Futebol
Exclusivo Leonino - Provstgaard é o eleito caso Inácio saia do Sporting, mas Lazio pede balúrdio
28 Ago 2026 | 13:17
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Jun 2024 | 15:48 |
Apesar de um novo empréstimo ser muito falado nos últimos tempos, Dário Essugo pode, afinal de contas, ficar no Sporting. A cedência do jovem futebolista - bastante tapado no meio campo verde e branco - fez correr muita tinta, mas Rúben Amorim terá ideias prontas para a pré-temporada e necessita de ver o jogador em ação.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, o trinco terá a pré-época para se mostrar ao treinador dos leões e ditar o próprio futuro. Um bom desempenho poderá convencer o técnico verde e branco a mantê-lo no plantel. No entanto, a tarefa não será fácil, visto que parte como "quinta opção", revela o diário desportivo.
Vale recordar que já alguns emblemas se mostraram dispostos a receber o português por empréstimo. Na Liga Portugal Betclic o Moreirense está muito atento a Essugo, sendo que o Rayo Vallecano também vê com bons olhos a chegada do médio à La Liga. Resta esperar por novos detalhes no processo.
Em 2023/24, o internacional sub-21 português – avaliado em 3,5 milhões de euros – disputou 10 partidas pela equipa principal do Sporting: quatro para o campeonato, três na Taça de Portugal, duas na Taça da Liga e uma na Liga Europa, antes de ser cedido ao Chaves. Em Trás-os-Montes, o médio realizou 14 jogos, 13 deles como titular, não tendo feito qualquer golo ou assistência e vendo os flavienses descerem de divisão.
O jovem leão jogou pela primeira vez na equipa principal do Sporting na temporada 2020/21, na receção ao Vitória de Guimarães (1-0) no dia 20 de março de 2021 e tornou-se no mais jovem de sempre a estrear-se pela turma A do Clube de Alvalade, ainda com 16 anos.
Além do mais, analista entende que esta foi a primeira exibição verdadeiramente segura dos verdes e brancos na Liga portuguesa
29 Ago 2026 | 09:58 |
Filipe Alexandre Dias considera que o Sporting deu, frente ao Rio Ave, a resposta que lhe faltava neste arranque de campeonato (4-0), com Luis Suárez a assumir também protagonismo na frente de ataque e 'atirando' Fotis Ioannidis para o banco de suplentes de forma definitiva.
F. Alexandre Dias: "O dono do lugar de ponta de lança é Suárez e não Ioannidis"
"Pelo menos, recuperou níveis de confiança. Bisou, festejou com os companheiros de equipa, não fez teatro nem 'birrinha', justificou a confiança no treinador e provou que, estando bem, o dono do lugar de ponta de lança é ele e não Ioannidis", escreveu no jornal 'Record'.
Na análise à goleada, o analista entende que esta foi a primeira exibição verdadeiramente segura dos leões na Liga: "Todos os jogos têm história e este foi o primeiro jogo verdadeiramente seguro e categórico que o Sporting fez na Liga. E nem foi por erros do Rio Ave que a goleada se desenhou cedo. O leão entrou com tudo e foi mortífero a definir. Aos 37’, os 4-0 no marcador diziam tudo", explicou.
Filipe Alexandre Dias considera ainda que o resultado permite ao Sporting transmitir uma imagem de maior confiança, depois de ter deixado escapar vantagens nas primeiras jornadas: "A equipa ‘brincou’ às vantagens nas duas primeiras rondas e depois dos bons sinais contra o Alverca, ontem foi ampla e totalmente superior. O Sporting finalmente conseguiu segurar sem problemas uma vantagem merecida, gerindo bem as operações".
Flávio Gonçalves também mereceu elogios pela exibição diante da antiga equipa: "Cresce a olhos vistos. Marcou, assistiu, teve envolvimento noutros lances capitais e continua a marcar muitos pontos. E mostrou gratidão, ao não festejar o golo marcado a um clube que representou. Tudo certo!". Por fim, deixou também uma nota positiva para Geny Catamo: "Também está em grande plano e meteu uma bonita assinatura na goleada"
Conhecida adepta do Clube de Alvalade teceu comentários sobre a goleada leonina diante do Rio Ave, a contar para a 4.ª jornada da Liga
29 Ago 2026 | 09:45 |
O Sporting venceu o Rio Ave por 4-0, esta sexta-feira, em Vila do Conde, e somou a terceira vitória em quatro jornadas da Liga Portugal. Flávio Gonçalves fez um golo e uma assistência, enchendo os olhos de Rita Garcia Pereira.
R. G. Pereira: "Flávio Gonçalves a ser uma ótima revelação"
"Bom jogo do Sporting, que defrontou um Rio Ave que não se mostrou ainda uma equipa. Particular realce para a primeira parte. Uma vitória sem contestação, com Flávio Gonçalves - com um golo e uma assistência -, a ser uma ótima revelação e Suárez, com uma exibição mais do que apta, a apaziguar o jogador, adeptos e Clube", disse a advogada ao jornal Record.
Carlos Xavier, antigo jogador dos leões, elogiou o controlo do jogo por parte da turma de Rui Borges. "Foi um jogo sem história, numa exibição do Sporting de encher o olho. Aproveitou as oportunidades e, na segunda parte , bastou gerir. Foi uma vitória bem conseguida, num campo difícil, o que é sempre uma boa indicação para os jogos futuros", pode ler-se.
J. P. P. Santos: "É importante não sofrer golos e mostrar esta atitude"
O facto de a equipa não ter sofrido golos foi destacado por João Pedro Paiva Santos. "Sporting entrou em campo para se impor, conseguiu fazê-lo e arrumou o jogo em meia hora. Que bom é ver o Flávio Gonçalves jogar e fazer jogar. Uma segunda parte de controlo e de gestão de jogadores. Suárez respondeu como deve, com golos. É importante não sofrer golos e mostrar esta atitude. É assim que se torna um plantel numa equipa campeã", disse o empresário.
O emblema leonino volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 4 de setembro, frente ao Nacional. O encontro, a contar para a quinta jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por João Gião, jogar-se-á às 20h15, no Estádio José Alvalade.
Treinador do Clube de Alvalade abordou exibição do avançado colombiano, além de ter mencionado lances em que camisola 52 dos leões errou
29 Ago 2026 | 09:42 |
Rui Borges analisou a vitória do Sporting por 4-0 frente ao Rio Ave, em Vila do Conde, na 4.ª jornada da Liga, destacando a forma como os leões controlaram a partida e chegaram a uma vantagem confortável ainda na primeira parte. O treinador abordou também a exibição de Luis Suárez e alguns passes falhados por Flávio Gonçalves.
Análise
"Foi um jogo simples. Entrámos fortes para não deixar o Rio Ave acreditar. Controlámos com bola e os golos surgiram com naturalidade e qualidade. Na segunda parte, mantivemos o controlo e não os deixámos aproximar da baliza. Mérito da equipa, que não baixou a energia. A baliza a zero dá uma confiança extra ao grupo".
Disse que nem tudo foi bem feito num jogo ganho por 4-0. O que podia ter sido melhor?
"Tanta coisa... A parte individual, principalmente. O Geny e o Flávio falharam alguns passes em momentos importantes de aceleração para atacar o último terço. Na linha defensiva também perdemos a referência um par de vezes. Nem estava tudo errado antes, nem está tudo certo hoje. São três pontos num jogo equilibrado e consistente, e é a resposta que os jogadores têm dado nos treinos.
Houve oportunidade para experimentar? Foi o jogo mais completo do Sporting na Liga?
"Sim, com o 4-0 podíamos gerir. O Luís [Suárez] estava a dar um bom apoio aos centrais, quase como um 10, por isso fez sentido juntar os dois avançados em determinado momento. Sem dúvida que foi o nosso jogo mais equilibrado em todos os momentos — ataque, defesa e transições. A equipa teve um compromisso enorme na reação à perda e no equilíbrio defensivo".
A titularidade de Suárez é uma confirmação da sua continuidade?
"Essa leitura é vossa. O Luís é do Sporting, sempre foi. Tem contrato. Como todos os outros, tem sido opção. Foi ganhando a sua forma, melhorou no último jogo, hoje está muito melhor do que no outro jogo. Por isso está a voltar ao seu normal, que é um grande jogador, um grande avançado, e felizmente temo-lo connosco".
Já referiu várias vezes que o Sporting atravessa dores de crescimento...
"Não é porque ganhei 4-0 que vou dizer que não tenho dores de crescimento, vamos tê-las na mesma. Por isso eu dizia que nem tudo está certo, nem tudo foi bonito. Foi um bom jogo, a malta, os rapazes estão a trabalhar bem. Acima de tudo, estou feliz porque o grupo é muito focado nesse crescimento e semanalmente, diariamente, no treino dão uma resposta enorme. Vai haver jogos em que vão voltar outra vez essas dores. Não me vou agarrar nem me quero agarrar às tais dores de crescimento, fazem parte".
Como olha para a exibição de Flávio Gonçalves?
"Está a crescer. Ao contrário de vocês, eu não gostei: falhou muitos passes. Não pode falhá-los. Eu fico chateado com isso, porque ele tem qualidade para não os falhar. Eu estava a dizer 'vais pagar 100 euros por cada passe falhado', porque ele é um miúdo predestinado, tem uma qualidade acima da média. Tem dado boas respostas. Estou a brincar, claro que gostei do jogo dele, mas pode melhorar. E tem de olhar para o jogo dessa forma, não ficar já empolgado porque fez um golo e uma assistência. Será aposta nossa para a época, porque é um miúdo com muita margem de progressão, é diferenciado".
A única alteração na equipa foi Inácio no lugar de Ba. O que pretendeu com essa escolha?
"O Rio Ave pressionava individualmente, por isso pretendia dois centrais acima da média a decidir e a transportar bola para criar desequilíbrios. O Debast e o Inácio têm essa capacidade técnica de passe para desbloquear a construção num primeiro momento e encontrar espaço nas segundas linhas".