da presente temporada e ainda há esperança na utilização de Pedro Gonçalves.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Santa Clara – Sporting? Silas é protagonista deste encontro
Wiki Leonino

Santa Clara – Sporting? Silas é protagonista deste encontro

 

Icon Comentário0
Melhor marcador do Sporting frente ao Santa Clara pode estar de regresso aos leões
Wiki Leonino

Melhor marcador do Sporting frente ao Santa Clara pode estar de regresso aos leões

 

Icon Comentário0
No Sporting – Braga, Gyokeres faz história e junta-se a lenda do… Porto
Wiki Leonino

No Sporting – Braga, Gyokeres faz história e junta-se a lenda do… Porto

 

Icon Comentário0