 
                        
                        Futebol
Froholdt leva baile de craque do Sporting e perde prémio da Liga para jogador dos leões
08 Out 2025 | 22:26
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
 Seguir
            Seguir
        
    Futebol
 
                                        27 Mar 2024 | 11:17 |
Andraz Šporar, avançado esloveno que já jogou pelo Sporting e que foi titular pela seleção que representa na vitória frente a Portugal (2-0), na passada terça-feira, admite não esquecer o Sporting. Prestou declarações sobre o amigável, a equipa dos leões, Viktor Gyokeres e ainda Ioannidis, colega de balneário, sobre quem tem havido rumores de uma possível transferência para Alvalade.
O ex Sporting Šporar começou por adereçar a disputa que teve lugar no Stožice Stadium, em Ljubljana, capital eslovena: "No geral, feito o balanço do jogo, penso que merecemos a vitória porque jogámos melhor. Três centrais de Portugal? Não foi surpresa… sabíamos que Portugal poderia jogar dessa forma. São um conjunto de jogadores com enorme qualidade seja qual for o sistema. Podemos esperar isto da Eslovénia no Europeu. Vamos lá para ganhar jogos. Como neste jogo, com força", declarou o avançado à Sport TV.
Andraz Šporar, futebolista que ostentou com o leão ao peito a camisola 9 verde e branca, de 2019 a 2021, admite não ter esquecido os tempos em Alvalade. Acompanha o campeonato português e espera uma vitória do Sporting, emblema a que tece elogios, assim como faz à mais recente sensação leonina, Viktor Gyokeres, que tem sido peça basilar para Rúben Amorim.
"Tenho acompanhado e vejo um Sporting no primeiro lugar, com menos um jogo, e quero que ganhem o título este ano. Gyokeres? Marca muitos golos … Estou feliz porque são golos que têm ajudado o Sporting", admitiu o esloveno. Quando questionado sobre Fotis Ioannidis, atacante grego com quem partilha balneário no Panathinaikos, e de quem se especula uma possível transferência para Alvalade, Šporar respondeu de forma mais sucinta: "É um avançado com muita força, mas penso que não é esse o tema nesta altura", chutou.
Andraz Šporar, atualmente com 30 anos, é opção recorrente no Panathinaikos. Na presente temporada, o futebolista soma 35 partidas onde já abanou as redes por 12 ocasiões, podendo estar prestes a superar o registo alcançado em 2022/23 – 37 jogos com 14 golos e quatro assistências, sendo peça importante da turma helénica.
Com a Listada verde e branca, o ponta de lança esloveno, que rendeu 3,5 milhões aos cofres verdes e brancos depois de ter custado cerca de 6 milhões, realizou 38 encontros, marcou 11 golos, fez uma assistência e conquistou um Campeonato Nacional (2020/21) e uma Taça da Liga (2020/21).
Ex internacional português assume, aos 38 anos, os 'Capões', estreando-se assim no futebol sénior, após ter pendurado as chuteiras em 2024/25
 
                                08 Out 2025 | 23:50 |
O Freamunde anunciou Vitorino Antunes, antigo jogador do Sporting, como treinador para a equipa principal. O ex internacional português assume, aos 38 anos, os 'Capões', estreando-se no futebol sénior após curta experiência nos sub-15 do emblema nortenho.
Antunes terminou a carreira na temporada passada, ao serviço do Paços de Ferreira. Enquanto jogador, além de Leixões e Sporting, também representou emblemas internacionais como Roma, Lecce, Livorno (Itália), Panionios (Grécia), Málaga, Getafe (Espanha), Dínamo de Kiev (Ucrânia).
O Freamunde é, neste momento, o oitavo classificado da Série 1 da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto, após cinco jornadas. Recorde-se que, em 2023/24, o clube iniciou o percurso na II Divisão distrital, na sequência da separação da SAD.
O ex-defesa esquerdo conta com uma forte ligação ao Freamunde, dado que completou toda a sua formação (entre 1995 e 2006) no clube. A partir daí, seguiram-se inúmeras experiências até terminar a carreira em 2024/2025, após um ano com 36 jogos (seis golos e duas assistências) no Paços de Ferreira.
Antunes, recorde-se, foi contratado pelo Sporting no início da temporada 2020/21 como jogador livre, após ter jogado três temporadas ao serviço do Getafe. Em Alvalade, sob comando técnico de Ruben Amorim, o antigo internacional português realizou 13 jogos, conquistou um Campeonato Nacional e uma Taça da Liga.
Veja a publicação:
Clube de Alvalade considera que palavras do dirigente máximo do Porto, durante a Gala Portugal Football Globes, não podem passar em claro
 
                                08 Out 2025 | 23:38 |
O Sporting vai apresentar uma participação disciplinar contra o presidente do Porto. No entender dos leões, as palavras de André Villas-Boas proferidas esta terça-feira, 7 de outubro, durante a Gala Portugal Football Globes "atentam contra a honra do Presidente Frederico Varandas e a reputação da Sporting SAD".
O emblema leonino considera que as palavras do dirigente máximo dos azuis e brancos são injuriosas para o Clube de Alvalade. Recorde-se que o presidente do Porto criticou o alegado encontro entre o dirigente e Pedro Proença "para fazer um mapeamento clubístico dos órgãos sociais da Federação".
"São declarações graves. Após as declarações sobre esse tema, escrevi uma mensagem ao presidente da Federação, Pedro Proença, porque se o seu lema é unir o futebol, declarações destas não podem passar impunes", disse Villas Boas, na Cidade do Futebol.
André Villas Boas sublinhou que, caso o encontro referido por Varandas tenha realmente acontecido, os clubes têm o direito de ser informados e de exigir transparência: "Não pode haver um mapeamento dos órgãos sociais da FPF sem que todos os clubes sejam informados do mesmo. Ou, pelo menos, que seja público e não entre duas pessoas. Acho as declarações graves. Se esse encontro aconteceu, se esse mapeamento aconteceu, todos temos o direito de saber quem são essas pessoas.
O líder máximo do Porto deixou um apelo direto a Pedro Proença, pedindo-lhe que exerça o seu papel de liderança e que ponha fim à polémica com clareza e firmeza. “Se quer unir tem de se chegar à frente e, de uma vez por todas, reafirmar a sua autoridade" (Recorde AQUI).
Figura histórica dos leões do emblema verde e branco diz que gestão do médio frente à equipa de Carlos Vicens "causou estranheza"
 
                                08 Out 2025 | 23:22 |
João Simões não foi convocado por Rui Borges para o Sporting - Braga (1-1). Carlos Xavier falou sobre a gestão feita pelo técnico do Clube de Alvalade e diz que a ausência do médio do jogo diante da equipa de Carlos Vicens "causou estranheza".
João Simões? Carlos Xavier: "Causou estranheza"
"É um jogador para o futuro. É verdade que depois de um bom jogo com o Napoli, não ir sequer para o banco com o Sporting de Braga causou estranheza. Mas o técnico tem a sua estratégia. Nesse jogo, o Morita foi titular e o Kochorashvili era a segunda opção. Talvez, não fazia sentido ter o João Simões na convocatória", comentou o antigo médio dos verdes e brancos, em declarações ao Desporto ao Minuto.
Carlos Xavier: "Haverá rotação e João Simões tem de aproveitar"
De seguida, Carlos Xavier acabou por falar da competição que o jovem jogador tem na equipa: "O miúdo tem de continuar a trabalhar. Tem menos experiência em relação à concorrência, mas eles não vão aguentar os jogos todos. Haverá rotação e o João Simões tem de aproveitar para deixar a sua marca. Entendo que tem capacidade para poder acrescentar mais que o Kochorashvili em termos ofensivos".
Quaresma? Carlos Xavier: "Raramente aguenta os 90 minutos"
De resto, o antigo jogador do Sporting também falou sobre outra gestão que é tema em Alvalade: a de Eduardo Quaresma. "O Quaresma 'desapareceu' da equipa também e é outro jogador que dá garantias na bola parada. No entanto, já reparei que tarda em afirmar-se. Raramente, aguenta os 90 minutos sem cãibras ou problemas físicos e só tem 23 anos de idade. Tem de trabalhar esse aspeto, pois é um jogador importante como vimos na época passada".
Carlos Xavier: "Ainda bem que estamos na paragem de seleções"
Para finalizar, Carlos Xavier deixou críticas à abordagem do Sporting na partida frente ao Braga, que terminou em empate (1-1): "Ainda bem que estamos na paragem para as seleções. A equipa, além de apresentar fadiga, tem de trabalhar urgentemente os lances de bola parada, que 'é um ai jesus'. Os jogadores envolvidos no processo defensivo parecem ter medo do contato, de irem ao choque com o adversário. Há que rever esse aspeto negativo. A ausência do Diomande não pode servir de justificação, embora dê mais segurança nesse tipo de lances".
 
                        
                        Froholdt leva baile de craque do Sporting e perde prémio da Liga para jogador dos leões
08 Out 2025 | 22:26
 
                        
                        Clube que venceu cinco Champions quer tirar Gonçalo Inácio do Sporting
08 Out 2025 | 22:17
 
                        
                        Central do Sporting pára três semanas por lesão, mas Rui Borges não está preocupado
08 Out 2025 | 21:16