
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres, avançado do Sporting, enfrenta a sua maior seca desde que veste as cores do Clube de Alvalade. Sem abanar as redes no triunfo por margem mínima diante do Famalicão, o internacional sueco chegou ao quinto jogo consecutivo sem conhecer o sabor do golo.
Perante esta fase inédita do 'camisola 9' dos leões, a Federação Sueca de Futebol partilhou, esta quarta-feira, um vídeo em que o avançado leonino surge na tentativa de realizar malabarismos com uma garrafa de água, no qual o organismo nórdico ‘brinca’ com o jejum do futebolista: “Gyokeres não tem só a pontaria afinada para marcar golos”, pode ler-se na descrição do momento.
A memória partilhada pela Federação Sueca terá acontecido na última concentração internacional que passou também pelo Norte de Portugal. A turma de Viktor Gyokeres, recorde-se, mediu forças com a equipa das quinas, num embate de cariz amigável, onde terminaram derrotados por 5-1. O avançado do Sporting fez o golo da turma nórdica.
Até ao momento, Viktor Gyokeres – avaliado em 55 milhões de euros – leva, 42 encontros realizados (3.642 minutos), 36 golos e 14 assistências, sendo a grande figura da turma de Rúben Amorim na presente temporada. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já custou 24,8 milhões aos cofres leoninos, sendo que existem, ainda, 3 milhões em objetivos por alcançar, o que pode atirar o investimento no internacional pela seleção da Suécia para bem perto dos 30 milhões (27,8).
O Sporting volta a entrar em campo este domingo, 21 de abril, diante do Vitória de Guimarães, em duelo da 30.ª jornada da Liga. Viktor Gyokeres estará de mira apontada a quebrar o jejum vivido nas últimas partidas de leão ao peito.
Confira aqui o momento:
Antigo futebolista, formado na Academia de Alcochete, demarcou-se das muitas críticas que foram feitas nas últimas semanas a figura nuclear dos leões
|
Jorge Cadete acredita que Rui Borges fez um excelente trabalho no comando técnico do Sporting. Formado em Alcochete, o já retirado futebolista aplaude a caminhada dos verdes e brancos na conquista do bicampeonato e defende o técnico de algumas acusações que foram sendo feitas nas últimas semanas.
"Perante a supremacia do Benfica e o ciclo grande [de êxito] do Porto, foi difícil para o Sporting conseguir afirmar-se [nas derradeiras décadas]. Desportiva e financeiramente, atravessou momentos não tão elevados em termos de qualidade dos plantéis. Depois, foi bastante prejudicado pelas arbitragens em diversas épocas das décadas de 1980 e 1990, mas o que importa é o presente. O Sporting recuperou toda a sua grandeza", disse, à agência Lusa.
Para Cadete, "o Sporting escolheu um treinador com uma parte humana um pouco similar à do Ruben Amorim, apesar de ser completamente diferente a nível de comunicação e estratégia". O antigo jogador dos leões reconhece "grande mérito para Rui Borges", defendendo o técnico de algumas acusações recentes: "não é o facto de ele ter nascido em Trás-os-Montes e em Mirandela que fará dele um treinador inferior a qualquer outro".
"O local de nascimento não traduz a qualidade da pessoa. Soube manter-se sério no trabalho e lá conduziu o barco a bom porto", afirmou, destacando as dificuldades pelas quais o técnico passou durante o ano: "Não é para qualquer equipa ter de fora quatro médios que normalmente jogavam. Vê-se nos outros campeonatos que, por norma, as grandes equipas começam a ter resultados negativos quando perdem um ou dois titulares do meio-campo, mas o Sporting suplantou isso".
Cadete deixou também elogios a Viktor Gyokeres, admitindo que o sueco "chegou, viu e venceu". "Apesar de haver a informação de que poderia sair, manteve a seriedade como profissional e continua a mostrar a sua qualidade como goleador. Todos sabemos que a cultura nórdica é completamente diferente da latina e os futebolistas que vêm de lá têm, por norma, grande poder atlético. Por vezes, isso faz a diferença", referiu, deixando um desejo: "Espero que consiga atingir dois objetivos: continuar no Sporting e lograr a Bota de Ouro europeia".
Antigo goleador dos verdes e brancos parabenizou Direção e equipa técnica pela conquista do bicampeonato e abordou temas relacionados com o mercado
|
Mário Jardel é admirador de Viktor Gyokeres. Para o antigo avançado do Sporting, o sueco tem lugar em qualquer equipa da Europa, com papel ativo no onze inicial. Já retirado dos relvados, o brasileiro garantiu ainda que, no lugar de Frederico Varandas, tentava segurar o 'camisola 9' mais uma temporada.
