
Futebol
Oficial! Jogador que rescindiu após invasão à Academia do Sporting vai ser rival de Paulinho
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Com a confirmação que a final da Taça de Portugal será disputada entre Sporting e Benfica, no Estádio do Jamor, muitas figuras recordam aquele que foi, sem dúvidas, um dos episódios que mais envergonham o futebol nacional: a morte de um adepto, causada pelo lançamento de pirotecnia, no decorrer do jogo.
No dia 18 de maio de 1996, Sporting e Benfica defrontaram-se na partida que determinou o vencedor da Taça de Portugal 1995/96. Os encarnados venceram a partida por três bolas a uma, mas o resultado foi o menos importante desse dia. Antes do apito final do árbitro, foi lançado um foguete “very-light” vindo das bancadas afetas ao clube da Luz, que chegou ao topo norte do estádio e atingiu o Sportinguista Rui Mendes, matando o adepto leonino.
Carlos Xavier, que esteve presente no jogo e fez o relato dos acontecimentos à Agência Lusa: “Estava no banco e ouvi o barulho de um foguete a passar. Foi tão rápido que nem vi a direção, mas pensávamos que iria para o ar ou coisa assim. De repente, olhámos para a esquerda, estava um burburinho na bancada do Sporting e percebemos que tinha havido um acidente grave. No final, aconteceu o impensável”.
O antigo médio do Sporting defendeu que o jogo deveria ter sido interrompido e retomado numa nova data, coisa que não aconteceu: "Sinceramente, não me apercebi de que tivesse havido alguma conversa entre capitães, treinadores ou presidentes para ser tomada alguma medida. Na altura, deviam ter dado a partida como suspensa e retomá-la mais tarde. Mas lá está, é o futebol que temos. Eu já cheguei a ir jogar a Chaves por dois minutos [precisamente na época 1995/96], porque faltou luz. É impensável. O que aconteceu foi ridículo". Xavier acrescentou ainda que Rui Mendes “não sai do pensamento do universo leonino”.
Passados 29 anos desde o acontecimento deste trágico episódio, a final da Taça de Portugal, voltará a ser o dérbi eterno: a partida está marcada para a tarde do dia 25 de maio, no Estádio Nacional do Jamor, num jogo em que o Sporting procura a conquista de um troféu que lhe foge desde 2019.
Antigo avançado internacional francês analisou a saída do goleador sueco, quando este está cada vez mais perto de se tornar jogador do Arsenal
|
Depois de falar do seu tempo com Cristiano Ronaldo no Manchester United, Louis Saha falou da saída de Viktor Gyokeres do Sporting. Segundo o antigo internacional francês, o sueco, que está de malas feitas para o Arsenal, teria sido o encaixe perfeito no plantel do Man United, comandado por Ruben Amorim.
Louis Saha: "Gyokeres no Manchester United? Estou desiludido, porque teria sido uma grande contratação"
“Eles conhecem-se. Têm sido muito bons. Mas, sim, é normal. A dada altura da carreira, tentas encontrar a melhor opção em termos de transição. Ele pode voltar para Inglaterra, deve estar entusiasmado”, revelou em entrevista ao jornal A Bola. De seguida, o ex-jogador de 46 mostrou-se desiludido por não ver o goleador sueco rumar aos 'red devils'.
“Mas quer uma equipa que saiba como joga e perceba o que falta para ganhar um troféu. É esse o target do Arsenal. Por isso, percebo. Sim, estou desiludido, porque teria sido uma grande contratação. Tivemos duas grandes contratações, como Mbeumo e Cunha. Definitivamente, teria sido o trio perfeito no topo”, afirmou fazendo referências aos reforços deste mercado do Manchester United.
Louis Saha: "Gyokeres no Manchester United? Queremos jogadores que queiram jogar no clube"
Em jeito de conclusão, Louis Saha revelou que o foco das transferências dos red devils devem ser jogadores que se mostrem empenhados com o clube, e não opções de recurso: “Queremos jogadores que queiram jogar no clube. Não queremos ser a segunda ou a terceira escolha. Não é assim que funciona. Não estamos aqui à espera e a implorar por jogadores. Se não querem, até à vista”.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Clube de Alvalade regressou, este sábado, dia 26 de julho, aos trabalhos após a vitória diante do Villarreal (1-0), no Troféu Cinco Violinos
|
O Sporting regressou, este sábado, dia 26 de julho, aos trabalhos após a vitória diante do Villarreal (1-0), no Troféu Cinco Violinos. Rui Borges teve três baixas na sessão de trabalhos, uma vez que Maxi Araújo, Nuno Santos e Daniel Bragança continuam entregues ao departamento médico.
Por outro lado, Rui Silva e Giorgi Kochorashvili já treinaram após terem sido poupados por precaução no jogo diante da equipa espanhola. Os restantes jogadores tiveram uma sessão de trabalho mais ligeira. O plantel leonino vai agora beneficiar de uma folga no domingo.
O guarda-redes titular dos leões, que viu João Virgínia assinar até 2028, não constou na ficha de jogo da equipa verde e branca, uma vez que não se encontrava nas melhores condições físicas. Já o médio georgiano, depois de também ter falhado algumas sessões de trabalho nas primeiras semanas de julho, está novamente apto.
Com apenas seis meses a defender a baliza leonina, Rui Silva foi uma das figuras da temporada do Sporting. Com um valor de mercado de 7 milhões de euros, o internacional português de 31 anos deverá voltar à titularidade no primeiro encontro oficial da nova época.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 31 de julho, frente ao Benfica. O encontro diante do rival eterno, turma liderada por Bruno Lage, a contar para a Supertaça Cândido de Oliveira, jogar-se-á às 20h45, no Estádio do Algarve.
Dirigente português tem estado muito ativo no mercado de transferências e fechou jogador que estava referenciado pelos leões há várias temporadas
|
José Boto, diretor-desportivo do Flamengo, fechou a contratação de Samuel Lino. O ala de 25 anos estava na lista de alvos do Sporting para este mercado de verão, mas ruma ao emblema do Brasileirão por uma quantia a rondar os 24 milhões de euros.
Segundo informação avançada por Fabrizio Romano - jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - Lino custará 22 milhões de euros fixos, aos quais acrescem 2M mediante cumprimento de objetivos.
O valor acaba por ser ligeiramente inferior ao que foi noticiado numa primeira instância. O Flamengo ia fechar Samuel Lino por uma quantia de 25 milhões de euros, mas terá conseguido baixar o preço do alvo do Sporting junto da direção colchonera.
Os leões seguem Samuel Lino desde os tempos do Gil Vicente e, tal como revelou o nosso Jornal num Exclusivo Leonino, estariam dispostos a chegar aos 20 milhões de euros pelo jogador, que pode fazer todo o corredor esquerdo, sendo uma mais-valia para qualquer treinador.
Em 2024/25, com a camisola do Atlético de Madrid, Samuel Lino - avaliado em 22 milhões de euros - foi utilizado em 47 partidas. No total, o brasileiro de 25 anos disputou 2.294 minutos, nos quais conseguiu marcar quatro golos e assistir os companheiros em oito ocasiões.
Confira a publicação: