
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
É o último clube a entrar na corrida por um dos jogadores mais cobiçados do mundo. O Atlético Madrid viu a sua saúde financeira reforçada, e parece disposto a deixar uma fortuna no Sporting para levar Viktor Gyokeres para a capital espanhola e fazer dele a estrela da equipa às ordens de Diego Simeone.
Tudo se prende com uma renovação de contrato entre os colchoneros e a Nike, marca de vestuário desportivo que patrocina o clube da capital de Espanha. O valor que era pago ao clube dobrou com a entrada em vigor do novo vínculo entre as duas partes (dos 15 para os 30 milhões de euros, por ano), e o emblema madrileno ganha, assim novo fôlego para atacar o mercado de verão.
A imprensa espanhola conta mesmo que esta nova capacidade financeira vai motivar uma megaoperação por parte do Atlético de Madrid que pode deixar muitos milhões em Portugal. Isto porque um dos nomes que surge mais alto na lista do clube espanhol é o de Viktor Gyokeres, avançado sueco do Sporting.
Cresce, assim, a lista de interessados no avançado sueco. Depois de vários clubes da Premier League já terem demonstrado a vontade em levar o Viking de Alvalade, também de Espanha surgem rumores. A imprensa do país vizinho conta ainda que os colchoneros estariam dispostos para avançar também por Carreras, lateral do eterno rival de Lisboa do Sporting.
Resta saber como Diego Simeone utilizaria Viktor Gyokeres, e se estes seriam os únicos reforços do Atlético de Madrid, nomes que iriam obrigar a um investimento avultado. Para o ataque, o treinador dos colchoneros já conta com Julian Alvarez, contratado ao Manchester City na última temporada, e Alexander Sorloth, que chegou do Villareal também no verão de 2024, para além de Griezmann ou outros nomes menos utilizados.
Médio promissor das camadas jovens dos leões tem sido uma cara recorrente nas convocatórias do treinador verde e branco durante período de lesões
|
A equipa, e os adeptos, do Sporting receberam, recentemente, ótimas notícias: o regresso de Pedro Gonçalves às convocatórias de Rui Borges. No entanto, o retorno do médio internacional português deixa alguém sem espaço na equipa principal dos leões e o treinador principal parece ter feito a sua escolha: Henrique Arreiol, jovem médio defensivo.
O jovem leão tinha feito parte das últimas convocatórias de Rui Borges, muito em virtude das várias ausências que se faziam notar no plantel verde e branco. Perde, agora, definitivamente, espaço na equipa principal, e volta aos trabalhos da equipa B dos leões. Deve fazer parte do conjunto que vai defrontar o Atlético no próximo domingo, dia 13 de abril.
Lembrar que Pedro Gonçalves está ausente dos relvados, e das opções dos técnicos verdes e brancos, desde 10 de novembro - dia do Braga - Sporting da 1ª volta do campeonato. Mais uma volta inteira, ou mais de seis meses depois, Pote está de volta. O médio é, de resto, mais um dos regressos que se têm sentido nas últimas semanas, e que têm obrigado a ajustes constantes nas convocatórias de Rui Borges.
A altura da lesão de Pote coincidiu com o período em que Ruben Amorim deixou o Sporting e João Pereira assumiu o comando técnico dos leões. O antigo treinador verde e branco chegou a apostar em Arreiol como solução para o meio campo, quando as lesões começaram em Alvalade, mas o jogador tinha, entretanto, perdido espaço com Rui Borges - que preferiu Eduardo Felicíssimo ou Alexandre Brito para a mesma posição.
Eduardo Felicíssimo é, de resto, um dos jovens que está convocado para o Santa Clara - Sporting. De uma lista que já contou com vários nomes, restam apenas dois das camadas jovens dos leões esta jornada: para além do médio defensivo, está também Francisco Silva (guarda redes).
Enquanto a equipa verde e branca se encontra focada na reta final da temporada, a SAD dos leões já vai preparando a próxima época em Alvalade
|
O verão prevê-se muito intenso em Alvalade. Com a equipa do Sporting focada na reta final do campeonato, os responsáveis leoninos vão-se esforçando para preparar o plantel de Rui Borges para a próxima temporada. Os leões já definiram os alvos e, para além de um lateral direito, um defesa central e um avançado são os reforços pretendidos.
Começar por dizer que o Sporting já iniciou as suas movimentações de mercado. Os leões adiantaram-se aos rivais e já garantiram dois reforços para a próxima temporada: Alisson Santos, extremo brasileiro que estava cedido ao União de Leiria, e Giorgi Kochorashvili, médio georgiano que militava no Levante, em Espanha.
Mas a SAD verde e branca ainda não estará satisfeita, e continua no mercado por mais três posições: uma não é segredo e há até um nome já muito falado. O Sporting quer Vagiannidis para a lateral direita, e Frederico Varandas já tentou mesmo iniciar negociações, com os leões a terem oferecido cerca de oito milhões pelo jovem grego de 23 anos.
O Sporting também deverá perseguir um defesa central este verão, principalmente por se esperarem saídas na defesa dos leões. Jeremiah St. Juste deve abandonar o Clube no verão, situação que também poderá acontecer, por exemplo, com Gonçalo Inácio ou Ousmane Diomande, jogadores com muito mercado nas maiores ligas do mundo.
Por último, um avançado para render Viktor Gyokeres, que deve deixar o Sporting no verão. Sendo assim, é nesta posição onde deverá existir o maior investimento por parte de Frederico Varandas, que procura repetir a fórmula que utilizou com o ponta de lança sueco: comprar caro, mas de qualidade. O número dois do ataque verde e branco, esse, já está em Alvalade - será Conrad Harder a voltar a ocupar essa posição na hierarquia dos leões.
Treinador português tem o passado ligado ao rival eterno de Lisboa, mas a passagem pelo Sporting pode ter alterado as coisas para o técnico
|
O Manchester United está, neste momento, envolvido na eliminatória dos quartos de final da Liga Europa, que disputa contra os franceses do Lyon. A primeira mão terminou com um empate a duas bolas no marcador num embate que é marcado por alguns reencontros, como o de Matic e Ruben Amorim.
O médio defensivo do Lyon e o treinador do Manchester United cruzaram-se durante as suas carreiras, e o sérvio foi recentemente questionado acerca do antigo técnico do Sporting. Disse o seguinte: "O Ruben é uma grande pessoa, joguei com ele no Benfica... é um grande benfiquista. Posso dizer?", afirmou, entre risos.
Uma questão que se levantou por muitas vezes durante a estadia de Ruben Amorim em Alvalade, tendo em conta o passado do treinador português. De resto, a participação de Matic nesta eliminatória também ficou marcada por outra situação, com o guarda redes do Manchester United, Andre Onana.
Antes da partida, os dois envolveram-se em troca de galhardetes através de comentários em conferências de imprensa e nas redes sociais. O guardião camaronense acabou por ter culpas nos dois golos sofridos pelos Red Devils durante o jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga Europa, e Ruben Amorim comentou essa situação no final da partida.
"Estamos muito desapontados. Devíamos ter levado a vantagem de um golo para o próximo jogo, mas temos agora a partida de casa, que tentaremos vencer (...) É importante focar no próximo jogo da Liga e depois pensar na segunda mão com o Lyon. Quando um jogador erra, toda a equipa tem esse erro. E vamos continuar assim. Vamos continuar a fazer o mesmo. Treinar, ver os jogos, tentar escolher o melhor onze para ganhar todos os jogos", atirou Ruben Amorim, depois do empate do Manchester United.