Futebol
Onze provável Sporting – Vitória SC: Rui Borges mexe e remexe na Taça da Liga
06 Jan 2026 | 09:08
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Fev 2024 | 14:28 |
Manuel Moura dos Santos não quer que Viktor Gyokeres deixe o Sporting. Tal como todos os adeptos dos leões, o antigo jurado do Ídolos deseja que o sueco fique muitos anos em Alvalade e acredita que Frederico Varandas devia fazer um esforço para tentar manter o avançado.
"Vencemos o Leiria e estamos justamente nas meias-finais da Taça de Portugal. Foi um jogo de um só sentido, o que as estatísticas espelham. Embora o Leiria seja uma equipa bem orientada, com jogadores rápidos no ataque, não conseguiu resistir ao futebol de bom recorte praticado pelo Sporting", lê-se, no jornal O Jogo.
"Gyokeres, sempre ele, esteve mais uma vez em grande plano, marcando dois golos e assistindo Pedro Gonçalves para o seu golo. A sua influência na dinâmica da equipa é tal que começa a ser difícil encontrar adjetivos para comentar as exibições do jogador sueco. Aumentem-lhe o salário, aumentem-lhe a cláusula e o que for necessário para mantê-lo em Alvalade", pede.
Ainda no mesmo artigo, Manuel Moura dos Santos fala de uma "comunicação social afeta ao Benfica" e em como os leões foram prejudicados pelo adiamento da partida frente ao Famalicão: "Não partilho da opinião de que o que se passou na passado fim-de-semana tenha sido uma ação deliberada para prejudicar o Sporting. Mas também acho que o meu clube foi o “entalado” da jornada".
"Numa altura de competição intensa, com os calendários competitivos muito preenchidos, o adiamento do Famalicão - Sporting terá obviamente consequências no planeamento do trabalho da equipa. Isto é tão óbvio que ainda não foi possível marcar uma data para a realização do dito jogo. O Sporting atingiu a meia-final da Taça de Portugal, indo jogar a mesma com o Benfica, em dois jogos que se adivinham muito competitivos e intensos", acrescentou.
"O sucesso desportivo cria mais problemas de calendário. E ainda bem. O que não está nada bem é ter-se criado um problema cuja resolução é uma incógnita. A carreira na Liga Europa será mais um fator decisivo em relação ao calendário. É claro que espero que a equipa consiga avançar nesta competição para as fases de decisão mais importantes", prosseguiu.
"Para gáudio dos comentadores e comunicação social afeta ao Benfica, este passou para a liderança da Liga “à condição”. Seja à condição ou outra coisa qualquer, o Sporting tem de interiorizar que está a dois pontos da liderança e não que tem um jogo a menos. A estratégia tem de ser a de chegar à liderança da Liga, independentemente das vicissitudes do calendário competitivo. Esta atitude tem de ter uma ação imediata já hoje, no jogo com o Braga, em Alvalade, em que é fundamental vencer", atirou.
Confira aqui este momento fantástico entre Gyokeres e os adeptos do Sporting:
Rumores do mercado de transferências começam a ser cada vez mais e o mais recente implica a saída de uma das peças mais importantes da equipa de Rui Borges
06 Jan 2026 | 10:08 |
Rui Silva está na lista do Besiktas. O emblema turco tem seguido atentamente as exibições e importância do guarda-redes titular da equipa do Sporting e pode vir a avançar pela sua contratação ainda neste mercado de transferências, mas apenas como segunda opção.
Segundo a informação divulgada pelo TRT Spor, da Turquia, na última segunda-feira, dia 5 de janeiro, a equipa orientada por Sergen Yalçin apenas equaciona o nome do guardião predileto de Rui Borges caso falhe a contratação de Filip Jörgensen.
O Besiktas encontra-se, neste momento, a tentar fechar a contratação do guarda-redes que está a cumprir a segunda temporada ao serviço do Chelsea, mas que ainda não conseguiu encontrar o seu lugar. Na eventualidade da situação se complicar, tal poderá fazer chegar problemas a Alvalade.
No que ao Sporting diz respeito, a estrutura leonina e o comando técnico não pretendem permitir, de todo, a saída de Rui Silva. A chegada do guardião português à turma verde e branca, no último mercado de inverno, foi vista como fulcral para a conquista do bicampeonato e da dobradinha na época passada, tornando-se um dos pesos pesados dos leões.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rui Silva – avaliado em 7 milhões de euros - soma 21 partidas e é um titular indiscutível para Rui Borges. O internacional português de 31 anos de idade disputou um total de 1.890 minutos, nos quais encaixou 16 golos.
