Modalidades
Exclusivo Leonino - Sporting vai ao mercado por um guarda-redes para 2026/27
26 Nov 2025 | 11:19
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
30 Jun 2020 | 10:27 |
Débora Queiroz, capitã da equipa de futsal feminina do Sporting CP, comunicou, ontem, dia 30 de junho, o fim da sua ligação com os leões.
A pivô esteve no Clube de Alvalade por cinco épocas, ainda que não seguidas, tendo chegado aos leões em 2013, onde ficou por dois anos e, depois, regressado em 2017, até esta temporada.
Aos 25 anos, Débora, que esteve lesionada esta temporada, ainda esteve presente em 16 dos 24 jogos da equipa, marcando por quatro vezes.
Como já tinha acontecido noutras modalidades, também neste caso foi a própria atleta a anunciar a sua saída do conjunto verde e branco.
Leia abaixo a mensagem de Débora Queiroz:
“Nasci a amar-te incondicionalmente...Cada vez que via os jogos do futebol masculino, ia dormir a sonhar como seria se um dia eu pudesse vestir o manto sagrado e representasse o Sporting Clube de Portugal! Até que um dia acordo e percebo que esse sonho era real, ia jogar pelo clube do meu coração.
Nunca te pedi nada e nunca me deste nada de mão beijada, eu tive que lutar pelos meus sonhos e mostrar que merecia vestir a listada verde e branca.
Assim foi... no teu primeiro ano de futsal feminino, lá estava eu a representar as juniores e as seniores, com o privilégio e honra de ser capitã das mais novas, a jogar o primeiro derby da modalidade no feminino, a ser campeã pela equipa senior e, consequentemente, subir de divisão...
Foi o concretizar do sonho de uma sócia e adepta que sempre te acompanhou.
O nosso percurso lado a lado teve uma pausa. No entanto, deixei a promessa a ti e à minha família de que voltaria para estrear o tão esperado Pavilhão João Rocha!
Felizmente, o destino rapidamente fez questão de nos juntar de novo e deu-me a honra e o prazer de cumprir com a minha promessa. De leão ao peito, de braçadeira colocada... estava de volta e a estrear o nosso covil.
Abençoado destino... novamente a fazer de mim a atleta mais feliz do mundo!
Voltei a casa, voltei ao Sporting Clube de Portugal.
Não cabia em mim maior felicidade, foi um momento inesquecível, uma sensação inexplicável... Estava de volta para jogar ao lado de atletas que para mim eram, e serão sempre, um exemplo!
Foram 3 anos, após o meu regresso... 3 anos a capitanear grupos incríveis e pessoas maravilhosas. Algumas das quais, gostaria de ter tido o privilégio de partilhar o balneário mais tempo do que foi possível.
Naturalmente que nem todos os momentos foram de alegria, mas todas as famílias têm os seus problemas e o importante é aprender a resolver as questões dentro de casa. Ao longo dos anos, muitas mudanças surgiram... umas benéficas, outras nem tanto... mas lá estava eu, a assumir o risco e a dar a cara, a alma e muitas vezes a saúde por ti, como sempre fiz!
Infelizmente, neste período após o meu regresso, não consegui conquistar nenhum título para o teu Museu... mas tenho a certeza que, ao longo destes 3 anos ajudei-te a crescer e sempre exigi que te tratassem como um grande, tão grande como os maiores da Europa, juntamente com algumas das minhas colegas... e talvez esse seja, se o aproveitares da melhor forma, o título mais importante que te podíamos dar, Sporting CP.
Fiz o meu dever enquanto capitã e atleta. Saio de lágrimas no coração, mas de consciência limpa e confiante de que tomei a decisão certa.
Saio com tristeza porque fiz tudo o que estava ao meu alcance para te ajudar. Fiz o que podia e o que não podia... o que me permitiram e o que não me permitiram... criei guerras e lutas, tudo para que continuasses fiel aos valores e princípios que te caracterizam, esses que sempre me foram transmitidos ao longo dos anos e esses que não tens conseguido manter no futsal feminino.
Fiz tudo o que era possível para que, em sintonia, tomássemos o rumo certo e crescêssemos juntos em busca dos nossos objectivos.
Resta-me agradecer-te por me teres acolhido por largos anos, por me teres dado pessoas que levo para a vida, por me teres feito crescer e aprender a lidar com as mais diversas personalidades e por me teres dado a honra de te representar.
Agora continuarei a ser mais uma sócia e adepta, até porque o que utilizei não foram camisolas... era a minha pele!
Obrigada, Sporting Clube de Portugal... foi amor e será sempre!"
Clube de Alvalade entrou em campo, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro, para jogar a segunda mão dos oitavos-de-final da competição internacional
04 Dez 2025 | 22:01 |
A equipa de futsal do Sporting derrotou o AEK de Atenas por 8-3, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro, em jogo da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões da modalidade. Depois da vitória no fim-de-semana, para o campeonato, os leões garantiram presença na fase seguinte da competição internacional.
O Sporting entrou com tudo, e inaugurou o marcador logo no primeiro minuto, por Bruno Pinto. Os leões mantiveram a pressão, e aos 3' já lideravam por 3-0 (Bruno Pinto e Allan Guilherme fizeram os golos). Aos 13', o AEK conseguiu reduzir, e deixou o marcador com 3-1 ao intervalo, a favor dos verdes e brancos.
