Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rui Borges questionado pelas lesões no Sporting: "Ele até vai de estetoscópio..."

Treinador dos leões não tem tido vida fácil desde que se juntou ao Clube a 26 de dezembro de 2024, com o plantel sempre desfalcado por lesões

Rui Borges, treinador do Sporting, tem sido questionado acerca das lesões no Clube de Alvalade, que têm desfalcado muito o plantel
Rui Borges, treinador do Sporting, tem sido questionado acerca das lesões no Clube de Alvalade, que têm desfalcado muito o plantel

  |

Icon Comentário0

Rui Borges, treinador do Sporting, não tem tido vida fácil desde que assumiu o cargo de técnico principal dos leões. O português, que chegou a 26 de dezembro, tem visto o seu plantel constantemente fustigado por lesões, e o empate frente ao AFS culminou numa sequência de cinco jogos sem vencer para os verdes e brancos. Ana Soares, jornalista do jornal 'A Bola', aproveitou o seu espaço de opinião para abordar as dificuldades físicas dos leões.


"Jogar de três em três dias (quando não é menos) ou ter uma semana, como os treinadores dizem, limpa, para poder treinar? Por um lado, significa que a equipa luta em várias frentes, por outro que mal tem tempo para respirar. Hoje em dia queixam-se de que nem treinar conseguem, é só recuperar e falar do jogo seguinte", começou por escrever a jornalista portuguesa.


Prosseguiu: "Um pouco como os jogadores nas entrevistas rápidas — sempre a pensar no jogo seguinte em vez de analisar o encontro acabado de disputar. Rui Borges, treinador do Sporting, anda tanto nessa linha, que estou sempre à espera de o ver entrar na conferência de imprensa de bata branca. Isto porque já foi forçado a dizer o óbvio: «Não sou médico.» Não me passou despercebido que tinha vestida uma camisola branca quando o disse, não, mas na minha imaginação ele até vai de estetoscópio", explicou Ana Soares.


Relembrou, depois, que o número de lesionados no Clube de Alvalade, que não tem parado de aumentar nas últimas semanas, condiciona as perguntas dos jornalistas a Rui Borges, que já se viu obrigado a admitir que a gestão poderá ter de mudar em certas competições, como a Taça da Liga.

"Com oito indisponíveis — St. Juste, Bragança, João Simões, Nuno Santos, Pedro Gonçalves, Morita, Hjulmand e Geny Catamo — se calhar temos de lhe chamar dr. Rui Borges, mas ele colocou o dedo na ferida: «Acho que quem manda deve mesmo olhar para este acumular de jogos infinitos». Infelizmente, FIFA e UEFA não ouvem. Seja ou Portugal ou outra grande liga. «É o que é», diz ele", rematou Ana Soares.



Futebol

Campeonato aceso e disputado acaba com o 10.º título do Sporting

Clube verde e branco venceu o Caldas por 3-0 e celebrou o campeonato de 1957/58 em Alvalade, diante de um estádio repleto de adeptos em festa

Em 1958, o Sporting venceu o 10º Campeonato Nacional, que seria o primeiro título no Estádio José Alvalade
Em 1958, o Sporting venceu o 10º Campeonato Nacional, que seria o primeiro título no Estádio José Alvalade

  |

Icon Comentário0

A temporada de 1957/58 do campeonato nacional foi marcada por uma disputa acesa entre Sporting e Porto, que chegaram à jornada decisiva empatados em pontos. No entanto, os leões beneficiavam da vantagem nos confrontos diretos, fruto da vitória por 3-0 no arranque da competição.


No último jogo, a equipa leonina tinha um desafio teoricamente mais acessível, ao receber o Caldas, no Estádio José Alvalade, enquanto os portistas defrontavam o Belenenses, no Restelo. O ambiente em Lisboa era de grande festa, com um estádio repleto de adeptos ansiosos por celebrarem um título que já fugia há três anos.


Com Vadinho e Travassos recuperados, o Sporting entrou em campo na máxima força e cedo confirmou o favoritismo. Logo aos 10 minutos, o capitão Travassos abriu o marcador com um remate de fora da área, levantando as bancadas e dando início à festa verde e branca. O Caldas ainda assustou por intermédio de Lenine, obrigando Carlos Gomes a uma defesa atenta. No entanto, os leões mantiveram o controlo da partida e, aos 30 minutos, ampliaram a vantagem. João Martins concluiu com mestria uma jogada bem trabalhada pelo ataque leonino, fixando o 2-0 ao intervalo.


Com o título cada vez mais próximo, os adeptos já festejavam nas bancadas com balões e serpentinas. Na segunda parte, o Sporting manteve o ritmo e, aos 55 minutos, Vasques fez o terceiro golo de cabeça, após um cruzamento preciso de João Martins, selando o resultado final. Os minutos finais foram de pura emoção, com os adeptos a invadirem o relvado ainda antes do apito final, ansiosos por festejar com os seus ídolos. As autoridades tiveram dificuldade em conter a euforia, mas o árbitro Mário Mendonça conseguiu encerrar o jogo dentro da legalidade.

Os jogadores e o treinador Enrique Fernández foram erguidos em ombros num momento histórico para o clube. Este triunfo marcou o oitavo e último campeonato para Vasques e Travassos, figuras icónicas do Sporting, e o primeiro título conquistado no então recente Estádio José Alvalade. Era o 10.º campeonato nacional e o fim de uma era gloriosa, mas também o início de novas esperanças para os adeptos leoninos.



