
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Conrad Harder parece ter um fascínio especial pela Taça de Portugal. Dos 10 golos marcados esta época pelo avançado do Sporting, quatro foram na prova rainha do futebol português. Por isso, Rui Borges deposita certamente muitas esperanças no dinamarquês para o jogo da primeira-mão das meias-finais da prova frente ao Rio Ave, na quinta-feira, às 20h15, em Alvalade.
O sucesso de Conrad Harder na Taça de Portugal começou logo na primeira oportunidade. Titular em Portimão, na terceira eliminatória, o avançado foi o autor dos dois golos do Sporting, na vitória por 2-1, diante do Portimonense. O jovem de 19 anos inaugurou o marcador, aos 40 minutos, e evitou o prolongamento, com o golo marcado já no tempo de compensação (90+4´).
Na quarta eliminatória, Conrad Harder voltou a fazer o gosto ao pé, novamente na condição de titular. Marcou o terceiro golo da equipa verde e branca, na goleada frente ao Amarante (6-0), em Alvalade. Depois, nos oitavos de final, o Santa Clara foi o adversário do Sporting, também em casa dos leões e o jovem - que viu o seu valor de mercado disparar - voltou a colocar a bola no fundo das redes. Lançado aos 72 minutos por João Pereira, o dinamarquês precisou de apenas dois minutos em campo para marcar. Aos 74´, adiantou o Sporting no marcador, numa eliminatória que viria a ser decidida no prolongamento, com vitória leonina por 2-1.
Por fim, no encontro dos quartos de final contra o Gil Vicente, em Barcelos, Harder, que foi opção inicial de Rui Borges, não conseguiu fazer balançar as redes adversárias. Substituído ao intervalo por Viktor Gyökeres, o jovem assistiu no banco de suplentes ao único golo do jogo, marcado por Zeno Debast aos 68 minutos, que valeu o apuramento dos verdes e brancos para as meias-finais da Taça de Portugal.
Contas feitas, são quatro golos em quatro jogos para Conrad Harder, na prova rainha. Por isso, o avançado, contratado ao Nordsjaelland no início da temporada a troco de 19 milhões de euros, deverá ser uma opção importante para Rui Borges na receção ao Rio Ave, marcada para as 20h15 de quinta-feira, a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.
Números do técnico verde e branco impressionam e partida contra o Rio Ave irá assinalar marca redonda do líder do plantel leonino em 2024/25
|
Rui Borges alcança frente ao Rio Ave, o seu 50.º jogo na temporada, um marco notável numa caminhada que começou a 25 de julho do ano passado, quando ainda orientava o Vitória de Guimarães na fase de qualificação da Liga Conferência. O encontro será disputado em Alvalade e é válido com a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, competição que o Sporting ambiciona vencer.
O técnico natural de Mirandela vai lançado e soma, neste momento, mais oito jogos que Bruno Lage (41), treinador do Benfica, que ainda orientará os encarnados antes de os leões receberem os vilacondenses. Rui Borges fará, no embate entre Sporting e Braga (7 de abril) o jogo 300 da carreira.
A equipa verde e branca entra nesta fase decisiva da época na liderança da Liga Portugal Betclic, com 65 pontos conquistados. As águias somam 62, mas têm uma partida a menos. Sob o comando de Rui Borges, a equipa mantém a ambição do bicampeonato, sabendo que cada jogo será crucial na luta pelo título.
Além da importância do campeonato, a Taça de Portugal surge como um grande objetivo para os leões, que querem conquistar a dobradinha. A primeira mão das meias-finais será um teste de fogo para a equipa, que tentará construir uma vantagem confortável antes da deslocação a Vila do Conde. É de recordar que o técnico leonino continua com baixas no meio-campo e voltará a ter de improvisar.
Para Rui Borges, este jogo representa mais do que um marco pessoal, sendo também um momento decisivo para o Sporting na temporada. Com o apoio dos adeptos em Alvalade, os leões querem garantir um resultado positivo que lhes permita encarar a segunda mão da eliminatória em vantagem. O foco está em manter a consistência e lutar por um final de época vitorioso.