Nos segundos 20 minutos, a formação helénica conseguiu reduzir a vantagem para apenas um golo, aos 23'. No entanto, o Sporting reagiu, e voltou a colocar-se em controlo do marcados. Pauleta fez o 4-2, seguido do hat-trick de Bruno Pinto. Tomás Paçó e Felipe Valério dilataram ainda mais a vantagem verde e branca, que atingiu números expressivos no final da partida. O melhor que o AEK conseguiu foi reduzir, para 7-3, mas Pauleta voltou a atirar a diferença para cinco golos.
Com esta vitória – a 15.ª em 17 jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias ultrapassam o AEK de Atenas nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os verdes e brancos avançam, com agregado final de 19-3, e ficam à espera do Benfica, que deve ser o adversário nos quartos-de-final da competição internacional.
O Clube de Alvalade vai, agora, voltar a virar atenções para o campeonato nacional. Os leões recebem o Torreense, numa partida que se vai disputar no Pavilhão João Rocha. O apito inicial está marcado para as 15h00 da próxima segunda-feira, dia 8 de dezembro.
Clube de Alvalade chegou cedo à vantagem; Atleta do emblema verde e branco inaugurou o marcador logo no primeiro minuto de jogo
29 Nov 2025 | 22:23 |
A equipa de futsal do Sporting derrotou o Leões de Porto Salvo por 6-3, este sábado, dia 29 de novembro, em jogo da 11.ª jornada da Liga Placard. Depois da goleada ameio da semana para a Liga dos Campeões, os leões derrotaram agora o terceiro classificado do Campeonato.
Na primeira parte, o Clube de Alvalade chegou cedo à vantagem. Diogo Santos inaugurou o marcador logo no primeiro minuto. O camisola 7 estava endiabrado e bisou logo aos 3'. A equipa forasteira conseguiu reduzir aos 4' por intermédio de Landelino Neto. Num duelo intenso, os leões voltaram a marcar aos 6'. Agora foi Pauleta a aproveitar um erro da defesa contrária e apontar o 3-1. Aos 13', Felipe Valério fez o quarto. Quando os visitados atingiram as seis faltas, o Leões de Porto Salvo não falhou e conseguiu o 4-2 por Isaías Furtado.
Nos segundos 20 minutos, a formação do concelho de Oeiras reduziu para 4-3 aos 24' com golo de Rúben Carrilho. No melhor momento dos visitantes na partida, contudo, o Sporting não tremeu e conseguiu travar o ímpeto adversário. Uma bela jogada coletiva terminou com Wesley a dar para Bruno Pinto fazer o 5-3 aos 30 minutos. Bruno Maior fez o 6-3 aos 38 minutos.
Com esta vitória – a 14.ª em 16 jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias estão no segundo lugar da tabela classificativa com 27 pontos. O Benfica é primeiro classificado com 33. Por outro lado, o Leões de Porto Salvo é terceiro classificado com 22.
O Clube de Alvalade vai, agora, receber os gregos do AEK para a segunda mão dos oitavos-de-final da UEFA Futsal Champions League na quinta-feira, dia 4 de dezembro, às 19h30. Fora de casa, o Sporting venceu por uns claros 11-0 e tem pé e meio na próxima fase da competição internacional.
Estrutura do Clube de Alvalade pretende preparar atempadamente todas as contratações da próxima temporada e está atento às necessidades de Nuno Dias
27 Nov 2025 | 14:07 |
Está decido: o Sporting vai fazer mudanças no plantel da equipa de futsal para a temporada 2026/27 e o sector onde se deverá sentir mais é na baliza, sabe o Leonino. A estrutura dos leões pretende garantir a chegada de um novo guarda-redes para a turma de Nuno Dias.
Segundo apurou o nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, a estrutura verde e branca olha para a baliza da modalidade como uma das posições mais deficitárias e acredita que um dos passos para o sucesso possa ser a contratação de um novo guardião que, ao que tudo indica, deverá ser estrangeiro.
Atualmente, Nuno Dias conta com três guarda-redes: Bernardo Paçó, Henrique Rafagnin e Gonçalo Portugal. Enquanto o primeiro tem sido utilizado como titular, o Sporting acredita que poderá melhorar com maior competição no plantel. O internacional português é tido como mais que suficiente para a fase regular, mas os leões pretendem outra experiência para os play-offs, finais e UEFA Futsal Champions League.
Por seu turno, Rafagnin deverá deixar a equipa do Sporting no final da presente temporada, tal como avançou o Leonino, em exclusivo. O brasileiro perdeu o lugar para Paçó na época transata e tarda a agarrar a sua oportunidade em Alvalade. A saída deste não formado localmente (NFL) abre a entrada de outro.
Também Gonçalo Portugal pode colocar um ponto final à sua passagem no Sporting no fim de 2025/26. Depois de praticamente 15 temporadas em Alvalade, o guarda-redes de 33 anos tem cada vez menos utilização por parte de Nuno Dias e sua saída poderá abrir espaço ao regresso de Guilherme Cintra, que está atualmente emprestado à UVPN.
Relembre, aqui, os melhores momentos do Sporting na última final four da Liga dos Campeões de futsal: