
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres está a caminho do Manchester United. O Arsenal tarda em aceitar os termos de negociação impostos pela SAD do Sporting, o que leva Ruben Amorim a fazer uma jogada de última hora para contratar o avançado que orientou em Alvalade.
A informação está a ser avançada pela SIC Notícias, garantindo que Sporting e Manchester United estão muito perto de um acordo pelo avançado sueco. A fonte em questão não revela detalhes do negócio, sabendo-se que deverá ser semelhante ou superior ao do Arsenal.
Sporting e gunners têm acordado um valor fixo de 63,5 milhões de euros, aos quais acrescem 10M mediante o cumprimento de objetivos pessoais e coletivos. No entanto, os londrinos querem que apenas 7,5M do valor bónus seja de fácil realização, enquanto Varandas deseja a quantia na totalidade.
Apesar de o grande desejo de Gyokeres ser o Arsenal, jogar na Premier League poderá sobrepor-se à vontade de vestir a camisola da formação orientada por Mikel Arteta. O Sporting aguarda e já terá notificado o avançado para regressar aos trabalhos.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
'Camisola 8' de Rui Borges está a ser moldado para jogar como '10' em 4x2x3x1 e quem bem o conhece admite facilidade na adaptação
|
João Pedro Sousa recordou os tempos em que orientou Pote - que vai renovar contrato - no Famalicão, antes de o craque assinar com o Sporting. O técnico, que também passou por Alvalade enquanto adjunto de Marco Silva - destacou as qualidades do 'camisola 8' dos leões e lamentou a falta de oportunidades na Seleção Nacional.
João Pedro Sousa: "Pote? Vai adaptar-se perfeitamente à nova posição no Sporting"
"Só posso falar baseado no tempo que trabalhei com ele. O Pedro hoje é um2 jogador diferente. Na altura já era diferenciado, um desequilibrador. No entanto, hoje é melhor jogador, mais maduro, com um maior entendimento do jogo, mais concentrado. Mas, dentro daquilo que conheço dele, vai adaptar-se perfeitamente à posição", disse, ao jornal A Bola.
João Pedro Sousa foi mais longe e deixou garantias sobre Pote: "Aliás, penso que o terreno onde ele se sente mais confortável é entre linhas. Seja entre as linhas avançada e média do adversário, seja entre as linhas média e defensiva do adversário, como parece que vai ser o caso. Aí sente-se perfeitamente à-vontade. Taticamente consegue explorar muito bem os espaços".
João Pedro Sousa: "Pote consegue fazer ligações, finalizar, aparecer com muita velocidade"
"Recebe, orienta, dá velocidade ao jogo, consegue manter a posse de bola nesses espaços, o que é extremamente difícil no futebol, e depois consegue fazer ligações, finalizar, aparecer com muita velocidade e com muita inteligência nas finalizações. O Pedro é um jogador muito acima da média, dentro do próprio jogo vai dar ao seu treinador uma série de opções, vai criar muito impacto na posição", assegurou.
João Pedro Sousa admitiu ainda que o Sporting sentiu "claramente" a falta de Pote durante os cinco meses de ausência, lamentando que as convocatórias com Roberto Martínez sejam escassas: "Infelizmente teve pouca sorte, porque as lesões apareceram no momento em que ia ter a sua oportunidade na Seleção, mas com calma, seguramente, ele vai regressar e vai ter a sua oportunidade na Seleção".
João Pedro Sousa: "Pote sabe que é um chato do caraças"
"Com os anos tornou-se um jogador mais maduro e muito mais concentrado. Quando trabalhou comigo desconcentrava-se um bocadinho, preocupava-se com outras coisas, não propriamente com o seu jogo. Com o árbitro, com o adversário, com o jogador que o estava a marcar, toda a gente sabe que ele é um chato do caraças [risos]. É um jogador competitivo, de mão cheia, que gosta de ganhar", terminou o ex Sporting.
Testes de pré-época do Clube de Alvalade têm servido para o técnico de Mirandela realizar experiências e internacional belga tem vindo a surpreender
|
Rui Borges quer Zeno Debast no duplo pivô do meio-campo em 4x2x3x1. O treinador do Sporting tem vindo a realizar experiências com a nova tática e acredita que pode tirar mais rendimento do internacional belga nesta nova posição. Esta informação é de especial relevância, numa altura em que Morten Hjulmand voltou a ser abordado pela Juventus.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o técnico natural de Mirandela acredita que o ‘camisola 6’ dos leões pode vir a ganhar um novo papel no sistema que tem vindo a implementar no estágio de Lagos, no qual tem vindo a formar dupla na zona média do terreno ao lado de Hjulmand, Giorgi Kochorashvili, João Simões ou Rayan Lucas.
Esta posição não é nova para Zeno Debast. Apesar de chegar ao Sporting como reforço para a zona central da defesa, o ex-Anderlecht ganhou uma nova vida com a chegada de Rui Borges, subindo de rendimento ao atuar enquanto médio de cariz defensivo, ou na posição ‘8’.
Ainda no seu estágio no Cascade Wellness Resort, em Lagos, Rui Borges terá mais duas oportunidades para testar o internacional belga nessa posição, quando no dia 21 de julho, o Clube de Alvalade defrontar Farense e Sunderland, com o último desses encontros a ser aberto ao público.
Em 2024/2025 Zeno Debast – avaliado em 30 milhões de euros – disputou 48 jogos com a camisola do Sporting: 31 na Liga Portugal Betclic, oito jogos na Liga dos Campeões, seis jogos na Taça de Portugal, dois jogos na Taça da Liga e um jogo na Supertaça Cândido de Oliveira. Em 3.306 minutos, o polivalente marcou dois golos e fez quatro assistências.
Clube de Alvalade enviou ordem expressa ao internacional sueco, que fez uso dos seus advogados para responder à SAD dos verdes e brancos
|
Frederico Varandas notificou Viktor Gyokeres para regressar ao trabalho no passado dia 16 de julho. O Presidente do Sporting exigiu que o avançado se apresentasse na pré-época, mas o sueco manteve a sua escolha e negou o que foi pedido pelo Clube.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, Gyokeres fez uso dos seus advogados e respondeu à notificação do Sporting afirmando que os leões estão em incumprimento nos últimos dois anos, depois de não terem cumprido uma alegada promessa de transferência substancialmente abaixo da cláusula de rescisão.
A mesma fonte garante que, de acordo com o regulamento interno do Sporting, há motivos suficientes para agir através de medidas mais drásticas como um despedimento por justa causa sem pagamento dos salários referentes ao mês de julho.
O diário desportivo revela que o Sporting tem definido o período de cinco dias de ausência injustificada ou 10, no caso de serem faltas alternadas. Varandas não vai, no entanto, tomar medidas drásticas, desejando apenas que a transferência fique consumada rapidamente. No entanto, Gyokeres terá, como já foi mencionado pelo Presidente, de apresentar um pedido de desculpas ao Clube e aos companheiros, não ficando isento do pagamento de uma multa.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.