Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
06 Jul 2024 | 17:46 |
Alejandro Balbi, presidente do Nacional de Montevideo, elogiou a postura dos dirigentes do Sporting no processo que envolveu a mudança de Sebastián Coates rumo ao emblema uruguaio. Em entrevista ao jornal Record, o dirigente refere, no entanto, que o central "vem de coração" por deixar o clube "por quem mais jogos fez".
"Quero agradecer ao Coates por aceitar o nosso repto, mas também ao Sporting, um grande clube que se comportou lindamente em todo este processo, respeitando a vontade de todas as partes, mesmo sabendo que iria perder o seu capitão", começou por dizer.
"Para nós, um clube que não tem muita capacidade financeira, muito dinheiro, é um orgulho imenso receber uma referência de uma equipa tão grande a nível Europeu. Estamos muito felizes e esperamos ser felizes juntos, com o Seba. Sei que vem de coração partido. Regressa ao seu primeiro clube, mas vai deixar aquele por quem mais jogos fez. Respeitamo-lo ainda mais a sua decisão por isso"; sublinhou.
Na temporada que agora chegou ao fim (2023/24), Sebastián Coates – avaliado em 3,5 milhões de euros – somou 44 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga Europa, seis na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Ao todo, 3.350 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o capitão do Sporting marcou seis golos e fez uma assistência.
Ao todo, Sebastián Coates realizou 369 jogos de leão ao peito, tendo, ao todo, 37 golos, 10 assistências e oito títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24 ), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), uma Taça de Portugal (2018/19) e quatro Taças da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22), deixando um legado histórico com a Listada verde e branca. O capitão deixa Alvalade como o estrangeiro com mais jogos na história dos leões.
Custódio Castro, que chegou a representar o Clube de Alvalade como jogador, fez a antevisão à partida que opõe leões e a formação ribatejana
30 Out 2025 | 18:03 |
Custódio Castro revelou que a equipa do Alverca se encontra motivada para novo encontro com o Sporting. A formação ribatejana volta a disputar uma partida contra o emblema verde e branco, em Alvalade, apenas três dias depois de ter sido derrotada, por 5-1, para os quartos-de-final da Taça da Liga.
Desta feita, Sporting e Alverca encontram-se para disputar a 10ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O treinador dos ribatejanos, que também é antigo jogador do Clube de Alvalade, falou aos meios oficiais da equipa que subiu à primeira divisão no último ano, para lançar o encontro contra os atuais bicampeões nacionais.
"Na minha perspetiva, que fui jogador, fazemos o melhor que há que é jogar futebol, por isso, o nosso estado de espírito tem que estar bom e a motivação tem que estar no 'top'", começou por explicar Custódio Castro, explicando que a equipa não ficou abalada pela goleada da última quarta-feira, dia 28 de outubro.
O treinador do Alverca prosseguiu: "É mais um jogo para mostrarmos a nossa capacidade e crescimento, até de um jogo para o outro. Vamos defrontar o campeão nacional, bem orientado e com um treinador de qualidade, perante um estádio cheio, mas esses são fatores para fazer com que a nossa paixão, organização e forma de estar no jogo possam sobressair ainda mais".
"Será um jogo difícil, mas são estes desafios que nos fazem crescer. Muitos dos jogadores nunca tinham atuado até hoje na I Liga e estão a jogar em Alvalade. Têm a oportunidade mostrar o seu valor, e é essa paixão e forma de estar que queremos ver dentro do campo", rematou Custódio Castro. Sporting e Alverca encontram-se na próxima sexta-feira, 31 de outubro, em jogo que se disputa no Estádio de Alvalade, marcado para as 20h15.
Adversário da segunda circular disputou a partida dos quartos-de-final da Taça da Liga, a apurou-se para a final four, mas um lance ficou na retina dos adeptos
30 Out 2025 | 16:29 |
Pedro Henriques não teve dúvidas na sua avaliação: o Benfica beneficiou de uma grande penalidade não existente, no encontro frente ao Tondela. As duas formações encontraram-se em encontro referente aos quartos-de-final da Taça da Liga, depois de o Sporting já se ter apurado para a final four da competição.
O Benfica - Tondela seguia empatado, a zero, no Estádio da Luz, até aos 41 minutos, quando Nicolas Otamendi inaugurou o marcador, através de pontapé de penálti. Um lance que deixou muitas dúvidas aos adeptos, uma vez que as imagens não pareceram mostrar qualquer infração. Uma opinião partilhada pelo especialista de arbitragem Pedro Henriques, que analisou o lance no jornal A Bola.
"O VAR chama o árbitro para lhe mostrar inicialmente uma imagem parada onde a bola está a tocar no braço/cotovelo direito de Afonso Rodrigues. Como o braço está levantado e ligeiramente afastado do corpo dá margem para de forma objetiva se dizer que está em posição não natural", começou por escrever o antigo árbitro.
Pedro Henriques prosseguiu, com mais esclarecimentos: "Mas a questão é que a dinâmica da jogada, mostra outra realidade, há um cabeceamento de Leandro Barreiro em cima do adversário, com a bola a um metro de distancia, ou seja, um cabeceamento à queima, tecnicamente designado de bola inesperada".
"O jogador é surpreendido, havendo quase em simultâneo um choque entre ambos, tal era a proximidade. Na minha opinião e neste lance em concreto, acho que o futebol não espera que um penálti seja assinalado nestas circunstâncias. Dou como incorreta a decisão de se ter assinalado pontapé de penálti", atirou, a terminar, Pedro Henriques, sobre o lance no Benfica - Tondela, que apurou as águias para a final four da Taça da Liga, onde já está também o Sporting.
Treinador verde e branco identifica muito potencial no jogador dos leões, mas quer trabalhar alguns aspetos do seu jogo para rentabilizar a utilização
30 Out 2025 | 16:05 |
Rui Borges quer Geovany Quenda a ocupar zonas mais interiores, e a jogar com mais confiança. O treinador verde e branco reconhece inúmeras capacidades ao extremo do Sporting, e tem um plano para rentabilizar da melhor maneira as suas qualidades ofensivas.
A primeira parte desse plano, segundo avança o jornal A Bola, é potenciar a utilização de Geovany Quenda em zonas mais interiores do terreno. O jovem verde e branco ganhou um lugar no plantel, com Ruben Amorim, a ocupar os terrenos na ala do Sporting, o que também obrigava a várias ações defensivas, no sistema 3x4x3.
A mudança de sistema operada por Rui Borges deixou patentes outras qualidades de Goevany Quenda. O treinador Rui Borges acredita que o jogador se pode destacar em zonas mais avançadas do campo, pelo que o jogador tem sido utilizado como extremo, mas muitas vezes ocupa espaços interiores em vez de ir à procura da linha lateral - começa, até, a ser visto como uma boa solução para render Francisco Trincão, atuando com funções de 10 na equipa do Sporting.
Esta medida é o primeiro passo para potenciar as qualidades de Geovany Quenda, algo que o extremo vê com bons olhos. A outra parte do plano passar por dar confiança ao jogador. Rui Borges tem encorajado o produto da formação dos leões a correr riscos, tomar decisões no último terço, e, acima de tudo, fintar e rematar mais, sem medo de arriscar.
A verdade é que o plano parece estar a funcionar. Rui Borges já viu Geovany Quenda ultrapassar o número de golos que marcou em toda a época passada, e o jogador, que até começou a temporada na condição de suplente, parece ter cada vez mais importância no processo ofensivo do Sporting.