
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Teve lugar, na passada segunda feira, dia 7 de abril, a partida que pôs frente a frente o Sporting, e a equipa do Braga. A partida jogou-se no estádio de Alvalade, e terminou com empate a uma bola. Jorge Faustino, especialista de arbitragem do jornal Record, aproveitou o seu espaço mediático para fazer a análise á prestação de Luís Godinho.
O Sporting - Braga não foi um jogo com muitos casos de arbitragem. O especialista do Record apontou algumas ações do árbitro, acabando por admitir que agiu de forma correta em grande parte das decisões que tomou. Mas houve uma que saltou à vista.
Foi logo durante a primeira parte da partida. Aos 24 minutos, Bambu, jogador do Braga, derruba o avançado do Sporting Viktor Gyokeres. O juiz do encontro não assinalou qualquer tipo de infração, o que, aos olhos de Jorge Faustino, foi um erro.
"Gyökeres foi mais rápido tocando primeiro a bola. Bambu, que chegou ligeiramente atrasado, ainda tocou na bola mas chutou o pé do atacante parando ataque prometedor. Faltou livre direto e amarelo", escreveu o comentador desportivo acerca do lance em questão.
A verdade é que Bambu não viu cartão amarelo num lance que era merecedor desse castigo. Na segunda parte, aos 61 minutos, o mesmo jogador iria ver, finalmente, o cartão amarelo - que devia ter sido já o segundo, na opinião de Jorge Faustino, o que teria posto o Braga a jogar com menos um contra o Sporting durante cerca de meia hora.
Confira o momento em que os adeptos do Sporting atiram pirotécnicos para o campo, no encontro com o Braga:
Turma minhota chegou ao golo aos 60 minutos do encontro, através de uma grande penalidade inexistente assinalada pelo juiz do encontro
|
A equipa de sub-23 do Sporting empatou, esta terça-feira, dia 8 de abril, frente ao Famalicão (1-1), em partida relativa à 11.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação. Os verdes e brancos continuam assim em queda livre e somam apenas uma vitória em 11 jogos disputados nesta fase, sendo que a última aconteceu frente ao Estoril.
Num duelo que se disputou no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, a primeira parte foi equilibrada com ambas as equipas a criar ocasiões para inaugurar o marcador. No entanto, nenhuma das equipas conseguiu desbloquear o nulo que prevaleceu até ao final dos primeiros 45 minutos.
Na segunda parte, a turma minhota chegou ao golo, através de uma grande penalidade inexistente assinalada pelo juiz. Pedro Paulo não desperdiçou e fez o 1-0. A correr atrás do prejuízo, os verdes e brancos chegaram à igualdade por intermédio de Kauã Oliveira que selou o resultado final.
Com este empate - o 12.º em 25 jogos na presente temporada - a turma de Filipe Neto está no sétimo e penúltimo lugar desta fase com 10 pontos somados. O Toreense é líder com 23 (menos um jogo). O Sporting volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 15 de abril, frente ao Gil Vicente, às 15h00, em Barcelos.
A equipa inicial apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Guilherme Pires (Guarda-redes), Ibrahim Diarra, Marlon Júnior, Rafael Mota, Denilson Santos, Guilherme Silva, Paulo lago, Kauã Oliveira, Gabriel Silva, Guilherme Santos e Flávio Gonçalves.
Veja a grande penalidade polémica:
Ex presidentes do Clube de Alvalade manifestam pesar pelo falecimento de uma das maiores figuras da história do emblema verde e branco
|
Filipe Soares Franco, ex presidente do Sporting - entre 2006 e 2009 - reagiu ao falecimento de Aurélio Pereira e lembrou o seu papel na conceção da Academia do Clube, em Alcochete, hoje chamada de Academia Cristiano Ronaldo, e não esquece todo o contributo do 'Senhor Formação' para o crescimento do emblema leonino.
"Foi um grande homem e vou recordá-lo sempre com grande saudade"
"O Aurélio foi um dos pais da Academia. Aliás, ainda antes da Academia ser o que é hoje, ele já tinha uma estrutura montada e uma grande equipa espalhada por este país, que descobria jogadores em todos os cantos. Por isso, o nome dele ficará para sempre ligado à formação do Sporting. Além disso, é bom recordar que foi ele e a sua equipa quem descobriu o Cristiano Ronaldo. Era um homem com um excelente sentido de humor e de ótima convivência. Foi um grande homem e vou recordá-lo sempre com grande saudade", referiu ao jornal Record.
Também Sousa Cintra, que passou pelo emblema verde e branco entre 1989 e 1995, recordou o "seu grande amigo": “Partiu um grande amigo meu, um grande amigo do Sporting e uma grande figura do nosso país. Foi um homem excecional em todas as vertentes e um verdadeiro fora de série. Ainda tinha almoçado com ele há umas semanas, já estava bastante doente".
"O Sporting vai ficar-lhe eternamente grato"
O ex-líder máximo dos leões: "Fiquei muito transtornado com a notícia de hoje e todos os que o conheceram e privaram com ele de certeza que também ficaram porque era uma pessoa excelente. E o trabalho que desenvolveu na observação foi fenomenal: tinha uma leitura dos jogadores como eu nunca vi. O Sporting vai ficar-lhe eternamente grato", declarou.
Sousa Cintra diz que os leões perdem um dos seus maiores símbolos: "Não costumo comentar a vida do Sporting mas este e um caso à parte. Com a morte do Aurélio há algo mais que morre. É a conceção de um futebol que ele defendia, baseada na educação e formação dos jovens, numa abordagem muito pedagógica e valorativa das capacidades dos jogadores que também está de luto. Assim, perdemos o maior artífice desta abordagem, numa altura em que a formação é cada mais agressiva para os jovens. Por isso hoje, acima de tudo é um dia de luto para o futebol, mais do que somente para o Sporting.”
Dirigente do jornal português não teve palavras simpáticas para Rui Borges, depois da partida entre os leões e a formação minhota
|
Depois do empate a uma bola entre Sporting e Braga, da passada segunda feira, dia 8 de abril, Bernardo Ribeiro, diretor do jornal Record, aproveitou o seu espaço de opinião no periódico português para fazer uma análise ao jogo, e deixar algumas palavras pouco simpáticas em direção a Rui Borges.
Começou por dizer que tanto Benfica como Braga saem como os grandes vencedores da 28ª jornada do campeonato português. As águias conseguem a liderança isolada da Liga, e os guerreiros do Minho ultrapassam o Porto no terceiro lugar da classificação.
A quem as coisas correram menos bem foi ao Sporting. O diretor do jornal português começou por apontar ao treinador dos leões: "Rui Borges, esse, continua com dificuldades em libertar-se da imagem de treinador de equipa pequena", disse, inicialmente.
Prosseguiu: "Ontem voltou a trocar os pés pelas mãos nas substituições, com especial destaque para o desprezo a que condena o jovem Harder. Ao tanto querer segurar acabou por sofrer, algo que acontece muito a quem tem vistas curtas", apontou Bernardo Ribeiro.
Terminou, com palavras também para Varandas: "A gestão não é o forte do técnico, que ainda assim pode sempre queixar-se das lesões que lhe retiram qualidade no miolo. Aí foi Rui Costa que viu mais longe do que Varandas no mercado de janeiro. As peças acrescentadas estão a fazer toda a diferença. Poupar às vezes sai caro", rematou o diretor do jornal Record, Bernardo Ribeiro, acerca de Rui Borges, depois do Sporting - Braga.