
Futebol
Salvou Sporting no Jamor, insultou adeptos dos leões e vai ser reforço do Estrela da Amadora
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O médio internacional pela Líbia, que jogou no Braga e esteve muito perto de rumar ao Sporting, é agora notícia por ter elogiado a equipa do Benfica, conjunto que irá enfrentar no play-off da Liga dos Campeões, visto que se transferiu para o Mónaco no último mercado de janeiro "O Benfica tem jogadores de grande qualidade" começou por referir o Líbio.
Continuando a sua análise às águias, equipa que considera ser "a melhor equipa de Portugal", o médio não tem dúvidas: "Teremos de estar concentrados 90 minutos para ganhar. Será verdadeiramente importante fazer um bom resultado em casa antes do jogo em Lisboa" disse, fazendo referência ao embate com a equipa encarnada, em declarações ao site do seu novo clube.
O jogador, que passou pelo Braga, e foi emprestado pelo Besiktas à equipa do Mónaco, com opção de compra de 8 milhões de euros, falou sobre esta nova aventura: "O Mónaco é, seguramente, um dos maiores clubes de França e mesmo da Europa. Já passaram por aqui jogadores fantásticos. E, mesmo hoje, há muitos talentos. É, por isso, um orgulho estar aqui.", demonstrado o seu contentamento com esta mudança.
Al Musrati mencionou ainda jogadores da sua posição que já passaram pelos monegascos, com destaque pelo antigo capitão do Sporting João Moutinho: "Na minha posição jogaram aqui Fabinho, Tiémoué Bakayoko e também João Moutinho. O João é um superjogador, para lá de ser uma pessoa adorável fora de campo. Adorei jogar com ele", considerou o antigo alvo da turma leonina.
O internacional pela Líbia, que esteve em Portugal entre 2016, quando chegou para representa a equipa secundária do Vitória de Guimarães, e 2024, quando saiu do Braga rumo aos turcos do Besiktas, volta a ser motivo de interesse por voltou a enfrentar uma equipa portuguesa na Liga dos Campeões, no caso o Benfica, o grande rival do Sporting.
Presidente do Clube de Alvalade tem tudo acordado para a chegada do futebolista canarinho, ficando verdes e brancos com opção de compra
|
Frederico Varandas tem tudo acordado com o Flamengo para o empréstimo de Rayan Lucas. O médio vai ser jogador do Sporting na próxima temporada, por empréstimo do mengão, ficando os leões com uma opção de compra na casa dos 4 milhões de euros.
O valor do internacional sub-20 pelo Brasil levanta algumas questões entre adeptos, uma vez que, num plano inicial, Rayan Lucas irá ficar ao serviço da equipa B. Todavia, caso o Sporting exerça a opção de compra, o canarinho custará mais do que Hidemasa Morita (3,45M), habitual titular dos verdes e brancos.
O jornal A Bola garante que os 4 milhões de euros correspondem a 70% do passe de Rayan Lucas, com o Flamengo a ficar detentor dos restantes 30%. Num primeiro momento, o médio junta-se à equipa B, comandada por João Gião, mas será observado por Rui Borges.
O Sporting arranca a preparação da nova temporada a 1 de julho, com a equipa principal a partir para estágio em Lagos a 12. Caso Rayan Lucas impressione o técnico leonino nas primeiras semanas, é possível que faça a pré-época com o plantel prinical.
No ano civil de 2025, ao serviço do emblema do Rio de Janeiro, Rayan Lucas disputou um total de 23 jogos: 19 pelos sub-20 e quatro pela equipa principal. O médio marcou um golo, mas tem sido destaque pela imponência física que demonstra dentro de campo.
Confira os destaques de Rayan Lucas no Flamengo:
Futebolista internacional português é muito bem cotado pelos responsáveis leoninos, que já apresentaram oferta contratual ao jogador
|
Francisco Trincão terá mudanças no contrato e vai renovar com o Sporting até 2030. O avançado tem tudo acordado para prolongar a ligação ao Clube de Alvalade, assinando um vínculo de longa duração, uma vez que é um dos grandes projetos da SAD para o plantel orientado por Rui Borges.
Francisco Trincão fez a melhor temporada da carreira em 2024/25. As grandes exibições valeram o regresso aos convocados de Roberto Martínez e uma enorme subida dentro do plantel do Sporting, que se reflete numa renovação contratual até 2030.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, Trincão reuniu com responsáveis do Sporting durante a última semana, tendo o acordo ficado fechado. A oficialização deverá acontecer muito brevemente, no início da pré-temporada, que arranca a 1 de julho.
A mesma fonte garante que o objetivo do Sporting é que Trincão seja uma referência do Clube e não só da equipa de futebol. Fora o desempenho desportivo, os leões veem o canhoto como grande exemplo fora do campo, representando os valores pelos quais os verdes e brancos se regem.
Trincão terá ainda um aumento salarial e entrada no lote de capitães da próxima temporada, tendo em conta o que significa para a equipa. Em equação está também uma troca de camisolas, com o internacional português a envergar a '10' na próxima temporada.
Em 2024/25 com a camisola do Sporting, Francisco Trincão – avaliado em 35 milhões de euros – realizou 54 encontros: 34 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.682 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo marcou 11 golos e fez 17 assistências.
Jogador é muito apreciado por Rui Borges, treinador dos verdes e brancos, e está a ser associado a vários clubes durante a janela de verão
|
O Sporting está a negociar o passe de Geny Catamo com o Amora, estando muito perto de fechar acordo. Enquanto não começam os treinos de preparação para a nova época, o ala desfruta de um período de férias e garante não estar preocupado com o facto de ser associado a vários clubes.
Geny Catamo: "A minha mente nem está a pensar nas propostas"
"Não gosto de ler notícias sobre o mercado de transferências, sobre interesse, abordagens, o que seja. Não importa se são notícias boas ou más, não quero que me digam, nada. Disse aos meus empresários: o vosso trabalho é tratar dessas coisas, no final das férias ponham-me a par de tudo. A minha cabeça é para me focar no trabalho, nos jogos, nas conquistas que pretendemos. A minha mente nem está a pensar nas propostas. Estou de férias em Moçambique, a descansar, a estar com a família. Se os meus agentes tiverem algo a dizer terão de esperar que regresse a Portugal...", disse, ao programa Bar.
Ruben Amorim foi muito importante na afirmação de Geny Catamo no Sporting, apostando no jovem ala, que não esquece o técnico: "Era o último dia no Guimarães, onde estava emprestado. No regresso a Lisboa, parámos em Fátima para rezar. Pusemos uma vela a agradecer tudo o que tem feito por nós e para pedir a Nossa Senhora pelo meu futuro. Fomos almoçar e nem cinco minutos depois de nos sentarmos recebi uma mensagem do Ruben Amorim a dizer que contava comigo. Para cuidar de mim nas férias, esperava que aparecesse em boa condição e com muita vontade. Foi um dos momentos em que me senti mais valorizado. Senti a confiança que estava a depositar em mim. Nós precisamos de sentir confiança e o Ruben transmitiu-me de forma muito positiva e encorajadora".
Geny Catamo: "Saída de Amorim? Fui um dos que mais chorou naquele dia"
O moçambicano não esconde o grande carinho pelo treinador, admitindo ter sido um dos jogadores que ficou mais abalado com a saída: "Uma semana antes recebemos a informação de que o United estava interessado no mister. O Ruben Amorim só nos dizia que estava tudo bem, para não nos preocuparmos, só tínhamos de nos preocupar com o jogo em Braga. Foi um jogo épico, a perder 2-0 e dar a volta para 4-2 na segunda parte, o melhor futebol que jogámos em toda a época. Estávamos a festejar no balneário, o mister chegou e deu-nos a notícia que ia mesmo para o United. Ficávamos tristes e chorámos, a maioria chorou e acredito que fui um dos que mais chorou naquele dia"
"É um prazer para todos nós representar o Sporting, fazer história e a deixar um legado. Não só pelo Viktor, mas também por todos nós. Por mim, pelo Morten, pelo Zeno, o Inácio, o Pote, o Nuno, todos. É a importância do que nós criámos como grupo, a família que todos nós criámos, a união que nós temos. Eu digo que é muito difícil encontrar um grupo que seja tão unido como o nosso", concluiu Geny Catamo.