
Futebol
Oficial! Trabalhou com João Pereira no Sporting e é atirado porta fora do Braga por António Salvador
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Nicolò Zaniolo: foi este o nome que, segundo André Pinotes Batista, o Sporting esteve muito perto de contratar. Num artigo de opinião no jornal ‘Record’, o comentador afeto ao Clube de Alvalade aborda a novela em torno da contratação de um segundo avançado - Roque ou Ioannidis - e pede confiança no trabalho de Hugo Viana.
"Transferência falhada de Zaniolo, na vez de quem foi contratado Fresneda"
“Há quem lhes chame novelas de mercado, no entanto, esta é apenas a espuma superficial que é visível a quem ambiciona contratar jogadores de indiscutível craveira. Poucos se lembram, mas também assim foi com os felizes procedimentos de aquisição de Viktor Gyökeres e Morten Hjulmand, bem como da transferência falhada de Nicolò Zaniolo, na vez de quem foi contratado Iván Fresneda”, afirmou André Pinotes Batista.
“Se a comunicação social avança – com propriedade e fundadas fontes – que é Fotis Ioannidis o escolhido da estrutura verde e branca, logo os corações de leão se aceleram nas conversas de rede social, nos encontros de praia e nos debates de café. Se, na sequência de fresca notícia em torno de um alegado interesse em Vítor Roque, Hugo Viana viaja até Barcelona, logo o amor grego se esboroa e se compõem odes em belíssimo Português do Brasil”, refere André Pinotes Batista.
“Cada um de nós só pode amar verdadeiramente aquilo que conhece e quando – como é o caso – só podemos ver aquilo que nos põem à frente sofremos de forma conduzida e desnecessária, sem querer perceber que a aquisição de atletas internacionais desta qualidade obedece a estratégias negociais complexas, em que os nervos de aço, a disciplina e a manutenção de vários alvos são fundamentais”, argumenta André Pinotes Batista.
“Em 2024, e ao invés deste último caso, temos bastas razões para tranquilizar o nosso peito. Se o helénico ou as suas circunstâncias não lhe permitirem viajar para Lisboa, o jovem prodígio brasileiro também fará as nossas delícias. Somos assim. Ambivalentes. E não faz mal. Não se esqueçam, no entanto, que lá fora também se leem os nossos jornais e isso ajuda. Sem ansiedade, deixemos, pois, Hugo Viana trabalhar. Não tem corrido mal”, finaliza André Pinotes Batista.
Não perca os melhores momentos de Nicolò Zaniolo:
Capitão do Clube de Alvalade é um dos jogadores mais influentes na equipa verde e branca; SAD não quer perder jogador no mercado de verão
|
O Sporting está disposto a oferecer um bónus a Morten Hjulmand para que o capitão fique em Alvalade, sabe o Leonino. O jogador dinamarquês é um dos alvos mais apetecíveis do plantel, pelo que a SAD pretende oferecer uma compensação financeira ao futebolista.
Ao que o nosso Jornal apurou, o jogador de 25 anos não planeia sair dos leões. No entanto, dada a mais do que provável saída de Viktor Gyokeres, a Direção, liderada por Frederico Varandas, não quer correr o riscos de perder mais um dos pilares para a próxima temporada.
Em Inglaterra há clubes bem atentos ao atleta. Arsenal, Manchester United e Tottenham estão de olho no jogador. Também os espanhóis do Barcelona já manifestaram interesse em contratar o pupilo de Rui Borges, que está avaliado em 40 milhões de euros.
O Presidente do Sporting já avisou todos os interessados: uma eventual saída apenas pela cláusula de rescisão, fixada em 80 milhões de euros, visto ser uma das peças principais do plantel e só deixam que o jogador saia se o montante em causa for pago a pronto.
Morten Hjulmand ganhou o estatuto de capitão no início da presente temporada, devido à influência que cedo manifestou dentro e fora de campo, onde se revelou líder. Na pré-época, Ruben Amorim deu-lhe a braçadeira, mas as qualidades do médio despertaram o interesse de vários clubes nas principais ligas europeias.
