
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
25 Set 2020 | 18:14 |
José Dias Ferreira considera que as recentes decisões da Mesa da Assembleia Geral (MAG) são uma clara violação dos Estatutos do Clube. O ex-presidente da MAG do Sporting CP argumentou junto do Leonino que o órgão presidido por Rogério Alves tem tomado “decisões, unilaterais e sem fundamento, de alteração dos Estatutos” do Clube”.
“Começa a ser moda as AG que, violando os Estatutos, servem apenas para votar, sem discutir. É uma moda boa porque a discussão antes da votação é uma bizantinice democrática. É, aliás, uma moda a que aqueles que perturbam as AG deram uma ajuda preciosa, e a que agora acresce a Covid-19 para ocultar o verdadeiro significado da moda”, afirmou Dias Ferreira.
Como se torna uma Assembleia comum numa Assembleia eleitoral
O ex-presidente da MAG dos leões questiona “com que fundamento se transforma uma assembleia comum com o objetivo de discutir e votar um relatório de gestão e contas numa assembleia eleitoral apenas para eliminar o debate ou a discussão prévia à votação?”.
Quanto aos documentos em análise, Dias Ferreira alega que o seu pensamento sobre “a gestão e contas deste Conselho Diretivo é por demais sabido, com discussão ou sem discussão, com aprovação ou sem aprovação do relatório”, mas deixa a garantia de que não irá “impugnar as deliberações da Assembleia Geral “eleitoral”.
O antigo dirigente do Clube acredita que, no próximo sábado, os Sócios do Sporting CP irão a Alvalade “para exprimir o seu contentamento ou descontentamento com o Conselho Diretivo sobre a gestão do futebol, ainda que esta seja da SAD”, e por isso a sua aprovação não está garantida, por várias razões.
Mudança de modelo das Assembleias Gerais
Dias Ferreira lembra que há muito que se recusou a marcar presença em “AG justamente porque não é possível discutir de uma forma séria e serena os assuntos da ordem do dia. Porém, a explicação é fácil: luto por ideias e princípios e não vou pelos caminhos fáceis e oportunistas, e a meu ver violadores dos estatutos, de pura e simplesmente, eliminar a fase da discussão”.
Segundo o ex-presidente da MAG, a solução passa por “modificar a composição da AG num sentido semelhante à dos grandes clubes mundiais e europeus, mesmo aqueles que não se constituíram como sociedades anónimas desportivas, como é o caso do Real Madrid e do Barcelona! Entendo que uma assembleia representativa além de permitir uma discussão mais aprofundada dos diversos temas que lhe são colocados, poderia dar um grande contributo para unir os Sportinguistas!”.
Candidato à presidência do Benfica respondeu às recentes declarações do líder máximo do Clube de Alvalade que muita tinta fizeram correr
09 Out 2025 | 10:08 |
João Noronha Lopes respondeu, na última quarta-feira, dia 8 de outubro, às recentes declarações de Frederico Varandas, que muita tinta têm feito correr. O candidato à presidência do Benfica deixou ainda um aviso ao líder máximo dos leões e ao Clube de Alvalade, caso vença.
Noronha Lopes: "Varandas tem muita coisa para se preocupar no Sporting"
"Não comento as declarações do presidente do Sporting. Eu acho que ele tem muita coisa para se preocupar no Sporting. Eu estou é preocupado neste momento com o futuro do Benfica", começou por dizer, no evento de lançamento do programa da candidatura.
"Sabemos aquilo que queremos. E estamos preparados para liderar a partir do dia 26. Vou ser intransigente na defesa dos interesses do Benfica, quer seja por outros clubes, quer na defesa perante as instituições do futebol português. E vou fazê-lo a partir do primeiro dia e até ao último dia do mandato. E é isso que eu irei fazer, com a tranquilidade de ser presidente do maior clube português e com a tranquilidade de um clube que se tem que se dar ao respeito para ser respeitado. Estou muito confiante e assim vai ser", atirou, em modo de aviso ao Sporting.
Vale lembrar que Frederico Varandas considerou que o facto de não existirem hoje senhores no futebol "está a fazer muita confusão a determinados clubes", e deixou um conselho à atual direção e outros candidatos à presidência do Benfica.
