Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Varandas confessa já pensar no mercado de inverno do Sporting e fala em investimento milionário

Presidente do Clube de Alvalade concedeu entrevista no Football Summit, onde falou da atualidade dos leões e do futuro do emblema verde e branco

Varandas concedeu entrevista no Football Summit, onde falou da atualidade do Sporting e do futuro do emblema verde e branco
Varandas concedeu entrevista no Football Summit, onde falou da atualidade do Sporting e do futuro do emblema verde e branco

09 Out 2025 | 17:31 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas falou do investimento de 200 milhões de euros que o Sporting está a fazer nas suas infraestruturas, e deixou a porta aberta para atacar o mercado de inverno. O Presidente verde e branco esteve no Football Summit, onde concedeu uma entrevista e mencionou os temas mais importantes da atualidade, e do futuro, do Clube de Alvalade. Leia, em baixo, a entrevista na íntegra.


Há quarenta anos que não cumpria segundo mandato um presidente do Sporting? Pondera recandidatura?


"De facto, há 40 anos que não aconteciam muitas coisas no Sporting que acontecem hoje, se calhar a mais importante foi a estabilidade. Há cerca de um ano apresentámos plano estratégico a dez anos, achamos que deve ser esse o caminho a percorrer com ou sem Frederico Varandas."


Entra na história com tanta obra?

"O que entra são os títulos e obras feitas. Em 2018 aceitei o desafio, com tantas missões como militar. É uma missão. O meu pacto é com o clube, só com o clube. A missão era devolver o Sporting ao seu lugar devido. Que era este. Ficar na história... tenho uma visão muito cética. A melhor versão do Sporting era a dos Cinco Violinos e poucos sabem o nome do presidente. Ganho os títulos e depois Varandas será apenas um nome. Estamos a conseguir títulos e obras, mas é pouco relevante o nome. Não há nada que o tempo não leve. Não interessa quem é o nome."


Timing de 2006 das obras do estádio para cumprir?

"Temos um game changer para o Sporting em curso, uma grande obra. A primeira fase é o estádio, ainda não está concluída. Começou com as cadeiras, o segundo e terceiro andar, o encerramento do fosso. Falta ainda, e vai decorrer durante este ano. Durante o ano vamos ter videoscreens e sistema de som e luzes que não há em Portugal. E até 2029 o Alvaláxia. O jogo de luzes esperamos já ter no final da época. Depois há uma obra muito pesada e diferenciadora em Portugal, a recuperação do Alvaláxia. Foi vendido por dificuldades financeiras, infelizmente. Vai permitir ter o melhor museu desportivo em Portugal, zonas de sportsbar com interação para o estádio, vamos ter lojas, Loja Verde da dimensão que precisamos. A experiência de ir ao futebol vai ser diferente, vamos ter a melhor experiência de oferta em Portugal. Para termos noção, já investimos cerca de 50 milhões de euros e vão ser mais 150 milhões de euros. Haverá um antes e depois para o Sporting."

É comparado a Bilbau devido à revitalização do Guggenheim. Acredita que vaio revolucionar a zona?

"André Bernardo vai apresentar o plano estratégico para a cidade desportiva do Sporting, para Alvalade. Temos vantagem na localização do Estádio, está no eixo central de Lisboa. Lisboa é cidade em explosão, segura, é cidade da moda, e a localização é decisiva. O metro quadrado está a disparar, está a ser construído centro de residências. O projeto será grande mais-valia para Lisboa."

Posição do Sporting sobre direitos televisivos?

"Analisamos o que se passa em Portugal e na Europa. Neste momento os direitos televisivos estão a sofrer. Aconteceu em frança,. Suíça, Bélgica. Não vai ser um processo fácil para quem estiver na Liga. Os direitos valorizam muito, mas os das grandes competições. As ligas domésticas perdem interesse a nível europeu. O Sporting tem de encarar com responsabilidade, é estar no processo, na construção, e apoiar a Liga no processo."

Quando entendeu que era necessária a modernização das instalações?

"Entrei no Sporting há muitos anos. Antes de ser diretor clínico já não gostava do estádio. Assumi em 2011, nunca tive o sonho e ambição ser presidente, por isso nunca me passou pela cabeça fazer obras, a não ser nos meus gabinetes médicos. Depois, quando assumi a presidência, tivemos de tomar responsabilidades. Primeiro estava em nível de sobrevivência, depois foi ser competitivos e conseguimos ser número um. Agora é olhar para o futuro e melhorar a experiência dos sócios."

O picth road é um sucesso?

"Na altura fomos muito criticados. Se tivéssemos o dobro da oferta estaria esgotado. Esgotou tudo. Até disseram 'estás a ver, podia ser mais alto o valor'. Mas está o valor ajustado. O objetivo é sempre dar e melhorar a experiência do sócio, mas primeiro está a sobrevivência do clube. O meu pacto é com o clube."

Sobre as modalidades:

"Tivemos de reduzir custos, mas tornámo-nos mais eficientes. Tomámos o exemplo do futsal, que era ganhador, e tornámo-lo ainda mais ganhador. O futsal ganhou agora quatro títulos em quatro anos. Criámos a melhor equipa de andebol da história do futebol português. O hóquei, apanhámos equipa cara, mas ganhadora. Estas modalidades têm de viver como o futebol. Não posso exigir ter jovens da formação no futebol e nas outras não. E a verdade é que temos honrado a história do clube."

A equipa B:

"O objetivo é só um: colocar jogadores na equipa B. Quando entrámos a equipa B não existia, tinha sido extinta. Recuperámos a equipa B, tivemos de utilizar sete ou oito jogadores no ano passado para sermos campeões. Percebo o sócio que quer ser campeão nos sub-17, sub-19, na B. Mas não é a prioridade e eu assumo."

Há mais talentos na calha?

"Há."

Sporting perdeu o melhor marcador, o treinador... Como encontrar o equilíbrio?

"A saída do nosso treinador deixou excelentes recordações para sempre, do diretor desportivo Hugo Viana igualmente. E ter continuado a ganhar demonstrou o quanto a estrutura do clube cresceu. Sabem que não é fácil perder treinador em novembro e diretor desportivo em janeiro e ser campeão. É preciso ter bagagem e arcaboiço, e o sporting tem. Antes, á primeira rajada de vento ruía, agora aguenta até tempestades. É bom perceberem quanto hoje o Sporting é resiliente. Perdemos um dos jogadores mais marcantes, que deixou memórias maravilhosas, e depois vem o dia seguinte. Fizemos contratações cirúrgicas e mostrámos que temos potencial para continuar a vencer."

Sai satisfeito da janela de mercado?

"Entrei como a equipa mais valiosa da Liga e saí como a equipa mais valiosa da Liga. Ou vencemos, ou vamos até às decisões finais. Isso é seguro. É verdade que saiu um grande jogador, mas aquele balneário é um orgulho. Eles sabem que não foi um jogador que ganhou o campeonato."

Rui Borges pediu reforços?

"Estamos em outubro. Temos o plantel mais valiosos, mais competitivo e com mais soluções da I Liga. O nosso treinador está contente, nós estamos contentes. Não faz sentido falar do mercado de janeiro. Pode acontecer atuar para antecipar alguma situação, isso pode acontecer."

1949 o último tricampeonato. Espera liderar a equipa do tri?

"Há um ano disse que acreditava muito que ia ser bicampeão. Estamos na oitava jornada e ocupamos apenas o segundo lugar. E ocupámo-lo exclusivamente por culpa nossa, só nossa. Os nossos jogadores sabem e o treinador sabe. Acreditam que são o melhor grupo da Liga e sabem que têm de o demonstrar em campo. Eu acredito muito nos nossos jogadores, no nosso treinador. Estaria a mentir se dissesse que não acreditava."

A proximidade à equipa:

"Em dia de jogo não falo, quer ganhe 5-0 ou perca 5-0... Só vejo jogos. É um dia de emoções, não é bom dia para falar. Durante o dia a dia, sim, estamos muito próximos."

Onde fica a medicina?

"Sou médico e militar para o resto da vida. Exercia medicina desportiva especializada em alto rendimento, é ótimo background na questão da performance, das cargas da equipa. Uma boa valia a ter. A família? Sempre presentes. Nunca consigo cumprir tudo, pelo cargo que ocupo. É muito absorvente, há sempre coisas a resolver, pedidos, solicitações. Para o Sporting estar bem, o presidente tem de estar bem. Não deixo de ser marido, de ser pai. Disso não vou abdicar."

Confira, aqui, as palavras de Frederico Varandas no final de setembro:


Futebol

Reforço do Sporting regressa a Itália após passagem infeliz

Verdes e brancos disputam a quarta jornada da Liga dos Campeões já esta terça-feira, dia 4 de novembro, frente à equipa da Juventus

Rui Borges deverá colocar Georgios Vagiannidis no onze inicial do Sporting frente à Juventus e jogador vai estrear-se nesta fase da competição
Rui Borges deverá colocar Georgios Vagiannidis no onze inicial do Sporting frente à Juventus e jogador vai estrear-se nesta fase da competição

04 Nov 2025 | 12:33 |

Icon Comentário0

Georgios Vagiannidis será titular no Juventus - Sporting, válido para a quarta jornada da Liga dos Campeões. Depois de uma curta passagem pelo Inter, onde não jogou, o internacional grego prepara-se para regressar a Itália e fazer a sua estreia na prova milionária.


A lesão de Iván Fresneda na partida frente ao Alverca - que os leões venceram, por 2-0 -, não deixa grandes opções a Rui Borges, que se irá ver 'obrigado' a trocar esta peça no onze inicial da sua equipa para a deslocação a Turim, na qual o técnico português pretende ir na máxima força.


A verdade é que, nos restantes três jogos do Sporting na Liga dos Campeões, Vagiannidis acabou por não sair do banco em qualquer um deles - Kairat, Napoli e Marselha -, sendo que a única vez que disputou a prova milionária foi ainda na fase de qualificação, pelo Panathinaikos. 


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Georgios Vagiannidis - avaliado em 12 milhões de euros - participou em dez partidas. O lateral dos verdes e brancos disputou um total de 663 minutos, nos quais conseguiu fazer três assistências para os companheiros de equipa.

O Sporting volta a entrar em campo esta terça-feira, dia 4 de novembro, frente à Juventus. O encontro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Luciano Spalletti, jogar-se-á em Turim, pelas 20h00.



Futebol

Avançado despachado por Bruno de Carvalho pede desculpa ao Sporting

Jogador não fez muitos encontros ao serviço dos verdes e brancos, mas ficou marcado na memória dos adeptos, ainda que não pelos melhores motivos

Valeri Bojinov acabou por sair do Sporting pela mão de Bruno de Carvalho, mas acabou por protagonizar muito bastante polémico em Alvalade
Valeri Bojinov acabou por sair do Sporting pela mão de Bruno de Carvalho, mas acabou por protagonizar muito bastante polémico em Alvalade

04 Nov 2025 | 12:07 |

Icon Comentário0

A passagem de Valeri Bojinov no Sporting, apesar de bastante curta - apenas disputou 16 jogos pelos leões -, ficou marcada na memória dos adeptos verdes e brancos, mas não pelos melhores motivos. Ainda assim, o antigo futebolista búlgaro comentou o tempo passado em Portugal e acabou por pedir desculpa.


"Portugal é um país único para mim. Foi uma honra, um prazer, um privilégio e um respeito conhecer as tradições, as pessoas, mentalidade, a gastronomia e, sobretudo, a cultura. Lisboa é uma cidade incrível, o clima é maravilhoso, solarengo. Só tenho de agradecer pelos momentos maravilhosos em Portugal e, em especial, pelo incrível povo de Lisboa", começou por dizer, em entrevista ao jornal A Bola.


Quando questionado sobre o penálti que falhou depois de impedir Matías Fernández a marcá-lo - o que lhe valeu um processo disciplinar -, o também ex-Juventus acabou por se retratar: "Olhe... só posso agradecer ao Sporting por tudo. Foi uma honra jogar numa das equipas mais mediáticas de Portugal, com adeptos fantásticos. Depois só posso dizer uma coisa: somos humanos. Todos cometemos erros. O importante é compreendê-los e reconhecê-los. Se ofendi alguém, especialmente os adeptos, agora é o momento de pedir desculpa pela situação e pelo incidente. Peço desculpa. O Sporting é um grande clube, os adeptos são incríveis. Ao clube e adeptos desejo tudo de bom, com o meu coração e alma".


De seguida, Bojinov fez uma análise à sua carreira, uma vez que trazia algum portfólio aquando da sua chegada a Alvalade. O ex-jogador falou sobre o processo de adaptação: "Joguei naquele que, na minha opinião, a Liga mais forte na sua vertente tática e física, o italiano. A jogar com jogadores enormes em clubes como a Juventus, Fiotentina, Lecce, mas também Manchester City e Parma. Mas, sinceramente, quando cheguei a Lisboa, ao campeonato português, pensei que seria muito mais fácil, mas infelizmente não foi. O futebol em Portugal é muito dinâmico, rápido, muito técnico, e foi difícil adaptar-me. Sinceramente subestimei a situação e não a encarei com respeito e dignidade. Foi realmente difícil. Há muitos jogadores fortes em Portugal. Hoje penso que foi uma honra jogar no Sporting pelos adeptos que tem. E inclino-me diante deles".

Por fim, o antigo jogador do Sporting foi questionado sobre se sentiu pressão em Alvalade e na Juventus: "Os adeptos obrigam-te a isso. A mentalidade vencedora está sempre presente. Só importam a vitória e os três pontos, nada mais. Obrigam-te a estar sempre no topo, ser campeão, de sermos vencedores em todos os momentos. É a história destes clubes e é por essa razão que adoro este jogo".



Futebol

Varandas lembra Pinto da Costa e confirma que Sporting vai fazer queixa do Porto

Direção do Clube de Alvalade lançou um comunicado a condenar as recentes pressões do emblema nortenho, que recentemente voltaram a existir

Sporting de Frederico Varandas lembrou mandatos de Pinto da Costa em recentemente comunicado a condenar ações do Porto
Sporting de Frederico Varandas lembrou mandatos de Pinto da Costa em recentemente comunicado a condenar ações do Porto

04 Nov 2025 | 11:22 |

Icon Comentário0

Esta terça-feira, dia 4 de novembro, o Sporting divulgou um comunicado, nos seus meios oficiais, no qual condena as tentativas de "condicionar, influenciar ou pressionar árbitros ou outros agentes desportivos", isto depois da acusação de Fábio Veríssimo sobre a pressão do Porto na partida diante do Braga, do último domingo. 


Nessa mesma nota, publicada no site do Clube, o Sporting lembra Pinto da Costa adianta que "não aceitará o regresso a um futebol de bastidores e pressões, nem que se maquilhem velhas práticas com uma nova aparência institucional", é possível ler-se. O comunicado ainda anuncia que a Direção dos leões vai "apresentar uma participação disciplinar ao Conselho de Disciplina com vista ao apuramento da verdade e de todos os responsáveis": "o Sporting exige que as entidades competentes atuem de forma implacável".


Confira o comunicado na íntegra:


"O Sporting Clube de Portugal considera absolutamente inaceitável qualquer tentativa, direta ou indireta, de condicionar, influenciar ou pressionar árbitros ou outros agentes desportivos. Situações desta natureza mancham a credibilidade das competições e são um claro retrocesso no futebol português. 

Perante a notícia de factos desta gravidade, susceptíveis de constituírem infracção disciplinar punível com sanção de desclassificação ou derrota nos termos regulamentares, o Sporting exige que as entidades competentes atuem de forma implacável, apurando todas as responsabilidades e aplicando as sanções que se impõem, sem exceções nem complacência, desde já anunciando que irá igualmente apresentar uma participação disciplinar ao Conselho de Disciplina com vista ao apuramento da verdade e de todos os responsáveis.


O Sporting não aceitará o regresso a um futebol de bastidores e pressões, nem que se maquilhem velhas práticas com uma nova aparência institucional".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


João Gião para o Casa Pia? O que afasta os gansos do treinador do Sporting
Futebol

João Gião para o Casa Pia? O que afasta os gansos do treinador do Sporting

04 Nov 2025 | 10:26

Icon Comentário0
Atenção! Sporting explora contratação de Brayan Medina
Futebol

Atenção! Sporting explora contratação de Brayan Medina

04 Nov 2025 | 10:02

Icon Comentário0
Mikel Arteta mostra-se "preocupado" com lesão de Viktor Gyokeres, ex Sporting
Futebol

Mikel Arteta mostra-se "preocupado" com lesão de Viktor Gyokeres, ex Sporting

04 Nov 2025 | 07:44

Icon Comentário0