
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Pedro Gonçalves (saiba mais AQUI) e Morten Hjulmand (saiba mais AQUI) estão na lista de Rúben Amorim para suceder a Sebastián Coates como capitão do Sporting. No entanto, Augusto Inácio crê que Ousmane Diomande seria uma escolha sensata e explica os motivos para eleger o costa-marfinense como dono da braçadeira verde e branca.
"Sim, não se esperava esta saída do Coates, todos falavam que o Sporting ia ficar sem o Diomande ou o Gonçalo Inácio, mas agora fui surpreendido com esta notícia. Acho que ninguém estava à espera, nem ser o próprio Sporting, que já poderia saber algo que nós não sabíamos, mas que por razões muito particulares fizeram com que o Coates regressasse ao Uruguai", começou por dizer, ao jornal A Bola.
"Para já, perde o capitão, ele estava cá há oito anos, hoje em dia não é normal um jogador estar tanto tempo num clube e ele já pertencia há família do Sporting. E, para além da experiência que tinha em campo, dentro do balneário também era uma voz muito respeitada. O Sporting perde alguma liderança, mas quando saem uns, entram outros para o seu lugar", acrescentou.
"Só as pessoas que estão e que trabalham lá dentro do plantel é que saberão. O capitão tem de ter uma personalidade forte e só as pessoas que trabalham diariamente com os jogadores é que sabem qual será o melhor perfil. Mas, à primeira vista, eu diria que um dos capitães do Sporting é o Diomande. Ele é um jogador que tem carisma, que tem uma voz e que mostra essa liderança dentro de campo", terminou.
Em 2023/24, ao serviço do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – somou 38 encontros: 26 no Campeonato Nacional, oito na Liga Europa, três na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Ao todo, nos 2.979 minutos que disputou, o central marcou três golos e fez uma assistência. Ousmane Diomande chegou ao Sporting em janeiro de 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra), a troco de 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, mais 5 por objetivos, sendo que os dinamarqueses têm 20% de uma futura mais-valia.
Jogador muito importante da equipa verde e branca falou sobre as celebrações da conquista do título de campeão nacional e comentou a sua experiência no Clube
|
Maxi Araújo é uma das peças-chave da equipa do Sporting, que se sagrou bicampeã nacional. O internacional uruguaio – que admitiu o interesse do Barcelona na sua contratação - falou sobre a sua chegada ao Clube de Alvalade, com ajuda de Paulinho, e destacou a recente conquista do 25º título dos leões.
Numa entrevista ao jornal A Bola, Maxi Araújo começa por enaltecer os festejos “merecidos” da conquista do título: “Foi lindo. Muito mais do que esperava. Queria muito viver aquilo. Muitos jogadores já me tinham dito como era a festa do Marquês e queria vivê-la. Foi incrível. Porque nunca tinha vivido uma festa destas, foi o meu primeiro campeonato aqui e na minha carreira futebolística, foi incrível!”.
Recrutado aos mexicanos do Toluca, no verão passado, o jogador de 25 anos recordou também o momento em que soube do interesse dos leões na sua contratação: “Isso foi algo muito lindo, porque quando a notícia começou a sair, muita gente começou a enviar-me mensagens. Soube pelos meus empresários que o interesse do Sporting era real. Fiquei muito feliz”.
Maxi Araújo revelou ainda que procurou saber mais sobre o Clube de Alvalade junto de um antigo jogador dos leões: “Foi já nessa altura que fui tentando tirar informações ao Paulinho, que já estava no Toluca. O Paulinho ama o Sporting! Na verdade, tudo o que me falou do Sporting foram maravilhas. Tudo o que ele viveu aqui. E ele também me falou muito do Marquês logo na altura”.
Maxi Araújo lembrou também as dificuldades que sentiu, quando se transferiu do Montevideo Wanderers para os mexicanos do Puebla, em 2019: “Quando cheguei ao México, o primeiro ano quase não joguei, custou-me muito. Era muito novo e senti que era melhor voltar ao Uruguai”. No entanto, o jogador conseguiu superar as dificuldades e afirmar-se no futebol mexicano: “Comecei a jogar, a trabalhar muito mais, a focar-me no que tinha de fazer. E graças a Deus comecei a jogar, a ter rodagem e a fazer grandes jogos”.
Internacional português juntou-se ao plantel verde e branco em janeiro, oriundo do Bétis, e desde então agarrou titularidade da baliza leonina
|
Rui Silva revelou ter tido propostas do Benfica no mercado de verão da última temporada. No entanto, as negociações entre os encarnados e o Bétis não entraram em fase decisiva e, quando surgiu interesse do Sporting, o internacional português - que vai custar uns bons milhões de euros - decidiu rumar a Alvalade.
"São situações que acontecem... Houve interesse do Benfica no verão passado, mas não se produziu. São coisas que não controlamos, fatores extras, a nível dos clubes, das negociações. Não se concretizou e continuei focado no Betis", disse, em declarações ao jornal Record.
"Precisava de sair de Espanha"
"Voltando atrás, estive quase oito anos em Espanha, cinco anos de La Liga e senti que precisava de uma mudança", admitiu o guardião, enaltecendo o "projeto" que abraçou no Sporting; "sentia, também, que era um ciclo fechado, pese ter sido muito feliz quer no Granada quer no Bétis", admitiu.
Por fim, Rui Silva deixou uma mensagem a todos os adeptos do Sporting: "Gostava de lhes deixar um agradecimento enorme por tudo aquilo que foi esta época, por nos sentirmos a jogar em casa quando jogávamos fora. Por todo o apoio em casa, desde que saíamos da Academia até ao Estádio, essa onda verde que nos acompanhou e nos deu esse impulso que necessitávamos também para conseguirmos conquistar as vitórias", atirou.
"Estou muito grato por representar o Sporting"
Rui Silva mostrou-se decidido e garantiu que o plantel espera "agora, no domingo, terminar a época em grande, pois o Clube merece, os adeptos merecem a dobradinha". O internacional luso garante que "seria um feito importante para todos os Sportinguistas e para o Clube", agradecendo "uma vez mais o carinho" que deram ao 'camisola 24' e a toda a família. "Estou muito grato, e tive oportunidade de dizê-lo nos festejos do título – por representar este grande Clube", terminou.
Comentador desportivo admite que leões tinham objetivo definido para atacar médio do Vitória de Guimarães e há agora luz verde para negociar
|
As exibições de Tomás Handel no Vitória de Guimarães 'encheram o olho' aos responsáveis do Sporting. Cobiçado há algumas temporadas, as negociações pelo médio podem agora avançar, de acordo informação revelada pelo especialista Luís Pinto Coelho, visto que Rui Borges ficará em Alvalade.
Segundo o comentador desportivo, a condição para a SAD tentar fechar Handel com os Minhotos era Rui Borges manter-se no comando técnico. O treinador do Sporting assinou contrato até 2026, tendo renovação automática em caso de se sagrar campeão - situação que se verificou.
Assim sendo, o Sporting poderá então avançar para a contratação do jogador mais valioso do plantel vimaranense, de forma a juntar mais uma arma ao meio-campo. Hidemasa Morita deverá deixar Alvalade e, para já, os leões oficializaram a contratação de Giorgi Kochorashvili.
Vale recordar que Tomás Handel foi associado também a Benfica e Porto, com os dragões muito próximos de contratar o jovem no último mercado de inverno. No entanto, o futebolista acabou por renovar contrato com o Vitória de Guimarães, até junho de 2029.
Esta temporada, com a camisola do Vitória de Guimarães, Tomás Handel - avaliado em 13 milhões de euros - fez dois golos e assistiu os companheiros por uma ocasião, ao longo de 48 jogos oficiais, nos quais foi utilizado durante 3.631 minutos, sendo o quarto jogador com mais partidas.