
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Out 2023 | 11:36 |
O Mundial-2030 vai ser realizado num formato inovador, com Portugal a desempenhar um papel fundamental na competição, de acordo com o anúncio efetuado na passada quarta-feira pela FIFA, a entidade que governa o futebol a nível mundial: o Estádio José Alvalade vai ser um dos palcos da prova.
A competição terá início no Uruguai, na América do Sul, no icónico Estádio Centenário, em celebração dos 100 anos do torneio, e prosseguirá com etapas na Argentina e no Paraguai, com os três primeiros jogos a serem disputados nos respetivos países sul-americanos.
As restantes partidas serão distribuídas pelos três países da candidatura selecionada pela FIFA: Portugal, Espanha e Marrocos. Os estádios escolhidos em solo português serão o Estádio José Alvalade, Estádio da Luz e o Estádio do Dragão, que receberão jogos do Mundial-2030.
Além dos estádios do Sporting, do Benfica e do Porto, também o Estádio Nacional, recentemente renovado, é uma possibilidade para receber algumas das partidas deste prestigiado campeonato mundial que se realizará daqui a sete anos.
A competição que vai, pela primeira vez, ter Portugal, Espanha e Marrocos, como anfitriões e como apoios fundamentais ao seu desenvolvimento e realização, tomará conta, maioritariamente, das arenas espanholas que poderão chegar a ser cerca de 14.
Eis a lista de estádios que poderão receber jogos do campeonato do mundo de 2030:
Portugal: Estádio da Luz, Estádio do Dragão e Estádio José Alvalade; Espanha: Estádio de Balaídos, Riazor, El Molinón, San Mamés, Anoeta, La Romareda, Camp Nou, RCDE Stadium, Santiago Bernabéu, Metropolitano, Mestalla, Enrique Roca de Murcia, La Cartuja, La Rosaleda e Gran Canaria; Argentina: Estádio Monumental, Estádio Mario Alberto Kempes de Córdoba, Estádio Único de La Plata, Estádio Madre de Ciudades de Santiago del Estero, Estádio Libertadores de América, Estádio Malvinas Argentinas de Mendoza e Estádio Presidente Perón; Paraguai: Estádio Conmebol, Estádio Defensores del Chaco, Estádio Gral. Pablo Rojas, Estádio Antonio Aranda e Estádio Villa Alegre; Uruguai: Estádio Centenario, Estádio Campe Central, o e Estádio Gran Parque Central; Marrocos: Rabat, Casablanca, Tanger, Agadir, Marrakech e Fez
Jogador foi lançado por Ruben Amorim no início da última temporada e ganhou rapidamente o estatuto de titular, ao contrário do que tem acontecido esta época
31 Ago 2025 | 15:27 |
A não titularidade de Geovany Quenda neste início de temporada tem deixado os responsáveis do Chelsea preocupados, sabe o Leonino. O emblema inglês manifestou o seu descontentamento junto da Direção do Sporting pela gestão feita em torno do jovem emprestado pelo clube inglês.
Geovany Quenda foi lançado por Ruben Amorim no início da última temporada, e ganhou rapidamente o estatuto de titular no Clube de Alvalade. A grande primeira metade da temporada em 2024/25 valeu ao jovem extremo o interesse do Chelsea, que decidiu gastar mais de 50 milhões no concurso do jogador formado no Sporting.
Apesar de terem contratado Geovany Quenda, o Chelsea preferiu deixar o extremo em Alvalade por mais um ano, até ao final da época 2025/26. O objetivo seria que o jovem, de apenas 18 anos, pudesse continuar a desenvolver-se e a somar minutos no Sporting, num ambiente competitivo, mas sem a exigência da Premier League.
No entanto, a chegada de Rui Borges ao comando técnico do Sporting alterou os planos ao Chelsea. Desde cedo que foi notória a menor confiança do treinador português em Geovany Quenda, quando comparado com Ruben Amorim. O extremo verde e branco foi perdendo espaço no onze, e a chegada da época 2025/26 veio piorar a situação, uma vez que o extremo português parece ter perdido, definitivamente, o lugar de titular para Geny Catamo.
