
Futebol
Presidente do Grupo Stromp manda farpa a Pinto da Costa: "Valores dele não são os do Sporting"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Al Musrati, antigo alvo do Sporting e atual futebolista do Mónaco, foi expulso no jogo da primeira mão da turma francesa frente ao Benfica (1-0) e não vai poder jogar na segunda partida da eliminatória. No entanto, o médio de 28 anos foi visto, esta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, no estádio da Luz.
De recordar que, ao minuto 52, o jogador foi expulso com duplo cartão amarelo. O atleta pediu um cartão amarelo por falta de Álvaro Carreras, que já tinha um cartão, mas o árbitro decidiu punir o internacional líbio com a segunda cartolina e o consequente vermelho
A turma de Adi Hutter divulgou os 21 jogadores disponíveis para a segunda mão do 'play-off' de acesso aos oitavos de final da UEFA Champions League. A nota de destaque vai para o regresso de Wilfried Singo aos convocados do Mónaco, jogador que falhou o encontro no Stade Louis II.
A turma monegasca não treinou no palco do seu próximo jogo para a Champions League, mas pisaram apenas o relvado para cumprirem as obrigações da UEFA, isto antes da conferência de imprensa. Na primeira mão, as águias venceram por 1-0 e estão em vantagem.
Al Musrati foi durante muito tempo uma prioridade para o Sporting, na altura orientado por Ruben Amorim tentou mesmo levar o jogador para Alvalade, como confidenciou António Salvador, presidente do Braga, em declarações no passado mês de outubro (Recorde AQUI). Em janeiro de 2024, o futebolista assinou pelos turcos do Besiktas, mas no último defeso foi emprestado aos monegascos
Antigo jogador e treinador adjunto do Porto deixou palavras muito duras na direção do Clube de Alvalade a propósito da morte de Pinto da Costa
|
Rodolfo Reis foi uma das personalidades do universo do Porto que marcou presença na Igreja das Antas, onde decorreu o funeral de Pinto da Costa. O antigo jogador azul e branco não escondeu a mágoa perante o silêncio de Sporting e Benfica. O ex-jogador diz que os dois clubes "são estúpidos".
"É um momento que ninguém queria viver, nenhum portista. Sinto-me, na realidade, muito, muito, muito mal, muito triste. Não tenho muitas palavras", começou por dizer à porta da igreja da Antas. O agora comentador da CMTV não poupou, de seguida, nas críticas aos rivais.
"Acho que é uma falta muito grande para o Porto, para a cidade do Porto. E, na realidade, estou magoadíssimo com o Benfica e com o Sporting, porque não têm de respeitar, se não quisessem, o homem, tinham de respeitar a instituição. Não vou dizer mais, porque, se não, sou capaz de dizer muitas coisas aqui, que depois, mais tarde, fico arrependido", referiu.
No entanto, Rodolfo Reis acabou por exceder-se nas palavras proferidas e insultou os dois rivais do Porto: "Há quem já tenha dito que é uma pequeneza os clubes de Lisboa estarem calados? "O meu amigo disse tudo. Uma pequenez e não só. São muito estúpidos".
Também Paulo Futre, antigo jogador de Sporting e Porto, esteve no funeral de Pinto da Costa, esta manhã de segunda-feira, dia 17 de janeiro, visivelmente emocionado, e diz não entender o silêncio de leões e águias sobre a morte do ex-líder máximo dos dragões (Recorde AQUI).
Internacional português que está há vários meses afastado por lesão enviou mensagem de esperança ao colega de equipa que enfrenta período difícil
|
Daniel Bragança sofreu uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo no encontro que terminou com empate (2-2) entre leões e o Arouca. É a segunda vez na carreira que o jogador sofre este tipo de lesão muito grave, tendo, em julho de 2022, sofrido o mesmo tipo de rotura, mas no joelho direito, falhando então toda a temporada 2022/23. Pedro Gonçalves - que está mais perto do regresso - enviou uma mensagem ao colega.
O atacante, que se encontra na fase final de um problema muscular, mostrou-se solidário com o companheiro, dedicando-lhe um 'story' no Instagram, com a seguinte mensagem: "Nós e os teus, vamos lá estar para ti, amigo!". Também João Simões lembrou uma das frases mais emblemáticas do clube. "Nós somos da raça que nunca se vergará", atirou, na sua página pessoal.
O internacional português saiu lesionado aos 12 minutos do encontro da última jornada da Liga Portugal Betclic e viu-lhe ser diagnosticado uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, daí que não voltará a ser mais opção na presente temporada desportiva.
O jogador vai ser alvo de uma intervenção cirúrgica nos próximos dias e terá, depois, pela frente dez meses de recuperação. O atleta, de 25 anos, pode mesmo não voltar a pisar os relvados no no civil de 2025 e só regressar às quatro linhas no próximo ano de 2026.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Daniel Bragança – avaliado em 14 milhões de euros – realizou 29 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e um na Supertaça. Nos 1.590 minutos disputados, o médio marcou quatro golos e fez nove assistências.
Clube de Alvalade não se pronunciou quanto ao falecimento do antigo dirigente do emblema azul branco; Conduta do ex presidente dos dragões colocada em causa
|
Sérgio Krithinas entendo os motivos pelos quais clubes como Sporting e Benfica recusaram a pronunicar-se sobre a morte de Pinto da Costa. O diretor executivo do jornal ‘Record’ refere que os antigo presidente do Porto sempre tratou os dois clubes como "inimigos" e que o mesmo "ultrapassou as linhas da legalidade".
Na sua coluna de opinião no diário desportivo, o cronista lembra os títulos conquistados, mas também os "excessos" que "ultrapassaram o limite da legalidade": Num mundo cada vez mais dividido entre preto ou branco, há várias camadas de cinzento no quadro da vida de Jorge Nuno Pinto da Costa. A história sobre o seu legado começará agora a contar-se, sendo mais lúcida à medida que desapareçam também as paixões e os ódios que foram o combustível da vida do histórico presidente do Porto".
Sérgio Krithinas vai mais longe e fala em "cegueira clubística": "Os títulos contam uma boa parte dos 42 anos à frente dos dragões, mas será cegueira clubística ignorar todos os excessos, muitos deles a ultrapassar as linhas da legalidade, cometidos nesta caminhada tantas vezes triunfal".
O diretor executivo do jornal Record entende o silêncio de Sporting e Benfica: "A morte de uma pessoa, quaisquer que sejam as circunstâncias em que aconteça, é uma perda irreparável para família, amigos e todos aqueles que a acarinhavam. Há, por isso, que respeitar a dor de quem era próximo do ser humano Jorge Nuno. Mas havia também Pinto da Costa, presidente do Porto que não tinha adversários mas sim inimigos, palavra que dizia com frequência, e que não olhava a meios para atingir os seus fins. Foi sobre a partida desse dirigente que Benfica e Sporting ficaram em silêncio", completou.
Também Carlos Barbosa da Cruz, antigo dirigente do Sporting, explica a ausência de reação dos leões à morte de Pinto da Costa com o facto de o Clube de Alvalade não querer “ser hipócrita”. O Presidente do Grupo Stromp não esquece o passado controverso do ex-lider do Porto e sublinha que os “valores” por que se regia o antigo presidente dos dragões não são os mesmos dos do Clube de Alvalade (Recorde AQUI).