Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Jun 2025 | 18:40 |
Carlos Barbosa da Cruz analisou a novela em torno de Viktor Gyokeres - não sendo a primeira vez que o líder do Grupo Stromp fala deste tema - e do agente desportivo do avançado do Sporting, Hasan Çetinkaya, referindo-se a uma "campanha de desinformação" que tem circulado nas últimas semanas.
Barbosa da Cruz: "Gyokeres no Arsenal? Monumental campanha de desinformação"
O cronista falou do processo de saída de Viktor Gyokeres do Sporting: “A negociação de uma possível transferência de Gyokeres está condicionada por uma circunstância que tem inquinado todo o decurso da mesma. Por força de compromisso assumido aquando da contratação do jogador, quem tem o mandato exclusivo para negociar o jogador, é o seu empresário”, refere no jornal Record.
O advogado fala em tentativa de condicionamento em torno do processo: “Por muito que o jogador e o empresário prefiram o Arsenal, isso não chega, porque falta o acordo do Sporting; isso explicará a monumental campanha de desinformação que tem sido desenvolvida, com o fito único de condicionar quem vende”, acrescentou.
Barbosa da Cruz: "Há uma coisa que nunca perdoarei ao Sr. Çetinkaya"
De seguida, o líder do Grupo Stromp confessa que não deixa o agente de Gyokeres passar impune: “Mais do que uma questão de milhões, há uma coisa que nunca perdoarei ao Sr. Çetinkaya, se, por força da sua cupidez em querer ganhar em todos os tabuleiros, as relações entre Gyokeres e o Sporting se vierem a deteriorar”.
O comentador refere ainda que o sueco já está na História do Clube: “Gyokeres já está na história do Sporting como um jogador de eleição, que contribuiu decisivamente para as vitórias nos últimos campeonatos; acresce que o seu empenho, entrega e espírito de equipa estiveram sempre presentes, mesmo quando jogou em inferioridade física. Eu não quero que aconteça a Gyokeres o mesmo que a Jardel, que acabou por sair do Sporting pela porta pequena, por força de jogos de empresários”, terminou.
Central de 22 anos, formado em Alcochete, é um dos vários atletas do Clube de Alvalade indisponíveis para o treinador da equipa
09 Jan 2026 | 17:39 |
Eduardo Quaresma já teve alta hospitalar e encontra-se agora em repouso domiciliário, depois de ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica ao osso zigomático da face esquerda, na sequência de uma lesão sofrida Sporting - Vitória de Guimarães, que culminou na eliminação na Allianz Cup.
A cirurgia decorreu sem complicações e permitiu que Eduardo Quaresma recebesse alta pouco depois, iniciando agora um período de repouso fora do hospital, sob vigilância médica, antes de regressar gradualmente à atividade desportiva.
Tal como já tinha sido avançado, o tempo de paragem estimado ronda as três semanas, dependendo da evolução da recuperação e da adaptação às proteções faciais que poderão ser utilizadas no regresso do 'camisola 72' à competição.
Apesar da ausência temporária, a evolução clínica do defesa português tranquiliza o Sporting, que segue atentamente o processo de recuperação de um jogador que tem somado minutos com Rui Borges na temporada, fruto das restantes lesões no plantel.
Eduardo Quaresma - avaliado em 15 milhões de euros - tem 1088 minutos somados em 15 partidas oficiais, com um golo marcado e duas assistências. O jovem central já conquistou três Campeonatos Nacionais, uma taça de Portugal e uma Taça da Liga.
Chegada do extremo senegalês a Alvalade é vista com bons olhos em Espanha e pode ser opção valiosa para a restante temporada
09 Jan 2026 | 17:07 |
Souleymane Faye, avançado do Senegal, que deverá chegar nas próximas horas em Lisboa para realizar exames médicos e assinar contrato com o Sporting, é elogiado por Rafael Lamas, jornalista do diário espanhol Ideal e profundo conhecedor do Granada, que acredita que o africano tem o perfil certo para vingar em Alvalade.
“É muito rápido e intuitivo”
“É muito rápido, intuitivo e tem uma grande capacidade física, que lhe permite pressionar sem grandes problemas. Gosta de jogar pela esquerda, fazer diagonais para o meio e rematar à baliza. É daqueles que vai para cima do adversário sem medo, faz a diferença no um para um e cruza bem”, explicou o jornalista em declarações ao jornal O Jogo.
Lamas garante que o atacante de 22 anos, avaliado em 1,5 milhão de euros, é uma aposta segura por parte dos leões. “É uma das maiores sensações do Granada. Pagaram 600 mil euros por metade do passe e agora vão vendê-lo por um valor muito superior. Só esse detalhe diz tudo”.
“Trabalha imenso para a equipa”
“É um ótimo rapaz, trabalha imenso para a equipa, faz bom balneário e não foge aos desafios. Dá-se bem com todos e de certeza que será muito bem aceite no Sporting”, concluiu Lamas, reforçando a ideia de que o clube português encontrou um reforço com margem de crescimento e personalidade para singrar.
Faye, que vai custar 6 milhões de euros + 2 por objetivos aos cofres leoninos, tem vindo a destacar-se com a camisola do Granada, da segunda divisão espanhola. Nos 1.649 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou dois golos e fez seis assistências.
Leões entram numa fase decisiva da temporada com vários desafios pela frente, entre compromissos nacionais e internacionais
09 Jan 2026 | 16:10 |
A derrota frente ao Vitória de Guimarães, por 2-1, impediu a equipa de Rui Borges de disputar a final da Allianz Cup e abriu um intervalo raro no calendário que podia ser aproveitado para disputar o jogo dos quartos de final da Taça de Portugal frente ao AVS. Porém, os leões preferem o adiamento do encontro da prova rainha.
O principal motivo para a decisão do Clube prende-se com as ausências no plantel. Rui Borges tem atualmente oito jogadores lesionados — Zeno Debast, Eduardo Quaresma, Nuno Santos, Ricardo Mangas, Fotis Ioannidis, Geovany Quenda, Pote e Salvador Blopa —, a que se soma Ousmane Diomande, ao serviço da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas. Ter este tempo extra permitirá que mais atletas estejam disponíveis para compromissos futuros.
Outro fator em consideração envolve a transmissão televisiva. O Sporting e o AVS estão a negociar com a Federação e as operadoras de TV (RTP ou SportTV) para definir a data do jogo, sendo o dia 4 de fevereiro apontado como a hipótese mais forte, poucos dias antes do clássico com o Porto no Estádio do Dragão.
Com estas variáveis, o Sporting prepara-se para abordar a fase decisiva da Taça de Portugal com mais opções e maior equilíbrio, garantindo que a equipa possa competir em condições ideais quando chegar a hora do duelo com os avenses.
O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão, jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.