Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Dupla de caras novas no Sporting vai ter papel de destaque no dérbi

Dois jogadores que não estão habituados a estas andanças terão de mostrar o seu melhor nível no encontro frente ao Benfica, que decidirá o vencedor da Taça da Liga

João Simões e Maxi Araújo vão ter oportunidade hoje na equipa do Sporting
João Simões e Maxi Araújo vão ter oportunidade hoje na equipa do Sporting

  |

Icon Comentário0

João Simões, médio de apenas 18 anos, está prestes a enfrentar o seu segundo dérbi em poucos dias, assumindo um papel determinante para suprir a ausência de Morita. Por sua vez, Maxi Araújo, lateral uruguaio, está preparado para ocupar a vaga deixada por Matheus Reis no corredor esquerdo. A principal novidade no plantel do Sporting é o regresso de Marcus Edwards, que foi convocado após recuperar de uma síndrome gripal.


A onda de lesões tem sido uma constante para o Sporting nesta temporada, com ausências de jogadores como Daniel Bragança, Pedro Gonçalves e agora Morita. Esta situação tem exigido soluções criativas do treinador Rui Borges, que aposta na juventude para superar as limitações. João Simões, com apenas 18 anos, é um exemplo claro desta política.


No sector defensivo, haverá várias alterações. Eduardo Quaresma regressará ao corredor direito, substituindo Fresneda, que está de saída para o futebol italiano. No lado oposto, Maxi Araújo será adaptado à posição de lateral-esquerdo na ausência de Matheus Reis. Já no eixo central, Diomande e St. Juste mantêm-se como dupla de confiança. No meio-campo, João Simões e Hjulmand reforçam o miolo, enquanto nas alas Geny Catamo e Quenda assumem os papéis ofensivos habituais.


A frente de ataque não sofre alterações, com Trincão e Gyökeres a formarem a dupla ofensiva. Apesar do desgaste acumulado, Trincão mantém a titularidade, oferecendo suporte ao avançado sueco. Geny Catamo, que já se destacou em confrontos com o Benfica ao marcar três golos, e Quenda, habitual assistente de Gyökeres, completam um setor ofensivo recheado de talento.

O regresso de Marcus Edwards traz mais opções ao banco de suplentes, após o extremo inglês recuperar da síndrome gripal que o afastou do clássico com o Porto. Outra novidade nos convocados é Alexandre Brito, médio de 19 anos, que foi chamado aos trabalhos da equipa principal.



Futebol

Não está fechado! Sporting continua a lutar por Alberto

Leões definiram o defesa lateral do Vitória de Guimarães como um dos grandes alvos do defesa. Negociações não são fáceis, mas verdes e brancos insistem

Sporting continua a lutar por Alberto
Sporting continua a lutar por Alberto

  |

Icon Comentário0

O Sporting definiu a contratação do lateral direito do Vitória de Guimarães, Alberto Costa - conhecido de Rui Borges -, como um dos dossiers prioritários da janela de transferências de inverno, que abriu no passado dia 1 de janeiro. As negociações pelo jovem jogador não são fáceis, mas os leões continuam a tentar levar a operação a bom porto.


Nas últimas horas não terá existido grande avanço nas conversações, com o clube vimaranense a insistir num valor de 10+2 milhões de euros, e o Sporting a fixar-se nos 9+2 milhões. Os prazos de pagamento são, segundo o jornal 'Record', outro dos pontos de desavença, neste momento, entre os dois clubes portugueses.


O intuito do jogador será, no entanto, juntar-se ao Sporting, já tendo até recusado uma oferta de outro clube. O presidente do Vitória de Guimarães, António Miguel Cardoso, confirmou esta informação quando falou com a imprensa antes do jogo dos vimaranenses frente ao Elvas, para a Taça de Portugal.


"Efetivamente tivemos um acordo com um clube e esse clube não era o Sporting. Manifestamos esse interesse ao Alberto, mas o Alberto quer continuar connosco. Tem contrato até 2028 e o importante neste momento é proteger o Alberto que quer estar connosco. Temos de compreender a posição dele e, portanto, não se passa mais nada", começou por dizer o presidente do Vitória.

Complementou, depois, a informação: "Sporting? Tivemos um acordo com outro clube e o Alberto não quis ir. Em relação ao clube que menciona, não sabemos de nada, o jogador não pode falar com outro clube ou manifestar qualquer interesse quando não existe um acordo com o Vitória", rematou António Miguel Cardoso. Relembre-se que este "outro clube" seria o Brighton, de Inglaterra, que teria oferecido cerca de 12 milhões de euros pelo jogador.



Futebol

Sporting procura manter bom momento sobre o Benfica

Clube de Alvalade procura, este sábado, dia 11 de janeiro, manter o histórico recente positivo frente à formação encarnada

Sporting quer manter bom momento sobre o Benfica e vencer a Taça da Liga
Sporting quer manter bom momento sobre o Benfica e vencer a Taça da Liga

  |

Icon Comentário0

A cidade de Leiria será palco de mais um confronto épico entre os dois gigantes do futebol português. Sporting e Benfica enfrentam-se na terceira final da Taça da Liga entre ambos, apenas duas semanas após o último embate na Liga.


