Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O desempenho de João Pereira ao serviço do Sporting não tem sido consensual. A quebra de rendimento da equipa verde e branca desde que Ruben Amorim rumou ao Manchester United faz correr muita tinta e a perda de 'potência' de Viktor Gyokeres é uma das nuances apontadas ao técnico verde e branco. Ana Soares acredita existir um desgaste por parte do treinador leonino, tendo em conta as comparações com o antecessor.
"João Pereira deve acabar as conferências de imprensa do Sporting alguns quilos mais magro, como acontece com os pilotos de Fórmula 1 depois de uma corrida de Grande Prémio. Acima um excerto da última conversa com os jornalistas, antes do jogo com o Boavista, em que continuou a ter de responder a mais perguntas sobre Ruben Amorim do que sobre ele próprio", disse, ao jornal A Bola.
Ana Soares aponta um "descarrilar de resultados" que "fez cair os adeptos numa depressão e condenou João Pereira a ver eternamente invocado" o atual técnico do Manchester United, principalmente em comparações com o tom comunicativo. A diferença nas conferências de imprensa vem sendo bastante escrutinada, com o antigo lateral-direito a mostrar-se uns níveis abaixo no que toca à interação com a imprensa.
"Ele bem tenta e pelo meio fez a barba, mas frases como as de cima suscitam um ‘ele disse mesmo aquilo’? Ainda mal se estabeleceu em Alvalade e fala em sair?", questiona a jornalista, antes de abordar a 'queda' do avançado sueco, que marcou apenas três golos nos seis jogos com João Pereira no comando técnico dos verdes e brancos.
"Há ainda coisas a desempacotar, como o travão repentino de Gyokeres que sim, marcou, mas continua longe daquelas exibições extraterrestres a que nos submetia. Já ganha jogos, falta também mostrar que ganhou os jogadores", admite.
A capacidade de jogar em profundidade e galgar metros do terreno com a bola controlada era, até agora, uma das grandes armas do goleador-mor de Alvalade, no entanto, além de Ana Soares, vários são os especialistas que apontam diferenças de comportamento desde a saída de Ruben Amorim.
'Camisola 3' dos verdes e brancos não apresentou qualquer lesão, mas João Pereira foi obrigado a tirar central neerlandês da partida diante do Boavista
|
0João Pereira foi obrigado a riscar Jeremiah St. Juste da receção ao Boavista. Um síndrome gripal afastou o central do Sporting, que entretanto recuperou totalmente e treinou sem quaisquer limitações na Academia Cristiano Ronaldo, sendo opção para a partida diante do Santa Clara.
O defesa neerlandês juntou-se aos restantes companheiros, após ter falhado a 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic devido a problemas de saúde. O jogador vinha tendo minutos de jogo regulares, uma vez que parece, para já, ter dado 'um descanso' às lesões.
É possível que, tendo em conta a gestão necessária ao plantel, João Pereira volte a colocar o veloz central no onze inicial. Eduardo Quaresma, Zeno Debast e Matheus Reis foram titulares no campeonato, mas poderá haver mudanças na Taça de Portugal.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, St. Juste – avaliado em 8 milhões de euros – leva 11 encontros: cinco na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. Ao todo, o defesa-central contabiliza 436 minutos, não tendo marcado qualquer golo ou feito qualquer assistência.
Jeremiah St. Juste chegou ao Sporting em 2022, oriundo do Mainz, da Bundesliga, a troco de quase 10 milhões de euros. Desde então, o defesa-central neerlandês realizou 58 encontros, marcou dois golos, fez uma assistência e conquistou um Campeonato Nacional (2023/24). O atleta tem contrato com os leões até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Guardião bósnio chegou a Alvalade no mercado de verão, oriundo do Raków, mas exibições ainda não convenceram adeptos dos leões
|
0Vladan Kovacevic será titular diante do Santa Clara. João Pereira vai lançar o bósnio no onze inicial do Sporting, em detrimento de Franco Israel. A dupla - que estatisticamente é das piores da Liga - vem sendo muito criticada, com principal destaque para o antigo guardião do Raków, que ainda não convenceu os adeptos.
À semelhança do que tem vindo a acontecer nos jogos da Taça de Portugal, este não será exceção, com o treinador dos leões a dar descanso ao 'camisola 1', optando por entregar mais minutos ao atleta que chegou a Alvalade no último mercado de verão, mas que tarda em impressionar.
Comparando as 'folhas' dos dois guarda-redes do Sporting, os números não enganam: apesar de Israel ter mais golos sofridos (14), também é que mais jogos (14) e minutos (1.260) tem somado, o que lhe dá uma média de um tento consentido por encontro. Kovacevic, por sua vez, leva 10 jogos disputados (930 minutos) e 11 golos encaixados, o que resulta numa média de 1,10 remates certeiros sofridos por partida.
Neste momento, os comandados de João Pereira seguem na liderança da Liga Portugal Betclic 2024/25, com 36 pontos. O segundo lugar é ocupado pelo Benfica, que tem 31 pontos, mas menos dois jogos. No terceiro posto, está o Porto com 31 (menos um jogo).
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 18 de dezembro, frente aos açorianos do Santa Clara, em jogo relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
Plano tático de João Pereira vem sendo analisado em comparação com escolhas de Ruben Amorim e 'camisola 57' é um dos mais afetados
|
0Ruben Amorim lançou Geovany Quenda na equipa principal do Sporting. Sem Nuno Santos, que não iniciou a época a contas com uma lesão, o técnico viu-se, à data, obrigado a colocar Geny Catamo na ala esquerda, adaptando o jovem no corredor direito. João Pereira utilizou o internacional português como extremo, nos últimos dois encontros, e a mudança de posição dá que falar.
Paulo Sérgio crê que “a jogar mais liberto na frente não tem tanto aquela responsabilidade a nível defensivo, que tinha no processo com Ruben Amorim, em que lhe conferia mais responsabilidade naquilo que era a reação à perda da bola e também de posicionamento a nível defensivo. E não era de todo a posição dele, teve de aprender e os processos a nível defensivo não são fáceis”, disse, ao jornal A Bola.
“Uma coisa é certa: para estar naquela posição tem de ter qualidade acima da média, estamos a falar de um jovem de 17 anos e a pressão que estão a colocar sobre o miúdo já é enorme, mas junto dos melhores estão os bons. Ainda bem para o Quenda que tem por perto Gyokeres e Trincão”.
O treinador dos leões admitiu, após o jogo diante do Boavista, conhecer bem o jogador, que, na ótica do técnico, tem "falta de golo". Paulo Sérgio explica ser "algo que vem com a confiança. O arriscar no momento certo, a tomada de decisão também tem de ser a melhor, saber quando tem de rematar e quando tem de passar. Jogar a extremo pode ser mais vantajoso para aquela que tem sido a ideia de jogo do João Pereira".
“Quando um jogador está habituado a um sistema tático diferente, a uma comunicação diferente de outro treinador, numa posição que não era a sua da raiz, é difícil. Estamos a falar de um jovem de 17 anos e é normal que sinta pressão. Acho que, acima de tudo, o acompanhamento tem de ser muito bem feito por quem rodeia o Quenda. A própria equipa técnica tem de ter essa preocupação com o jogador”, concluiu o agora comentador desportivo, que fez carreira como futebolista, tendo sido formado em Alcochete.