
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Sporting CP e Paços de Ferreira defrontam-se, esta sexta-feira, 12 de junho, pelas 21h15, no Estádio José Alvalade. Em jogo da 26.ª jornada da Liga NOS, os castores deslocam-se ao reduto do leão para tentar somar a terceira vitória consecutiva fora de portas e, assim, darem um importante passo rumo à manutenção. No regresso da competição, o Paços de Ferreira, que ocupa o 16.º lugar, com 25 pontos, surpreendeu tudo e todos ao vencer o Rio Ave, por 3-2, em Vila do Conde, com João Amaral, Douglas Tanque e Bruno Santos a apontarem os golos dos pacenses. A verdade é que, nos últimos quatro jogos, o conjunto de Pepa somou três vitórias (Famalicão, 2-1; Desportivo das Aves, 3-1; e Rio Ave, 3-2) e apenas uma derrota (Vitória SC, 1-2). https://twitter.com/vsports_pt/status/1269753071615311877 A jogar fora de portas, o Paços de Ferreira é a 15.ª pior equipa da Liga NOS. Em 12 jogos, venceu três, empatou dois e perdeu sete, totalizando 11 pontos. No entanto, nota para o facto de, nos últimos dois jogos fora da Capital do Móvel, os pacenses terem registado duas vitórias. Douglas Tanque é seta apontada à baliza leonina No capítulo individual, destaque para Douglas Tanque. Na Liga NOS, o avançado brasileiro leva seis golos em 21 jogos e regressou aos golos na última jornada. Nota também para Mohamed Diaby, Bruno Santos e Pedrinho, todos eles com dois golos e uma assistência. Hélder Ferreira, com três finalizações certeiras, tem sido outros dos elementos em destaque na turma de Pepa. https://twitter.com/vsports_pt/status/1269741590270132226 Paços não vence em Alvalade desde 2013 Na casa do leão, Sporting CP e Paços de Ferreira já se defrontaram em 24 ocasiões, sendo o registo largamente favorável aos rapazes de verde e branco: 18 vitórias, dois empates e quatro derrotadas. Na última deslocação dos castores a Alvalade, em abril de 2018, os leões venceram por 2-0, com golos de Bas Dost e Bryan Ruiz. A última vez que os pacenses triunfaram no reduto leonino data de 5 de janeiro de 2013. Em jogo relativo à 13.ª jornada do Campeonato Nacional, a turma liderada por Paulo Fonseca bateu o conjunto de Franky Vercauteren por 1-0, com golo de Paolo Hurtado. Dois anos antes, a 15 de janeiro de 2011, o Paços, de Rui Vitória, venceu o Sporting CP, de Paulo Sérgio, por 3-2, com golos de Samuel, Manuel José e Pizzi. Para os leões, marcaram Liedson e Salomão.
Fotografia de Paços de Ferreira
Futebolista de Rui Borges tem sido muito utilizado esta temporada e forma física do atleta leonino causa alguma apreensão à estrutura
|
Nuno Santos sofreu uma grave lesão na jornada nove da Liga Portugal Betclic e ainda não tem data para regressar. A alternativa direta é Maxi Araújo, o que causa alguma apreensão à estrutura do Sporting, visto que o canhoto pode chegar aos 68 jogos esta temporada.
No total, entre Toluca e Sporting, Maxi - a contas com um processo disciplinar - leva umas impressionantes 66 partidas em 2024/25. No entanto, o ala canhoto foi convocado por Marcelo Bielsa para os compromissos diante de Paraguai (6 de junho) e Venezuela (11 de junho) e, habitualmente, é titular.
Após os compromissos internacionais, Maxi terá somente duas semanas de férias e apresentar-se-á ao trabalho na Academia Cristiano Ronaldo a partir de dia 1 de julho. O pouco período de descanso, aliado à sobrecarga de jogos, deixa os responsáveis leoninos algo preocupados.
A alternativa direta é Nuno Santos, que em outubro sofreu uma rotura do tendão rotuliano do joelho direito. Apesar de já ter ultrapassado duas lesões graves na carreira, é incerta a forma física com que o 'camisola 11' irá regressar aos relvados, não tendo ainda sequer uma data oficial para tal.
Esta época, Maxi Araújo – avaliado em 17 milhões de euros - disputou 46 jogos com a camisola do Sporting: 28 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o canhoto alinhou durante 3.094 minutos, tendo feito quatro golos e apontado ainda cinco assistências.
Confira as declarações de Maxi Araújo sobre a possibilidade do Sporting conquistar o campeonato:
Depois de conquistar a Liga Europa ao serviço do Tottenham, antigo espanhol dos Clube leonino mostrou-se de língua afiada
|
Após conquistar a Liga Europa ao serviço do Tottenham, Pedro Porro deixou recados aos críticos do spurs, numa extensa entrevista. O antigo lateral-direito espanhol do Sporting não poupou nas palavras depois de conquistar o primeiro em 17 anos pelo clube londrino.
Pedro Porro:"Deixem-nos falar e fazer 'memes', agora"
Pedro Porro concedeu uma entrevista ao jornal britânico The Guardian, após o Tottenham vencer a Liga Europa contra o Manchester United, por 1-0. Na peça em questão, o antigo lateral do Sporting atacou quem, durante tantos anos, fez pouco do clube londrino:”É a opinião das pessoas... É claro que isso te chega, mas nós não queremos saber. Na verdade, eu até lhes agradeceria, porque pode servir como motivação extra, como gasolina para te alimentar. E vencemos. Deixem-nos falar e fazer 'memes', agora”
“Há mais de 40 anos que não conquistávamos um troféu europeu. A reação das pessoas foi adorável. Quando entras no autocarro e dás a volta a Londres, sentes quão importante é. Mudas a vida de famílias. Elas tinham sofrido. Nós também sofremos, no dia a dia”, acrescentou o espanhol do Tottenham.
Pedro Porro terminou a entrevista falando sobre o sentimento após a conquista neste final de temporada: ”Agora as pessoas têm de respeitar um pouco mais o Tottenham, porque somos campeões da Liga Europa. A temporada tinha sido muito má, na Premier League, e conquistar a Liga Europa trouxe muita felicidade. Os adeptos tinham sofrido, e nós também”.
Esta temporada, com a camisola do Tottenham, Pedro Porro – avaliado em 45 milhões de euros – leva 50 encontros: 32 na Premier League, 13 na Liga Europa, três na Taça de Inglaterra e dois na Taça da Liga inglesa. Ao todo, o lateral espanhol contabiliza 4.010 minutos, com quatro golos e nove assistências.
Após colaboração através de consultoria estratégica, emblema quer 'promover' antigo dirigente do emblema verde e branco a alto cargo
|
André Geraldes, antigo team manager do Sporting, assumiu recentemente funções no Alcochetense com vista a potenciar o clube no processo de crescimento e reestruturação. O emblema da Margem Sul pretende agora alargar as funções do dirigente para CEO.
Após uma colaboração através de consultoria estratégica, com foco na angariação de investimento e na consolidação de um modelo de gestão profissional e moderno, o clube quer 'promover' o ex-leão. O até agora consultor desportivo foi o responsável pela criação do projeto no emblema setubalense, conseguindo a subida de divisão e a conquista do título.
O dirigente português ainda não decidiu sobre o futuro uma vez que poderá ter abordagens de clubes de ligas profissionais no imediato. André Geraldes começou a colaborar com o Alcochetense na época passada, com vista a apoiar o clube no processo de crescimento e, logo no primeiro ano de trabalho, com êxito.
No último mercado de verão, André Geraldes esteve em negociações para rumar ao Athletico Paranaense. O dirigente era visto como a escolha ideal para elevar a profissionalização da estrutura do emblema canarinho, mas as conversações acabaram por não ter luz verde.
O primeiro cargo de André Geraldes no mundo do futebol foi precisamente ao serviço do Sporting, tendo estado presente nas conquistas de uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e ainda uma Supertaça. Depois disso, seguiram-se as subidas de divisão de Farense e Estrela da Amadora, como maiores marcos da sua carreira. O ex-leão deixou o cargo de diretor geral do Varzim, no final de 2023.