Esta alteração na planificação do Sporting, operada por Rui Borges, não estará a deixar os responsáveis do Chelsea nada contentes, uma vez que os blues têm receio que a redução de minutos seja um fator que vá atrasar o desenvolvimento de Geovany Quenda, e que o jogador chegue à Premier League, no início da próxima temporada, ainda sem estar pronto para a liga que é, para muitos, a mais competitiva do mundo.
Equipa francesa celebrou em grande o 600.º jogo fora de casa neste século, ao golear o Lorient, com um português em destaque no encontro
31 Ago 2025 | 14:22 |
O Lille celebrou em grande o 600.º jogo fora de casa neste século, ao golear o Lorient por 7-1, resultado construído após o intervalo, com o português Félix Correia em plano de evidência. O extremo que foi apontado ao Sporting fez um bis de assistências na partida.
O antigo jogador do Clube de Alvalade fez os passes para os primeiros dois golos da partida, apontados por Romain Perraud (46') e Mathias Fernandez-Pardo (53'). O Lorient ainda reduziu, por Tosin (64'), na sequência de um penálti desperdiçado por Sambou Soumano.
O Lille chegou à goleada no derradeiro quarto de hora com os golos de Fernandez-Pardo (77'), Igamane (80' e 90+3'), Haraldsson (87') e Sahraoui (90+5'). Com este triunfo, o Lille sobe provisoriamente ao primeiro lugar da Ligue 1, somando sete pontos. O Lorient, por sua vez, soma a segunda derrota e ocupa o 13.º posto.
Neste mercado de verão, o Gil Vicente anunciou a saída do extremo de 24 anos para o quinto classificado da última edição da Ligue 1. O futebolista tem estado em grande forma na Ligue 1 e rendeu cerca de 7 milhões de euros ao clube da cidade de Barcelos.
O atleta cumpriu as melhores temporadas da carreira ao serviço do emblema minhoto, depois de ter representado o Sporting (camadas jovens), a Juventus (equipa A e sub-23), AZ Alkmaar B, Parma e Marítimo. Em 2025/26, já soma três assistências em três partidas.
Clube da Ligue 1 ficou com opção de compra de oito milhões de euros, caso queira contar com o jogador que passou pelo emblema leonino
31 Ago 2025 | 13:40 |
O Benfica anunciou este domingo, dia 31 de agosto, a transferência de Tiago Gouveia ao Nice por empréstimo até ao final da presente temporada. O clube francês ficou com opção de compra de oito milhões de euros, caso queira contar com o jogador, que passou pelas camadas jovens do Sporting, a título definitivo.
Tiago Gouveia: "Cheguei a um ponto da minha carreira em que preciso de mais tempo de jogo"
"Cheguei a um ponto da minha carreira em que preciso de mais tempo de jogo. A direção do clube e o treinador já me demonstraram muita confiança em todas as nossas conversas, e agradeço-lhes por isso. Estou feliz por me juntar ao Nice e mal posso esperar para ajudar a equipa", disse o jogador de 24 anos aos meios do clube francês.
Fabrice Bocquet: "É um jogador muito talentoso"
Fabrice Bocquet, presidente do Nice, mostrou-se feliz pela chegada do jogador: "Estamos felizes por o Tiago se juntar a nós. É um jogador muito talentoso, que fala francês e oferece diferentes opções ao treinador. Estamos convencidos de que tem todas as qualidades, tanto desportivas como humanas, para se adaptar muito rapidamente e prosperar connosco", referiu.
Com formação dividida entre o União de Tires, Sporting e Benfica, foi nos encarnados que se estreou enquanto jogador sénior na temporada 2021/22. Seguiu-se um empréstimo ao Estoril e mais três temporadas no Benfica. Na última época, o extremo foi opção em nove partidas tendo marcado um golo a apontou quatro assistências.
Numa entrevista recente, Tiago Gouveia admitiu que trocou o Sporting pelas águias, em 2017, pelas condições oferecidas pelos encarnados: "As condições do Sporting não eram tão boas e no Benfica eram fantásticas. Quando ia à Seleção, éramos três do Sporting e 13 do Benfica. Achei que me devia juntar aos melhores", explicou na altura (Recorde AQUI).
Veja a publicação do Nice: