Futebol
Chiquinho Conde aponta titular do Sporting à saída: "Já ganhou tudo o que havia para ganhar"
19 Jan 2026 | 10:43
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Jan 2026 | 13:06 |
Está confirmado. O duelo entre Porto e Sporting, referente à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, vai mesmo realizar-se numa segunda-feira, dia 9 de fevereiro, um dia após a segunda volta das eleições presidenciais, que vai ser disputada entre António José Seguro e André Ventura.
Apesar de se terem disputados jogos do Campeonato Nacional no último domingo, 18 de janeiro, dia da primeira volta das eleições, incluindo um encontro que envolveu os dragões, um duelo da dimensão de um Clássico poderia gerar um conflito mediático e de exposição entre eventos, situação que se pretende evitar, segundo o jornal 'Record'.
A mudança tem impacto direto no Sporting, que enfrenta o AVS SAD no dia 4 de fevereiro, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. Para cumprir o período mínimo de 72 horas de descanso entre partidas, os leões não poderiam disputar o clássico com os dragões no sábado, dia 7, abrindo assim caminho para a solução de segunda-feira.
O duelo frente à turma orientada por Francesco Farioli surge num momento particularmente exigente para o Sporting, que sabe que já não pode desperdiçar mais pontos na luta pelo título. Com a margem de erro cada vez mais curta, os leões - que venceram a última partida - encaram a deslocação ao Dragão como uma autêntica final.
Neste momento, os comandados de Rui Borges têm 45 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (52) está no primeiro posto com mais sete pontos. Já o Benfica é terceiro classificado com 42 pontos somados.
Rui Borges enfrenta um cenário de extrema dificuldade para montar onze inicial diante do campeão francês, devido a um elevado número de ausências
19 Jan 2026 | 12:49 |
O último treino do Sporting antes do embate europeu trouxe notícias negativas para Rui Borges, confirmando-se que Pote e Ousmane Diomande não estarão aptos para defrontar o Paris Saint-Germain. As duas figuras nucleares do plantel estiveram ausentes da sessão de trabalho realizada esta manhã, deixando a estrutura leonina sem o seu principal criador de jogo e sem uma das peças mais sólidas do eixo defensivo.
Além destes nomes, o boletim clínico dos leões continua a ser uma dor de cabeça, com Ioannidis, Salvador Blopa, Nuno Santos, Eduardo Quaresma e Geovany Quenda também entregues ao departamento médico. Ao todo, são sete os jogadores lesionados que não poderão dar o seu contributo em Alvalade.
No plano das indisponibilidades não clínicas, o cenário torna-se ainda mais complexo com a ausência de Luís Guilherme, uma vez que as contratações de janeiro não podem participar nestas últimas jornadas da fase de liga. A este impedimento regulamentar soma-se a suspensão de Morten Hjulmand, que viu o terceiro cartão amarelo no encontro frente ao Bayern Munique e terá de cumprir um jogo de castigo.
Apesar das contrariedades, há notas positivas no regresso aos trabalhos, com Daniel Bragança, Zeno Debast e Ricardo Mangas já totalmente integrados e às ordens de Rui Borges. Para colmatar as inúmeras vagas abertas pelas baixas de peso, o treinador chamou os jovens Eduardo Felicíssimo, Mauro Couto e David Moreira, que trabalharam com o grupo principal.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 20 de janeiro, frente ao Paris Saint-Germain. O encontro, a contar para a sétima jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Luis Enrique, jogar-se-á às 20h00, em Alvalade.
Treinador está determinado em dar a volta ao mau momento e terminar com onda negativa de resultados, a última das quais frente ao Porto
19 Jan 2026 | 12:26 |
A equipa B do Sporting recebe, esta segunda-feira, dia 19 de janeiro, o Torreense, às 18h00, em jogo da 18.ª jornada da Liga Portugal 2. O técnico João Gião está determinado em dar a volta ao mau momento e acabar com a série de quatro derrotas consecutivas, a última das quais frente ao Porto. O treinador referiu que os seus pupilos têm sofrido algumas "desatenções na bola parada defensiva".
"Foi uma semana como tantas outras: com muita gente a trabalhar acima, com a equipa A, e nós com vários jogadores dos sub-23 e sub-19 integrados. Alguns têm tido oportunidades e vão continuar a tê-las", começou por antecipar, em antevisão aos meios do Clube de Alvalade, deixando também elogios ao conjunto de Torres Vedras.
"O Torrense tem estado num bom momento, muito mediático e positivo, e, como é óbvio, vai criar-nos algumas dificuldades. Neste campeonato, todas as equipas são competitivas, mas eles são efetivamente uma das melhores e têm um dos melhores plantéis", frisou.
J. Gião: "Os eventos do jogo, que noutras fases, aqui e ali, caíam para o nosso lado, têm agora caído para o lado do adversário"
O técnico verde e branco apontou o caminho para o crescimento: "As derrotas têm sido sempre pela margem mínima e com a equipa muito competitiva. Os eventos do jogo, que noutras fases, aqui e ali, caíam para o nosso lado, têm agora caído para o lado do adversário", explicou, sublinhando ainda assim a necessidade de afinar alguns processos.
J. Gião: "Há detalhes em que temos sido penalizados, como a finalização e as desatenções na bola parada defensiva"
"Temos de continuar a melhorar a nossa qualidade de jogo. Há detalhes em que temos sido penalizados, como a finalização e as desatenções na bola parada defensiva. Já fomos penalizados em dois jogos dessa forma e temos de ser mais rigorosos. João Gião deixou um apelo à massa associativa: "Deixo o repto aos adeptos para que compareçam. No último jogo em casa, frente ao Académico de Viseu, tivemos uma moldura humana muito ruidosa, sobretudo na segunda parte, acima da média do que costumamos ter aqui na Academia Cristiano Ronaldo. Sei que é um dia mais difícil, mas sendo num horário já pós-laboral, conto com os adeptos para que nos possam empurrar para a vitória", concluiu.
Internacional moçambicano atravessa um momento de forma fulgurante e prepara-se para estabelecer novos máximos pessoais ao serviço do emblema verde e branco
19 Jan 2026 | 11:26 |
Geny Catamo brilhou na recente vitória frente ao Casa Pia, por três a zero, onde apontou um bis que confirma uma das melhores temporadas da sua carreira. Na época 2025/2026, o extremo moçambicano soma já nove golos e cinco assistências num total de 31 jogos oficiais, contabilizando as partidas realizadas pelo Sporting e pela seleção de Moçambique.
De leão ao peito, o esquerdino viveu o seu melhor período em 2023/2024, quando somou 11 participações diretas em golos. Já na época de 2024/2025, o registo fixou-se nas dez contribuições. Agora, sob o comando de Rui Borges, o jogador corre atrás de novos máximos, tendo recuperado a melhor forma física após alguns meses de utilização intermitente devido a mialgias. Neste momento tem oito contribuições para golo.
No cômputo geral da presente temporada, o internacional moçambicano é o décimo futebolista com maior utilização nos bicampeões nacionais, com um total de 1.175 minutos. Surge logo atrás de Geovany Quenda na hierarquia de minutos, o que demonstra a importância crescente que tem no plantel orientado por Rui Borges, especialmente num momento em que o mercado europeu se mantém muito atento à sua evolução.
O Sporting pretende segurar o ativo e, a breve ou médio prazo, o jogador poderá rubricar um novo contrato. A renovação é motivada pelo assédio externo, uma vez que no último defeso de verão chegou a ser equacionada a sua saída para outro campeonato, caso surgisse uma proposta que agradasse a todas as partes.
Atualmente, a administração leonina quer blindar o jogador - avaliado em 15 milhões de euros - que se sente perfeitamente adaptado a Alvalade. Recorde-se que, no último mercado de transferências de verão, emblemas como o Fenerbahçe, o Aston Villa e o Everton tiveram o atleta na lista de alvos. Com o novo vínculo, o Sporting assegura uma maior margem de manobra financeira e desportiva perante o interesse da concorrência internacional.