Clube
Lista de Varandas apresenta novo nome para Presidente da MAG do Sporting
31 Jan 2026 | 10:17
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
06 Mar 2020 | 16:44 |
A Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (ANTF) manifestou, esta quinta-feira, 5 de março, “indignação e repúdio” pela contração de Rúben Amorim como treinador da equipa principal de futebol do Sporting CP. Em comunicado, a ANTF considera que se trata de um “triste episódio, que desprestigia a imagem a Futebol Português e desvirtua a verdade desportiva”.
No mesmo comunicado, a ANTF lamenta que “num país com os melhores jogadores e treinadores do mundo, se continue a assistir, impunemente, a constantes atropelos à Lei e ao Regulamento de Competições da Liga Portugal”. Neste sentido, o organismo em questão diz estranhar que “um Clube, com larga tradição na formação de talentos, patrocine este tipo de situações desconformes com a Lei, em clara negação do seu legado”.
A ANTF reforça, ainda, a “necessidade premente de alteração do Regime Jurídico das Federações Desportivas”, bem como diz ficar à espera da atuação da Secretária de Estado do Desporto perante aquilo que considera serem atropelos à lei em vigor: “Face ao reiterado incumprimento do Regulamento de Competições da Liga (…) aguardamos uma tomada de posição da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, porquanto, consideramos que este constante clima de afronta às Lei da República não podem continuar num Estado de Direito”.
Por fim, o comunicado da ANTF termina dizendo que “o Futebol Português não pode ser uma terra sem lei, como não pode continuar a ser uma exceção ao Estado de Direito. Não pretendemos personalizar, mas cumpra-se a Lei!”.
Recorde-se que, aquando da contratação de Jorge Silas, a ANTF, pela voz do seu Presidente, José Pereira, tinha tecido duras críticas ao sucedido: “Custa-me a acreditar que uma pessoa licenciada em medicina, como o presidente do Sporting CP, admita para exercer funções quem não está devidamente habilitado. São situações tão ridículas como inaceitáveis”.
Leia o comunicado na integra:
“A Direção da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol, ao tomar conhecimento, através da comunicação social, da recente contratação de Rúben Amorim para o cargo de treinador principal da equipa sénior masculina do Sporting Clube de Portugal – Futebol SAD, vem publicamente, e mais uma vez, manifestar a sua indignação e repúdio, por mais este triste episódio, que desprestigia a imagem a Futebol Português e desvirtua a verdade desportiva.Lamentamos que num país com os melhores jogadores e treinadores do mundo, se continue a assistir, impunemente, a constantes atropelos à Lei e ao Regulamento de Competições da Liga Portugal, desconsiderando – desvalorizando até –, o esforço dos treinadores cumpridores – a esmagadora maioria – que, com esforço pessoal e financeiro, cumprem o estatuído na Lei, investindo de forma séria, comprometida e sem ultrapassagens pela direita, na sua carreira profissional e na sua formação profissional.
Estranhamos que um Clube, com larga tradição na formação de talentos, patrocine este tipo de situações desconformes com a Lei, em clara negação do seu legado.
Reforçamos, por isso, a necessidade premente de alteração do Regime Jurídico das Federações Desportivas, importando repor igualdade de critérios e de oportunidades para TODOS os Treinadores de Futebol. Face ao reiterado incumprimento do Regulamento de Competições da Liga – aprovado pelos próprios Clubes –, e do Regime de Acesso e Exercício da Atividade de Treinador de Desporto, aprovado pela Assembleia da República, aguardamos uma tomada de posição da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, porquanto, consideramos que este constante clima de afronta às Lei da República não podem continuar num Estado de Direito.
“O Futebol Português não pode ser uma terra sem lei, como não pode continuar a ser uma exceção ao Estado de Direito”.
Não pretendemos personalizar, mas cumpra-se a Lei!»
Empresário de 45 anos e proprietário do restaurante ‘O Cantinho do Sá' vai candidatar-se à Presidência do Clube de Alvalade e há novidades
11 Fev 2026 | 11:27 |
A possibilidade ganhou força nos últimos dias e tornou-se pública na última semana: Bruno Sá, empresário de 45 anos e proprietário do restaurante ‘O Cantinho do Sá’, situado junto ao Pavilhão João Rocha, vai candidatar-se à presidência do Sporting para o quadriénio 2026-2030, enfrentando Frederico Varandas.
Segundo o jornal Record, o projeto tem como principal objetivo dar voz a várias preocupações manifestadas por Sócios e adeptos leoninos. As listas candidatas aos órgãos sociais encontram-se já fechadas e foram igualmente reunidas as mil assinaturas necessárias para formalizar a candidatura, superando o número mínimo de subscritores exigido pelos estatutos do Clube.
