
Futebol
Sérgio Krithinas diz que português do Sporting tem tudo para brilhar: "Vai voltar a ser decisivo"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
153 dias depois, Pedro Gonçalves regressou à competição. O médio do Sporting foi lançado por Rui Borges aos 87 minutos do jogo frente ao Santa Clara, este sábado, nos Açores e, no final do encontro, falou de um “erro” que cometeu e que o afastou dos relvados durante este longo período. Na verdade, terão sido dois “erros” cometidos pelo internacional português.
De acordo com o jornal Record, a primeira “falha” do jogador terá acontecido no dia em que se lesionou. A 10 de novembro de 2024, o Sporting descolou-se ao Minho, para defrontar o Braga – no último encontro de Ruben Amorim ao leme da equipa leonina – e Pote insistiu em ir a jogo, apesar dos avisos da Unidade de Performance do Clube de Alvalade, tendo em conta a condição física limitada que apresentava na altura. O jogador de 26 anos não queria perder a oportunidade de dar o seu contributo à equipa, na despedida do agora treinador do Manchester United. Mas, logo aos 26 minutos de jogo na Pedreira, Pote lesionou-se e saiu em lágrimas diretamente para o balneário. A confirmação da lesão surgiu dias depois: rotura de grau dois na coxa direita.
Numa primeira fase, os responsáveis clínicos do Sporting apontavam o regresso à competição do “camisola 8” para o mês de janeiro, a tempo de disputar a final-four da Taça da Liga. No entanto, um segundo erro cometido por Pote terá impossibilitado esta hipótese.
No início de 2025, o internacional português já efetuava corrida no relvado e preparava-se para regressar aos treinos, ainda que de forma condicionada, mas, num momento de recreação com os companheiros, terá efetuado um remate que o magoou com seriedade. O pontapé provocou-lhe um novo problema físico, num tendão próximo do joelho direito, que atrasou consideravelmente o seu processo de recuperação.
Assim, só cinco meses depois daquele jogo em Braga é que Pote pôde voltar a ser opção na equipa leonina. Agora, depois da longa paragem, está focado em readquirir ritmo competitivo e tentar reconquistar um lugar no onze da equipa verde e branca, nesta reta final de temporada.
Técnico que passou pelo Clube de Alvalade não vai além da igualdade e fica a aguardar por um deslize da formação encarnada, que tem menos um jogo
|
O Torreense, equipa orientada por Tiago Fernandes, antigo treinador do Sporting, atrasou-se na corrida ao principal escalão do futebol português, ao não ter conseguido ir além de um empate a uma bola, na receção ao Felgueiras (1-1), este domingo, dia 13 de abril.
No Estádio Manuel Marques, o primeiro golo surgiu aos 69 minutos, por intermédio de Brandão. No entanto, aos 82 minutos, Feliz Vaz recebeu ordem de expulsão, por acumulação de cartões amarelos e os homens da casa aproveitaram para marcar, por Juan Balanta (90+3).
Feitas as contas, com este resultado, o Torreense passa a somar 44 pontos, tantos quanto o quinto classificado, o Benfica B - que tem menos um encontro realizado e vai receber o Marítimo - e menos três do que o terceiro, o Alverca, ainda vai defrontar o Vizela. Por outro lado, a equipa B do Sporting triunfou e deu um grande passo para garantir a promoção à Segunda Liga.
Lembrar que Tiago Fernandes orientou o Clube de Alvalade na temporada de 2018/19. Embora tenha feito apenas três jogos ao comando da equipa principal, o técnico - além de um empate a zero frente ao Arsenal, em Londres - alcançou duas vitórias no Campeonato Nacional – diante do Chaves e do Santa Clara, ambas por 2-1.
No momento em que abandonou o comando técnico dos leões, dando lugar a Marcel Keizer, o treinador deixou uma promessa à massa associativa dos leões: "Sei que um dia vou levar os adeptos do Sporting ao Marquês. Obrigado a todos os adeptos do Sporting pelo apoio que sempre me deram", rematou.
Ausente dos relvados por problemas físicos, médio vive momento feliz na vida pessoal e, este domingo, dia 13 de abril, partilhou uma imagem nas redes sociais
|
Hidemasa Morita tem estado afastado das convocatórias do Sporting, mas vive, em termos pessoais, um momento de enorme felicidade, uma vez que foi pai de um rapaz. Curiosamente, o filho tem o nome de um dos guarda-redes do Clube, bem como do técnico dos leões: Rui.
O médio do Sporting e a companheira, Reina Fujisaka, já eram pais de uma rapariga, também ela já nascida em Portugal, também batizada com um nome português: Ema. Este domingo, nas redes sociais, o futebolista partilhou uma foto dos dois filhos juntos, além de ter celebrado, também, a vitória do Sporting frente ao Santa Clara (1-0).
O médio vai treinando à parte do restante plantel e será submetido a um verdadeiro 'teste de fogo', para que a Unidade de Performance dos verdes e brancos consiga apurar a disponibilidade do 'camisola 5' do Clube de Alvalade para a receção ao Boavista.
O jogador sofreu uma lesão no pé esquerdo durante o jogo entre a seleção do Japão e do Bahrein, tendo sido substituído ao intervalo, num encontro em que os nipónicos venceram por 2-0, garantindo já o apuramento para o Mundial 2026. Tem estado ausente desde 20 de março.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 30 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.765 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
Veja a publicação de Hidemasa Morita:
Atacante do Clube de Alvalade sofreu um problema físico no ombro, que pode ser grave, e colocar em causa a sua participação nos restantes jogos da temporada
|
O Sporting B venceu o Atlético por 2-1, na manhã deste domingo, num jogo a contar para a nona jornada da Fase de Apuramento de Campeão da Liga 3, e aproximou-se do primeiro lugar da classificação. Ainda assim, a partida ficou marcada pela lesão sofrida por Lucas Anjos, que saiu com o ombro esquerdo imobilizado, já na reta final do encontro.
O lance aconteceu ao minuto 81 da partida disputada no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete. Numa jogada de ataque da equipa leonina, Lucas Anjos aproximava-se com perigo da grande área do Atlético e foi travado em falta pelo avançado do clube da Tapadinha, Nicolas Souza, que viu o cartão amarelo. A forma aparatosa como o jogador do Sporting B caiu no relvado terá provocado a lesão no ombro esquerdo, tendo sido logo assistido pela equipa médica dos leões.
Sem condições de continuar em jogo, Lucas Anjos saiu de campo agarrado ao ombro esquerdo, visivelmente combalido e com dores. Para o seu lugar, o treinador do Sporting B, João Gião, lançou Salvador Blopa. Ainda por saber está a gravidade da lesão do avançado de 20 anos, que deverá ser apurada nas próximas 48 horas. No pior dos cenários, o jovem atacante poderá mesmo falhar os restantes jogos da temporada, sendo certo que é baixa confirmada para o próximo encontro da formação B leonina, diante do Belenenses.
Na presente temporada, Lucas Anjos – que está no Sporting desde os 10 anos – já participou em 19 jogos da equipa B verde e branca, tendo feito duas assistências. Em 2024/25, já fez também a estreia na equipa principal do Clube de Alvalade – jogou seis minutos no embate (0-0) frente ao Borussia Dortmund, na segunda mão do play-off da Liga dos Campeões.
Com a vitória diante do Atlético - a 13ª em 32 jogos na presente temporada – a equipa comandada por João Gião segue no segundo lugar da tabela classificativa da fase de apuramento de campeão da Liga 3, com 15 pontos amealhados, na luta pela subida à Segunda Liga. O Lusitânia de Lourosa é líder, com 19 pontos. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 20 de abril, às 18h00, diante do Belenenses, no Estádio do Restelo.
Sérgio Krithinas diz que português do Sporting tem tudo para brilhar: "Vai voltar a ser decisivo"
Manuel Moura dos Santos questiona qualidade de figura chave do Sporting: “Tenho muitas dúvidas…
Sofia Oliveira critica Rui Borges por não apostar em criativo do Sporting: "É um jogador diferente"