Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Mundial-2030 vai ser realizado num formato inovador, com Portugal a desempenhar um papel fundamental na competição, de acordo com o anúncio efetuado na passada quarta-feira pela FIFA, a entidade que governa o futebol a nível mundial: o Estádio José Alvalade vai ser um dos palcos da prova.
A competição terá início no Uruguai, na América do Sul, no icónico Estádio Centenário, em celebração dos 100 anos do torneio, e prosseguirá com etapas na Argentina e no Paraguai, com os três primeiros jogos a serem disputados nos respetivos países sul-americanos.
As restantes partidas serão distribuídas pelos três países da candidatura selecionada pela FIFA: Portugal, Espanha e Marrocos. Os estádios escolhidos em solo português serão o Estádio José Alvalade, Estádio da Luz e o Estádio do Dragão, que receberão jogos do Mundial-2030.
Além dos estádios do Sporting, do Benfica e do Porto, também o Estádio Nacional, recentemente renovado, é uma possibilidade para receber algumas das partidas deste prestigiado campeonato mundial que se realizará daqui a sete anos.
A competição que vai, pela primeira vez, ter Portugal, Espanha e Marrocos, como anfitriões e como apoios fundamentais ao seu desenvolvimento e realização, tomará conta, maioritariamente, das arenas espanholas que poderão chegar a ser cerca de 14.
Eis a lista de estádios que poderão receber jogos do campeonato do mundo de 2030:
Portugal: Estádio da Luz, Estádio do Dragão e Estádio José Alvalade; Espanha: Estádio de Balaídos, Riazor, El Molinón, San Mamés, Anoeta, La Romareda, Camp Nou, RCDE Stadium, Santiago Bernabéu, Metropolitano, Mestalla, Enrique Roca de Murcia, La Cartuja, La Rosaleda e Gran Canaria; Argentina: Estádio Monumental, Estádio Mario Alberto Kempes de Córdoba, Estádio Único de La Plata, Estádio Madre de Ciudades de Santiago del Estero, Estádio Libertadores de América, Estádio Malvinas Argentinas de Mendoza e Estádio Presidente Perón; Paraguai: Estádio Conmebol, Estádio Defensores del Chaco, Estádio Gral. Pablo Rojas, Estádio Antonio Aranda e Estádio Villa Alegre; Uruguai: Estádio Centenario, Estádio Campe Central, o e Estádio Gran Parque Central; Marrocos: Rabat, Casablanca, Tanger, Agadir, Marrakech e Fez