
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Afonso Moreira já está em França para assinar a título definitivo com o Lyon por 2 milhões de euros. O extremo de 20 anos começou a pré-temporada no estágio da equipa B dos leões, que em 2025/26 vai disputar a Segunda Liga, mas já está prestes a assinar pelo clube orientado por Paulo Fonseca.
A SAD leonina reserva uma percentagem de uma eventual futura venda do passe do internacional jovem português. O ainda extremo verde e branco deverá assinar um contrato de cinco anos, que o vai deixar ligado ao Lyon até 2030, altura em que o jogador terá 25 anos de idade. Por outro lado, Georges Mikautadze, avançado dos gauleses, já não vai rumar aos leões.
Numa primeira fase, a mudança do jogador chegou a estar em risco, após o Lyon ter sido despromovido à segunda divisão francesa pela Direção Nacional de Controlo e Gestão (DNCG). No entanto, o clube recorreu e permaneceu na elite do futebol gaulês, permitindo que o jogador seja agora reforço.
Chegado ao Sporting em 2017, Afonso Moreira fez a grande parte da sua formação no Clube de Alvalade, estreando-se pela equipa principal na temporada 2023/24, com Ruben Amorim. Depois de um empréstimo ao Gil Vicente, o extremo foi peça importante na subida da equipa B dos leões à Segunda Liga na última época.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Afonso Moreira – avaliado em 400 mil euros - fez 33 encontros: 24 pela equipa B, seis pelos sub-19 e três no plantel principal. No total, o extremo disputou 2.114 minutos, nos quais marcou nove golos e fez duas assistências.
Jogador de 24 anos chegou a ser um sonho para a SAD do Clube de Alvalade, mas, após revertida a despromoção do Lyon, negócio fica sem efeito
|
Georges Mikautadze foi colocado numa lista restrita de alvos a explorar por parte do Sporting. Com a descida de divisão do Lyon, o avançado georgiano chegou a ser um sonho para a SAD do Clube de Alvalade, sabe o Leonino, mas, após decisão da Direção Nacional de Controle de Gestão (DNCG), que anulou a decisão do tribunal de primeira instância, o pupilo de Paulo Fonseca está agora fora das contas dos leões.
Com uma dívida de cerca de 174 milhões de euros, o histórico clube, campeão francês sete vezes seguidas (2002-2008), foi despromovido devido aos problemas financeiros. A sentença era passível de recurso e, desta forma, o emblema manteve-se na elite do futebol francês.
Ao que o nosso Jornal apurou, a SAD verde e branca equacionou avançar para a contratação do jogador de 24 anos, mas, com a manutenção confirmada, o Lyon poderá agora preparar com maior estabilidade a nova temporada, pelo que o Sporting sabe que não poderá ir ao encontro das pretensões dos responsáveis franceses para a transferência do avançado, que é considerado demasiado caro para os cofres dos leões.
Com a saída iminente de Viktor Gyokeres, que tem o Arsenal a estar cada vez mais perto de contratar o goleador, a administração leonina tem alternativas em carteira para substituir o internacional sueco. No topo da lista do Sporting está agora Luis Suárez.
Em 2024/25, com a camisola do Lyon, Georges Mikautadze - avaliado em 22 milhões de euros - disputou um total de 47 jogos. Durante os 2.181 minutos em que foi utilizado dentro das quatro linhas, o avançado internacional pela Geórgia apontou 17 golos e 10 assistências.
Esta é a quarta contratação dos 'gunners' neste mercado de transferências, após as compras de Martin Zubimendi, Christian Norgaard e Kepa Arrizabalaga
|
É oficial. O extremo inglês Noni Madueke trocou o Chelsea pelo rival Arsenal, anunciaram os gunners em comunicado, assinando com o futebolista de 23 anos um contrato "de longo prazo". O jogador vai custar 55,5 milhões de euros, com o negócio a poder ascender aos 60 milhões, através de bónus adicionais.
Depois de 92 jogos oficiais com os `blues`, Madueke muda de clube em Londres, tendo-se notabilizado nos neerlandeses do PSV Eindhoven a partir dos 17 anos, mudando para Inglaterra em 2023. O avançado conquistou recentemente o Mundial de clubes com o Chelsea, após a melhor época a nível pessoal, com 11 golos em 46 jogos em todas as competições.
Segundo a imprensa inglesa, o extremo de 23 anos assinou contrato até 2030, reforçando as opções de Mikel Arteta para o ataque: "É um jovem prometedor e possante, com atuações e estatísticas de alta qualidade nas últimas temporadas. É um dos mais talentosos da Premier League", disse o técnico espanhol.
Esta é a quarta contratação do Arsenal neste mercado de transferências, após as compras de Martin Zubimendi, Christian Norgaard e Kepa Arrizabalaga com um total de 141 milhões de euros gastos até ao momento. Viktor Gyokeres pode ser o próximo a ser apresentado.
Entretanto, como se sabe, Viktor Gyokeres não se apresentou na Academia, em Alcochete, e não viajou com o restante plantel às ordens de Rui Borges, até Lagos, encontrando-se, por esse motivo, sob alçada disciplinar do Clube de Alvalade, que poderá aplicar-lhe uma multa.
Veja a publicação do Arsenal:
Antigo médio do Sporting diz não entender política de contratações do emblema liderado por Rui Costa e comenta falta de aposta na prata da casa
|
Maniche, antigo médio do Sporting, diz não entender a política de contratações do Benfica e, embora reconhecendo-a como legítima, critica-a. Assim, o ex-internacional português refere que o clube da Luz diz que aposta na formação, mas a única aposta que vê é na “presidência”.
Maniche sobre o Benfica: "A única aposta que vejo é na presidência”
“O Benfica todos os anos diz que aposta na formação, a formação é uma referência, mas a única aposta é na presidência”, criticou o ex-futebolista dos leões. De modo igual, Maniche, que se formou no Benfica, diz que não nota que a formação do Seixal seja aproveitada.
“Não vejo aposta na formação, sinceramente”, confessou Maniche, que falava em declarações na CNN Portugal. O comentador realça que, até ao momento, o clube da Luz não comprou um português nesta janela de transferências para o plantel de 2025/26.
Maniche: “Vejo nas contratações todas que o Benfica está a fazer que não há um português”
“Vejo nas contratações todas que o Benfica está a fazer que não há um português”, indicou Maniche, frisando que nada tem contra jogadores estrangeiros, mas que entenderia melhor se o emblema da Luz apostasse mais em jogadores formados em solo nacional.
Maniche atuou como jogador do Sporting durante a época de 2010/11 e realizou 27 jogos de leão ao peito. Durante essa temporada, fez o gosto ao pé quatro vezes e realizou duas assistências. Ainda nesse ano, terminou a sua carreira profissional no Clube de Alvalade. Maniche, recentemente, também abordou a novela em torno de Gyokeres.