
Futebol
Insólito! Revelados motivos pelos quais Ruben Amorim não foi despedido do United
03 Set 2025 | 11:50
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Mai 2025 | 18:21 |
O Sporting sagrou-se bicampeão nacional no sábado passado, 17 de maio, ao vencer o Vitória de Guimarães por 2-0. Um feito histórico, que não acontecia há 71 anos e que tem sido celebrado de todas as formas possíveis, inclusive... de barco. Um vídeo divulgado na rede social X (antigo Twitter), pela conta “Rapariga de Verde e Branco – Jéssica”, mostra alguns dos jogadores leoninos a desfrutarem de um dia de sol num barco, com música e boa disposição até serem 'provocados' por um adepto do Porto.
Na publicação, lê-se: “Sempre ouvi dizer ‘equipa unida, jamais será vencida’. Nunca vi grupos tão coesos como os dos últimos anos, ANDA SPORTING, RUMO À DOBRADINHA 💚🔋⚡️ Debast a pôr a tocar ‘Mágico Sporting’. Coisa linda!” E de facto, o vídeo não deixa margem para dúvidas. Debast assume o controlo da coluna, Morten Hjulmand, surge sentado a apreciar a vista, e Gyokeres não esconde a felicidade. Ao lado deles, Conrad Harder surge a cantar o “Mágico Sporting”, de forma a responder ao apoiante azul e branco.
Esta demonstração de união vem confirmar o espírito de grupo que Ruben Amorim tanto construiu, e que Rui Borges herdou e manteve. Foi essa coesão que permitiu aos leões segurarem a vantagem sobre o Benfica, mesmo entrando empatados em pontos para a última jornada da Liga Portugal. Com vantagem no confronto direto, o Sporting só dependia de si. E não vacilou.
Agora, os olhos estão postos no próximo e derradeiro desafio da época: a final da Taça de Portugal. O derby eterno com o Benfica acontece no Jamor, e carrega consigo não só a luta pela dobradinha, como também uma forte carga emocional. A última final entre os dois clubes na prova rainha remonta a 1996, ano marcado pela trágica morte do adepto Sportinguista Rui Mendes.
A final da prova rainha está marcada para o próximo domingo, 25 de maio, às 17h15, no Estádio Nacional do Jamor. A Polícia de Segurança Pública tem efetuado reuniões ao longo desta semana e já apresentou um aviso importante para o encontro que é considerado de risco máximo.
Veja o vídeo:
Clube de Alvalade teve tudo assegurado para a contratação do jogador, mas não conseguiu entregar a documentação dentro do tempo limite
03 Set 2025 | 12:36 |
Fernando Mendes mostrou-se incrédulo com o falhanço na contratação por Jota Silva. O jogador teve tudo acertado para ser reforço do Sporting, mas a documentação necessária para inscrever o extremo-esquerdo na Liga Portugal foi entregue após a data limite. Como tal, o comentador acredita que o responsável deveria sofrer as consequências necessárias.
Fernando Mendes: "Jota Silva? Tem de haver consequências para o responsável desta situação"
“Acho que tem de haver consequências para o responsável desta situação. Acho que sinceramente não é um drama, mas tem de haver consequências porque não podem brincar com a vida das pessoas”, revelou o antigo jogador dos leões, em declarações para a CMTV.
De seguida, Fernando Mendes foi questionado sobre quem acredita ser o principal responsável pela falha de fecho de mercado: “Não faço a mínima ideia de quem trata destas coisas, nem quero saber disso para nada, mas sofre o treinador que queria o jogador, sofre o jogador que recusou uma série de clubes para vir o Sporting”.
Fernando Mendes: "Se eu acho um drama o Jota Silva não vir para o Sporting? Não"
Ainda assim, o comentador não acredita que, apesar do falhanço, a situação não deve ser dramatizada: “Atenção, tem de haver consequências. Mas se eu acho um drama o Jota Silva não vir para o Sporting? Não. O Sporting tem que pensar neste momento em recuperar Nuno Santos, Maxi Araújo e Diomande. Eles têm jogadores para essa posição: Maxi Araújo e Quenda que joga pouco”.
