Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
06 Out 2022 | 13:06 |
Leonel Pontes, ex-treinador do Sporting, acabou despedido do Covilhã cerca de 24 horas depois de ter perdido, de forma humilhante, com o Caldas, por 3-0. O jogo foi válido para a 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, ou seja, com este desaire, os serranos acabaram afastados da prova rainha.
Além de ficarem fora da prova, a verdade é que a campanha do antigo técnico dos leões esta temporada não estava nada famosa. O Covilhã ocupa o penúltimo lugar da Liga 2, com apenas cinco pontos: quatro derrotas em sete jornadas.
Leonel Pontes estava no Covilhã desde dezembro de 2021 e, desde então, garantiu a vitória no play-off de manutenção da Liga 2, frente ao Alverca. Alex Costa foi apresentado como seu sucessor esta quinta-feira, 6 de outubro.
Numa primeira ocasião, na temporada 2009/10, o técnico substituiu Paulo Bento após uma série de maus resultados. No único jogo em que esteve à frente dos destinos leoninos, Leonel Pontes empatou, a duas bolas, no terreno do Rio Ave, com golos de Matías Fernández (20’) e João Moutinho (45’). No segundo tempo, João Tomás (56’ e 60’) deu o empate aos vilacondenses. Carlos Carvalhal haveria de ser o seu sucessor.
Mais de uma década depois, na época 2019/20, Pontes foi o escolhido para liderar a equipa após o despedimento de Marcel Keizer, assumindo o comando por quatro jogos como interino: Boavista 1 – 1 Sporting; PSV 3 – 2 Sporting; Sporting 1 – 2 Famalicão e Sporting 1 – 2 Rio Ave; não tendo conseguido qualquer vitória. Nessa época, Leonel Pontes dirigia a equipa de sub-23 do Sporting. Os resultados também não foram os melhores: 31 jogos e apenas 14 vitórias.
Plantel verde e branco regressou à Academia Cristiano Ronaldo nesta sexta-feira, dia 9 de janeiro, com novidades para o técnico campeão nacional
09 Jan 2026 | 15:35 |
O Sporting retomou esta quinta-feira os trabalhos, em Alcochete, depois de dois dias de descanso concedidos por Rui Borges na sequência da derrota frente ao Vitória de Guimarães (1-2), nas meias-finais da Allianz Cup. No regresso aos treinos, o treinador contou com uma novidade no plantel.
Geny Catamo voltou a integrar a sessão, após ter estado ao serviço da seleção de Moçambique na Taça das Nações Africanas. Apesar de a equipa africana não ter conseguido o apuramento para os oitavos de final, o extremo leonino somou minutos na competição.
Tal como tem sido habitual, Rui Borges voltou a recorrer à equipa B, chamando aos trabalhos os jovens Daniel Ciesielski, Guilherme Silva, Rodrigo Dias e Flávio Gonçalves, tal como foi revelado pelo próprio Sporting através dos seus meios oficiais.
Quem ainda não marcou presença no relvado foi Zeno Debast. O central belga encontra-se praticamente recuperado da lesão no joelho esquerdo sofrida a 22 de outubro, no encontro frente ao Marselha, da terceira jornada da UEFA Champions League, sendo expectável que possa estar disponível para o próximo jogo do campeonato, frente ao Casa Pia, marcado para o dia 16.
No boletim clínico mantêm-se Salvador Blopa, Eduardo Quaresma, Mangas, Quenda, Nuno Santos, Pedro Gonçalves e Fotis Ioannidis. Ausente esteve igualmente Ousmane Diomande, que continua a representar a seleção da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas.
Mais recentes declarações do internacional dinamarquês são tema de conversa no Clube de Alvalade, devido a vários elogios a dragões
09 Jan 2026 | 14:56 |
A afirmação de Victor Froholdt em 2025 continua a merecer reconhecimento além-fronteiras e valeu-lhe a distinção de Futebolista do Ano na Dinamarca. Entre os muitos elogios recebidos, destacam-se os de Morten Hjulmand, capitão do Sporting, que não hesitou em voltar a sublinhar o impacto do médio do Porto tanto no clube como na seleção dinamarquesa.
"Pude ver desde o início, quando o Victor se juntou a nós [na seleção dinamarquesa], que o ritmo era muito alto. Joga rápido. Aquela capacidade de corrida e a energia que traz, tanto para o clube como para a seleção... Isso faz com que nos sintamos seguros por tê-lo, porque sabemos quão grandes são os espaços que ele cobre e como ele preenche o campo. Isso dá muito à equipa", destacou o médio leonino, que foi um dos nomes superados por Froholdt na corrida ao prémio.
Também Pierre-Emile Hojbjerg, internacional dinamarquês e médio do Marselha, deixou palavras de grande admiração pelo jovem centrocampista, elogiando não apenas o rendimento em campo, mas também o perfil humano: "Acho que o Victor tem uma atitude fantástica em campo e fora dele. Trabalha arduamente. Se alguém de 13, 14 ou 15 anos olhar para cima e perguntar: 'Que tipo de abordagem devo ter perante as coisas?', acho que o Victor Froholdt é um excelente exemplo. Trabalha arduamente e é humilde, mas mantém-se firme e entrega-se ao jogo".
Hojbjerg deixou ainda uma nota de apoio pessoal ao companheiro de seleção: "Se ele precisar de um bom conselho ou quiser apoiar-se um pouco num colega, será sempre bem-vindo. Caso contrário, tem permissão para continuar a cavalgar por aí fora".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 26 partidas: 16 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, duas na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga outra na Supertaça. Nos 2.342 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez três assistências.
Equipa leonina sofreu um grande desaire frente a rival e perde pontos importantes na qualificação para a próxima fase de competição europeia
09 Jan 2026 | 14:25 |
Edu Bosch, treinador de hóquei em patins do Sporting, lamentou a derrota por 4-1 frente ao Benfica, jogo da Liga dos Campeões de hóquei em patins, que se realizou no Pavilhão João Rocha, na última quinta-feira, dia 9 de janeiro.
Edu Bosch: “Não foi um grande jogo nosso”
“Acho que entrámos muito bem, mas temos de reconhecer que não foi um grande jogo nosso, sobretudo perdemos na intensidade e quando não se consegue igualar essa intensidade é muito difícil competir. Tentámos, os jogadores tentaram, porque têm coração, sentem a camisola que vestem, mas não chegámos ao que nós somos”, começou por analisar o treinador espanhol.
Bosch definiu a meta que quer cumprir na Liga dos Campeões. “O nosso objetivo é ficar entre os quatro primeiros para poder aceder a uma final-8 no mês de maio, onde vão estar oito grandíssimas equipas”.
Edu Bosch: “Estivemos menos intensos”
"Estamos em crescimento, também se cresce com estas derrotas e temos de aprender e se domingo (empate 2-2 na Luz para o Campeonato) estávamos contentes, temos de aprender. Não se decide nenhum título nesta altura e havemos de chegar a esse momento muito mais fortes. Poderia esconder-me com lesões, extracomunitários, mas hoje estivemos menos intensos do que normalmente somos nós e que estes jogos pedem", acrescentou Edu Bosch.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 11 de janeiro, frente ao CA Feira. O encontro diante da turma da terceira divisão nacional, a contar para os 16 avos de final da Taça de Portugal, jogar-se-á às 17h00, em Santa Maria da Feira.