
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Jorge Jesus, antigo treinador do Sporting, agora aos comandos do Al-Hilal da Arábia Saudita, deixou fortes críticas ao selecionador brasileiro Dorival Júnior. Em causa está a não convocatória do lateral esquerdo Renan Lodi, jogador às ordens do técnico na equipa saudita.
Em declarações prestadas na conferência de imprensa no pós-jogo do Al Nassr – Al Hilal, que acabou empatado a uma bola, o treinador português não se absteve de dar a sua opinião sobre a ausência de Lodi na convocatória da canarinha, o que considerou uma injustiça.
“Renan Lodi é o melhor lateral-esquerdo da atualidade. O treinador da Seleção Brasileira com certeza não está a ver os jogos do Al Hilal, senão iria convocá-lo”, atirou Jorge Jesus, fiel ao seu estilo. Fica, então, aparente o descontentamento do antigo treinador do Sporting que considerou que o seu jogador terá sofrida uma injustiça.
Renan Lodi destacou-se no Atlético de Madrid, para onde se transferiu em 2019 proveniente do Athletico Paranaense. Esteve três anos em Madrid, antes de passagens pelo Nottingham Forrest e Marselha. De França foi para a Arábia Saudita, em janeiro de 2024, a troco de 23 milhões de euros.
No Al-Hilal fez 28 jogos, com dois golos e cinco assistências registados sob os comandos de Jorge Jesus. O lateral, titularíssimo no lado esquerdo do Al-Hilal, tem estado em bom plano esta época, como o restante da equipa: ocupam o primeiro lugar do campeonato com oito vitórias e um empate em nove jogos, 24 golos marcados e apenas sete sofridos.
Além de Renan Lodi, Jorge Jesus treina mais três jogadores brasileiros: Marcos Leonardo, Malcom e Neymar jr. Nenhum dos três recebeu a convocatória do treinador brasileiro, apesar de Neymar ser o único dos três que é normalmente chamado à seleção. Dorival Júnior terá explicado que a ausência do astro brasileiro terá a ver com a falta de minutos: o jogador voltou, recentemente, de lesão, mas jogou apenas 30 minutos.
Ex treinador do Clube de Alvalade pretende reforçar equipa do Manchester United no próximo mercado de verão e há um antigo atleta dos leões no topo da lista
|
João Palhinha poderá sair do Bayern Munique no próximo mercado de verão. O ex jogador do Sporting tem sentido algumas dificuldades de adaptação ao clube e os responsáveis dos bávaros estarão decididos em vender o passe do internacional português, no fim da época. Quanto ao futuro, uma das possibilidades em cima da mesa é um regresso a Inglaterra e uma mudança para o Manchester United que, a confirmar-se, significará um reencontro com Ruben Amorim.
Segundo o Caughtoffside, um site especializado no mercado de transferências, o médio de 29 anos é um dos jogadores na lista de contratações do clube de Old Trafford para reforçar o meio campo. O treinador dos Red Devils, Ruben Amorim - que está também interessado em Gonçalo Inácio - conhece bem as qualidades de João Palhinha, uma vez que o treinou em duas temporadas – entre 2020 e 2022 -, no Clube de Alvalade.
No entanto, a lista de clubes interessados no internacional português inclui também Arsenal e Liverpool. O técnico dos gunners, Mikel Arteta, também quer reforçar o meio campo da equipa, no próximo verão, e o nome de Palhinha é um dos favoritos. No caso dos reds, a situação é diferente. Apesar da qualidade de João Palhinha ser também reconhecida em Anfield, a formação orientada por Arne Slot dispõe de muitas opções para o meio-campo e, por isso, a contratação de um médio não estará no topo das prioridades.
Na presente temporada, João Palhinha tem tido dificuldades para se impor na equipa do Bayern. Contratado no início da época ao Fulham, a troco de 51 milhões de euros, o médio português soma apenas 21 jogos na equipa orientada por Vincent Kompany – apenas nove como titular -, ainda sem ter assinado qualquer golo ou assistência.
Na equipa principal do Sporting, João Palhinha esteve presente num total de 95 encontros, tendo marcado sete golos. Pelo Clube de Alvalade, o internacional português sagrou-se campeão nacional e venceu a Taça da Liga, em 2020/21, e conquistou ainda a Supertaça, na época seguinte. No verão de 2022, o médio foi vendido aos ingleses do Fulham, numa transferência que rendeu 22 milhões de euros aos cofres dos leões.
Ponta de lança que foi aconselhado ao Clube de Alvalade pela Inteligência Artificial pode rumar à Alemanha já na próxima janela de transferências
|
Fábio Silva - avançado que foi sugerido pelo ChatGPT ao Sporting no último mercado de verão - está a cumprir os últimos jogos ao serviço do Las Palmas. O Eintracht Frankfurt está a preparar uma proposta pelo jogador, sendo que Estugarda e Wolfsburgo também estão interessados no futebolista.
Ligado ao Wolverhampton até 2026, Fábio Silva está avaliado em 20 milhões de euros pelo Transfermarkt. Contratado em 2020 ao Porto por 40 milhões de euros, não se conseguiu impor em Inglaterra e foi cedido de forma consecutiva a Anderlecht, PSV e Rangers.
Os dirigentes do clube das Canárias já admitiram que é impossível a manutenção do internacional português, emprestado pelos Wolves ao clube, tal Dário Essugo, o outro português do plantel, emprestado pelo Sporting. No caso de Essugo, o Chelsea é o seu destino, clube que comprou o seu passe aos leões antes do final da época.
A época de Fábio Silva no Las Palmas tem atraído a atenção de vários clubes. Esta temporada, o jovem português leva 10 golos marcados e três assistências em 24 jogos. No fim de semana bisou no triunfo importante diante do Getafe na La Liga por 3-1.
O jornalista Rudi Galetti adianta que a Alemanha deverá ser o destino provável de Fábio Silva. O avançado vem sendo mesmo o melhor marcador da equipa espanhola, estando à frente de nomes como Sandro Ramírez (oito) e Alberto Moleiro (seis).
Veja a publicação de Rudy Galetti:
Segunda vez em quase três décadas que dois clubes chegam às últimas cinco jornadas empatados. E desta vez... leões estão em vantagem
|
A luta pelo título está ao rubro! Com 29 jornadas disputadas, Sporting e Benfica seguem empatados no topo da Liga Betclic, ambos com 69 pontos. No entanto, apesar da igualdade pontual, é o Sporting que lidera por ter vencido o dérbi da primeira volta, e o calendário sorri aos leões. Esta é apenas a segunda vez, nos últimos 26 campeonatos com 18 equipas, que duas formações chegam tão taco a taco às últimas cinco jornadas.
O único precedente remonta a 2018/19, quando Benfica e Porto também estavam igualados a cinco jornadas do fim. Na altura, os encarnados acabaram por conquistar o título. Agora, o cenário é diferente: o Sporting não só leva vantagem no confronto direto como depende apenas de si próprio para voltar a ser campeão e até pode fazê-lo na Luz, em pleno dérbi eterno.
Com Rui Borges a liderar desde a 15.ª jornada, os leões têm demonstrado uma solidez notável, liderando o campeonato desde a reviravolta na liderança. O técnico chegou com a equipa a um ponto do Benfica e, desde então, conquistou mais pontos do que qualquer outra formação. A estreia de Rui Borges deu-se precisamente com uma vitória frente ao rival, e pode ter sido aí que o rumo do campeonato mudou.
Com Moreirense, Gil Vicente e Vitória de Guimarães a visitar Alvalade, e apenas Boavista fora, o caminho do Sporting até ao fim da época parece, teoricamente, mais acessível do que o dos encarnados, que ainda têm de visitar Guimarães, Estoril e Braga. E claro, recebem os leões na penúltima jornada, jogo que poderá decidir tudo.
Se o Sporting vencer os próximos quatro jogos, poderá até empatar na Luz e sagrar-se bicampeão. Se vencer no terreno do rival, poderá até perder um dos outros encontros. Mais do que nunca, os leões dependem apenas de si e a história pode muito bem estar a preparar um final épico com tons verdes e brancos. Reveja aqui o reforço que Rui Borges quer segurar para as próximas temporadas.