Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Se os adeptos da Juventus fossem desafiados a identificar um jogador português que tenha representado a Vecchia Signora, a esmagadora maioria provavelmente mencionaria Cristiano Ronaldo. No entanto, pode também recordar-se outros jogadores lusos que também passaram pelo prestigiado emblema de Turim.
A maior parte desses jogadores teve passagens pela Juventus antes da transferência do craque madeirense do Real Madrid para a Itália, onde permaneceu de 2018 a 2021. Contudo, é destaque-se que houve um atleta que deixou o clube após essa fase.
Eis a lista de jogadores portugueses que, assim como Cristiano Ronaldo, jogaram na turma italiana: Rui Barros (1988-1990), Dimas (1996-1999)- antigo jogador do Sporting- Paulo Sousa (1994-1996), Tiago Mendes (2007-2009), Jorge Andrade (2007-2009), João Cancelo (2018-2019), Cristiano Ronaldo (2018-2021) e Félix Correia (2020-2022), ambos ex Sporting.
O cinco vezes Bola de Ouro deixou a turma da Juventus em 2021 para rumar ao Manchester United, tendo adquirido cinco títulos pelos italianos, mas nenhum deles da Champions League. Ele marcou 101 golos e distribuiu com 22 assistências, em 134 jogos.
Cristiano Ronaldo rescindiu, posteriormente, com o Manchester United no mês de novembro do ano passado, 2022, ainda antes de Portugal iniciar o Mundial’2022 no Qatar. O antigo astro da listada verde e branca chegou a acordo com o Al Nassr, com quem assinou até 2025.
Sucessão de Rúben Amorim no comando técnico dos verdes e brancos faz correr muita tinta, com antigo lateral-direito a ser bastante criticado
|
0Luís Mateus, editor-executivo do jornal ‘A Bola’, assinou uma coluna de opinião onde refletiu, e apontou alguns dedos, acerca da situação que vive o Sporting com João Pereira, nomeadamente perante a queixa feita pela ANTF contra o exercício do novo treinador dos leões.
“Ouvimos falar muito da Associação Nacional de Treinadores (ANTF) quando um jovem técnico chega a um clube e não tem as qualificações certas para trabalhar. Então, repete-se o habitual: a ANTF não reconhece X como técnico principal do clube Y. Aconteceu com Ruben Amorim (...) e agora com João Pereira (...) que já sabe que raras indicações poderá dar a partir do banco e que um dos seus adjuntos terá de fazer de conta que é o boss em múltiplas ocasiões" começou por escrever.
Luís Mateus prossegue: “A posição da ANTF, apesar de rígida, nasce da ideia legítima e fundamental de proteger o jogo de profissionais de menor qualidade, filtrando-os. Traduzindo por uma linguagem mais comum, estipula que só se pode entregar as chaves do automóvel, seja uma 4L ou um Ferrari, a quem possua carta de condução. No entanto, o organismo deverá igualmente colocar em perspetiva que uma licença para conduzir dura poucos meses e não anos a alcançar”.
“No caso de Ruben Amorim, se o atual treinador do Manchester United estivesse limitado a realizar o curso em Portugal, a brilhante e histórica passagem pelo Sporting ainda não teria acontecido, se é que alguma vez existiria. Poderia entretanto ter desistido ou se tornado noutra coisa qualquer”, explica, em clara crítica à ANTF pela sua postura.
“Como já escrevi, não consigo dizer se João Pereira é ou não um bom treinador, ou sequer se virá a sê-lo mais tarde. É, obviamente, um risco para o Sporting. Contudo, este não desapareceria com o curso UEFA Pro ou qualquer outro e, mesmo que o projeto falhe, terá de persistir a dúvida sobre o contexto”, concluiu Luís Mateus.
