
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Pascoal Sousa desfez-se em elogios, na edição deste domingo do jornal 'A Bola', a Rúben Amorim. O jornalista desportivo apontou o poder de oratória do treinador do Sporting como mais um dos fatores que o Liverpool poderia valorizar no técnico português, que o emblema britânico tanto cobiça. O comentador intitulou o seu artigo “’Sir’ Rúben Amorim” - quiçá uma referência a Alex Ferguson, prestigiado técnico escocês que teve papel de destaque no Manchester United, durante quase três décadas. O jornalista disse ainda que o técnico português “assenta que nem uma luva no espírito da Premier League”.
Pascoal Sousa debruçou-se, sobretudo, ao longo da peça, sobre a capacidade oratória do treinador do Sporting, que fala de forma pouco comum dentro daquilo que é o panorama desportivo e, em particular, do futebol de competição. “Quando, em março de 2020, Frederico Varandas avançou destemido para a contratação de Rúben Amorim ao SC Braga, um grande amigo meu, adepto doente dos arsenalistas, lamentava uma perda tão grande do ponto de vista da comunicação: «Por vezes é pela boca que morre o peixe. No caso do Rúben é ao contrário, é a maneira como fala e pega nos assuntos que o torna num líder excecional.»”, começou por escrever o jornalista.
Os elogios de Pascoal Sousa ao discurso de Amorim estendem-se: “Os que vaticinaram uma mudança de estilo com o salto para um dos grandes enganaram-se. Mais pressão num clube com a singularidade do Sporting não resultou em mudança de personalidade por parte do treinador nem brutalizou o seu discurso. De 2020 a 2024, nos bons e maus momentos, sempre ouvimos um Rúben Amorim franco na abordagem de todos os temas — até dos mais incómodos que dão jeito a certa comunicação dos clubes despachar para debaixo do tapete”, chutou o colunista do jornal A Bola.
Pascoal Sousa aborda a forma de comunicação de Amorim sob a perspetiva da saída do técnico português para o Liverpool, clube bem posicionado na Premier League que procura ativamente um substituto para Jürgen Klopp – cuja partida está confirmada para o final da presente época desportiva –, e que tem o técnico de Alvalade como alvo principal.
“Prestes a ganhar o seu segundo campeonato no Sporting, a despedida está próxima e o Liverpool, salvo algum recuo pouco provável nesta fase, será o seu destino. Teremos o mesmo Rúben Amorim a falar de tudo, como os ingleses tanto gostam, e como ele tão mal nos habituou. Essa forma de estar na vida, agarrando com paixão cada palavra dedicada ao futebol, não se ensina nos manuais. Vem do coração e também de convicções forjadas numa carreira como jogador em que lidou com líderes excelentes e outros que eram o oposto do que ele queria ser. Provavelmente, aprendeu mais com estes últimos…”, rematou, por fim, o jornalista.
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico realizou 206 encontros, tendo vencido 143, empatado 32 e perdido 31, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos, e não passando despercebido a nível internacional, a diversos tubarões europeus.
Futebolista que conquistou vários títulos de leão ao peito encerrou passagem pelo Clube de Alvalade e admitiu ter ficado abalada
|
Após oito temporadas de leão ao peito, Fátima Pinto despediu-se do Sporting, na semana passada. A médio internacional portuguesa confessou o “sentimento de tristeza” pela saída do Clube de Alvalade, mas fez questão de destacar os bons momentos que viveu ao serviço da equipa verde e branca, nos últimos anos.
Fátima Pinto: Sporting? "Clube que é casa, estive lá muitos anos e vivi muita coisa boa"
“Obviamente que a partir do momento em que se soube que ia sair do Sporting foi aquele sentimento de tristeza porque é um clube que é casa, estive lá muitos anos onde vivi muita coisa boa”, assumiu Fátima Pinto, em declarações ao jornal Record. A atleta de 29 anos garantiu ainda que está concentrada em “ajudar a Seleção Nacional” no Europeu que disputa em julho, na Suíça.
Recorde-se que, na passada sexta-feira, o Sporting recorreu aos seus canais oficiais para se despedir de Fátima Pinto, deixando uma mensagem de agradecimento: “Oito épocas de leão ao peito. Obrigado, Fátima Pinto”. O Clube de Alvalade publicou ainda um vídeo com os melhores momentos da experiente médio ao serviço das leoas.
Vale sublinhar que Fátima Pinto era uma das atletas com mais anos de leão ao peito. A atleta chegou ao Sporting em 2016, tendo cumprido oito épocas com a camisola verde e branca, nas quais somou 186 jogos, 32 golos e cinco assistências. A passagem pelo Clube de Alvalade foi interrompida na época 2022/23,na qual a jogadora atuou no Alavés, de Espanha.
De resto, a saída de Fátima Pinto confirma a autêntica revolução que acontece na equipa de futebol feminino do Sporting, da qual já saíram mais de uma dezena de atletas: Ana Borges, Diana Silva, Hannah Seabert, Jacynta Gala, Alícia Correia, Maria Ferreira, Vera Cid, Mariana Rosa, Catriona Sheppard e Andrea Norheim.
Jogador do Clube de Alvalade foi protagonista de momento bonito com jogadores de distrito nortenho e foi muito acarinhado pelos mais novos
|
João Muniz encontrou-se com vários jovens jogadores que estão ao serviço da seleção distrital da Associação de Futebol de Viseu, onde o defesa-central do Sporting deu os primeiros passos como futebolista. O atleta do Clube de Alvalade deu alguns conselhos aos mais novos, que estão a disputar o Torneio Lopes da Silva, competição de referência no futebol de formação.
Na sua conta oficial de Instagram, a Associação de Futebol de Viseu assinalou a presença de João Muniz no jogo frente à seleção do distrito de Leiria, disputado esta quarta-feira. Os viseenses deixaram ainda uma mensagem de agradecimento ao central do Sporting pelos “vários concelhos para o presente e futuro” dos jovens atletas, que “nele veem um exemplo de trabalho, humildade e ambição”.
Vale sublinhar que, antes de rumar à Academia de Alcochete, em 2019, João Muniz representou vários clubes do distrito de Viseu. O internacional sub-21 português atuou nas camadas jovens do Aguiar da Beira, Académico de Viseu, CB Viseu, Lusitano de Vildemoinhos e O Pinguinzinho. Pela seleção distrital, o jogador do Sporting chegou a disputar o Torneio Lopes da Silva.
João Muniz encontra-se a gozar o período de férias, depois de ter disputado o Campeonato da Europa sub-21, ao serviço da seleção portuguesa. As boas prestações do jogador de 19 anos na competição disputada na Eslováquia impressionaram Rui Borges, tal como o Leonino avançou em exclusivo. Neste sentido, o treinador leonino planeia dar alguns minutos de competição ao jovem, na equipa principal verde e branca, no decorrer da próxima época.
Em 2024/25, João Muniz – avaliado em 500 mil euros – esteve emprestado ao Rio Ave, até janeiro, mas não somou qualquer jogo oficial no clube vilacondense. Na segunda metade da temporada, o atleta de 19 anos participou em 13 encontros pelo Sporting B, na Liga 3, tendo assinado dois golos. O jovem central contribuiu, assim, para a subida à Segunda Liga da formação secundária do Clube de Alvalade.
André Villas-Boas decide futuro do técnico da formação azul e branca após vaga de maus resultados apresentados no Mundial de Clubes
|
Martín Anselmi pode estar de saída do Porto. Depois dos maus resultados apresentados neste Mundial de Clubes FIFA - que terá quatro jogos decisivos esta quarta-feira - André Villas-Boas tem de decidir o futuro do treinador argentino que ainda não convenceu os adeptos portistas.
Segundo informações avançadas pelo Correio da Manhã, depois de aterrar dos Estados Unidos, o presidente do clube azul e branco reuniu-se com a restante direção do futebol para decidir a medida a tomar com o jovem técnico de 39 anos e a sua equipa técnica.
Não é só Martin Anselmi a ser o tema principal desta reunião, visto que o abandono de Jorge Costa e Andoni Zubizarreta são assuntos que também estão em cima da mesa, numa conversa que pode alterar o rumo de um dos principais rivais do Sporting no ataque ao título.
O antigo treinador do Cruz Azul tem sido altamente contestado desde a sua chegada à cidade invicta, principalmente após ter ficado aquém dos objetivos estabelecidos por André Villas-Boas, antes de iniciar a sua caminhada no Mundial de Clubes: “Passar aos oitavos de final é um objetivo alcançável”.
Vale a pena recordar que Martín Anselmi tem contrato válido com o Porto até 2027. Ainda assim, esse fator não apresenta problemas nesta possível decisão da direção dos dragões. O técnico disputou apenas um encontro frente ao Sporting, de Rui Borges. O encontro terminou (1-1) na jornada 21 da Liga.