"Na época passada, muita gente falava dele. Comecei a acompanhá-lo mais nesta e é realmente um futebolista que dispensa comentários. Na minha opinião, joga em qualquer emblema do mundo, tal como Inter, Bayern Munique, Barcelona, Real Madrid, Arsenal e Manchester United. Cabe fácil em qualquer um e como titular, nada de banco", disse, à agência Lusa.
"Gyokeres surpreendeu-me pela positiva"
Jardel admite ter ficado "surpreendido pela positiva", visto que Gyokeres "é um jogador diferenciado, com muita força e técnica, que protege bem a bola e tem uma capacidade de finalização impressionante". "Assisti ao embate de estreia do Sporting na Liga dos Campeões com o Lille e [vê-lo no Estádio] foi ainda mais surpreendente. Muito dificilmente o Sporting vai conseguir segurá-lo", atirou o ex-avançado, que, se dependesse de si, não desistia de tentar manter o goleador.
"Dependerá do bolso do Sporting. Se fosse Presidente, arriscaria mais um ano. Agora, ninguém é insubstituível. Na minha época, diziam a mesma coisa sobre mim, mas chegou outro jogador, que tem feito quase o mesmo. A vida segue, aparecem jovens e o Sporting tem bons analistas. Se o Gyokeres sair - como confirmou Matheus Reis -, encontrarão outro avançado", afirmou.
"Dificilmente alguém o derruba, só na porrada"
Para terminar, Mário Jardel, abordou o facto de o sueco ter escrito o nome num lote restrito de jogadores que repetiram o prémio de melhor marcador do campeonato com a Listada verde e branca, garantindo que tal "deve-se ao grande trabalho de equipa, aos treinos e à exploração das habilidades" do sueco. "Dificilmente alguém o derruba, só na porrada. Há que parabenizar o Gyokeres por esta excelente campanha, além de toda a Direção e equipa técnica do Sporting pela conquista do bicampeonato".
Clube de Alvalade prepara-se para ver entrar nos cofres valor muito significativo entregue pelo organismo que tutela o futebol europeu
|
Com a conquista do bicampeonato, o Sporting garantiu presença na fase de liga da Liga dos Campeões, na próxima temporada. No plano financeiro, o Clube de Alvalade tem em vista um encaixe significativo que, ultrapassa os 30 milhões de euros.
Pela entrada direta, os leões já têm garantido um valor-base de 18,62 milhões de euros, atribuído a todos os 36 clubes que garantem vaga na prova milionária. Adicionalmente, os verdes e brancos vão receber uma quantia entre os 5,88 e os 7,26 M, decorrente da ‘Non-European Part’ do denominado ‘Value Pillar’. O valor concreto depende da classificação do Clube de Alvalade no ranking da UEFA a 10 anos, que se fixará entre o 16.º e o 20.º lugar. Na temporada passada, por exemplo, o Sporting arrecadou 7,26M, dado o 16.º lugar neste ranking.
Já a parcela ‘European Part’ do ‘Value Pillar’ é calculada a partir de dois fatores – o ranking da UEFA a cinco anos e o do ‘Media Value’ (relativo ao mercado televisivo). No primeiro fator, o Sporting ficará classificado entre o 18.º e os 25.º lugar, enquanto, no segundo, os leões estarão colocados entre a 25.ª e 32.ª posição. Calculando a média entre os dois rankings, o mais provável é o Clube de Alvalade ocupar o 25.º ou 26.º lugar, o que permitiria um encaixe entre os 10,28 e os 11,22 milhões de euros.
Contas feitas, o valor total que entrará nos cofres do Sporting vai se fixar entre os 34,78 e os 37,1 M. Para a quantia se aproximar do limite máximo, há um conjunto de fatores que pode beneficiar os leões. Um deles é o Bolonha ficar em quarto lugar na Serie A italiana e, consequentemente, garantir presença direta na Liga dos Campeões. De resto, também interessa ao Clube de Alvalade que Aston Villa, Newcastle e Nottingham Forest garantam as última cinco vagas da Premier League, além de Benfica, Club Brugge, Rangers, Feyenoord e Nice sejam eliminados nas pré-eliminatórias.
No que diz respeito ao ranking do ‘Media Value’, o Sporting também espera que os clubes da Polónia, Noruega (Bodo/Glimt e Brann ), Escócia (Celtic e Rangers), Suécia (Malmo), Dinamarca, Áustria e Suíça (Basileia) falhem o apuramento, nas eliminatórias que antecedem a fase de liga da Liga dos Campeões.