Jota Silva – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 37 encontros ao serviço do Nottingham Forest na época passada: 31 na Premier League, cinco na Taça de Inglaterra e um na Taça da Liga inglesa. Raramente opção inicial em Inglaterra, o extremo marcou quatro golos e fez duas assistências. O jogador foi suplente utilizado na primeira ronda da Premier League desta época.
Fecho da janela de transferências ditou que o Clube de Alvalade não conseguisse contratar reforço da lista de Frederico Varandas
03 Set 2025 | 12:24 |
Apesar de a Direção leonina ter feito os possíveis, Kevin não foi reforço do Sporting. O extremo brasileiro protagonizou uma mudança do Shakhtar Donetsk para o Fulham no último dia do mercado e vai ser orientado por Marco Silva, antigo treinador dos leões.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, a SAD dirigida por Frederico Varandas tinha noção que o negócio pelo avançado seria altamente improvável, uma vez que o conjunto ucraniano já teria negócio acordado com o clube da Premier League. Como última manobra a convencer o Shakhtar a deixar sair o jogador rumar para os verdes e brancos, a Direção preparou uma oferta de 37M+3M.
Nem mesmo a proposta astronómica do Sporting foi suficiente para o Shakhtar Donetsk ponderar a mudança de Kevin para o Clube de Alvalade e o extremo esquerdo de 22 anos acabou mesmo por ser oficializado para o Fulham. O brasileiro era um desejo da SAD, uma vez que foi visto como um jogador diferenciado e desequilibrador, fatores que garantiam um papel de importância no plantel de Rui Borges.
Com o avançado fora das contas verdes e brancas, os leões não conseguiram assegurar a contratação de nenhum dos extremos esquerdos presentes na lista de potenciais reforços de Frederico Varandas. Yeremay Hernández vai continuar no Deportivo d’A Corunha e Jota Silva não foi inscrito na Liga Portugal dentro do prazo estabelecido.
Neste início de temporada 2025/26, Kevin - avaliado em 12 milhões de euros - tinha vindo a ser o principal destaque da formação do Shakhtar Donetsk. O avançado brasileiro já cumpriu cinco jogos: três na qualificação para a Liga Europa e dois na qualificação para a Liga Conferência. Nos 401 minutos de utilização, já registou cinco golos e duas assistências.
Antigo avançado dos verdes e brancos representou o Clube de Alvalade durante três temporadas e abordou tempo com a camisola dos leões
03 Set 2025 | 12:22 |
Bryan Ruiz teve uma passagem de grande nível pelo Sporting, numa altura em que era desejo antigo dos leões. Apesar da magia dentro de campo, o costa-riquenho ficou relembrado pelo falhanço no dérbi com o Benfica, que decidiu o Campeonato Nacional de 2015/16. Atualmente com 40 anos, o ex-futebolista admite que, se tivesse marcado, poderia ter ficado mais tempo em Alvalade.
Bryan Ruiz: "O falhanço contra o Benfica foi muito duro para mim"
"O falhanço contra o Benfica foi muito duro para mim, quer no momento, quer para o resto da minha carreira, por várias razões. Primeiro foi ter perdido o campeonato por um ponto, e saber que aquele golo naquele momento do campeonato podia ter mudado isso", começou por dizer, ao podcast Sem Filtros, da Liga Portugal.
Bryan admitiu ainda que o lance ditou o final prematuro da aventura em Alvalade: "Já vi o Cristiano Ronaldo, o Messi ou o Lewandowski a falhar em situações iguais ou piores, mas aquele momento foi muito importante para o Sporting. Se não tivesse falhado, teria ficado mais tempo no Clube e a viver em Portugal".
Bryan Ruiz: "Alvalade é de outro nível"
"(Alvalade) É de outro nível. É um Estádio que apoia muito e se sente a paixão dos adeptos durante todo o jogo. Este ambiente mete sempre muito respeito nos adversários, mas é muito bom para os jogadores do Sporting e ajuda-nos a desfrutar dos jogos e a criar muitas boas memórias, como tenho", admitiu.
O antigo jogador do Sporting mantém um grande carinho por Jorge Jesus, que o orientou em Alvalade: "Foi o melhor (treinador) que tive e agora, que pretendo enveredar por essa carreira, é uma inspiração. Transporta-nos para outro nível em termos táticos", admitiu, elegendo Bruno Fernandes como o "melhor jogador" com quem partilhou balneário.
Veja as palavras de Bryan Ruiz: