![José Eduardo Bettencourt, ex Presidente do Sporting, é escolha surpreendente para lista da FPF](/storage/media-items/images/2025/02/jose-eduardo-bettencourt_20250205075701.webp)
Futebol
José Eduardo Bettencourt, ex Presidente do Sporting, é escolha surpreendente para lista da FPF
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A Direção do Sporting, liderada por Frederico Varandas, confirmou oficialmente algo que parecia inevitável: a saída de Hugo Viana assim que o mercado de transferências de janeiro chegou ao fim. Bernardo Palmeiro assume as funções de forma formal, algo que já havia sido anunciado aquando a saída do agora diretor desportivo do Manchester City, no passado mês de outubro.
Chega assim ao fim, por mútuo acordo, uma ligação entre Viana e o Sporting, que durava desde 2018, e que teve, inclusive, direito a palavras muito simpáticas do Presidente Leonino: "O trabalho do Hugo Viana ao longo deste anos foi fundamental para a concretização de um projeto desportivo sólido e vencedor", disse Frederico Varandas na despedida do agora antigo diretor desportivo da equipa de Alvalade.
Agora, entra Bernardo Palmeiro com a missão de manter "esse projeto vencedor", e continuar a ajudar a formação do Sporting a conquistar títulos e a manter um boa saúde financeira, visto que Hugo Viana no seu legado ajudou a encher os cofres leoninos num valor a rondar os 150 milhões de euros.
De acordo com o jornal Record, as mudanças não serão profundas. Palmeiro, estará acompanhado de Flávio Costa, que se viu promovido. O agora Diretor geral para o Futebol do Sporting, tem um passado no Clube, onde esteve como assessor jurídico do futebol entre 2020 e 2023, tendo sido a sua última experiência no futebol sido no Rio Ave também como assessor jurídico.
De recordar que a equipa do Sporting, agora liderada por Rui Borges, está na liderança do campeonato nacional com 50 pontos, mais seis que o segundo Benfica e mais oito que o terceiro Porto, ao cabo de 20 jornadas da Liga Portugal Betclic. Os leões estão ainda apurados para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, onde irão ter pela frente o Borrussia de Dortmund, e também nos quartos de final da Taça de Portugal onde irão visitar o Gil Vicente, a Barcelos.
Presidente dos leões conseguiu vender mais um jogador, na tentativa de colocar os excedentários do plantel verde e branco. Não tinha ganho espaço na equipa
|
O mercado de transferências fechou em Portugal na passada segunda feira, dia 3 de fevereiro, às 23h59, mas permaneceu aberto em vários campeonatos periféricos, onde ainda se podem inscrever jogadores. Os leões aproveitam, então, para colocar alguns excedentários do plantel. Já o tinham conseguido com Vladan Kovacevic, e confirmaram hoje, também a saída de Ruben Vinagre.
O lateral esquerdo português estava emprestado pelo Sporting ao Légia de Varsóvia, onde tinha estado em bom plano esta época. Tal motivou a equipa polaca a avançar para a contratação em definitivo do jogador, que se oficializou esta quarta feira, dia 5 de fevereiro. A informação está a ser avançada pelo jornal 'A Bola'.
A mesma fonte fala ainda de uma compensação a rondar os 2,5 milhões de euros pelo passe do lateral esquerdo de 25 anos. Relembre-se que os leões tinham pago cerca de 10 milhões por 50% do passe do atleta ao Wolverhampton, o que significa que, do valor pago pelo Légia, metade seguirá diretamente para Inglaterra. O Sporting acaba, então, por perder muitos milhões no negócio de Vinagre, que foi contratado durante a era Amorim mas nunca conseguiu encontrar o seu espaço na equipa.
Curiosamente, o Sporting consegue colocar dois dos seus excedentários no mesmo clube polaco. Vladan Kovacevic, guardião verde e branco, também foi emprestado à equipa de Gonçalo Feio, e será companheiro de Ruben Vinagre até ao final da temporada.
Depois de ser adquirido pelo Sporting onde somou apenas 18 partidas, Ruben Vinagre somou vários empréstimos, no Everton, Hull City e Hellas Verona, antes da aventura no Légia, da Polónia. Esta época, pelo clube de Gonçalo Feio, leva um total de 28 jogos e nove assistências realizadas pelo quarto classificado da Liga Polaca.
Treinador português trocou Alvalade pelo Manchester United em novembro de 2024, mas não tem tido vida fácil em Inglaterra. Prepara-se para reforçar o plantel
|
O Sporting conseguiu segurar as suas grandes estrelas em Alvalade durante o mercado de inverno, mas tal missão parece mais complicada para o verão. Ruben Amorim mantém a confiança da direção do Manchester United - apesar da sucessão de vários resultados - que lhe quer oferecer um plantel renovado para 25/26, algo que não são boas notícias para Frederico Varandas e os Sportinguistas.
O jornal inglês 'Daily Mirror' organizou uma lista de jogadores, que afirma poder tratar-se do 11 titular de Ruben Amorim no Manchester United na temporada 25/26. Entre eles surgem várias caras conhecidas dos adeptos do Sporting, que podem receber más notícias no próximo verão, assim que inicie a janela de transferências.
Segundo o jornal inglês, a equipa do treinador português vai-se parecer algo com a seguinte lista que passamos a enumerar: na baliza mantém-se Andre Onana, e à sua frente estarão Leny Yoro e Mathis De Ligt, juntos com a primeira contratação da equipa, Jarrad Branthwaite, defesa que alinha no Everton.
À frente dos três centrais estarão os dois médios centro, Kobe Mainoo e Manuel Ugarte, o ex Sporting. Nas laterais, de um lado alinhará Patrick Dorgu, que já reforçou os Red Devils em janeiro, e do outro lado... Geovany Quenda, jovem jogador do Sporting que tem brilhado durante a presente temporada em Alvalade.
A frente de ataque, composta por três homens no sistema de Ruben Amorim, será composta por Amad Diallo de um lado, Bruno Fernandes do outro, e... Viktor Gyokeres, ponta de lança do Sporting, no centro do ataque dos Red Devils. Os leões estão, então, alerta a possíveis movimentações do clube do antigo treinador no próximo mercado de transferências.
Lateral direito que militava no Vitória de Guimarães esteve muito perto de se juntar aos leões este inverno, mas acabou por escolher rumar ao emblema italiano
|
Foi um dos grandes desgostos do Sporting na janela de transferências de inverno. Alberto Costa foi treinador por Rui Borges no Vitória de Guimarães, e foi o primeiro lateral direito em quem os leões tiveram interesse no mercado. O jovem jogador acabou, no entanto, por escolher rumar ao emblema italiano da Juventus, onde vai seguir a carreira.
O lateral direito sofreu, no entanto, um revés recente na sua carreira na Vecchia Signora. O clube italiano terá deixado o jogador português fora da lista dos atletas inscritos para representar o emblema na Liga dos Campeões.
A informação foi avançada pela 'Gazetta dello Sport'. A Juventus teria a possibilidade de inscrever três jogadores novos na lista para a prova milionária, mas decidiu deixar de fora o lateral direito português que esteve perto do Sporting, sendo assim Alberto Costa o sacrificado entre os reforços de inverno da Juventus.
Segundo o mesmo jornal italiano, os três jogadores escolhidos para serem inscritos na nova lista foram Randal Kolo-Moani, Renato Veiga - ex Sporting que trocou o Chelsea pela Juventus em janeiro - e ainda Lloyd Kelly. Alberto Costa terá de esperar, pelo menos até à próxima época, para voltar a jogar nas competições europeias.
Por outro lado, o AC Milan, do ex Sporting Rafael Leão, também apresentou uma nova lista onde Sérgio Conceição inscreveu João Félix, Kyle Walker e Santiago Giménez. Relembrar que as equipas italianas estiveram em grande no mercado de inverno, com muitos reforços para o resto da temporada.