Triunfo frente ao Vitória de Guimarães (2-0) na 34.ª jornada da Liga Portugal Betclic rendeu bem mais do que o 25.º título de campeão nacional
|
O Sporting garantiu a entrada direta na fase de liga da Liga dos Campeões da próxima edição de 2025/26, fruto do título conquistado na Liga portuguesa, ou seja 18,62 milhões de euros, correspondentes ao prémio de entrada na competição, valor a que se podem somar outros valores e assim ultrapassar os 30 milhões.
Além dos 18,62M iniciais, os verdes e brancos vão receber uma quantia entre os 5,88 e os 7,26 M, decorrente da ‘Non-European Part’ do denominado ‘Value Pillar’. O valor concreto depende da classificação do Clube de Alvalade no ranking da UEFA a 10 anos, que se fixará entre o 16.º e o 20.º lugar. Na temporada passada, por exemplo, o Sporting arrecadou 7,26M, dado o 16.º lugar neste ranking.
Já a parcela ‘European Part’ do ‘Value Pillar’ é calculada a partir de dois fatores – o ranking da UEFA a cinco anos e o do ‘Media Value’ (relativo ao mercado televisivo). No primeiro fator, o Sporting ficará classificado entre o 18.º e os 25.º lugar, enquanto, no segundo, os leões estarão colocados entre a 25.ª e 32.ª posição. Calculando a média entre os dois rankings, o mais provável é o Clube de Alvalade ocupar o 25.º ou 26.º lugar, o que permitiria um encaixe entre os 10,28 e os 11,22 milhões de euros.
Contas feitas, o valor total que entrará nos cofres do Sporting vai se fixar entre os 34,78 e os 37,1 M. Para a quantia se aproximar do limite máximo, há um conjunto de fatores que pode beneficiar os leões. Um deles é o Bolonha ficar em quarto lugar na Serie A italiana e, consequentemente, garantir presença direta na Liga dos Campeões. De resto, também interessa ao Clube de Alvalade que Aston Villa, Newcastle e Nottingham Forest garantam as última cinco vagas da Premier League, além de Benfica, Club Brugge, Rangers, Feyenoord e Nice sejam eliminados nas pré-eliminatórias.
No que diz respeito ao ranking do ‘Media Value’, o Sporting também espera que os clubes da Polónia, Noruega (Bodo/Glimt e Brann ), Escócia (Celtic e Rangers), Suécia (Malmo), Dinamarca, Áustria e Suíça (Basileia) falhem o apuramento, nas eliminatórias que antecedem a fase de liga da Liga dos Campeões.
Jornalista especialista no mercado de transferências garante que jogador e Direção têm acordo para que futebolista abandone Alvalade no verão
|
Viktor Gyokeres está a viver os últimos dias com a camisola do Sporting. O avançado sueco vai mesmo deixar o Clube leonino no final da temporada. Um pacote a rondar os 65 milhões de euros podem ser suficientes para que o goleador diga adeus ao emblema verde e branco.
Fabrizio Romano, jornalista especialista no mercado de transferências, garante que o Sporting e Viktor Gyokeres estão acordados há meses para a saída do jogador. Ainda assim, não é certo o destino do ainda pupilo de Rui Borges, sendo que o Arsenal e o Manchester United são os maiores interessados.
"Podem ser 60 mais bónus. Podem ser 65 com bónus incluído"
"Gyokeres está de saída do Sporting e abandonar de certeza e por bem menos do que os 100 milhões de euros da cláusula de rescisão. A minha informação é de que sairá por valores a rondar os 65 milhões de euros. Podem ser 60 mais bónus. Podem ser 65 com bónus incluído", disse na rede social 'X'.
Sobre o destino, Fabrizio Romano diz que o mesmo ainda não está definido: "O Manchester United ainda está na corrida, segundo as minhas informações. Sabemos que também há interesse do Arsenal. Há vários clubes interessados no jogador, mas esses dois emblemas mantêm-se como os principais interessados na sua contratação", revelou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 51 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.130 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 53 golos e fez 13 assistências. Após o triunfo frente aos vimaranense, o jogador abordou uma possível saída.