Médio dos verdes e brancos foi titular e totalista no conjunto comandado por Brian Riemer, mas não conseguiu evitar derrota diante dos campeões da Europa
|
0Morten Hjulmand foi titular na derrota da Dinamarca frente à Espanha (2-1). O capitão do Sporting esteve em bom plano, mas não conseguiu evitar que a equipa campeã da Europa conquistasse os três pontos. Apesar do esforço da turma da casa, a formação do país vizinho saíu em vantagem para o intervalo, graças a um golo de Mikel Oyarzabal aos 15 minutos.
A seleção espanhola, já qualificada para os quartos de final da Liga das Nações, voltou a marcar na segunda parte, com Ayoze Pérez a ampliar a vantagem aos 58 minutos. Mesmo assim, a Dinamarca não baixou os braços e conseguiu relançar o jogo aos 84 minutos, com um golo de Gustav Isaksen. Nos minutos finais, a equipa espanhola teve de sofrer para segurar a quarta vitória nesta fase de grupos, mas acabou por sair de Copenhaga com um triunfo suado.
No outro jogo do grupo A4, a Suíça empatou em casa com a Sérvia (1-1) e perdeu a oportunidade de sonhar com a passagem para a próxima fase. Com este resultado, a Espanha mantém-se no primeiro lugar com 13 pontos, enquanto a Dinamarca é segunda com sete e ainda vai discutir o acesso aos quartos com a Sérvia, que tem quatro pontos. Já a Suíça, no último lugar com apenas dois pontos, já sabe que descerá para a Liga B.
Esta temporada, Morten Hjulmand soma 16 partidas, tendo feito dois golos e uma assistência. Em 2023/24, com a camisola do Sporting, realizou o total de 49 encontros: 30 no Campeonato Nacional, 10 na Liga Europa, sete na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga.
Morten Hjulmand - avaliado em 40 milhões de euros - chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Lecce, a troco de 18 milhões de euros, mais 3 por objetivos, tornando-se na, na altura, a segunda contratação mais cara a história do Clube de Alvalade, sendo superado apenas por Viktor Gyokeres (20 milhões, mais 4M por objetivos).
Confira o golo da equipa da casa:
Jogador dos leões foi titular em partida ‘imprópria para cardíacos’, que terminou com vitória da formação celeste, já muito para lá do minuto 90
|
0O Uruguai, de Maxi Araújo, recebeu e venceu a Colômbia, por 3-2, em jogo a contar para a décima primeira jornada da qualificação Sul Americana para o Mundial 2026. O ala do Sporting foi titular e jogou a totalidade dos minutos num jogo que teve direito a um final de loucos.
A primeira parte foi mais calma, com a Colômbia a ter mais posse de bola e remates, conseguindo mesmo ir para o intervalo em vantagem, com o golo apontado por Juan Quintero aos 31 minutos de jogo. A maior parte da ação estava reservada para o segundo tempo.
Com os uruguaios determinados em mudar o rumo do jogo, foi a equipa Maxi Araújo e Franco Israel (que não saiu do banco), que teve mais iniciativa durante a segunda parte. Aos 57 minutos, autogolo de Davinson Sanchéz repôs a igualdade e, à passagem do minuto 60, Rodrigo Aguirre fez o 2-1.
O melhor estava ainda para vir: Manuel Ugarte, antigo jogador do Sporting, entrou aos 68 minutos de jogo, para repor o equilíbrio defensivo no meio campo da sua seleção. Ainda assim, os visitantes conseguiram restabelecer a igualdade, aos 90+6', por Andrés Gómez.
O árbitro tinha adicionado 7 minutos depois dos 90, pelo que o jogo se aproximava do fim quando a Colômbia empatou. Havia, no entanto, tempo para mais: aos 90+11', uma bola bombeada para a área adversária, e tocada subtilmente por Facundo Pellistri, sobrou para Ugarte, que rematou forte para novo golo dos uruguaios e vitória 'de loucos'.
Confira aqui o golo de Manuel Ugarte: