
Futebol
Rui Calafate antevê derbi e elogia jogador do Sporting: "Já recusou propostas da Bundesliga"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Chelsea está interessado na contratação de Rafael Leão. Os blues terão mesmo feito os primeiros contactos junto dos responsáveis do Milan, de forma a apurar as condições de um eventual negócio pelo avançado formado na Academia do Sporting.
A informação está a ser avançada pelo CaughtOffside, com o portal britânico a garantir que poderá ser possível contratar o extremo a custo reduzido, uma vez que o emblema comandado por Sérgio Conceição está disposto a aceitar 75 milhões de euros pelo português, apesar de a cláusula de rescisão apontar para os 175M.
A mesma fonte adianta que, além dos blues, também o Arsenal tem demonstrado algum interesse num eventual negócio pelo ex Sporting. No entanto, os gunners têm Rafael Leão como plano de emergência, caso não consigam fechar acordo com o Atlético Bilbao por Nico Williams.
Apesar de ser um dos jogadores mais decisivos do Milan, Rafael Leão é, não raras vezes, criticado por antigos jogadores rossoneros e figuras do futebol italiano. A falta de compromisso defensivo e, em algumas ocasiões, a dificuldade em decidir partidas importantes colocam o avançado em xeque.
Ao serviço do Sporting, antes de rescindir contrato, após a invasão à Academia de Alcochete, Rafael Leão - avaliado em 75 milhões de euros - realizou apenas cinco jogos, marcando dois golos. O internacional português estreou-se com a Listada verde e branca diante do Oleiros, tendo feito um dos golos do triunfo por 4-2, tendo o outro sido obtido no Estádio do Dragão.
Confira alguns dos melhores momentos de Rafael Leão no Sporting:
Emblema verde e branco esteve em vantagem no marcador, mas minutos finais ditaram cambalhota no resultado a favor da turma algarvia
|
A equipa de sub-23 do Sporting perdeu, esta sexta-feira, dia 9 de maio, frente ao Farense (2-1), em partida relativa aos oitavos de final da Taça Revelação. Os verdes e brancos terminam assim a temporada, depois de terem ficado na sétima e penúltima posição da Liga Revelação.
Num duelo que se disputou no reduto da turma adversária, em Faro, a primeira parte foi equilibrada com ambas as equipas a criar ocasiões para inaugurar o marcador. No entanto, nenhuma das equipas conseguiu desbloquear o nulo que prevaleceu até ao final dos primeiros 45 minutos.
Na segunda parte, a turma leonina chegou ao golo por intermédio de Sandro Nascimento (59'), irmão de Liedson, modesto futebolista de 20 anos que jogou em clubes como Águias de Camarate e Portela. No entanto, a equipa da casa viria a operar a reviravolta no placard. André Candeias, aos 78 minutos, fez o golo da igualdade. Mohamed Silmi (90+7') fez o golo da vitória.
Desta forma, a turma de Filipe Neto diz assim adeus à presente temporada desportiva. No total, os leões somaram 10 vitórias, 13 empates e seis derrotas em 29 partidas. No total, a equipa de sub-23 do Clube de Alvalade marcou 30 golos e sofreu 25.
A equipa inicial apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Diogo Clara (Guarda-redes), Rayhan Momade, João Assunção, Rafael Mota, Afonso Lee, Sérgio Matos, Sandro Nascimento, Amadu Baldé, Paulo Iago, Diogo Cardoso e Francisco Canário
Clube de Alvalade referiu, através de uma nota no site, informações necessárias para adeptos leoninos que vão deslocar-se ao Estádio da Luz
|
Na véspera do Benfica - Sporting, o Clube de Alvalade divulgou, através de uma nota no site, as informações necessárias para os adeptos vão deslocar-se ao Estádio da Luz. O cortejo tem hora prevista de saída do Estádio José Alvalade em direção ao reduto das águias a partir das 15h00.
"Pedimos a todos que privilegiam a concentração em Alvalade e que evitem as entradas no cortejo noutros pontos"
"Às 15h00, dá-se a saída do Estádio José Alvalade para o Estádio do Sport Lisboa e Benfica no habitual cortejo devidamente supervisionado pelas forças de segurança. Pedimos a todos que privilegiam a concentração em Alvalade e que evitem as entradas no cortejo noutros pontos", começa por escrever o emblema dirigido por Frederico Varandas.
"Todos os adeptos do Sporting devem direcionar-se para os acessos visitantes, portas 22V e 23, evitando circular pelas zonas envolventes ao Estádio do Sport Lisboa e Benfica, em especial pela zona do Alto dos Moinhos e Avenida Machado Santos", pode ler-se.
Numa partida de emoções fortes, e olhando para episódios recentes, o Sporting também apelou a todos os adeptos uma "conduta total de fair-play elevando o bom nome do Clube e transformando este domingo num verdadeiro momento de festa e alegria". E que não existam "estragos ou danos, uma vez que o Sporting é o maior prejudicado nessas situações".
Já a Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou um "policiamento dinâmico" para o dérbi entre deste sábado, da 33.ª jornada da Primeira Liga, que poderá decidir o campeão nacional de futebol em 2024/25 (Veja AQUI). A obrigatoriedade de fecho de cerca de 60 estabelecimentos de Lisboa, junto ao Marquês de Pombal e Parque Eduardo VII, prevista para sábado à tarde, fica sem efeito, caso não haja campeão.
Diretor do Record denuncia clima de violência em torno do futebol e desafia os adeptos a comportam-se perante os festejos do dérbi dos rivais de Lisboa
|
A poucas horas do dérbi que poderá decidir o campeão nacional, o diretor do jornal Record, Bernardo Ribeiro, lançou um alerta sobre o ambiente que rodeia o futebol português. Numa crónica publicada no jornal desportivo, criticou severamente a violência associada às claques e apelou a uma tomada de posição firme por parte da direção do Benfica.
“Para quem gosta de futebol em Portugal há poucas coisas mais bonitas do que um dérbi"
“Para quem gosta de futebol em Portugal há poucas coisas mais bonitas do que um dérbi. O de amanhã, então, encerra ainda mais emoção e carga emocional do que é habitual”, começa por escrever Bernardo Ribeiro, referindo-se ao jogo entre Benfica e Sporting, que se realiza este sábado. Ambas as equipas estão empatadas com 78 pontos, mas os leões partem em vantagem no confronto direto, tendo vencido na primeira volta por 1-0, em Alvalade, no jogo de estreia de Rui Borges como treinador principal.
Mas é fora das quatro linhas que o diretor do Record concentra a sua crítica mais contundente “Infelizmente, em redor do desporto que amamos há vários tipos de bandidos que têm de ser erradicados. (...) Ainda piores: cobardes assassinos que ao abrigo de uma suposta devoção por um clube matam quem não ama a mesma cor.”
O editorial, carregado de indignação, acusa diretamente as claques violentas de atentarem contra o próprio espírito do jogo. “Claques que matam com very-lights, atropelam, sodomizam gente do próprio clube e esfaqueiam, sinceramente, isto não é gente. É outra coisa qualquer”.
Bernardo Ribeiro saúda os presidentes de Sporting e Porto, Frederico Varandas e André Villas-Boas, pelas posições tomadas contra estas práticas, e deixa um recado a Rui Costa: “Varandas já fez o seu papel, Villas-Boas também. O silêncio da direção do Benfica é ensurdecedor".
Num fim de semana onde o futebol devia ser sinónimo de festa, paixão e rivalidade saudável, o jornalista lembra que “o facto de existirem criminosos de sangue ligados a este desporto é algo que, gradualmente, me afasta do amor que sentia pelo jogo”.
O dérbi entre águias e leões, que decorre na Luz, poderá decidir o título nacional. Mas, para Bernardo Ribeiro, há muito mais em jogo do que os três pontos: está em causa o futuro do futebol português como espaço civilizado de paixão desportiva. A PSP já está em preparações para garantir estabilidade e segurança nos festejos após o dérbi.