Últimas semanas permitiram à SAD verde e branca começar a organizar próxima temporada desportiva, de forma a garantir estabilidade ao plantel de Rui Borges
|
O Sporting já definiu, nas últimas duas semanas, aquilo que vai ser o balanço do mercado de verão. Os dois jovens da formação de Alcochete, Geovany Quenda e Dário Essugo, já foram confirmados pelo Chelsea. O ala 17 anos, teve um custo de 50,78 milhões de euro e vai rumar aos blues apenas na época 2026/27, ficando mais uma temporada ao serviço dos leões. O médio de 20 anos foi transferido por 22,27M, criando um balanço positivo nas contas do Clube.
Estes duas vendas foram importantes para o Sporting pois, o que antes seria prejuízo, gerou um lucro de 52,2 milhões de euros ao ser consideradas já as compras de Giorgi Kochorashvili ao Levante. por 5,5 milhões e Alisson Santos, num negócio com o Vitória da Bahia, que viu os verdes e brancos desembolsarem por 2,1 milhões de euros.
Na temporada de 2024/25, o Clube leonino gastou no total 67,425 milhões de euros em contratações, mas arrecadou 119,65 milhões de euros em vendas, garantindo margem financeira para manter a equipa competitiva. Ainda sem época presente terminada o Sporting já prepara o mercado de verão que promete ser quente.
Esta margem positiva permite a Frederico Varandas segurar o 'núcleo duro' de Rui Borges. O técnico já deu indicação de que tem, pelo menos, quatro jogadores totalmente intransferíveis, uma vez que são o pilar do sucesso desportivo para a próxima temporada.
No entanto, a Direção do Sporting já sabe que dificilmente irá segurar Viktor Gyokeres. O goleador internacional pela Suécia tem inúmeros interessados e, depois de duas temporadas absolutamente soberbas com a Listada verde e branca deverá abandonar o Clube de Alvalade no mercado de verão.
Antigo técnico do Sporting analisou mais um jogo que não correu bem aos red devils, com a turma de Nuno Espírito Santo a levar a melhor
|
O Manchester United voltou a perder na Premier League. Depois de quatro jornadas sem desaires, a equipa orientada por Ruben Amorim foi derrotada pelo Nottingham Forest (1-0), em jogo relativo à 30.ª ronda do campeonato inglês. Em declarações no final do encontro, o ex-treinador do Sporting lamentou a ineficácia da sua equipa no ataque.
Ruben Amorim após o Nottingham Forest - Manchester United: "Faltou-nos qualidade"
“Tentámos com boas oportunidades, mas no último terço, o último passe, a última assistência não estava lá. Então, se não tivermos isso, não podemos marcar golos. Esta época é assim. Fizemos muitos remates à baliza, pressionámos o adversário até ao último terço, mas no último terço faltou-nos qualidade”, disse Ruben Amorim, que lançou Bruno Fernandes - que pode estar de saída do clube - e Diogo Dalot no onze titular do Manchester United.
Ruben Amorim considerou ainda que o Manchester United “merecia” a vitória neste encontro: “Temos de ganhar jogos e merecíamos mais neste jogo, isso é claro, mas a culpa é nossa e temos de ser melhores no último terço. Devíamos ter ganho este jogo, nem sequer empatado, mas acabámos por perder três pontos”.
A partida, disputada em casa do Nottingham Forest, foi decidida com um golo de Anthony Elanga, logo aos 5 minutos. Na ótica de Ruben Amorim, o tento madrugador foi decisivo para a vitória da formação treinada por Nuno Espírito Santo: "Conhecemos a personalidade da equipa e um golo pode colocá-la numa situação que ela adora. Temos de marcar dois golos para ganhar um jogo e isso é frustrante, porque foi o início do jogo”.
Ruben AMorim sublinhou também que a equipa está a evoluir, apesar de reconhecer a necessidade de vencer os próximos jogos: “Vejo-o no jogo. Não minto a mim próprio, toda a gente pode dizer o que quiser, mas temos de ganhar jogos. Vamos para o próximo jogo. Temos a Liga Europa e temos o próximo jogo na Premier League e é aí que nos concentramos". Os Red Devils ocupam o 13.º lugar da Premier League, com 37 pontos. No próximo domingo, às 16h30, há jogo grande com o Manchester City, em Old Trafford.