Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Mar 2021 | 18:34 |
A boa prestação de Rúben Amorim ao comando dos leões tem chamado a atenção de alguns clubes ingleses (LER AQUI), levando a que Frederico Varandas se precavesse de potenciais interessados. O treinador verde e branco vê desta forma o seu vínculo ser prolongado por mais um ano, até 2024. De acordo com a SIC Notícias, a cláusula de rescisão vai subir de 20 para 30 milhões de euros, sendo que com esta renovação, o treinador leonino vai passar a ganhar cerca de 6 milhões de euros brutos, o equivalente a cerca de 3 milhões de euros limpos por temporada. Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, proveniente do Braga por uma verba a rondar os 10 milhões de euros. Desde então, orientou os leões em 40 jogos, tendo vencido 29 e conquistado a Taça da Liga. Rúben Amorim confessou-se satisfeito pela renovação, em declarações aos meios de comunicação do Clube.
"Em relação ao dia em que cheguei, o momento é diferente e o momento do clube também mudou, mas a minha ambição é a mesma. Temos o mesmo para ganhar e os mesmos desafios, sabendo o caminho que temos de percorrer. Temos muito para fazer, daí assinar por mais anos. Queremos melhorar a forma de jogar, a Academia... Eu sou apenas uma pequena peça neste grande clube que é o Sporting. Sinto-me em casa, sempre o disse, e tomei a opção certa ao vir para aqui. - O nosso caminho passa não só por ganhar títulos mas também por construir algo muito maior. É um enorme orgulho estar aqui. Diferenças? Sinto-me mais pressionado agora, a exigência é bastante maior mas também estou mais confiante e experiente. Foi um ano estranho para a sociedade portuguesa mas de muito trabalho e sacrifício para nós".
Fotografia de Sporting
Antigo jogador dos verdes e brancos fez a sua antevisão à partida válida para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, entre leões e dragões
07 Fev 2026 | 11:44 |
Jefferson, antigo lateral esquerdo do Sporting, acredita que o clássico no Estádio do Dragão pode ser determinante na luta pelo título e mostra-se confiante numa vitória dos leões. Para o brasileiro, que representou o Clube de Alvalade entre 2013 e 2019, o conjunto orientado por Rui Borges tem demonstrado crescimento e maturidade competitiva, apesar das dificuldades inerentes a jogar no reduto portista.
"Se perder, por aquilo que o rival está a fazer, ficaria muito difícil"
Na análise ao momento das duas equipas, Jefferson sublinhou que uma eventual derrota do Sporting teria consequências pesadas, tendo em conta o rendimento do rival, mas destacou a resposta recente dos leões: “Quando perdes, tentas ir buscar mais forças para a próxima partida e sendo um clássico, dá mais motivação ao Porto. O Sporting tem vindo a crescer, a vencer sempre nos últimos minutos, o que também dá confiança à equipa. Mas se perder, por aquilo que o rival está a fazer, ficaria muito difícil”.
Apesar de considerar o Sporting favorito ao título, o ex-jogador reconheceu o grau de dificuldade do desafio no Dragão, lembrando o histórico recente desfavorável aos leões naquele palco: “É muito difícil jogar lá pelo ambiente, pela equipa, mas é mais um motivo para os jogadores chegarem e tirarem esse peso extra”. Jefferson alertou ainda para o papel do Benfica na corrida pelos lugares cimeiros, referindo que “ainda faltam muitos jogos...”.
“Basta 1-0 e pode ser o Luis Suárez"
O antigo lateral destacou igualmente o coletivo leonino e a qualidade individual do plantel, apontando possíveis protagonistas para o jogo decisivo: “O Sporting tem jogadores de seleção como o Trincão, o Pote, o Maxi, o Geny, e, claro, o Suárez que tem faturado bastante”. Convicto num triunfo dos leões, antecipou um desfecho curto: “Basta 1-0 e pode ser o Luis Suárez, que tem marcado vários golos no final do encontro, deixando o coração dos adeptos acelerado. Mas pode ser aos 90’, 90’+5, ou logo no primeiro minuto, para dar emoção à partida e dar aquela vontade típica de um clássico”.
"Vai ser um jogo difícil"
Do lado portista, Albertino, antigo avançado do Porto entre 1979 e 1982, considera que uma vitória dos dragões poderá praticamente decidir o campeonato. Em declarações ao jornal Record, o ex-internacional português, de 76 anos, apontou o favoritismo da equipa da casa: “Penso que fica arrumado. O favoritismo será sempre do Porto e, em casa, com o apoio dos adeptos, se jogar aquilo que nos têm habituado, penso que irá vencer. Mas vai ser um jogo difícil”.
Ainda assim, Albertino deixou um alerta para o impacto que um eventual desaire poderia ter nos azuis e brancos, lembrando a sequência recente de resultados: “Seriam duas seguidas...”. O antigo jogador relativizou também o peso dos clássicos na decisão final da prova, defendendo que os campeonatos se constroem sobretudo noutros jogos: “É sempre melhor jogar um clássico do que contra clubes pequenos. Mas o campeonato não é só clássicos e, normalmente, é contra os pequenos que se ganham títulos”.
Jovem internacional encontra-se a recuperar de uma intervenção cirúrgica para corrigir uma fratura no quinto metatarso do pé direito
07 Fev 2026 | 11:13 |
Geovany Quenda continua a seguir o plano de recuperação em Inglaterra, mais concretamente nas instalações do Chelsea, clube que tem acompanhado de forma próxima todo o processo clínico do jovem extremo do Sporting. O internacional português sub-21 deverá manter-se em Londres nas próximas semanas, não estando ainda definido um prazo para o regresso a Portugal, numa gestão articulada entre as equipas técnicas e médicas envolvidas.
De acordo com o jornal A Bola, no Chelsea não existe qualquer intenção de acelerar o processo ou antecipar etapas. A prioridade passa por assegurar que o jogador apenas regressa à competição quando estiver totalmente recuperado, evitando riscos que possam comprometer o futuro imediato ou a próxima temporada, precisamente aquela em que Quenda pretende afirmar-se em definitivo no clube inglês.
Apesar das cautelas transmitidas aos responsáveis do Sporting, a vontade do atleta é clara. Aos 18 anos, Quenda mostra-se ansioso por voltar aos relvados, ajudar a equipa e melhorar os registos da presente época. Ainda assim, o extremo demonstra consciência de que não pode colocar a carreira em causa, adotando uma postura responsável e alinhada com a estratégia definida pelo Chelsea.
O jovem internacional recupera de uma intervenção cirúrgica para corrigir uma fratura no quinto metatarso do pé direito, lesão que o afastou da competição desde 5 de dezembro de 2025. Nesse encontro, frente ao Benfica, no dérbi de Lisboa, foi suplente utilizado pelo Sporting, acabando por sair pouco depois devido a problemas físicos.
A evolução tem sido considerada positiva e o próprio jogador tem dado conta dos progressos através das redes sociais. Numa das publicações recentes, Quenda surge a utilizar uma passadeira anti-gravidade, equipamento que reduz o peso corporal e permite a realização de exercícios com menor impacto nas articulações e músculos, recurso cada vez mais utilizado em processos de reabilitação de atletas de alto rendimento.
Segundo a mesma fonte, o regresso aos relvados está apontado para a primeira ou segunda semana de março. Até lá, tudo indica que o extremo continuará a trabalhar em Inglaterra, sob vigilância apertada do departamento médico do Chelsea, num processo conduzido com prudência e foco no futuro.
Internacional moçambicano encontra-se a viver um grande momento de forma em Alvalade e decidiu a passagem dos leões às meias da Taça de Portugal
07 Fev 2026 | 10:30 |
Geny Catamo atravessa um dos melhores momentos desde que chegou ao Sporting e destaca-se, a par de Luis Suárez, como um dos jogadores em maior evidência no plantel. O rendimento apresentado despertou a atenção de clubes das cinco principais ligas europeias, numa altura em que o processo de renovação deverá voltar a ser discutido no final da temporada.
Somando os números pelo Sporting aos jogos realizados pela seleção nesta época, entre encontros particulares, qualificação para o Campeonato do Mundo e CAN, Geny Catamo apresenta um total de dez golos e seis assistências em 36 partidas. Este rendimento reforçou o interesse de clubes de Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França.
No último verão, o Aston Villa avançou pelo jogador, enquanto o Fenerbahçe apresentou uma proposta na ordem dos 20 milhões de euros. O Sporting, contudo, apontava para valores entre os 25 e os 30 milhões e o extremo acabou por permanecer em Alvalade. Atualmente, existe abertura para negociar no próximo defeso por montantes ligeiramente acima dos 20 milhões, embora a evolução da temporada possa levar a uma valorização desse patamar.
Apesar dessa disponibilidade, tanto da parte do jogador como da administração leonina, a renovação contratual já foi abordada, mas encontra-se em suspenso, ficando remetida para o final da época, salvo a chegada de uma proposta formal considerada convincente.
Recorde-se que, em julho passado, o Sporting investiu 2,25 milhões de euros para passar a deter 90% do passe do extremo. O Amora, primeiro clube de Catamo em Portugal, conservava então 75% dos direitos económicos, enquanto o Black Bulls, de Moçambique, mantinha 85%.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma 26 partidas. Nos 1.537 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto, que tem contrato até junho de 2028, conta com seis golos e assistiu os companheiros de equipa em quatro ocasiões.