Futebol
Rui Borges lembra palavras de Bernardo Palmeiro para falar de reforços no Sporting
16 Jan 2026 | 22:57
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Mar 2024 | 08:21 |
O Sporting goleou, no passado domingo, 17 de março, o Boavista, por 6-1, com golos de Viktor Gyokeres (três), Paulinho (dois) e Nuno Santos numa partida relativa à 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic e voltou a confirmar uma tendência que não é habitual no Clube de Alvalade.
Isto porque, com a chapa seis aplicada aos axadrezados, os verdes e brancos dilataram o seu número de golos da presente temporada para 117 em 43 partidas, numa altura em que a turma de Rúben Amorim ainda terá bastantes duelos para decidir as contas da Liga Portugal Betclic e Taça de Portugal e o atual ataque dos leões tornou-se num dos mais ‘esfomeados’ da história do Sporting.
Recuando um pouco na história, 1946/47 foi a temporada em que o Clube de Alvalade mais causou estragos, pois em 36 jogos abanou as redes por 160 ocasiões. Já o presente plantel do Sporting encontra-se no 10.º posto de registos goleadores e poderá mesmo bater os números alcançados em 1962/63 – 124 golos no total da época. Atualmente, a turma de Rúben Amorim já se encontra prestes a igualar o registo alcançado em 1973/74, altura em que os leões contavam com o contributo dos icónicos Cinco Violinos (119 golos em 43 partidas).
Com esta vitória – a 32.ª em 43 jogos esta temporada – os comandados de Rúben Amorim seguem no primeiro posto do campeonato, com 65 pontos, mais um do que o Benfica, atual segundo classificado da competição, com 64 pontos e mais um jogo do que os leões. O Porto fecha as contas do pódio, com 58 pontos e também mais um encontro realizado do que os verdes e brancos.
O Clube de Alvalade volta a jogar apenas no fim de semana de 30 de março. Após os compromissos internacionais, os verdes e brancos vão defrontar o Estrela da Amadora, atual 13.ª classificado da Liga Portugal Betclic ainda com horário por definir.
Verdes e brancos voltaram aos triunfos, por 3-0, em partida válida para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic diante do Casa Pia
17 Jan 2026 | 10:15 |
Marco Ferreira e Jorge Faustino analisam a arbitragem de David Silva no Sporting - Casa Pia (3-0), da 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic e concordam que Cassiano, avançado dos gansos, deveria ter viso o cartão amarelo por falta grosseira sobre João Simões, aos 24 minutos.
M. Ferreira: "Cassiano salta na direção de João Simões, na tentativa de cabecear a bola, acabando por movimentar o braço na direção do adversário atingindo-o na cabeça de forma negligente"
"Cassiano salta na direção de João Simões, na tentativa de cabecear a bola, acabando por movimentar o braço na direção do adversário atingindo-o na cabeça de forma negligente. Livre bem assinalado, mas ficou um cartão amarelo por exibir", escreve Marco Ferreira no jornal 'Record'.
J. Faustino: "Cassiano, em disputa de bola aérea, acertou com o braço na face de João Simões em gesto desnecessário e negligente"
Por sua vez, também Jorge Faustino partilha da mesma opinião: "Cassiano, em disputa de bola aérea, acertou com o braço na face de João Simões em gesto desnecessário e negligente. Ficou por exibir um cartão amarelo ao jogador do Casa Pia", pode ler-se.
Minutos antes, aos 12', Kelian Nsona fez uma falta sobre Geny Catamo e escapou ao amarelo. Ambos os especialistas consideram que ficou um cartão por mostrar: "Abordagem tardia e fora de tempo de Kelian Nsona pisando o pé/tornozelo de Geny Catamo. "Lei da vantagem" bem aplicada mas faltou posterior amarelo pela ação negligente", considerou Jorge Faustino.
"Kelian Nsona chega tarde à disputa da bola e pisa, de forma muito negligente, o pé de Geny Catamo provocando algum perigo ao adversário. Vantagem correta, mas ficou o amarelo por exibir", justificou Marco Ferreira, no duelo que marcou o regresso dos leões aos triunfos.
Treinador dos verdes e brancos abordou o triunfo na 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic diante do Casa Pia (3-0), no Estádio José Alvalade
17 Jan 2026 | 09:37 |
Depois do triunfo por 3-0 na recepção ao Casa Pia, Rui Borges analisou a partida em conferência de imprensa, onde destacou os regressos felizes de Daniel Bragança e Geny Catamo à equipa verde e branca. Entre vários temas abordados, o técnico mostrou-se satisfeito com o triunfo e confirmou a ausência de Pedro Gonçalves do duelo frente ao PSG.
Análise à partida
"Uma primeira parte onde nos faltou alguma energia certa, até porque aqui em Alvalade normalmente entramos muito fortes e intensos. O Casa Pia esteve bem nos primeiros dez minutos, criou desconforto à nossa linha, e depois fomos equilibrando o jogo. Faltou-nos ser um pouco mais dinâmicos nas alas, mas o golo veio dar-nos essa confiança. Começámos a ser mais agressivos a provocar a linha do Casa Pia, que é forte em duelos, e precisávamos de criar rasgos para arranjar espaços para os jogadores que tinham a bola. Uma segunda parte onde controlámos do início ao fim; depois de equilibrarmos o jogo, o Casa Pia AC procurou a bola mais longa, desvios, ataques à profundidade, mas a nossa linha defensiva esteve muito bem. Acho que acaba a ser um resultado justo pelo desenrolar da partida".
Estreia de Luís Guilherme
"Fez um jogo bom, competente, vai melhorar com o tempo. É um menino, tem 19 anos, é muito inteligente, gosta de aprender e entende rápido, e no futuro será muito importante".
Daniel Bragança
"Estou feliz. É um capitão de volta, uma lesão difícil. Vi-o sempre com uma vontade enorme de voltar, sempre muito optimista e resiliente. Respondeu sempre muito bem, cresceu a todos os níveis, mesmo a nível atlético, e hoje foi o premiar de uma semana de trabalho, onde ele se mostrou muito bem. Acrescentou muita qualidade à equipa e não me surpreende nem a ninguém, pela qualidade que tem".
Mercado
"Não vai sair ninguém, penso eu. Feliz pelo plantel e mais feliz estarei quando os tiver a todos disponíveis. A equipa fica claramente mais forte; andamos sempre com adaptações, e por mais que tenhamos qualidade perde-se dinâmicas e intensidade. Não há muito tempo para adquirir comportamentos mas a equipa tem dado uma resposta enorme e estou muito feliz por ser líder de todos estes rapazes. Agora, é tentar recuperar o mais rapidamente possível toda a gente".
Pressão no arranque da segunda volta
"Não dificulta em nada, pelo espírito da equipa, sentimento de ambição... estamos focados apenas e só em nós. Temos de fazer o nosso trabalho bem feito. Fizemos uma boa primeira volta, o Porto fez uma primeira volta extraordinária, e nós temos de fazer uma segunda volta melhor do que a primeira. Se quem vai à frente continuar a fazer o que está a fazer, é mérito seu, mas nós temos de pensar no que controlamos, jogo a jogo, e depois esperar. Mas antes de esperar temos de fazer a nossa parte, que é ganhar os nossos jogos".
Regressos após CAN
"Muito feliz por ter o Geny. Estava num momento de forma muito bom antes de ir para a CAN e graças a Deus veio da CAN com a mesma confiança. É um jogador muito importante. Quanto ao Ousmane Diomande, espero que regresse o mais rapidamente possível".
Sem lesões no final da partida
"As trincheiras foram atacadas mas não há feridos, felizmente. Feliz por sentir a malta chegar. O Zeno precisa de tempo, o Mangas já não. Espero que a malta que está fora esteja prestes a voltar. Quero ter toda a gente e a equipa torna-se mais capaz de ultrapassar aquilo que vem pela frente".
Mais regressos em breve?
"Espero que o Pedro Gonçalves possa voltar com o Arouca, o Ousmane Diomande não sei dizer com certezas se poderá estar disponível com o PSG O Fotis Ioannidis tem muito a ver com a avaliação do dia a dia também e não temos uma data para a sua volta."
Jogar com dois centrais canhotos
"É mentalidade. Jogar com dois centrais direitos é normal, com dois canhotos não? Nós é que não estamos habituados a que isso aconteça, mas acho que acontecerá cada vez mais no futuro. Ontem dizia a brincar no treino, por jogarmos com dois centrais canhotos e dois laterais destros, que daqui a poucos anos vamos ver laterais com pés trocados porque isso traz outras visões ao jogo nas tomadas de decisão. O futebol é cada vez mais revolucionário e cria alternativas para ultrapassar as equipas mais organizadas. Mas para mim não muda nada. A qualidade de passe do Inácio está lá a jogar na esquerda ou na direita, o passe é extraordinário, a recepção do Geny também, e tem sobretudo a ver com a sua qualidade individual".
Melhor época de Geny Catamo e a sua evolução desde a chegada de Rui Borges
"Importância já tem e sempre a teve. Tem a ver com a confiança que lhe demos. Fico feliz por vê-los ainda melhores, é sinal de que acreditam no nosso trabalho. O Trincão está a fazer uma grande época, o Pote também estava a fazer, o Luís está a fazer uma boa época, o Morten está ainda melhor do que o ano passado, e isso valoriza-os. É o que queremos: ganhar mas também valorizar. Eles, dentro do coletivo, vão crescendo cada vez mais porque têm a confiança do treinador para errar, tentar, e é normal que falhem porque arriscam mais do que os outros. Nós passamos essa confiança diária e eles também nos dão essa confiança para crescermos e sermos cada vez melhores".
'Camisola 8' dos verdes e brancos encontra-se fora das opções de Rui Borges, mas parece estar na reta final da recuperação
17 Jan 2026 | 03:00 |
As sucessivas paragens de Pote estão a ter impacto no planeamento da próxima época. Segundo apurou o nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, o historial clínico recente de Pedro Gonçalves tem arrefecido o interesse de vários emblemas estrangeiros. O Sporting vê os 'tubarões' recuarem nas intenções de avançar com propostas milionárias pelo criativo.
Apesar deste cenário de retração negocial, a administração liderada por Frederico Varandas encara a situação com serenidade. A estrutura considera o 'camisola 8' um ativo fundamental e insubstituível na manobra ofensiva da equipa. A permanência do jogador em Alvalade é vista com bons olhos, garantindo estabilidade desportiva ao projeto verde e branco.
O calvário físico de Pote tem sido uma constante, retirando-lhe regularidade competitiva. Contudo, a recuperação corre dentro do previsto e o regresso aos relvados está iminente. O departamento médico do Sporting trabalha para que o avançado esteja apto para o decisivo duelo da Liga dos Campeões frente ao poderoso PSG, agendado para 20 de janeiro.
Vários colossos europeus têm monitorizado a situação do craque. Equipas como o Bayer Leverkusen, Aston Villa e Manchester United chegaram a colocar o nome do internacional português nas respetivas listas de potenciais reforços. No entanto, as dúvidas sobre a condição física atual levaram estes pretendentes a colocar qualquer investida em espera.
Nesta temporada, ao serviço do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma 19 partidas realizadas. Nos 1.484 minutos disputados, o futebolista, que está blindado com uma cláusula de 80 milhões até 2030, já apontou 10 golos e assistiu os companheiros em seis ocasiões.
Rui Borges lembra palavras de Bernardo Palmeiro para falar de reforços no Sporting
16 Jan 2026 | 22:57
Daniel Bragança voltou a jogar pelo Sporting, mas diz: "Não quero falar muito"
16 Jan 2026 | 22:39
Sporting ganha tranquilamente ao Casa Pia com golo muito especial aos 79' (Veja os golos)
16 Jan 2026 | 21:47