Futebol

Varandas e Rui Costa apanhados em amena cavaqueira após ‘guerra’ entre Sporting e Benfica (Vídeo)

Presidentes dos clubes rivais de Lisboa foram vistos em momento de diversão, onde riem em conjunto, numa altura em que muitas acusações foram trocadas

Rui Costa e Frederico Varandas foram apanhados a partilhar um momento de diversão numa altura de guerra entre Sporting e Benfica
Rui Costa e Frederico Varandas foram apanhados a partilhar um momento de diversão numa altura de guerra entre Sporting e Benfica

  |

Icon Comentário0

O futebol em Portugal tem vivido momentos de alguma tensão, com vários clubes a direcionarem críticas ás arbitragens - e críticas entre si. Tal é o que se tem verificado entre Benfica e Sporting, com ambos os Presidentes a estarem envolvidos em trocas de 'galhardetes' entre os dois rivais eternos de Lisboa.


Este clima de crítica e tensão não parece, no entanto, criar mau ambiente entre os dois Presidentes dos grandes de Lisboa. Frederico Varandas e Rui Costa estiveram ambos presentes na tomada de posse de Pedro Proença como novo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, em representação de Sporting e Benfica, respetivamente.


Os dois não parecem minimamente chateados com o estado dos clubes e do futebol em Portugal. Num vídeo capturado durante o evento, é possível ver os quatro presidentes dos primeiros quatro classificados da Liga Portugal Betclic. André Villas Boas, António Salvador ao seu lado, seguido de Frederico Varandas e Rui Costa.


Os líderes dos clubes de Lisboa não se limitaram a sentar-se um ao pé do outro. Nas imagens que foram capturadas durante o evento, é possível ver os dois a partilhar um momento de diversão, com algumas gargalhadas a serem trocadas entre os dois, que mantém uma postura amigável durante o vídeo que está disponível.

Nas redes sociais, já começaram as críticas para com ambos os Presidentes. Numa altura em que os clubes portugueses têm trocado acusações sobre a arbitragem em Portugal, os adeptos têm demonstrado o seu espanto pela proximidade demonstrada pelos dois responsáveis máximos de Sporting e Benfica.


Veja, aqui, o vídeo do momento:


Futebol

Do sonho à glória: A história de Carlos Pereira no Sporting

Antigo defesa-esquerdo destacou-se no clube verde e branco entre 1972 e 1975, conquistando um Campeonato Nacional e duas Taças de Portugal

Carlos Pereira, ex-jogador e treinador do Sporting, brilhou no clube verde e branco durante vários anos
Carlos Pereira, ex-jogador e treinador do Sporting, brilhou no clube verde e branco durante vários anos

  |

Icon Comentário0

Carlos Eduardo da Silva Pereira nasceu a 23 de fevereiro de 1949, em Lisboa e celebrou este domingo 76 anos de vida. Começou no Sporting aos 13 anos, sendo apadrinhado por Travassos, que o lançou como defesa-esquerdo. Durante anos, evoluiu na equipa de reservas até ter a sua estreia oficial na equipa principal em 1972, sob a orientação de Ronnie Allen.


O primeiro jogo de Carlos Pereira pelos leões foi a 10 de setembro de 1972, frente ao Porto, nas Antas, numa partida que terminou com uma vitória verde e branca por 1-0. A sua consistência valeu-lhe a titularidade durante quase toda a época, ajudando o Sporting a conquistar a Taça de Portugal.


Na temporada seguinte, manteve-se como titular e foi peça fundamental na campanha vitoriosa que culminou com a conquista do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal, garantindo a famosa "dobradinha" de 1973/74. Disputou um total de 38 partidas, demonstrando grande regularidade e entrega ao jogo.


O último ano de Carlos Pereira em Alvalade foi o de 1974/75. Apesar de continuar como principal opção para a lateral-esquerda, acabou por perder protagonismo com a chegada do brasileiro Da Costa. O seu derradeiro jogo com a camisola verde e branca aconteceu a 29 de maio de 1975, na meia-final da Taça de Portugal frente ao Boavista.

Deixou Alvalade após três temporadas na equipa principal, totalizando 86 encontros oficiais sem registo de golos. Seguiu para o Estoril, onde jogou ao lado de Eusébio e Simões, e mais tarde para o Belenenses, clube onde encerrou a carreira de futebolista na época 1981/82 e iniciou a sua jornada como treinador.


Como técnico, passou por diversos clubes, incluindo Alverca e Sporting, onde integrou a equipa técnica de Paulo Bento entre 2005 e 2009, ajudando os leões a conquistar duas Taças de Portugal e duas Supertaças. Em 2008, foi distinguido com o Prémio Stromp, na categoria Especial. Carlos Pereira é irmão de Aurélio Pereira, figura emblemática na prospeção de talentos do Sporting, e pai da cantora Rita Redshoes. Fez parte da lista de João Benedito nas eleições de 2018, candidatando-se à vice-presidência para o futebol.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Pedro Proença vai assumir liderança e correr com ex Sporting da FPF
Futebol

Pedro Proença vai assumir liderança e correr com ex Sporting da FPF

 

Icon Comentário0
Rogério Azevedo 'rasga' Diomande por erro no AVS - Sporting: "É preciso ter controlo emocional..."
Futebol

Rogério Azevedo 'rasga' Diomande por erro no AVS - Sporting: "É preciso ter controlo emocional..."

 

Icon Comentário0
Boa notícias para Viktor Gyokeres! Avançado do Sporting volta a...
Futebol

Boa notícias para Viktor Gyokeres! Avançado do Sporting volta a...

 

Icon Comentário0