"Desde que estou aqui, já houve épocas desportivas mal conseguidas, mas nunca o presidente do Sporting se desculpou por causa da arbitragem. Há três anos, com o Sporting em quarto lugar, disse perentoriamente que a culpa foi só nossa. É esse o primeiro passo para tornar um clube vencedor e campeão. Sejam competentes e trabalhem mais, que ajuda muito mais do que escrever comunicados", atirou o dirigente leonino.
Confira as declarações de Frederico Varandas:
Transferência de vários milhares de euros do Lokomotiv Moscovo para as contas bancárias dos encarnados estão na mira das autoridades
07 Out 2025 | 15:40 |
Rui Costa, presidente do Benfica - que levou resposta à letra de Frederico Varandas - foi constituído arguido por um negócio feito com um emblema russo. Em causa estão 70 mil euros relacionados com a venda de Germán Conti. Dinheiro veio do Lokomotiv de Moscovo, algo que as regras europeias não permitem.
Germán Conti não foi um jogador propriamente marcante no Benfica. Em 2018 saiu do Colón rumo a Lisboa, mas só ficou uma época no plantel do Benfica. Jogou 12 vezes, com duas participações na equipa B e 10 jogos pela equipa principal. Ainda marcou um golo.
No ano seguinte, 2019, começou uma série de empréstimos, até que foi vendido ao Lokomotiv Moscovo no início de 2023. E o que coloca o jogador na história, nem é essa transferência para um clube russo; é a transferência seguinte, ainda em 2023, dos russos para o Racing.
A TVI/CNN Portugal avança que 76.021 euros foram transferidos do Lokomotiv para o Benfica. Isto na altura em que já tinha começado a guerra na Ucrânia – e já tinham começado as sanções contra a Rússia. Ou seja, esse valor, vindo de Moscovo, seria uma violação das medidas restritivas aprovadas pela Organização das Nações Unidas e pela União Europeia contra a Rússia.
Às suspeitas da violação das medidas restritivas aprovadas pela Organização das Nações Unidas e/ou pela União Europeia, o Ministério Público (MP) junta a suspeita de crime de branqueamento de capitais, embora o dinheiro em causa tenha seguido diretamente da conta do clube russo para a conta do Benfica, no BCP, sem qualquer intermediário ou dissimulação.
Pitagórica mediu a intenção de voto dos lisboetas para as eleições autárquicas, mas também avaliou preferências clubísticas dos cidadãos
06 Out 2025 | 17:11 |
Uma sondagem da Pitagórica mediu a intenção de voto dos lisboetas para as eleições autárquicas, mas também avaliou o estilo de vida e as preferências dos cidadãos de Lisboa a vários níveis, entre os quais o clubístico. O Sporting é o clube da maioria dos 'alfacinhas'
À pergunta "qual é o clube de futebol de que se sente mais próximo", 48% dos inquiridos afirmaram ser do Sporting, com apenas 30% mais perto do Benfica e 5% do Porto. Há ainda 15% que responderam que não ligam a futebol. São os homens que fazem pender mais a balança para Alvalade, visto que 58% dizem ser do Sporting e 27% do Benfica. As mulheres estão mais divididas, dado que 38% preferem os leões e 32% as águias.
Os cidadão mais novos tendem a ser mais próximos do Clube de Alvalade e os mais velhos do Benfica. O emblema encarnado apenas reúne a maioria das preferências na faixa etária entre os 55 e os 64 anos. Em Lisboa, o Porto reúne mais adeptos entre os 45 e os 54 anos, ainda que só alcance aqui os 8% e continue longe dos rivais da capital.
Ainda no estilo de vida e preferências dos cidadãos, a sondagem da Pitagórica concluiu que 55% pratica desporto com regularidade e 45% admite não o fazer. Os homens e os mais novos são os que praticam mais, sendo que os lisboetas com maiores rendimentos também são os que têm melhores índices de prática desportiva.
Neste momento, após o empate com o Braga, os comandados de Rui Borges têm agora 19 pontos e estão no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto é primeiro classificado com 22. Por outro lado, o Benfica está no terceiro posto com 17 pontos conquistados.