Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0No “Onde Anda o Leão” desta semana, a escolha da redação do Leonino é Diego Ángel Capel Trinidad. O espanhol vestiu a listada verde e branca por quatro temporadas e, desde cedo, criou uma relação muito especial com os adeptos leoninos. O canhoto de 32 anos assinou recentemente pelo Birkirkara FC, que atua na primeira divisão de Malta. Em 2018/2019, Capel, como ficou conhecido na massa adepta do Sporting CP, jogou na segunda divisão espanhola, no Extremadura UD, onde realizou 15 partidas e não marcou qualquer golo. Em 2016/2017, esteve no RSC Anderlecht, tendo feito 25 jogos e marcado dois golos. No Genoa FC, em 2015/2016, o espanhol somou 21 jogos pelo clube italiano, mas não conseguiu fazer o gosto ao pé. Chegou ao Sporting CP em 2011, proveniente do Sevilla FC por uma verba a rondar os 3,5 milhões de euros. A 13 de agosto desse mesmo ano, Capel entrou pela primeira vez no relvado do Estádio José de Alvalade. Corria o minuto 63 da partida frente ao SC Olhanense, quando Domingos Paciência retirou Yannick Djaló do jogo e lançou o internacional espanhol. O Sporting CP acabaria por empatar, a uma bola, diante dos algarvios, mas, certamente, que terá sido um dia que Capel jamais irá esquecer. O primeiro golo do espanhol de leão ao peito aconteceu a 2 de novembro de 2011. A turma de Alvalade deslocou-se a Guimarães para defrontar o Vitória SC e, logo aos oito minutos, Capel fez o único golo do encontro. Nessa mesmo temporada, o Sporting CP chegou às meias-finais da Liga Europa e só caiu aos pés do Athletic CB. Na primeira mão, em casa, o espanhol apontou o segundo golo da vitória verde e branca, por 2-1, diante dos bascos. https://www.youtube.com/watch?v=2hHZEMo_VAo Nas quatro temporadas de leão ao peito, Capel conquistou apenas uma Taça de Portugal, em 2014/2015, mas a ligação que estabeleceu com os adeptos dificilmente será esquecida. O espanhol representou o Sporting CP em 143 jogos e fez o gosto ao pé em 16 ocasiões. No passado domingo, 16 de fevereiro, Diego Ángel Capel Trinidad celebrou 32 anos e, não por acaso, o Sporting CP, nas suas redes sociais, não deixou passar a data em branco e congratulou o espanhol pelo seu aniversário. Os melhores adeptos do mundo prontamente agradeceram a Capel pela dedicação e emoção com que envergou o leão rampante. O espanhol, que driblava sempre com a cabeça para baixo, não era um sobredotado tecnicamente, mas é um excelente exemplo de que com esforço, dedicação e devoção se pode chegar à glória.
Fotografia de Sporting CP
Situação caricata que envolveu o avançado da formação comandada por Rúben Amorim fez correr muita tinta, mas responsáveis leoninos tinham conhecimento
|
0Viktor Gyokeres foi 'apanhado' numa saída noturna após o duelo entre Sporting e Casa Pia. Paulo Catarro desvaloriza a situação, da qual os responsáveis do Sporting tinham pleno conhecimento, não tendo o avançado infringido quaisquer regras.
"Gyokeres e os jogadores do Sporting estavam perfeitamente livres para ir onde quisessem e, aliás, poderiam até fazer coisas muito mais complicadas, se estivessem em casa dele (Gyokeres) ou de um companheiro. Acho que isso acaba por ser quase uma falsa questão", começou por dizer, na CMTV.
"Já ouvi por aí e li em várias publicações de responsáveis médicos e especialistas - que agora há para tudo e em todas as circunstâncias -, que a shisha também faz mal, mas não é por dar ali duas ou três baforadas... Nunca fumei, mas vi vária gente a fazer isto no Qatar, mas acho que não deve ser por isso que Gyokeres fique afetado na sua capacidade futebolística", terminou Paulo Catarro.
Viktor Gyokeres – avaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em 11 encontros (1.005 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 12 golos e fez três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Assista às declarações de Paulo Catarro:
Primeiro ano de Jorge Jesus no comando técnico da turma de Alvalade terminou com os verdes e brancos no segundo posto do campeonato nacional, atrás dos encarnados
|
0A Benfica SAD, Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves e a SAD do Vitória de Setúbal estão a ser alvos de uma acusação do Ministério Público (MP) pelos crimes de corrupção ativa e fraude fiscal, no conhecido 'Caso dos E-Mails'. Neste contexto, Bernardo Ribeiro, diretor do jornal Record, dedicou a sua última crónica às trafulhices dos antigos responsáveis do eterno rival do Sporting.
“É da mais elementar justiça reconhecer que havia um Benfica antes e outro depois de Vieira ao nível de infraestruturas, algo em que o clube não deve nada a ninguém em Portugal. Mas no dia em que é conhecida mais uma acusação de corrupção, também salta aos olhos de toda a gente que o Benfica nunca teve ao longo da centenária história o nome tão manchado com suspeitas de várias atividades criminosas”, começou por dizer.
“Não acredito que venha daí grande punição, porque em Portugal as leis não estão feitas para apanhar corruptos ou sequer gente que vive em clara situação de enriquecimento ilícito. Mas como escreve hoje Eduardo Dâmaso na página 3 deste jornal, há no ar um cheiro forte a apito dourado e é evidente que houve práticas muito questionáveis sob a liderança de Vieira e com Paulo Gonçalves, pelo menos esse, à guitarra”, acrescentou o jornalista.
“Os negócios escuros são mais do que muitos. Para citar alguns, falemos apenas de Luís Filipe, o tal jogador que nunca tinha jogado um minuto e fez o penálti sobre Salvio. Ou dos 450 mil para ter João Amaral que nem pré-época fez. Não deve acontecer nada, mas já todos percebemos como as coisas eram feitas. Lá está, mais um apito dourado”, rematou.
Importante realçar que, entretanto, o Sporting já divulgou um comunicado oficial no qual, Frederico Varandas, Presidente do Clube, afirma que a estrutura leonina acompanhará de perto o caso, apelando à justiça:” Que os responsáveis sejam punidos e este tipo de comportamentos erradicados de vez do desporto nacional".
Treinador dos verdes e brancos surge em lista prestigiada, na qual estão incluídos vários nomes do futebol europeu e Mundial
|
0Desde que chegou ao Sporting, em 2020, Rúben Amorim voltou a colocar o Clube na rota dos títulos e de regresso aos grandes palcos do futebol europeu. O trabalho vale ao técnico leonino o 11.º lugar na lista de melhores treinadores do Mundo.
A FourFour Two, revista especializada, colocou o treinador leonino muito próximo do top-10 da atualidade. A lista é liderada por Pep Guardiola, do Manchester City - que vem sendo apontado à saída e Amorim à sucessão -, Carlo Ancelotti, do Real Madrid, é segundo classificado, e Xabi Alonso, do Bayer Leverkusen, fecha o pódio.
Abel Ferreira, antigo jogador e treinador do Sporting, encontra-se ao serviço do Palmeiras e é 22.º classificado para os britânicos. Marco Silva, que orienta o Fulham e também passou em Alvalade é 34.º, com Paulo Fonseca, do Milan em 46.º. José Mourinho ficou fora da lista, que inclui 50 nomes.
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 224 encontros, tendo vencido 157, empatado 34 e perdido 33, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.
Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.