
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Ousmane Diomande é presença habitual nas convocatórias da Costa do Marfim, mas é raramente utilizado pelo selecionador Emerse Faé. O defesa central do Sporting foi assunto na conferência de imprensa do selecionador da Costa do Marfim, que negou que haja qualquer conflito entre ambos.
A opção do técnico em não lançar o pupilo de Rui Borges com regularidade nas opções iniciais foi um dos temas comentados pelos jornalistas na antevisão do jogo com a Gâmbia, referente à qualificação para o Mundial de 2026, que será disputado esta tarde em Abidjan, e Faé garantiu que tem uma relação normal com o jogador.
"Não tenho qualquer problema com o Ousmane Diomande, assim como não tenho com qualquer outro jogador que selecionei. Se tivesse um problema com um jogador não o chamaria. O Diomande é um jogador que aprecio, ainda é um jovem, e já vinha à seleção com Jean-Louis Gasset (antigo selecionador). Não há qualquer problema", garantiu.
Emerse Faé pediu total empenho ao camisola 26 dos leões: "Há 11 lugares na equipa por isso é certo que 12 jogadores vão ficar no banco. E não é por ficarem de fora das primeiras escolhas que tenho problemas com eles. Todos têm de trabalhar para conquistarem o seu lugar e esperarem por uma oportunidade no próximo jogo", finalizou. Recentemente o pai de acolhimento do jogador abordou o momento de forma do filho (Saiba mais AQUI).
Na presente temporada, ao serviço do Sporting Ousmane Diomande - avaliado em 40 milhões de euros - foi utilizado em 37 partidas: 24 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça. O jovem de 21 anos disputou 2.958 minutos e marcou dois golos - seis desde que chegou a Alvalade, em 2022/23.
Adeptos do clube da Luz tornaram a 'brincar' com a morte de Rui Mendes, registada a 18 de maio de 1996, numa final da Taça de Portugal
|
No jogo entre Benfica e Tirsense realizado na última quarta-feira, 23 de abril, no Estádio da Luz, válido para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, os adeptos encarnados imitaram o som de um very-light, numa referência ao trágico incidente que vitimou Rui Mendes, adepto leonino, em 1996.
De acordo com o jornal Record, tudo aconteceu ao minuto 83, altura em que o Benfica já havia assegurado o encontro com o Sporting na final da prova rainha, dado o fosso em relação ao marcador do duelo com a equipa do Campeonato de Portugal (que ficou 9-0 no agregado).
Para lá do som que pretende recriar um very-light, o diário refere, ainda, que também se fez ouvir o seguinte cântico: "Foi no Jamor que o lagarto ardeu, na final da Taça o very-light é o que fo..". Este foi repetido por diversas vezes e importa até lembrar que o comportamento em causa já mereceu várias críticas em ocasiões anteriores, até por parte de outros adeptos do Benfica.
Vale lembrar que a morte de Rui Mendes se registou a 18 de maio de 1996, durante o encontro entre Sporting e Benfica que as águias venceram por 3-1, e o mesmo ficou inevitavelmente marcado pelo episódio trágico, resultante do arremesso de um very-light por um adepto do Benfica durante essa final da Taça de Portugal.
Quase 30 anos depois, os adeptos do clube da Luz continuam a 'celebrar' um dos episódios mais negros da história do futebol português e fazem-no, recorde-se, antes de um novo duelo com o Sporting, válido para o campeonato nacional e que pode, até, ditar o vencedor do título, bem como antes de mais uma final da Taça de Portugal entre os dois clubes.
Antigo jogador deixou novos detalhes sobre o interesse dos gunners na contratação do avançado internacional sueco dos leões
|
Muito se tem discutido o futuro de Viktor Gyokeres, avançado do Sporting cuja temporada explosiva o mantém entre os alvos mais cobiçados da próxima janela de verão, e é de Júlio Baptista, antigo internacional brasileiro, que chegam os mais recentes elogios ao 'homem da máscara' de Alvalade.
Em entrevista ao site FooItalia, o ex-jogador não poupou nas palavras ao analisar o impacto que Gyokeres poderia ter em solo britânico, um dos destinos mais prováveis, apontando até os gunners como o clube ideal para o internacional sueco, eles que já chegaram a tentar, até, levar a cabo este negócio.
"Comprar um avançado não é fácil. Sei que o Arsenal está à procura, mas muitos outros clubes também estão. Há muitos clubes que vão procurar um 9 este verão, mas o Arsenal tem uma vantagem sobre um clube como o Manchester United, por exemplo, simplesmente porque está mais estável neste momento", fez notar o antigo jogador canarinho, antes de prosseguir.
"Viktor Gyokeres tem números incríveis. O Arsenal é uma das equipas que supostamente está muito interessada nele, e percebo o motivo. Penso que o novo diretor desportivo, Andrea Berta, gosta muito dele. Estava, aliás, no seu radar quando era diretor desportivo do Atlético de Madrid", acrescentou. Júlio Baptista.
Importa recordar que Gyokeres - atualmente avaliado em 75 milhões de euros - já passou futebol inglês, com destaque no Coventry City, antes de rumar a Alvalade. No Sporting desde julho de 2023, o ponta de lança já apontou 91 golos e 27 assistências em 97 jogos com a Listada verde e branca, num total de 7.937 minutos em campo.
Jogador importante poderá estar de volta à titularidade no Dérbi que, para muitos, será o jogo mais decisivo para as contas do título
|
Cinco meses após a lesão sofrida frente ao Braga, Pedro Gonçalves voltou a sentir o sabor da titularidade esta última terça-feira, dia 22 de abril, diante do Rio Ave. O reencontro com o onze inicial do Sporting aconteceu no Estádio de Alvalade, mas o regresso foi medido ao milímetro: o médio-ofensivo foi substituído ao intervalo, de forma programada, no âmbito do plano de reintegração delineado pela equipa médica leonina, ainda que os planos para o próximo Dérbi sejam diferentes.
O calendário não perdoa e, com o campeonato ao rubro, os olhos já estão postos no dia 10 de maio, data do confronto entre Sporting e Benfica no Estádio da Luz, uma partida que poderá decidir o destino do título nacional. De acordo com informação apurada pelo Desporto ao Minuto, é altamente provável que Pedro Gonçalves venha a ser titular nesse embate crucial, cenário que não gera consenso entre os especialistas.
Apesar de ainda não se encontrar na sua melhor forma física, a estrutura técnica dos leões acredita que a inteligência tática e a qualidade do internacional português serão trunfos fortes para compensar as eventuais limitações físicas e Pote, como é tratado pelos Adeptos, é visto como uma peça-chave pela sua capacidade de ditar o ritmo do jogo e influenciar os momentos decisivos com visão e criatividade.
A possibilidade de Pedro Gonçalves figurar entre os titulares no dérbi surge não só por questões de estatuto, mas também por razões estratégicas. Entrar de início permite ao jogador adaptar-se ao ritmo do jogo desde o apito inicial, gerindo a intensidade e influenciando a dinâmica coletiva. Em contraste, a entrada a meio do jogo, com o ritmo já elevado e o espaço mais reduzido, poderia dificultar o impacto do médio sobre a partida.
Fontes próximas ao jogador revelaram, ainda, que Pedro Gonçalves está altamente motivado para esta reta final da época. A perspetiva de disputar o Dérbi com o Benfica, ainda para mais com o título da Primeira Liga em jogo, bem como a final da Taça de Portugal no Estádio do Jamor são ingredientes que aumentam o ânimo do extremo às ordens de Rui Borges.
Nesta temporada, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - leva 15 jogos realizados, com cinco golos e seis assistências em todas as competições. Números que, embora afetados pela paragem prolongada, espelham bem o seu peso no modelo de jogo leonino. Agora, de regresso às opções de Rui Borges, está pronto para recuperar protagonismo e dar um importante contributo nesta reta final da época.