Extremo brasileiro foi apresentado pelos leões no último domingo e integra a lista de opções de Rui Borges para a Taça da Liga, mas há um senão
06 Jan 2026 | 09:50 |
Luís Guilherme viveu dias intensos desde que chegou a Portugal. Aterrou em Lisboa no sábado, foi apresentado como reforço do Sporting no domingo, treinou pela primeira vez com os novos companheiros na manhã de segunda-feira e segue integrado na comitiva leonina para Leiria. Ainda assim, a presença em campo diante do Vitória de Guimarães, esta terça-feira, nas meias-finais da Taça da Liga (20h00), continua em aberto.
A incerteza foi confirmada pelo próprio Rui Borges, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro. "Luís Guilherme poderá ou não ir a jogo. Não é um dado adquirido", afirmou o treinador dos leões, uma vez que existem dois entraves à eventual estreia: um de natureza legal e outro de ordem técnica.
No plano burocrático, apesar de o nome do extremo de 19 anos - contratado ao West Ham por 14 milhões de euros, com mais 3 milhões dependentes de objetivos - já constar no site da Liga Portugal, o processo de inscrição ainda aguarda validação por parte da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Falta, em concreto, a chegada do certificado internacional, documento essencial para que Luis Guilherme fique autorizado a competir oficialmente, algo que poderá acontecer a qualquer momento.
Ultrapassada essa questão, subsiste a avaliação técnica. Luís Guilherme viaja sempre com o grupo leonino, até como forma de acelerar a integração no plantel, mas mesmo que a inscrição fique concluída em tempo útil, a titularidade está praticamente fora de questão. O brasileiro realizou apenas um treino com os colegas e, no melhor dos cenários, será opção a partir do banco. Ainda assim, as circunstâncias podem jogar a seu favor: o Sporting apresenta-se desfalcado de dez jogadores, entre lesionados, castigados e ausências motivadas pela Taça das Nações Africanas (CAN).
Com contrato válido até 2030 e uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros, Luís Guilherme surge apontado internamente como o sucessor de Geovany Quenda. O jovem português já foi adquirido pelo Chelsea por 50 milhões de euros, mas permanece emprestado ao Sporting até ao final da temporada, encontrando-se atualmente lesionado, com regresso previsto apenas para março.
Clube de Alvalade mede forças com os vimaranenses esta terça-feira, dia 6 de janeiro, em partida válida para a meia-final da Taça da Liga
06 Jan 2026 | 09:37 |
Daniel Bragança faz parte da lista de convocados de Rui Borges para o Sporting - Vitória de Guimarães, que se disputa esta terça-feira, dia 6 de janeiro, em partida válida para as meias-finais da Taça da Liga. Depois de ter voltado a competir pela mão da equipa B, o médio está mais perto de voltar à atividade nos séniores.
O jogador de 26 anos regressou aos treinos de forma integrada no passado dia 8 de dezembro, no entanto, apenas somou os primeiros minutos desde a grave lesão no joelho esquerdo no último domingo, após um período de 323 dias sem atuar pelos verdes e brancos.
A informação está a ser avançada pelo jornal Record, lembrando que esta é a estreia de Daniel Bragança nos eleitos de Rui Borges para compor o plantel do Sporting na presente temporada. Ainda que possa não somar minutos diante dos vimaranenses, este é mais um passo rumo à reabilitação.
Na antevisão à partida, Rui Borges foi mesmo questionado sobre quando é que o médio estaria disponível para estar às suas ordens, algo que o treinado acabou por não revelar: "Fico muito feliz, penso que todo o grupo estava lá no momento em que ele entrou. E isso exemplifica bem este grupo, a amizade que existe. Feliz por vê-lo voltar bem, acredito que nos ajudará no futuro. Já está a treinar connosco há alguns dias, mas estar preparado para jogo... Tem a ver com o ganhar confiança e perder o receio que pode existir, que é natural. E estes minutos foram importantes para isso. Nos próximos tempos, com toda a certeza, estará disponível para a nossa exigência".
O Sporting volta a entrar em campo esta terça-feira, dia 6 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para meia-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, pelas 20h00.