Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A federação saudita formalizou, na passada segunda-feira, dia 9 de outubro, através de uma carta enviada à FIFA, a sua intenção de suceder a Portugal, Espanha e Marrocos- que estão encarregues da organização do Mundial de 2030- na organização da Copa do Mundo de 2034.
Esta aspiração já havia sido manifestada pelos sauditas há cerca de uma semana, quando o órgão que governa o futebol global anunciou quem seriam os anfitriões do Campeonato Mundial de 2030, que inclui Portugal, Espanha e Marrocos e os contornos dessa prova.
Num comunicado emitido pela federação da Arábia Saudita, destaca-se que esta decisão reflete os objetivos do país em explorar novas oportunidades no futebol, em todos os níveis, facto que já se verificou com a mudança drástica na Liga saudita que conta já com dezenas dos melhores jogadores a nível mundial, onde joga, nomeadamente, o antigo jogador do Sporting, Cristiano Ronaldo.
O comunicado da federação explica: "Mais de 70 associações membros da FIFA de diferentes continentes já prometeram o apoio à candidatura". Acredita-se que a Austrália poderá surgir como o principal concorrente nesta corrida à organização da Copa do Mundo 2034.
A próxima prova mundial será feita em 2026 e terá lugar nos Estados Unidos, Canadá e México, estabelecendo um marco histórico ao ser o primeiro torneio a ser coorganizado por três nações distintas. As partidas decorrerão em 16 cidades-anfitriãs da América do Norte, cuja seleção foi divulgada pela FIFA em junho de 2022.