A entrega oficial da candidatura está agendada para quinta-feira, data-limite para a formalização das listas. Bruno Sá deverá deslocar-se aos serviços do Sporting pelas 14h30, acompanhado pela sua equipa, para proceder à submissão da proposta, que será posteriormente analisada pelos serviços competentes. A assembleia eleitoral está marcada para 14 de março.
Vale lembrar que, na gala dos Prémios Stromp, no passado mês de dezembro, Frederico Varandas anunciou a recandidatura: “Consideramos estar a meio da nossa missão e da escola de onde venho nunca se sai a meio de uma missão. Quero aqui anunciar que nos iremos recandidatar às eleições de março de 2026”.
Na passada quinta-feira, através do jornal oficial do Clube, tornou-se pública a marcação das eleições. O ato terá lugar no Pavilhão João Rocha, entre as 09h00 e as 20h00 no próximo dia 14 de março. Esta calendarização decisiva foi anunciada formalmente pelo órgão da Mesa da Assembleia Geral, presidido atualmente pelo Sócio João Palma.
Acusações à decisão da estrutura verde e branca vieram a público esta segunda-feira, dia 9 de fevereiro, depois de alguns acontecimentos durante o fim de semana
09 Fev 2026 | 11:53 |
A Direção do jornal desportivo O Jogo vai apresentar uma exposição à Entidade Reguladora para a Comunicação Social, ao Sindicato de Jornalistas e à Federação Portuguesa de Basquetebol, na sequência da decisão do Sporting de impedir a entrada da jornalista Catarina Domingos no encontro Clássico, da 14.ª jornada da Liga Betclic, realizado a 7 de fevereiro, no Pavilhão João Rocha, que os leões acabaram por perder.
Segundo a Direção do órgão de comunicação social, integrado no grupo Notícias Ilimitadas, a medida constitui “de uma posição grave do clube leonino, que viola a liberdade de Imprensa - incluindo o direito a informar sem impedimentos nem discriminações - e que parece visar, de forma inequívoca, e condicionar o trabalho de todos os jornalistas de um título com quase 41 anos de história”.
O jornal estabelece ainda uma ligação entre esta decisão e uma notícia publicada dias antes, que referia o desagrado de Morten Hjulmand pela recusa do Sporting em aceitar uma proposta do Atlético de Madrid, situação que terá estado na origem da ausência do jogador da convocatória para o jogo com o Nacional, da 20.ª jornada do campeonato.
“O jornalismo não se submete a interesses, nem ajusta o momento da publicação de uma notícia ao calendário desportivo ou à conveniência de terceiros. O JOGO não aceita este tipo de posições, seja de que clube for. Impedir o acesso de um jornalista a um evento público é grave e, como tal, vamos agir em conformidade”, afirmou o diretor, Nuno Vieira.
Numa nota final publicada no seu site, a Direção do jornal lamenta igualmente o cancelamento, “em cima da hora”, de uma entrevista com Kiko Costa, atleta do Sporting e da Seleção Nacional de andebol, como consequência dos incidentes acima referidos.
Empresário assumiu que irá avançar, optando por adiar explicações mais detalhadas sobre os motivos que sustentam essa escolha
04 Fev 2026 | 09:25 |
Bruno Sá, proprietário do restaurante 'Cantinho do Sá', localizado nas proximidades do Estádio José Alvalade, vai apresentar-se como candidato à presidência do Sporting. Desta forma, Frederico Varandas não será assim o único candidato ao próximo ato eleitoral.
A hipótese de existir um opositor foi agora confirmada pelo próprio ao jornal 'A Bola'. O empresário assumiu que irá avançar, optando por adiar explicações mais detalhadas sobre os motivos que sustentam essa escolha e prepara-se para reunir as assinaturas necessárias à formalização da candidatura.
A decisão surge após vários incentivos de figuras ligadas ao Clube que não se identificam com a liderança de Frederico Varandas. Apesar de estar consciente das dificuldades do desafio, o empresário pretende usar a campanha para trazer a debate temas relevantes para muitos adeptos.
Nos próximos dias deverão ficar mais claros os apoios reunidos, estando já praticamente definidas as listas para os diferentes órgãos sociais. O ato eleitoral terá lugar no Pavilhão João Rocha no sábado, dia 14 de março, entre as 09h00 e as 20h00. As candidaturas devem ser apresentadas até às 18h00 do próximo dia 12 de fevereiro.
Até ao momento, o único candidato oficialmente conhecido é Frederico Varandas, que se prepara para se recandidatar a um terceiro mandato. O dirigente, de 46 anos, lidera o Clube de Alvalade desde setembro de 2018, sendo o 43.º Presidente na história dos leões.
Lista de Varandas apresenta novo nome para Presidente da MAG do Sporting
31 Jan 2026 | 10:17
Parlamento aprova por unanimidade voto de pesar pela morte de figura histórica do Sporting
30 Jan 2026 | 17:25
Varandas fala de Mamede e faz ligação curiosa com jogo do Sporting: "Coincidência? Não creio"
30 Jan 2026 | 11:38