
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Alejandro Balbi, presidente do Nacional de Montevideo, elogiou a postura dos dirigentes do Sporting no processo que envolveu a mudança de Sebastián Coates rumo ao emblema uruguaio. Em entrevista ao jornal Record, o dirigente refere, no entanto, que o central "vem de coração" por deixar o clube "por quem mais jogos fez".
"Quero agradecer ao Coates por aceitar o nosso repto, mas também ao Sporting, um grande clube que se comportou lindamente em todo este processo, respeitando a vontade de todas as partes, mesmo sabendo que iria perder o seu capitão", começou por dizer.
"Para nós, um clube que não tem muita capacidade financeira, muito dinheiro, é um orgulho imenso receber uma referência de uma equipa tão grande a nível Europeu. Estamos muito felizes e esperamos ser felizes juntos, com o Seba. Sei que vem de coração partido. Regressa ao seu primeiro clube, mas vai deixar aquele por quem mais jogos fez. Respeitamo-lo ainda mais a sua decisão por isso"; sublinhou.
Na temporada que agora chegou ao fim (2023/24), Sebastián Coates – avaliado em 3,5 milhões de euros – somou 44 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga Europa, seis na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Ao todo, 3.350 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o capitão do Sporting marcou seis golos e fez uma assistência.
Ao todo, Sebastián Coates realizou 369 jogos de leão ao peito, tendo, ao todo, 37 golos, 10 assistências e oito títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24 ), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), uma Taça de Portugal (2018/19) e quatro Taças da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22), deixando um legado histórico com a Listada verde e branca. O capitão deixa Alvalade como o estrangeiro com mais jogos na história dos leões.
Leões abrem as portas ao emblema de Vila do Conde para a primeira mão das meias-finais da prova rainha. Em Inglaterra, o campeonato também segue a todo o gás
|
O Sporting defronta, esta quinta-feira, 3 de abril, o Rio Ave, às 20h15, no Estádio José Alvalade, para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Os leões querem, a todo o custo, um lugar no Jamor e sabem que para isso também precisam de entrar bem na eliminatória.
Também hoje, o Chelsea recebe o Tottenham, em Stamford Bridge, às 20h00, num clássico londrino válido para a Premier League. Os blues, sob o comando de Enzo Maresca, ocupam atualmente a sexta posição, com 49 pontos, e ainda acreditam que poderão chegar a uma das vagas para a Liga dos Campeões. Por outro lado, o Tottenham, treinado por Ange Postecoglou, vive uma temporada difícil e está na 14ª posição, abaixo da primeira metade da tabela, com 34 pontos.
Já ao final da noite, terão lugar duas partidas da Taça Libertadores. O Sporting Cristal recebe o Palmeiras, do ex-Sporting Abel Ferreira, e, simultaneamente, o Bahia enfrenta o Internacional. Esta será, para as quatro equipas, a ronda inaugural da fase de grupos da presente edição da prova continental.
Veja, abaixo, a lista de jogos agendados para esta quinta-feira, bem como canal em que poderá vê-los:
• Chelsea - Tottenham: 20h00, Premier League, DAZN 4;
• SPORTING - Rio Ave: 20h15, Taça de Portugal, Sport TV 1;
• Sporting Cristal - Palmeiras: 23h00, Taça Libertadores, Sport TV 1;
• Bahia - Internacional: 23h00, Taça Libertadores, Sport TV 2;
Elemento que passou pelos quadros das águias durante muitos anos tem agora a possibilidade de impedir que os leões acedam ao jogo decisivo
|
O Sporting entra em campo esta quinta feira, dia 3 de abril, para defrontar a formação do Rio Ave, em partida a contar para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal. O treinador dos vila condenses, Petit, que representou durante muitos anos o eterno rival de Lisboa, o Benfica, fez a antevisão à partida em conferência de imprensa antes do jogo. Relembrar que os encarnados jogaram ontem, num encontro com muita polémica.
Para Petit, "não há motivação maior do que estar no Jamor". O treinador espera, no entanto, dificuldades: "Preparámo-nos para um Sporting forte, portanto temos de ter mentalidade, personalidade, ficar com bola e ter critério, porque o Sporting dá os seus espaços e assim, vamos querer disputar o jogo pelo jogo. Teremos um onze forte para discutir este jogo, com mentalidade para arrancar um resultado positivo. Ou ganhar, ou não perder", começou por explicar.
Acerca de jogar o primeiro jogo fora de casa, disse o seguinte: "É o que é, são dois jogos, nós passámos estas eliminatórias a um só jogo e não faz muito sentido agora ser a dois, mas temos dois encontros e o foco passa só por amanhã [hoje]", disse inicialmente, antes de continuar com a mesma ideia.
"A concentração passa por não pensar no segundo jogo. O Rio Ave quer sempre ganhar todas as competições. A nossa ambição é sempre discutir o resultado. Vai um jogo contra uma equipa de qualidade, mas vamos com a mesma ambição com que chegámos até aqui", partilhou Petit, ex Benfica, acerca da partida com o Sporting para a Taça de Portugal.
Por fim, o técnico do Rio Ave não deixou de criticar... a meia final da Taça a duas mãos: "Sabemos que é sempre difícil jogar com um candidato ao título. Um jogo só, agora dois... Mas o nosso foco passa por resolver o encontro, embora como já disse, não faz sentido as meias-finais serem a dois jogos, eu já fui jogador. Mas é assim que funciona", concluiu o técnico português.
Avançado dinamarquês dos leões assume-se como um problema para resolver por parte do treinador antes do embate entre leões e vila condenses
|
O Sporting defronta esta quinta feira, dia 3 de abril, a formação do Rio Ave, em partida a contar para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal. Rui Borges quer a equipa dos leões na máxima força, e não abdica das melhores armas. Há, no entanto, uma grande dúvida em relação aos onze dos leões, que se prende com Conrad Harder.
Antes disso, a política de não facilitar na Taça, por parte de Rui Borges, vai começar a ficar bem patente pela escolha na baliza: não há ofertas a Franco Israel e deve ser mesmo Rui Silva, o titular do Sporting, a assumir as redes verdes e brancas.
No eixo defensivo, não se preveem mudanças em relação á última partida frente ao Estrela da Amadora. Rui Borges não vai deixar cair o 3x4x3, e Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande e Eduardo Quaresma devem ser os escolhidos para ocupar as três posições de defesas centrais. St. Juste será opção a partir do banco.
No meio do terreno surgem as maiores mudanças - em primeira instância, devido a dois reforços que já eram anunciados. Maxi Araújo volta de castigo e assume o ala esquerda, no lugar que foi ocupado por Matheus Reis na última partida. Morten Hjulmand faz o mesmo com Eduardo Felicíssimo no miolo do terreno. Zeno Debast e Ivan Fresneda devem manter a titularidade.
Na frente de ataque, surgem as maiores dúvidas. Conrad Harder é o melhor marcador do Sporting na Taça de Portugal, e vem demonstrando boa forma - a acrescentar a esse facto, os problemas físicos que Gyokeres já apresentou esta época, e a possibilidade de o poupar antes de um jogo difícil e importante frente ao Braga, deixam em aberto a possibilidade do avançado dinamarquês atuar na frente de ataque, entre Geovany Quenda e Francisco Trincão.