Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EXCLUSIVO LEONINO – AMORIM JÁ ESCOLHEU, VARANDAS E VIANA VÃO ‘ATACAR’ E MERCADO TRAZ REFORÇOS PARA O SPORTING

Responsáveis verdes e brancos já estão em conversações para garantir contratações. Época 2023/24 terá de ser mais competitiva para o futebol leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

02 Mai 2023 | 06:44 |

Icon Comentário0

A temporada atual foi uma ‘desgraça’ para a equipa de Rúben Amorim. Uma derrota com o Varzim, da Liga 3, ditou eliminação da Taça de Portugal, os descalabros com Marselha e Eintracht empurraram os leões para fora da Champions, o desaire com a Juventus ‘matou’ o sonho da Liga Europa e, no campeonato, o quarto lugar é a classificação mais provável. Assim sendo, o Sporting vai atacar o mercado para ter uma época mais competitiva no próximo ano e os alvos estão definidos.


Jean Lucas e André Almeida - Médios


Desde as saídas de Matheus Nunes e Palhinha que os leões não ‘atinaram’ no miolo. Apesar da época extraordinária de Ugarte e da revelação que foi a contratação de Morita, Pedro Gonçalves, melhor marcador da equipa, é obrigado a jogar a ‘8’ pela falta de opções viáveis. Desta forma, os verdes e brancos vão contratar um médio sendo Jean Lucas e André Almeida os mais cobiçados


Jean Lucas parece estar quase fechado. Entre o Clube de Alvalade e o jogador está tudo tratado e espera-se um contrato até 2028. Falta apenas finalizar detalhes com o Mónaco. O emblema da Riviera francesa pede 8 milhões de euros, mas o Sporting oferece 6, por 80% do passe. Avaliado em 7M, leva 10 jogos na temporada.

André Almeida, internacional português sub-21, é outro desejo de Amorim. Atualmente ao serviço do Valencia, a sua contratação pode estar dependente da classificação dos che no campeonato espanhol. Caso desçam, os leões vão avançar para o jovem médio, mas, se ficarem na La Liga, a contratação será complicada, uma vez que o ex-Vitória SC é um dos principais pilares da equipa. Avaliado em 15M, soma dois golos e cinco assistências, em 32 encontros.


Milan van Ewijk – Lateral-direito

Desde a saída de Pedro Porro que o Sporting está ‘curto’ na lateral-direita. Ricardo Esgaio não dá as garantias do espanhol e Héctor Bellerín desiludiu, para insatisfação de Rúben Amorim - devendo mesmo deixar Alvalade no fim da época. Assim sendo, um defesa para o corredor direito é prioridade da Direção. Milan van Ewijk, do Heerenveen parece ser o alvo principal para a posição. Apesar de os leões terem Tariq Lamptey debaixo de olho, o salário elevado e exigências do Brighton dificultam negócio. Dessa forma, van Ewijk é o escolhido para vestir a Listada verde e branca. Segundo o jornal neerlandês Leewwarder Courante, o jogador já se mostrou interessado em jogar no Sporting. Avaliado em 5M, marcou cinco golos e assistiu dois, em 32 partidas.

Alexsander – Lateral-esquerdo

Alexsander, defesa do Fluminense, é visto com bons olhos para dar luta a Nuno Santos na ala esquerda dos leões. Isto se o ‘camisola 11’ não sair, uma vez que se fala muito de uma possível venda. Aos 19 anos, o brasileiro é uma das maiores promessas do futebol canarinho, sendo também cobiçado pelo Benfica, que promete fazer ‘braço de ferro’ com o Sporting para contratar o jogador. Rápido e com rotinas a jogar no meio-campo, quando há necessidade, o canhoto poderá aterrar em Alvalade para dar competitividade à ala esquerda. Avaliado em 1,2M, marcou dois golos e fez uma assistência, em 14 jogos.

Ponta de lança goleador

Tema tabu no universo leonino, a contratação de um ponta de lança goleador foi discutida várias vezes ao longo da época. Paulinho e Chermiti não convencem os adeptos, que pedem um ‘matador’. Recentemente, Rúben Amorim, que negou a possibilidade de contratar um goleador durante todo o ano, brincou com a situação, afirmando que “sempre disse que fazia falta um avançado”. Com o muito provável regresso de Tiago Tomás, atualmente emprestado ao Estugarda, os leões não vão desistir de contratar outro futebolista para a frente de ataque. Vitinha, ex-Braga, estava na shortlist do Clube de Alvalade, mas acabou por rumar a Marselha. Fran Navarro, do Gil Vicente, é desejo antigo, mas terá, ao que tudo indica, detalhes acertados para rumar ao Porto. Com estes dois ‘fora de contas’, os leões terão de se virar para outros mercados, mas a contratação de um ponta de lança é algo imperial para a Direção.


Futebol

Reforço do Sporting regressa a Itália após passagem infeliz

Verdes e brancos disputam a quarta jornada da Liga dos Campeões já esta terça-feira, dia 4 de novembro, frente à equipa da Juventus

Rui Borges deverá colocar Georgios Vagiannidis no onze inicial do Sporting frente à Juventus e jogador vai estrear-se nesta fase da competição
Rui Borges deverá colocar Georgios Vagiannidis no onze inicial do Sporting frente à Juventus e jogador vai estrear-se nesta fase da competição

04 Nov 2025 | 12:33 |

Icon Comentário0

Georgios Vagiannidis será titular no Juventus - Sporting, válido para a quarta jornada da Liga dos Campeões. Depois de uma curta passagem pelo Inter, onde não jogou, o internacional grego prepara-se para regressar a Itália e fazer a sua estreia na prova milionária.


A lesão de Iván Fresneda na partida frente ao Alverca - que os leões venceram, por 2-0 -, não deixa grandes opções a Rui Borges, que se irá ver 'obrigado' a trocar esta peça no onze inicial da sua equipa para a deslocação a Turim, na qual o técnico português pretende ir na máxima força.


A verdade é que, nos restantes três jogos do Sporting na Liga dos Campeões, Vagiannidis acabou por não sair do banco em qualquer um deles - Kairat, Napoli e Marselha -, sendo que a única vez que disputou a prova milionária foi ainda na fase de qualificação, pelo Panathinaikos. 


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Georgios Vagiannidis - avaliado em 12 milhões de euros - participou em dez partidas. O lateral dos verdes e brancos disputou um total de 663 minutos, nos quais conseguiu fazer três assistências para os companheiros de equipa.

O Sporting volta a entrar em campo esta terça-feira, dia 4 de novembro, frente à Juventus. O encontro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Luciano Spalletti, jogar-se-á em Turim, pelas 20h00.



Futebol

Avançado despachado por Bruno de Carvalho pede desculpa ao Sporting

Jogador não fez muitos encontros ao serviço dos verdes e brancos, mas ficou marcado na memória dos adeptos, ainda que não pelos melhores motivos

Valeri Bojinov acabou por sair do Sporting pela mão de Bruno de Carvalho, mas acabou por protagonizar muito bastante polémico em Alvalade
Valeri Bojinov acabou por sair do Sporting pela mão de Bruno de Carvalho, mas acabou por protagonizar muito bastante polémico em Alvalade

04 Nov 2025 | 12:07 |

Icon Comentário0

A passagem de Valeri Bojinov no Sporting, apesar de bastante curta - apenas disputou 16 jogos pelos leões -, ficou marcada na memória dos adeptos verdes e brancos, mas não pelos melhores motivos. Ainda assim, o antigo futebolista búlgaro comentou o tempo passado em Portugal e acabou por pedir desculpa.


"Portugal é um país único para mim. Foi uma honra, um prazer, um privilégio e um respeito conhecer as tradições, as pessoas, mentalidade, a gastronomia e, sobretudo, a cultura. Lisboa é uma cidade incrível, o clima é maravilhoso, solarengo. Só tenho de agradecer pelos momentos maravilhosos em Portugal e, em especial, pelo incrível povo de Lisboa", começou por dizer, em entrevista ao jornal A Bola.


Quando questionado sobre o penálti que falhou depois de impedir Matías Fernández a marcá-lo - o que lhe valeu um processo disciplinar -, o também ex-Juventus acabou por se retratar: "Olhe... só posso agradecer ao Sporting por tudo. Foi uma honra jogar numa das equipas mais mediáticas de Portugal, com adeptos fantásticos. Depois só posso dizer uma coisa: somos humanos. Todos cometemos erros. O importante é compreendê-los e reconhecê-los. Se ofendi alguém, especialmente os adeptos, agora é o momento de pedir desculpa pela situação e pelo incidente. Peço desculpa. O Sporting é um grande clube, os adeptos são incríveis. Ao clube e adeptos desejo tudo de bom, com o meu coração e alma".


De seguida, Bojinov fez uma análise à sua carreira, uma vez que trazia algum portfólio aquando da sua chegada a Alvalade. O ex-jogador falou sobre o processo de adaptação: "Joguei naquele que, na minha opinião, a Liga mais forte na sua vertente tática e física, o italiano. A jogar com jogadores enormes em clubes como a Juventus, Fiotentina, Lecce, mas também Manchester City e Parma. Mas, sinceramente, quando cheguei a Lisboa, ao campeonato português, pensei que seria muito mais fácil, mas infelizmente não foi. O futebol em Portugal é muito dinâmico, rápido, muito técnico, e foi difícil adaptar-me. Sinceramente subestimei a situação e não a encarei com respeito e dignidade. Foi realmente difícil. Há muitos jogadores fortes em Portugal. Hoje penso que foi uma honra jogar no Sporting pelos adeptos que tem. E inclino-me diante deles".

Por fim, o antigo jogador do Sporting foi questionado sobre se sentiu pressão em Alvalade e na Juventus: "Os adeptos obrigam-te a isso. A mentalidade vencedora está sempre presente. Só importam a vitória e os três pontos, nada mais. Obrigam-te a estar sempre no topo, ser campeão, de sermos vencedores em todos os momentos. É a história destes clubes e é por essa razão que adoro este jogo".



Futebol

Varandas lembra Pinto da Costa e confirma que Sporting vai fazer queixa do Porto

Direção do Clube de Alvalade lançou um comunicado a condenar as recentes pressões do emblema nortenho, que recentemente voltaram a existir

Sporting de Frederico Varandas lembrou mandatos de Pinto da Costa em recentemente comunicado a condenar ações do Porto
Sporting de Frederico Varandas lembrou mandatos de Pinto da Costa em recentemente comunicado a condenar ações do Porto

04 Nov 2025 | 11:22 |

Icon Comentário0

Esta terça-feira, dia 4 de novembro, o Sporting divulgou um comunicado, nos seus meios oficiais, no qual condena as tentativas de "condicionar, influenciar ou pressionar árbitros ou outros agentes desportivos", isto depois da acusação de Fábio Veríssimo sobre a pressão do Porto na partida diante do Braga, do último domingo. 


Nessa mesma nota, publicada no site do Clube, o Sporting lembra Pinto da Costa adianta que "não aceitará o regresso a um futebol de bastidores e pressões, nem que se maquilhem velhas práticas com uma nova aparência institucional", é possível ler-se. O comunicado ainda anuncia que a Direção dos leões vai "apresentar uma participação disciplinar ao Conselho de Disciplina com vista ao apuramento da verdade e de todos os responsáveis": "o Sporting exige que as entidades competentes atuem de forma implacável".


Confira o comunicado na íntegra:


"O Sporting Clube de Portugal considera absolutamente inaceitável qualquer tentativa, direta ou indireta, de condicionar, influenciar ou pressionar árbitros ou outros agentes desportivos. Situações desta natureza mancham a credibilidade das competições e são um claro retrocesso no futebol português. 

Perante a notícia de factos desta gravidade, susceptíveis de constituírem infracção disciplinar punível com sanção de desclassificação ou derrota nos termos regulamentares, o Sporting exige que as entidades competentes atuem de forma implacável, apurando todas as responsabilidades e aplicando as sanções que se impõem, sem exceções nem complacência, desde já anunciando que irá igualmente apresentar uma participação disciplinar ao Conselho de Disciplina com vista ao apuramento da verdade e de todos os responsáveis.


O Sporting não aceitará o regresso a um futebol de bastidores e pressões, nem que se maquilhem velhas práticas com uma nova aparência institucional".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


João Gião para o Casa Pia? O que afasta os gansos do treinador do Sporting
Futebol

João Gião para o Casa Pia? O que afasta os gansos do treinador do Sporting

04 Nov 2025 | 10:26

Icon Comentário0
Atenção! Sporting explora contratação de Brayan Medina
Futebol

Atenção! Sporting explora contratação de Brayan Medina

04 Nov 2025 | 10:02

Icon Comentário0
Mikel Arteta mostra-se "preocupado" com lesão de Viktor Gyokeres, ex Sporting
Futebol

Mikel Arteta mostra-se "preocupado" com lesão de Viktor Gyokeres, ex Sporting

04 Nov 2025 | 07:44

Icon Comentário0