
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
|
O dérbi entre Sporting e Benfica no futsal é sempre um dos momentos mais aguardados da época. Com um histórico de confrontos equilibrado, os leões levam vantagem, com 65 vitórias contra 45 triunfos encarnados em 141 duelos, sendo que se registaram, ainda, 31 empates. Antes do reencontro na meia-final da Taça da Liga - marcado para esta sexta-feira, às 18h00, no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde - recordamos cinco das maiores goleadas do Sporting frente ao seu eterno rival.
1 - Sporting 7-2 Benfica (2021)
A maior vitória da formação de Alvalade frente às águias aconteceu na final da Supertaça a 29 de dezembro de 2021 em Gondomar. Cardinal, Diego Cavinato (2), Miguel Ângelo, Guitta (2) e Panny Varela foram os leões goleadores do encontro.
2 - Sporting 6-1 Benfica (2019)
Esta goleada foi a maior no Pavilhão João Rocha. O Sporting começou em desvantagem mas rapidamente deu a volta no marcador com golos de Dieguinho (2), Pedro Cary, Fábio Cecílio (autogolo), Diego Cavinato e Guitta.
3 - Sporting 7-3 Benfica (2024)
Não chegaram 6 em 2019, os leões tiveram que aumentar para 7 os golos no encontro para a fase regular da Liga em 2024. O Sporting recebeu e esmagou o Benfica com Pauleta, Zicky Té (2), Tomás Paçó (2), Alex Merlim e Tatinho a anotarem o nome na lista de marcadores.
4 - Benfica 2 - 6 Sporting (2021)
A 13 de junho de 2021, o Sporting sagrou-se Campeão Nacional após uma vitória por seis bolas a duas no quarto jogo. Pauleta, Tomás Paçó, Pany Varela, Alex Merlim, Erick Mendonça e Guitta foram os autores dos golos leoninos.
5 - Sporting 9 - 5 Benfica (2006)
O dérbi com mais golos resultou num triunfo da formação verde e branca no dia 23 de abril de 2006, na final da Taça de Portugal. Os leões não deram hipóteses na primeira parte quando venciam por nove bolas a zero. No segundo tempo, as águias ainda conseguiram marcar 5 golos mas não foram suficientes para evitar a derrota.
Leões e águias medem forças nesta sexta-feira, às 18h00, na luta por um lugar na final da Taça da Liga, na edição 142 do dérbi eterno
|
O Pavilhão de Desportos de Vila do Conde será palco do dérbi 142 entre Sporting e Benfica, num dia especial para João Matos. Esta sexta-feira, às 18h00, as duas equipas medem forças nas meias-finais da Taça da Liga de futsal. Os leões chegam a este confronto motivados, após uma goleada por 7-3 sobre o Fundão.
É tempo de recordar a primeira vitória (no tempo regulamentar) do Sporting frente ao Benfica. Foi a 10 de janeiro de 2004, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, que os leões conquistaram a sua primeira vitória sobre as águias dentro do tempo regulamentar, num jogo da 13.ª jornada do Campeonato Nacional. Na altura, o Sporting venceu por 5-3, com golos de Israel, João Marçal, Gonçalo Alves (2) e Eduardo Miguel. Da parte encarnada, André Lima e Rogério Vilela marcaram os golos do Benfica.
O Clube de Alvalade, comandado por Paulo Fernandes, entrou em campo com João Benedito, Bibi, Gonçalo Alves, Zezito e Eduardo Miguel, e no banco de suplentes estavam João Marçal, Deo, Paulinho Roxo e Israel. Já o Benfica liderado por Alípio Matos mostrou um 5 titular composto por Zé Carlos, Rogério Vilela, André Lima, Arnaldo Pereira e Lukaian, com o banco de suplentes com os jogadores Zé Maria, Majó, Ruizinho, Pedro Costa e Ricardinho.
O primeiro triunfo leonino (depois dos 40 minutos) sobre as águias foi a 1 de maio de 2002 para os quartos de final da Taça de Portugal, mas dentro do tempo regulamentar, as duas equipas chegaram a um empate de 5 golos, que foi decidido nas grandes penalidades, onde a equipa verde e branca saiu vitoriosa por três bolas a uma.
Desde então, o Sporting tem crescido no futsal, tornando-se uma das equipas mais dominantes em Portugal e na Europa. Com um currículo recheado de títulos, os leões entram em campo esta sexta-feira com o objetivo de vencer a sexta Taça da Liga, este que será o 142º confronto entre as duas formações.
Com mais de 20 anos de carreira, capitão da turma de Nuno Dias é um dos atletas mais titulados do mundo e ficará, para sempre, na história do Clube de Alvalade
|
Poucos jogadores conseguem deixar uma marca tão profunda num clube como João Matos fez no Sporting. Capitão há vários anos, o fixo leonino tornou-se um verdadeiro símbolo do futsal verde e branco, acumulando títulos nacionais e internacionais e quebrando recordes que dificilmente serão superados.
Nascido em Lisboa a 21 de fevereiro de 1987, João Nuno Alves de Matos celebra, esta sexta-feira, 38 anos. Iniciou a sua carreira no futsal nos iniciados do Carnaxide, em 1999. O talento e a maturidade dentro de campo levaram-no rapidamente às camadas jovens do Sporting, onde ingressou em 2001. Em 2005/06, chegou à equipa principal e desde então nunca mais largou a Listada verde e branca, estreando-se pelos leões diante do Braga, num triunfo por 6-3 (dados ZeroZero).
Com a braçadeira de capitão, João Matos guiou o Sporting a uma era de ouro. Ao longo da sua carreira, conquistou duas Ligas dos Campeões, 12 Campeonatos Nacionais, nove Taças de Portugal, nove Supertaças, três Taças de Honra da AFL e cinco Taças da Liga, em que está época continuam no caminho para tentar vencer a sexta. Ao todo, o capitão do Clube de Alvalade realizou 766 jogos de leão ao peito e marcou 165 golos.
A influência de João Matos vai além do Sporting. Na Seleção Nacional, foi peça-chave nas conquistas dos Europeus de 2018 e 2022, assim como no Mundial de 2021, onde Portugal fez história ao sagrar-se campeão do mundo pela primeira vez. Em 2024, tornou-se o jogador mais internacional de sempre pela Seleção Portuguesa de Futsal, atingindo as 209 internacionalizações.
Os seus feitos individuais também não passaram despercebidos. João Matos recebeu o Prémio Stromp em três categorias distintas, recebeu a Medalha de Mérito Municipal - Grau Ouro da Câmara Municipal de Portalegre - e foi condecorado como Comendador da Ordem do Mérito e da Ordem do Infante D. Henrique.
Mesmo com uma carreira recheada de títulos e distinções, o capitão leonino mantém-se fiel ao Sporting e ao seu lema de entrega total ao Clube. “Isto é uma família para mim, tudo isso me faz ter um orgulho e um prazer enorme sempre que visto a camisola do Sporting", afirmou, numa entrevista recente, revelando o amor incondicional que sente pelo emblema que representa há mais de duas décadas.
Nesta sexta-feira, na edição 142 do dérbi frente ao Benfica, João Matos irá enfrentar os encarnados pela 110.ª vez. Ao longo da sua carreira, o capitão do Sporting triunfou diante do eterno rival por 52 vezes, empatou 23 e perdeu 34. O ídolo do Clube de Alvalade fez o gosto ao pé frente às águias em 16 ocasiões.
Jogador que alinha na Liga portuguesa era também cobiçado pelo Braga, mas deverá rumar aos encarnados na próxima temporada desportiva
|
É negócio quase fechado. Peléh, ala brasileiro que atua no Fundão, está a um passo de ser reforço do Benfica para a próxima temporada desportiva de 2025/2026. O jogador de 26 anos estava também na mira de Sporting e Braga, mas preferiu rumar ao clube da Luz.
O jornal Record avança, esta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, que o pupilo de Nuno Couto prepara-se para assinar um contrato de três anos com o emblema encarnado e que foi o próprio jogador a querer jogar nas águias, apesar de leões e arsenalistas também terem apresentado propostas.
O atleta regressou esta temporada ao Fundão, depois de duas temporadas ao serviço dos espanhóis do Levante. Na presente temporada desportiva de 2024/25, o futsalista já leva 15 golos em 17 encontros disputados pela turma sediada no distrito de Castelo Branco.
Curiosamente, Peléh defrontou o Sporting na última quinta-feira, dia 19 de fevereiro, em jogo dos quartos-de-final da Taça da Liga. O emblema verde e branco acabou por triunfar por 7-3, mas o jogador canarinho foi o autor do segundo golo da equipa do Fundão.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a final-four da competição. Os verdes e brancos vão defrontar o Benfica, de Cassiano Klein. O encontro de acesso à final está marcado para sexta-feira, dia 21 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde.