Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

A ETERNA RAZÃO DE SER

Continuo a acreditar que o Jornal Sporting é muito mais do que um simples projecto editorial. É uma marca dentro da própria marca que é o Clube

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O nascimento do Jornal Sporting, faz hoje 98 anos, e a sua resistência ao longo dos tempos é a prova maior de que a visão então materializada por José Serrano, primeiro director do Boletim Sporting, ainda se mantém tão actual como no dia em que pela primeira vez surgiu ao dispor dos Sportinguistas.



Escrevia-se então no n.º 1 que, por falta de notória cobertura digna, por parte da restante comunicação social, da vida do Sporting Clube de Portugal, a missão do projecto só poderia ser uma: informar os Sócios da vida do Clube, nas suas mais variadas vertentes, que ao longo do tempo se foram multiplicando, extravasando até a mera componente desportiva.


Hoje, o universo Sporting é um desafio estonteante para a contínua e árdua tarefa de informar a família leonina. A título de exemplo, recorde-se a distinção atribuída pela empresa norte-americana HP ao Sporting, em Março de 2018, com o Prémio Inovação em Processos Internos, pela utilização de equipamentos HP com tecnologia de toque no processo eleitoral que elegeu a última direção.


Referiu-se a expressão resistência logo na primeira linha deste texto laudatório porque foi sempre esse o caminho do Jornal ao longo dos tempos. Resistência não apenas à fraca cobertura da concorrência, mas também à evolução dos tempos na comunicação. A Emissora Nacional, mais tarde Antena 1, só apareceu em 1935 e um ano mais tarde a Rádio Renascença. Sobreviveu, como os grandes títulos, à rádio, à televisão, à internet e por impossibilidade humana e logística de ter os restantes órgãos de comunicação social a prestar o mesmo serviço que o Jornal Sporting presta aos Sportinguistas, a razão de ser da sua existência prolongar-se-á pela eternidade.

Escrevi, na altura devida, tecendo os devidos agradecimentos a quem tinham de ser feitos, que o dia 1 de Julho de 2016 foi um dia especial para mim. Não apenas como Sportinguista, mas também como jornalista. Ter a possibilidade de dirigir o Jornal do meu Clube foi a minha cadeira de sonho.

Desde logo, assumi o compromisso comigo mesmo que não sairia sem ter percorrido todas as modalidades abertas no Clube, isto é, fazer pelo menos uma reportagem por cada uma delas. Foi por isso mesmo que se escreveu sobre xadrez, pesca desportiva, tiro com arco e até paintball, que chegou mesmo a ter honras de 1.ª página, por estarem tão perto do título de campeões nacionais, o que viria a acontecer.

Gostaria de acreditar que também constituiu motivo de orgulho para a família leonina o facto de não só o futebol receber manchetes. Atletismo – óbvio! –; judo; andebol; natação; futsal; hóquei em patins; voleibol – a primeira secção a sagrar-se campeã no novo Pavilhão João Rocha –; goalball e o seu título europeu, matematicamente alcançado em Malmo, na Suécia, mas confirmado na nova casa das modalidades de Alvalade; assembleias gerais, eleições, a triste e irreparável perda de Moniz Pereira fizeram parte do caminho então percorrido.

Outra das mudanças operadas durante a minha direcção, provavelmente já não tanto do conhecimento do público, mas que me deixa particularmente feliz, foi o facto de, numa redacção de 12 pessoas, ter entrado com uma proporção de duas mulheres para 10 homens e ter saído com um equilibro perfeito de seis para seis. Não por qualquer obrigatoriedade de quotas paritárias, mas por acreditar que o valor não tem género e contribuir para acabar de vez com o estigma de que o desporto feminino não deve ser igualmente valorizado. Assim como o desporto adaptado, aliás umas das grandes bandeiras do anterior Conselho Directivo, nomeadamente por Luís Gestas, o maior obreiro do grande trabalho desenvolvido na área.

Quis, também, que à semelhança do que já acontece na área desportiva, o Jornal Sporting fosse uma academia de formação também no jornalismo. Felizmente, também aí tivemos a nossa quota de sucesso.

Continuo a acreditar que o Jornal Sporting é muito mais do que um simples projecto editorial. É uma marca dentro da própria marca que é o Clube. Assim como é a Fundação Sporting, a Sporting TV, embora todos eles tenham ainda muito caminho a percorrer para chegar ao quase centenário jornal. É pena que muitos só se lembrem do Jornal no seu aniversário e aqui deixo críticas à actual direcção bem como à anterior. Para os actuais, desde que tomaram posse, quantos jogadores da equipa profissional de futebol deram entrevistas ao Jornal Sporting, em comparação, por exemplo com o Record? Para o anterior presidente eleito, quantas entrevistas deu ao Jornal desde que foi eleito? Já para não referir o triste episódio na Assembleia Geral em que pediu aos Sócios para não lerem jornais, ouvirem rádios e verem tv’s e apenas se focarem na Sporting TV. Nessa noite, o Jornal não foi recordado. E ainda bem.

 

*O autor escreve de acordo com a ortografia antiga


Clube

Frederico Varandas que revolucionar o Estádio de Alvalade! Saiba tudo sobre as mudanças no Sporting

Leões anunciam várias alterações profundas no seu reduto, que prometem ser inovações para preparar o futuro do Clube verde e branco

O Estádio de Alvalade vai ser modernizado, garantindo melhores condições para os adeptos do Sporting. Frederico Varandas quer revolução no reduto dos leões
O Estádio de Alvalade vai ser modernizado, garantindo melhores condições para os adeptos do Sporting. Frederico Varandas quer revolução no reduto dos leões

  |

Icon Comentário0

O Sporting revelou que a venda dos novos Lion Seats, assentos premium que substituirão os tradicionais Lugares de Leão, terá início a 25 de março. O projeto, que sofreu dois adiamentos, insere-se nas alterações estruturais do Estádio José Alvalade, previstas para estar concluídas até ao final da época 2025/26.


Os Lion Seats diferenciam-se da tradicional Gamebox, que apenas garante um lugar fixo por época. Os novos assentos prometem maior conforto e tecnologia, com preços entre 78 e 2.975 euros, dependendo da localização. Algumas categorias incluem acesso a imagens televisivas em direto e internet de última geração. Opções mais exclusivas permitirão ainda usufruir de zonas comuns com serviços adicionais, como alimentação.


Os sócios do clube terão prioridade na aquisição dos novos lugares, podendo fazê-lo online ou presencialmente no estádio. A ordem de compra será determinada pela fidelização ao clube, e os interessados receberão notificações por e-mail ou SMS antes de avançarem para a compra. Estima-se que cerca de 10 mil lugares estejam disponíveis.


O Sporting anunciou também descontos especiais até junho através da campanha ‘early lion’, sem detalhar as fases da venda. Com estas mudanças, Alvalade, que conta já com mais de duas décadas de existência, prepara-se para uma nova era de modernização e conforto.

A renovação do estádio inclui ainda a remoção do fosso e a aproximação das bancadas ao relvado, permitindo uma experiência mais envolvente para os adeptos. Estas alterações fazem parte de um plano mais amplo de requalificação do recinto, reforçando o compromisso do clube em melhorar a experiência dos seus sócios e adeptos.



Clube

Sporting surpreende e anuncia programa inovativo em Alvalade já em abril

Os leões continuam a inovar, na busca de tirar o máximo rendimento do seu estádio, e anunciaram nova iniciativa que vai começar em breve

Os adeptos do Sporting vão ter a oportunidade de visitar a Academia Cristiano Ronaldo, o museu e o Estádio de Alvalade entre 7 a 11 de abril
Os adeptos do Sporting vão ter a oportunidade de visitar a Academia Cristiano Ronaldo, o museu e o Estádio de Alvalade entre 7 a 11 de abril

  |

Icon Comentário0

O Sporting está a promover o seu famoso Lion Bootcamp Easter Edition, um programa que oferece uma experiência única para crianças e jovens entre os 6 e os 16 anos durante as férias da Páscoa. Este campo de férias realiza-se na semana de 7 a 11 de abril, das 9h às 18h, no Estádio José Alvalade. 


O Lion Bootcamp tem como objetivo proporcionar aos participantes a oportunidade de explorar diversas atividades desportivas, com orientação de treinadores e treinadoras do Sporting. A inscrição tem o custo de 260€/semana e estão incluídas refeições (lanche da manhã, almoço e lanche da tarde), kit desportivo (2 t-shirts, cantil e t-bag) e ainda seguro de acidentes pessoais. Os jovens terão a chance de visitar o Estádio José de Alvalade, o Museu Sporting e a Academia Cristiano Ronaldo, onde poderão aprender mais sobre a história e as conquistas do clube. 


O programa é uma excelente oportunidade para os jovens que querem viver o Sporting e praticar desportos variados, com o ambiente do clube a ser o palco perfeito para o desenvolvimento físico e social dos participantes.


Esta edição da Páscoa do Lion Bootcamp surge como uma alternativa perfeita para os pais que procuram uma atividade divertida e educativa para os seus filhos durante a pausa letiva. O programa tem sido uma iniciativa de sucesso desde a sua criação, oferecendo aos jovens a oportunidade de aprender novas habilidades, fazer novos amigos, criar memórias inesquecíveis e fomentar a ligação com o clube. 

Com a realização do Lion Bootcamp Easter Edition, o Sporting reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento e a formação das futuras gerações de atletas, estimulando a prática desportiva desde tenra idade e proporcionando a vivência de valores fundamentais como o trabalho em equipa, a disciplina e o respeito.


Confira as imagens do open day, na Academia Cristiano Ronaldo:


Clube

Sporting partilha com adeptos alterações no Estádio de Alvalade!

Sócios dos verdes e brancos ficam a saber grande novidade que pode ter grande impacto para muitos pertencentes ao Universo Sportinguista

Sócios e adeptos do Sporting ficaram esta quarta feira a saber algo muito importante que poderá mudar a vida do Clube de Alvalade
Sócios e adeptos do Sporting ficaram esta quarta feira a saber algo muito importante que poderá mudar a vida do Clube de Alvalade

  |

Icon Comentário0

O Sporting anunciou na terça feira, dia 11 de março, que o processo de atribuição dos "Lions Seats" irá estar dividido em 12 fases, num processo que visa atribuir 10 mil lugares no Estádio José de Alvalade, que irá sofrer uma nova reestruturação já a começar na próxima temporada.


Desde logo, numa informação transmitida via email para todos os seus sócios, o Sporting deu conta que a venda dos lugares denominados pelo Clube de Alvalade "Lions Seats" irá começar já no próximo dia 25 de março, e decorrerá data do começo da primeira de doze fases do processo.


Segundo o Clube de Alvalade, a compra dos novos Lugares de Leão será possível por via online ou de forma presencial no Estádio José Alvalade. Cada Sócio irá ser informado através do seu endereço eletrónico a sua fase de elegibilidade para o processo de seleção para estes novos lugares.


O valor destes novos lugares disponibilizados pelo emblema liderado por Frederico Varandas irá ter um custo que irá variar entre os 78 e os 2975 euros, dependendo do setor bem como do tempo que este lugar será reservado. Todos estes pormenores estão detalhados na mensagem que foi enviada aos sócios.

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 15 de março, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á às 20h30, no Estádio de Alvalade.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Frederico Varandas quer vencer tudo no Sporting! Conheço o plano do Presidente para...
Clube

Frederico Varandas quer vencer tudo no Sporting! Conheço o plano do Presidente para...

 

Icon Comentário0
Viúva de Pinto Costa mantém processo contra Varandas; Líder do Sporting com problemas
Clube

Viúva de Pinto Costa mantém processo contra Varandas; Líder do Sporting com problemas

 

Icon Comentário0
Atleta do Sporting fala de período negro: "Fui operado a um tumor na tiroide"
Clube

Atleta do Sporting fala de período negro: "Fui operado a um tumor na tiroide"

 

Icon Comentário0