
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
|
O dérbi entre Sporting e Benfica no futsal é sempre um dos momentos mais aguardados da época. Com um histórico de confrontos equilibrado, os leões levam vantagem, com 65 vitórias contra 45 triunfos encarnados em 141 duelos, sendo que se registaram, ainda, 31 empates. Antes do reencontro na meia-final da Taça da Liga - marcado para esta sexta-feira, às 18h00, no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde - recordamos cinco das maiores goleadas do Sporting frente ao seu eterno rival.
1 - Sporting 7-2 Benfica (2021)
A maior vitória da formação de Alvalade frente às águias aconteceu na final da Supertaça a 29 de dezembro de 2021 em Gondomar. Cardinal, Diego Cavinato (2), Miguel Ângelo, Guitta (2) e Panny Varela foram os leões goleadores do encontro.
2 - Sporting 6-1 Benfica (2019)
Esta goleada foi a maior no Pavilhão João Rocha. O Sporting começou em desvantagem mas rapidamente deu a volta no marcador com golos de Dieguinho (2), Pedro Cary, Fábio Cecílio (autogolo), Diego Cavinato e Guitta.
3 - Sporting 7-3 Benfica (2024)
Não chegaram 6 em 2019, os leões tiveram que aumentar para 7 os golos no encontro para a fase regular da Liga em 2024. O Sporting recebeu e esmagou o Benfica com Pauleta, Zicky Té (2), Tomás Paçó (2), Alex Merlim e Tatinho a anotarem o nome na lista de marcadores.
4 - Benfica 2 - 6 Sporting (2021)
A 13 de junho de 2021, o Sporting sagrou-se Campeão Nacional após uma vitória por seis bolas a duas no quarto jogo. Pauleta, Tomás Paçó, Pany Varela, Alex Merlim, Erick Mendonça e Guitta foram os autores dos golos leoninos.
5 - Sporting 9 - 5 Benfica (2006)
O dérbi com mais golos resultou num triunfo da formação verde e branca no dia 23 de abril de 2006, na final da Taça de Portugal. Os leões não deram hipóteses na primeira parte quando venciam por nove bolas a zero. No segundo tempo, as águias ainda conseguiram marcar 5 golos mas não foram suficientes para evitar a derrota.
Antigo jogador dos verdes e brancos está num bom momento de forma e pode afastar formação catalã da Liga dos Campeões pelo segundo ano consecutivo
|
O Jimbee Cartagena venceu o Barcelona, por 3-2, no terceiro jogo da final do playoff da liga espanhola de futsal. Waltinho, antigo pivô do Sporting, marcou um dos golos da partida, que deixa Erick Mendonça - também ex-jogador dos leões - e companhia em maus lençóis.
O atual campeão do país vizinho começou a final com da pior forma, após ter perdido o primeiro duelo, por 5-3, com golos de Adolfo, Matheus, Pito, Mamadou Toure e Antonio. Para o Jimbee, marcaram Waltinho e Gabriel Motta por duas ocasiões.
No jogo dois, também disputado no Palau do Barça, Matheus e Pito finalizaram para os culés, com Pablo Ramírez a bisar para o Jimbee, empatando a eliminatória. No terceiro duelo, a formação orientada por Duda aproveitou o fator casa para conquistar um triunfo importante, ficando a uma vitória do título.
O ex Sporting Waltinho abriu o ativo aos 11 minutos da primeira parte, levando o Jimbee em vantagem para o intervalo. No segundo tempo, Eric Martel igualou a partida (30'), mas Mohoudine (31') e Miguel Mellado (32') fizeram a reviravolta. Dyego ainda reduziu para o Barcelona (37'), mas o marcador não voltou a mexer.
O próximo jogo está agendado para a quinta-feira, dia 26 de julho, pelas 20h00. Em caso de vitória, Waltinho e companhia são bicampeões de Espanha. Já o Barcelona de Erick Mendonça - que foi muito vocal perante um ato de racismo com a seleção sub-17 de Portugal - volta a não conseguir conquistar o título e ficará fora da Liga dos Campeões pelo segundo ano consecutivo.
Veja o golo de Waltinho:
Equipa de futsal do emblema verde e branco está a uma vitória de sagrar pentacampeão nacional; Técnico fez antevisão ao dérbi frente ao Benfica
|
A equipa de futsal do Sporting está a uma vitória de sagrar pentacampeão nacional. Os leões deslocam-se, esta quarta-feira, dia 24 de junho, a casa do Benfica, às 20h00, no Pavilhão da Luz, para o jogo quatro da final do play-off da Liga. Em antevisão ao dérbi, Nuno Dias, que atingiu recentemente a marca dos 600 jogos pelo Clube de Alvalade, admitiu que desconhecia tal feito.
Nuno Dias: “600 jogos? Não sabia. Sabe bem"
“600 jogos? Não sabia. Sabe bem. Acima de tudo, digo sempre a mesma coisa. Mais importante do que os 600 ou número redondo, é aquilo que conseguimos fazer com ele. Tudo aquilo que alcançámos, todas as vitórias, todas as alegrias que demos, as conquistas, tudo o que conseguimos alcançar ao longo deste tempo e ao longo destes 600 jogos. Isso é que é o mais importante. Não o número, mas o que alcançámos com ele. Isso deixa-nos contentes e orgulhosos", referiu aos meios de comunicação leoninos.
O treinador prometeu entrega total da sua equipa: “Vai ser um jogo com outra história, com outros protagonistas, outras dificuldades, e da nossa parte tudo iremos fazer para terminar a Liga amanhã. Vai ser difícil e à imagem do que têm sido todos os dérbis, apesar de os números não parecerem isso”.
Depois da derrota no Pavilhão João Rocha no primeiro jogo da final, o Sporting somou duas vitórias consecutivas sobre as águias, tendo a última sido por números expressivos (5-1). Nuno Dias apontou à eficácia como parte do sucesso: “Quem é mais eficaz e acerta mais vezes na baliza tem mais probabilidades de fazer mais golos e consequentemente vitórias.”.
Nuno Dias sobre adeptos: "Têm sido incansáveis e esperemos que amanhã seja mais um dia desses”
Com todos os ingressos destinados aos adeptos do Sporting vendidos, Nuno Dias deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “Mais uma vez, que ajudem, que nos apoiem e que são importantes naquilo que é essa ajuda. São muito importantes, aliás. Cabe-nos fazer o nosso trabalho dentro do campo, a eles adeptos cabe fazer o trabalho fora do campo que é ‘empurrar-nos’ para as coisas boas, dar-nos força quando já não temos, apoiar-nos nos momentos bons e nos momentos difíceis. Nisso eles têm sido incansáveis e esperemos que amanhã seja mais um dia desses”.
Peça-chave da equipa de futsal verde e branca dá dor de cabeça ao treinador português antes do duelo decisivo com os encarnados
|
Num momento decisivo da temporada, o Sporting perde uma peça-chave para a luta pelo título. Tomás Paçó vai falhar o jogo 4 da final da Liga Placard de futsal, após ter sido admoestado com um cartão amarelo no encontro do último domingo, em que os leões bateram o Benfica por 5-1.
O fixo de 25 anos não dará o seu contributo ao plantel orientado por Nuno Dias, graças à acumulação de cartolinas, ficando assim de fora do encontro que poderá terminar com os leões a celebrarem com o primeiro pentacampeonato do seu palmarés e o primeiro da história da modalidade, em Portugal.
Em causa está o lance em que o internacional português rasteira o seu adversário na imediação da área do seu irmão gémeo, Bernardo Paçó. A jogada foi avaliada através do suporte de vídeo, com os árbitros a considerarem a marcação de um livre direto para o Benfica e admoestar o jogador com o amarelo.
Assim, o Clube de Alvalade perde um dos melhores jogadores de missão defensiva da sua equipa, a par do capitão João Matos. O jogo 4 da final do campeonato será disputado na próxima quarta-feira, às 20h00, no Pavilhão n.º 1 da Luz, onde os leões podem celebrar mais um título em terreno rival, à semelhança de 2023.
Tomás Paçó, vale notar, tem sido aposta regular de Nuno Dias, desde que chegou à equipa principal do Sporting. O fixo de 25 anos passou a integrar a equipa principal dos verdes e brancos em 2019/20, onde já apontou um total de 81 golos em 202 jogos.