A preparação das equipas traz desafios distintos para os dois técnicos. Apenas duas semanas depois do dérbi em Alvalade para o campeonato, onde o Sporting venceu por 1-0 com um golo de Geny Catamo, os leões procuram manter a supremacia recente sobre o rival. Rui Borges terá, no entanto, de lidar com a ausência de Morita, que se encontra lesionado. A opção mais provável para colmatar a baixa será Ricardo Esgaio, embora Debast também seja uma alternativa em consideração.


Do lado encarnado, Bruno Lage deverá repetir o onze inicial que triunfou na meia-final diante do Braga. A expectativa é de que Tomás Araújo assuma novamente a posição 6, enquanto Schjelderup será a aposta para a ala esquerda.


Por outro lado, o Sporting procura o seu quinto título na Taça da Liga, sendo a última conquista na temporada 2021 - 2022. Curiosamente, esse triunfo foi alcançado frente ao Benfica, numa final que terminou com um resultado de 2-1, com reviravolta leonina através dos golos de Gonçalo Inácio e Pablo Sarabia.

Importa ainda recordar que o Sporting chega a esta partida com a motivação extra de quebrar um ciclo de desaires em finais recentes. Os leões foram derrotados nas últimas duas decisões em que participaram, nomeadamente na Taça de Portugal e na Supertaça, ambas frente ao Porto. No entanto, depois disso, o registo em jogos grandes é muito positivo: vitórias contra os rivais do norte para o campeonato (2-0), e meias finais da Taça da Liga (1-0), e vitória frente aos rivais de Lisboa para a Liga Portugal Betclic (1-0).



Futebol

Os adeptos agradecem! Sporting – Benfica promete muitos…

Dérbi lisboeta tem sido um dos melhores jogos em Portugal nos últimos anos, não só pela sua competitividade, mas também pela emoção que proporciona

Sporting vai defrontar o Benfica na final da Taça da Liga
Sporting vai defrontar o Benfica na final da Taça da Liga

  |

Icon Comentário0

Estranho será não haver golos nesta terceira final entre Benfica e Sporting, a realizar-se em Leiria. Este encontro decisivo na Taça da Liga promete escrever mais um capítulo na longa e rica história deste dérbi eterno, que começou há mais de 300 jogos entre as duas equipas. Este sábado, a cidade de Leiria será palco da terceira final da competição entre os dois clubes, num jogo que desempatará as vitórias em decisões diretas nesta prova.


O Benfica é a equipa mais titulada da Taça da Liga, tendo conquistado o troféu em sete ocasiões desde a criação da competição em 2007/2008. O Sporting, por sua vez, soma quatro títulos. Ambas as equipas lideram na quantidade de presenças em finais: os encarnados alcançam agora a sua nona decisão, enquanto os leões chegam à oitava.


O primeiro confronto decisivo entre os dois na Taça da Liga aconteceu em 2008/2009 e deixou marcas que ainda persistem na memória coletiva. Nessa ocasião, o Benfica venceu nos penáltis, mas a polémica ficou instalada devido a uma decisão de arbitragem e ao gesto simbólico de Pedro Silva, jogador do Sporting, ao atirar a medalha. Em contraste, a segunda final, em 2022, trouxe uma vitória leonina por 2-1, com golos de Gonçalo Inácio e Sarabia a virarem o resultado, depois de Everton Cebolinha ter inaugurado o marcador para o Benfica.


Ao observar as mudanças em apenas três anos, nota-se uma transformação pouco considerável. O Sporting mantém uma base sólida, incluindo jogadores como Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio e Pedro Gonçalves, que participaram no jogo de Leiria há três anos.

Para este sábado, espera-se, como sempre, um jogo intenso e emocionante, com a promessa de golos a pairar no ar. Historicamente, é raro ver um confronto entre Benfica e Sporting terminar sem golos, e o último 0-0 remonta a maio de 2018. Desde então, as equipas enfrentaram-se 19 vezes, sempre com pelo menos um golo no marcador. Mais curioso ainda, em campo neutro, nunca houve um dérbi entre águias e leões que terminasse sem golos no tempo regulamentar.


Confira aqui o lance de Pedro Silva na final da Taça da Liga:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Ex Sporting continua a brilhar lá fora: golo e assistência frente ao...
Futebol

Ex Sporting continua a brilhar lá fora: golo e assistência frente ao...

 

Icon Comentário0
Sporting tem trunfo nos jogos grandes e quer usá-lo na Taça da Liga
Futebol

Sporting tem trunfo nos jogos grandes e quer usá-lo na Taça da Liga

 

Icon Comentário0
Amorim lembra o Sporting: "O meu maior orgulho é..."
Futebol

Amorim lembra o Sporting: "O meu maior orgulho é..."

 

Icon Comentário0