
Futebol
Novos relatos de violência policial nos festejos do Sporting: "Levou com um bastão na boca"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres, avançado que se tem destacado como um dos jogadores mais relevantes da temporada, sendo peça fundamental na equipa de Rúben Amorim, tem inúmeros clubes europeus de renome interessados na sua contratação. Contudo, nem tudo é mau para o Sporting. O jogador sueco não saiu do banco na partida da seleção escandinava frente à Albânia (1-0), e regressa a Alvalade em forma para os dérbis com o Benfica.
Gyokeres está no país de origem, onde tem estado ao serviço da seleção para partidas amigáveis, embora a equipa orientada por Jon Dahl Tomasson não se tenha qualificado para o Euro2024. O jogador do Sporting nem chegou a entrar em campo na vitória da equipa sueca na passada segunda-feira, 25 de março, tendo-se ficado pelo banco de suplentes no Friends Arena, em Solna, Estocolmo. Gustaf Nilsson marcou o único golo da partida, aos 62 minutos.
A disputa em que o avançado do Sporting não pisou dentro das quatro linhas foi o segundo jogo de preparação da Suécia na paragem internacional que precede os jogos para o europeu. O primeiro confronto da seleção nórdica foi no Estádio D. Afonso Henriques, frente a Portugal. O triunfo de 5-2 dos comandos de Roberto Martínez contou com um golo de Gyokeres, da parte dos visitantes.
Até ao momento, Viktor Gyokeres – avaliado em 55 milhões de euros – leva, pelo Sporting, 39 encontros realizados (3.192 minutos), 36 golos e 13 assistências, sendo a grande figura da turma de Rúben Amorim na presente temporada. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, que poderá ainda vir a aumentar, tendo vários gigantes europeus interessados na sua contratação.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o sueco já custou 24,8 milhões aos cofres leoninos, sendo que existem, ainda, 3 milhões em objetivos por alcançar, o que pode atirar o investimento no sueco para bem perto dos 30 milhões (27,8).
Defesa de 21 anos lesionou-se e foi substituído aos 25 minutos do jogo com o Vitória de Guimarães, disputado no sábado, da 34.ª e última jornada da Liga
|
O defesa costa-marfinense Ousmane Diomande esteve hoje ausente durante os 15 minutos do treino do Sporting abertos à comunicação social, no Estádio Nacional, no Jamor, onde os leões vão defrontar o Benfica no domingo, na final da Taça de Portugal.
De acordo com o jornal Record, o defesa-central ficou na Academia de Alcochete e limitou-se a fazer tratamento ao joelho esquerdo. Vale lembrar que o internacional costa-marfinense teve de ser substituído aos 25 minutos do jogo frente ao Vitória de Guimarães, no passado sábado, com muitas queixas no joelho.
Em contrapartida, Rui Borges chamou três jovens jogadores à sessão de treino, no Jamor. Os centrais David Moreira e João Muniz e o médio Eduardo Felicíssimo - habitualmente utilizados na equipa B verde e branca - integraram os trabalhos da formação principal. O técnico dos leões contou ainda com Alisson Santos, extremo brasileiro contratado à União de Leiria, no mercado de inverno, e que apenas na próxima época será opção em jogos oficiais.
De resto, Rui Borges aguarda com expetativa a evolução da condição física de Hidemasa Morita. O médio internacional japonês terminou o encontro frente ao Vitória de Guimarães com dores musculares, mas, ao que tudo indica, estará totalmente apto para o encontro decisivo frente ao clube da Luz.
O Sporting – Benfica, referente à final da Taça de Portugal, joga-se a partir das 17h15 do próximo domingo, dia 25 de maio, no Jamor. No dérbi, o Clube de Alvalade vai procurar conquistar a 18ª prova rainha do seu palmarés e carimbar a conquista da dobradinha, que escapa aos verdes e brancos desde a temporada 2001/02.
Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou nomeados para duelo decisivo da prova rainha, que se vai disputar no Jamor
|
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, dia 21 de maio, a equipa de arbitragem nomeada para a final da Taça de Portugal. Luís Godinho foi o escolhido para apitar o encontro entre Sporting e Benfica.
O juiz da Associação de Futebol de Évora foi eleito árbitro principal do duelo e contará com Rui Teixeira e Pedro como assistentes. Já o quatro juiz será Sandra Bastos, enquanto que o VAR contará com o contributo de Tiago Martins. Vasco Santos está no AVAR1. Sérgio Jesus será o AVAR2.
Luís Godinho não traz boas memórias aos adeptos do Clube de Alvalade. O jogo entre Braga e Sporting, da 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic, ficou marcado por um lance muito polémico de arbitragem. À passagem dos 21 minutos, depois de cruzamento para a área leonina, Debast tentou aliviar o lance, mas acabou por enviar o esférico para os pés de Ricardo Horta que fez o primeiro da partida. No entanto, Franco Israel acaba por ser derrubado por El Ouazzani e, desta forma, impedido de evitar o remate do internacional português.
Dias depois, Iturralde González, antigo árbitro, garantiu que o juiz do encontro e a equipa responsável pelo VAR erraram de forma grosseira (Reveja o lance AQUI) no lance que abriu o placard na Pedreira, visto que houve falta sobre o guardião uruguaio do emblema verde e branco.
“O golo devia ter sido anulado. Avançado (Gabriel Martinez) do Braga derruba o guarda-redes do Sporting e não deixa que este continue na jogada. O árbitro e o VAR consideraram que não era falta. Para mim, existe um derrube claro do guarda-redes e uma falta do avançado antes do golo, pois deixa o guarda-redes no chão e não lhe dá possibilidade de disputar a bola. Foi falta”, disse, ao jornal Record. Os leões, no entanto, viriam a vencer por 4-2.
Comentador afeto ao emblema verde e branco socorreu-se dos números e arrasou rivais do Clube de Alvalade, mostrando-se muito orgulhoso pelo bicampeonato
|
Rodrigo Roquette não esconde o orgulho por ter visto o seu Clube do coração sagrar-se bicampeão nacional, depois de um longo jejum de mais de 70 anos. O comentador afeto aos leões lembra os rivais de que “acabou a brincadeira” de que “o Sporting não chega ao Natal” e realça a superioridade dos verdes e brancos face a Benfica e Porto nos últimos anos.
"Em cinco anos, tem três campeonatos, o Porto tem um, o Benfica tem um”
“Este campeonato é um pontapé no sistema. Isto é um pontapé na história que o Sporting está aqui a fazer. Nos últimos cinco anos, o Sporting tem o triplo dos títulos do Benfica e do Porto. Esta é que é a realidade. Em cinco anos, tem três campeonatos, o Porto tem um, o Benfica tem um”, assinalou.
Por outro lado, o Sportinguista parabeniza a introdução do sistema de VAR: “Se quisermos recuar a 2017/2018 – que eu acho que é uma data muito importante e eu explico porquê: porque é a data de introdução do VAR – o Porto tem três campeonatos, o Sporting tem três e o Benfica tem dois. Portanto, o Sporting, desde que há VAR, passou a ser parte daquilo que são as equipas que disputam os campeonatos”, disse Roquette.
Em declarações no canal V+, o comentador salientou que “o VAR foi importante porque mudou aqui um paradigma no futebol português. Nós somos de um Clube que tem de jogar o triplo, tem de fazer o triplo para ganhar campeonatos. Para nós, tudo tem que ser conquistado. Nada nos é dado”, concluiu.
O Sporting vira agora atenções para a final da Taça de Portugal que está marcada para o próximo domingo, 25 de maio, às 17h15, no Estádio Nacional do Jamor. A Polícia de Segurança Pública tem efetuado reuniões ao longo desta semana e já apresentou um aviso importante para o encontro que é considerado de risco máximo.