Futebol
Exclusivo Leonino - Canhoto do Sporting tem propostas de Inglaterra e Países Baixos
24 Ago 2026 | 02:02
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
07 Abr 2025 | 18:00 |
Em apenas dois meses de Sporting, Rui Silva tornou-se a figura de confiança na baliza dos leões, e março foi o mês da sua consagração. O guarda-redes, contratado ao Betis no mercado de inverno, foi eleito o melhor guarda-redes da Liga Betclic, no mês de março, superando nomes como Lukas Hornicek (Braga) e Gabriel Batista (Santa Clara), que também estavam na luta pelo prémio. O feito não é apenas mérito de boas defesas, mas também de uma postura imbatível que tem garantido as vitórias do Sporting nas últimas semanas.
O jogador de 31 anos somou 18,52% dos votos dos treinadores da Liga, conquistando um lugar cativo entre os mais destacados da competição. Em segundo lugar, com 17,78%, ficaram Hornicek e Batista, mas a diferença de minutos jogados deu vantagem ao bracarense, que ficou atrás do guarda redes verde e branco.
Em março, o Sporting venceu Estrela da Amadora (3-0), Famalicão (3-1), Casa Pia (3-1) e Estoril (3-1), e em todos esses jogos Rui Silva foi titular, com 90 minutos de ação e sendo uma presença decisiva. Ele não apenas defendeu como também comandou a defesa, garantindo a segurança necessária para que a equipa se mantivesse no topo da Liga. Em 12 jogos pelo clube de Alvalade, a contar para a Primeira Liga e para a Taça de Portugal, Rui Silva sofreu nove golos.
A chegada de Rui Silva ao Sporting, por 4,75 milhões de euros, trouxe-lhe um compromisso até 2028. A sua chegada, por empréstimo, seguida de compra obrigatória, aumentou a confiança da equipa, que agora vê nele um pilar para as vitórias nas competições internas e, eventualmente, em competições europeias.
O guarda-redes português rumou a Espanha na época 2017/18 para representar o Granada, por onde ficou quatro épocas. Na temporada 2021/22 vestiu a camisola do Betis onde esteve até 2025, tendo sido depois emprestado aos leões. Com um início impressionante e uma exibição de topo a cada partida, Rui Silva não só garantiu o título de melhor guarda-redes de março, mas também promete estabilidade e segurança nos próximos tempos na baliza do clube leonino. É de recordar que o guardião do Sporting tem recebido bastante apoio e elogios por parte dos adeptos.
''Camisola 23' dos verdes e brancos continua com um pé fora de Alvalade neste mercado de transferências e surge um novo interessado
24 Ago 2026 | 08:48 |
O futuro de Daniel Bragança pode passar pela Grécia. O PAOK juntou-se aos clubes interessados no médio do Sporting e surge agora com condições para ganhar vantagem na corrida, numa altura em que o Torino também acompanha o jogador.
O jornal Record adianta que a formação de Salónica procura um substituto para Giannis Konstantelias, que chegou a ser alvo dos leões, entretanto vendido ao Borussia Dortmund por 26 milhões de euros. Esse encaixe deu maior capacidade financeira ao PAOK, que deverá fazer chegar as suas intenções à SAD leonina nos próximos dias.
Bragança está fora dos planos para 2026/27 e o Sporting pretende fechar a saída ainda neste mercado. Como o contrato termina em junho de 2027, os responsáveis verdes e brancos baixaram a fasquia e aceitam atualmente negociar entre oito e 10 milhões de euros.
Nas últimas semanas, também Olympiakos e Torino surgiram no dossiê. Os gregos acabaram por perder força e os italianos continuam a estudar uma possível investida, mas nenhuma dessas opções avançou até agora de forma decisiva.
Enquanto espera por uma definição, Daniel Bragança continua a cumprir grande parte dos trabalhos com a equipa principal, ficando de fora das sessões mais específicas de preparação dos jogos. O médio tem pressionado os seus representantes para encontrar rapidamente um destino onde possa voltar a competir com regularidade.
Marroquino vai tornar-se o nono reforço da equipa orientada por Rui Borges neste mercado de transferências e já se encontra em Portugal
24 Ago 2026 | 08:37 |
Moncef Zekri já está em Lisboa para concluir a transferência para o Sporting. O lateral-esquerdo marroquino, de apenas 17 anos, aterrou ao final da tarde deste domingo e prepara-se para assinar um contrato válido por cinco temporadas.
Segundo o jornal Record, o internacional jovem por Marrocos vai agora cumprir os habituais exames médicos antes de rubricar o vínculo e ser apresentado oficialmente. O anúncio deverá acontecer no arranque da semana, caso todos os procedimentos decorram como previsto.
O Sporting vai investir 3,5 milhões de euros fixos, aos quais poderão juntar-se valores mediante objetivos, para garantir Moncef Zekri ao Mechelen. Os leões conseguiram assim ultrapassar a concorrência de PSV Eindhoven e Ajax pelo jovem defesa.
A contratação surge para preencher a vaga deixada por Ricardo Mangas, que rumou ao Monza por empréstimo com compra obrigatória. Tal como Maxi Araújo, Zekri tem capacidade para fazer todo o corredor esquerdo e será agora trabalhado por Rui Borges para se adaptar a um nível competitivo mais exigente.
Apesar da juventude, o marroquino já discutia a titularidade no Mechelen e realizou 17 jogos oficiais na última temporada. Os problemas físicos que o afastaram de 14 partidas levaram o Sporting a pedir informação clínica detalhada antes de avançar, documentação que acabou por tranquilizar a estrutura e desbloquear definitivamente o negócio.
Presidente do Clube de Alvalade abordou os mais variados temas junto dos jornalistas e não evitou falar sobre qualquer que fosse o assunto
24 Ago 2026 | 08:26 |
Frederico Varandas abordou vários dossiês do mercado do Sporting e começou por garantir a continuidade de Luis Suárez, afastando qualquer problema com o colombiano. O Presidente leonino defendeu o avançado e assegurou que, “para desgosto de muitas pessoas”, o 'camisola 97' vai continuar em Alvalade.
O líder da SAD revelou ainda que não existe qualquer proposta do Barcelona por Gonçalo Inácio e confirmou que Pedro Gonçalves “tem a expectativa de sair” neste mercado. Varandas adiantou também que o plantel de Rui Borges ainda vai receber dois reforços, embora tenha optado por não revelar as respetivas identidades.
Sobre João Palhinha, que está a caminho do Benfica, o Presidente admitiu que o antigo médio chegou a ser uma possibilidade para regressar ao Sporting. Ainda assim, explicou que “investir dezenas de milhões de euros num jogador de 31 anos” não se enquadra no projeto definido pela administração verde e branca.
Mal-estar com Suárez?
"Vi toda a equipa a abraçá-lo. Veja lá o mal-estar. Obviamente que uma grande notícia para os nossos rivais seria a sua saída. Foi o episódio do Fenerbahçe, a seguir a notícia de um desentendimento num treino - que foi capa de jornais, a dizer que o balneário está partido, uma falta de respeito do jogador para com o clube -, quando ele, após exercício de 10 para 10 onde acabou frustrado, saiu porque pensava que o treino já tinha acabado. Não tinha... Dado que se atraso, pelo Mundial, tinha trabalho suplementar. Rui Borges chamou-o, à frente dos colegas, e ele realizou esse trabalho. Estou no futebol há vários anos, fui campeão três vezes, e assisti a cenas de pugilato - vocês não têm a noção. Aquilo não é a tropa, mas também não é um grupo de escuteiros"
Áudios sobre Pote?
"Agora, áudios de um pateta... É como eu dizer. Eu estive a jantar com a Angelina Jolie e com a Cindy Crawford e depois decidia qual é que seria. Mas depois, informo, que não dei hipóteses a nenhuma das duas. A despedida de solteiro nunca existiu. Mas se calhar, e porque ainda falta algum tempo para fechar o mercado, ainda vamos ter uma semana onde leremos que o Suárez roubou a namorada a um colega. Para desgosto de muitas pessoas, Suárez vai continuar a ser jogador do Sporting. É um profissional exemplar e vai querer muito - porque sei - continuar a ser"
Suárez só sai pela cláusula?
"Não há nenhuma proposta pelo Suárez. Não há ninguém acima do clube. Se o Suárez está convocado para um jogo, foi porque foi profissional o suficiente para honrar aquela camisola. Vou dar um exemplo: pela turbulência do mercado de transferências de janeiro, o nosso capitão [refere-se a Hjulmand], por histórias que nunca chegaram a existir. Houve um comportamento menos profissional e o jogador foi afastado, numa altura em que o Sporting disputava a Liga. Para todos ficarem tranquilos. Ninguém brinca com o Sporting, seja um craque, seja um miúdo de 18 anos, um capitão, seja quem for... Já demos um exemplo e não vi ninguém a assobiar o Hjulmand na semana a seguir"
Mercado
A pré-época são dois, três meses conturbados. Ainda bem que temos jogadores cobiçados. São mais cobiçados que todos os outros. São a eles que oferecem salários 5 vezes superiores, propostas da Arábia... Quero que os sportinguistas abram o olho, que não caiam no que os nossos rivais querem, porque não podemos falar todos os dias. E o Suárez não é um problema, é uma solução"
Pote, Bragança, Inácio e Kaique...
"O mercado está aberto, vão entrar mais dois jogadores e quase de certeza que haverá saídas. Quem? O Inácio não é. Porque ficou no banco? Não sou treinador... Só se o presidente Laporta perdeu o meu telefone, dado que falam no Barcelona. O Pote tem a expectativa de sair - se vai sair, não sei. Kaique? Não direi mais nada"
Arranque do campeonato
"Infelizmente cresci com vitórias morais. Agora, por 3-1, é terrível... Exibições feias... Eu assinava já 3-1 e 3-2 sempre até final da época"
Rui Borges
"Foi campeão nacional, fez a dobradinha e na segunda época fez os mesmos pontos da época passada, além de chegar a todas as decisões e maior campanha europeia da nossa história. Deu-me muito, muito trabalho para tirar o Sporting de uma instabilidade de décadas. Hoje, apresentamos lucros consecutivos, resultado de política desportiva e financeira. O Sporting continua a crescer. Crescemos a existirem dois galos para dois poleiros, mas já não é assim. Hoje, não sendo campeões, vamos sempre lutar para o ser"
João Palhinha
"Foi público que estivemos interessados, mas ele deu prioridade ao Tottenham - o que é totalmente legítimo. Finais de junho. O Tottenham não aceitou as suas condições financeiras. Hoje ainda é jogador do Bayern e isso, para nós, seria impossível. Se no final de junho as condições fossem estas, não iríamos avançar. Simplesmente não é o nosso projeto nem a nossa estratégia, investir dezenas de milhões de euros num jogador de 31 anos".
Exclusivo Leonino - Canhoto do Sporting tem propostas de Inglaterra e Países Baixos
24 Ago 2026 | 02:02
Eduardo Felicíssimo comete erro surreal na derrota do Sporting B com o Penafiel
23 Ago 2026 | 16:09
Adeptos criam cântico a gozar com Bruno Fernandes: "Os teus dentes estão...
23 Ago 2026 | 14:12