Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
02 Mai 2023 | 06:44 |
A temporada atual foi uma ‘desgraça’ para a equipa de Rúben Amorim. Uma derrota com o Varzim, da Liga 3, ditou eliminação da Taça de Portugal, os descalabros com Marselha e Eintracht empurraram os leões para fora da Champions, o desaire com a Juventus ‘matou’ o sonho da Liga Europa e, no campeonato, o quarto lugar é a classificação mais provável. Assim sendo, o Sporting vai atacar o mercado para ter uma época mais competitiva no próximo ano e os alvos estão definidos.
Jean Lucas e André Almeida - Médios
Desde as saídas de Matheus Nunes e Palhinha que os leões não ‘atinaram’ no miolo. Apesar da época extraordinária de Ugarte e da revelação que foi a contratação de Morita, Pedro Gonçalves, melhor marcador da equipa, é obrigado a jogar a ‘8’ pela falta de opções viáveis. Desta forma, os verdes e brancos vão contratar um médio sendo Jean Lucas e André Almeida os mais cobiçados
Jean Lucas parece estar quase fechado. Entre o Clube de Alvalade e o jogador está tudo tratado e espera-se um contrato até 2028. Falta apenas finalizar detalhes com o Mónaco. O emblema da Riviera francesa pede 8 milhões de euros, mas o Sporting oferece 6, por 80% do passe. Avaliado em 7M, leva 10 jogos na temporada.
André Almeida, internacional português sub-21, é outro desejo de Amorim. Atualmente ao serviço do Valencia, a sua contratação pode estar dependente da classificação dos che no campeonato espanhol. Caso desçam, os leões vão avançar para o jovem médio, mas, se ficarem na La Liga, a contratação será complicada, uma vez que o ex-Vitória SC é um dos principais pilares da equipa. Avaliado em 15M, soma dois golos e cinco assistências, em 32 encontros.
Milan van Ewijk – Lateral-direito
Desde a saída de Pedro Porro que o Sporting está ‘curto’ na lateral-direita. Ricardo Esgaio não dá as garantias do espanhol e Héctor Bellerín desiludiu, para insatisfação de Rúben Amorim - devendo mesmo deixar Alvalade no fim da época. Assim sendo, um defesa para o corredor direito é prioridade da Direção. Milan van Ewijk, do Heerenveen parece ser o alvo principal para a posição. Apesar de os leões terem Tariq Lamptey debaixo de olho, o salário elevado e exigências do Brighton dificultam negócio. Dessa forma, van Ewijk é o escolhido para vestir a Listada verde e branca. Segundo o jornal neerlandês Leewwarder Courante, o jogador já se mostrou interessado em jogar no Sporting. Avaliado em 5M, marcou cinco golos e assistiu dois, em 32 partidas.
Alexsander – Lateral-esquerdo
Alexsander, defesa do Fluminense, é visto com bons olhos para dar luta a Nuno Santos na ala esquerda dos leões. Isto se o ‘camisola 11’ não sair, uma vez que se fala muito de uma possível venda. Aos 19 anos, o brasileiro é uma das maiores promessas do futebol canarinho, sendo também cobiçado pelo Benfica, que promete fazer ‘braço de ferro’ com o Sporting para contratar o jogador. Rápido e com rotinas a jogar no meio-campo, quando há necessidade, o canhoto poderá aterrar em Alvalade para dar competitividade à ala esquerda. Avaliado em 1,2M, marcou dois golos e fez uma assistência, em 14 jogos.
Ponta de lança goleador
Tema tabu no universo leonino, a contratação de um ponta de lança goleador foi discutida várias vezes ao longo da época. Paulinho e Chermiti não convencem os adeptos, que pedem um ‘matador’. Recentemente, Rúben Amorim, que negou a possibilidade de contratar um goleador durante todo o ano, brincou com a situação, afirmando que “sempre disse que fazia falta um avançado”. Com o muito provável regresso de Tiago Tomás, atualmente emprestado ao Estugarda, os leões não vão desistir de contratar outro futebolista para a frente de ataque. Vitinha, ex-Braga, estava na shortlist do Clube de Alvalade, mas acabou por rumar a Marselha. Fran Navarro, do Gil Vicente, é desejo antigo, mas terá, ao que tudo indica, detalhes acertados para rumar ao Porto. Com estes dois ‘fora de contas’, os leões terão de se virar para outros mercados, mas a contratação de um ponta de lança é algo imperial para a Direção.
Extremo brasileiro foi utilizado por Rui Borges no onze inicial dos verdes e brancos diante do Bayern Munique, na Champions League
10 Dez 2025 | 12:07 |
Alisson Santos voltou a falar sobre o seu sonho de chegar à seleção do Brasil. Depois de ter sido titular na derrota do Sporting diante do Bayern Munique, por 3-1, o jogador canarinho voltou a frisar o seu objetivo, mas sem desvalorizar o foco com ajudar os leões na conquista de um novo título de campeão nacional.
Alisson Santos: "O meu maior sonho é chegar à seleção brasileira"
"Ser campeão pelo Sporting, que é o meu maior sonho, primeiro. Continuar bem, a trabalhar forte. O meu maior sonho é chegar à seleção brasileira. Sei que nada é impossível e vou trabalhar para isso. Assim como cheguei à Champions League num ano, também posso realizar o sonho de quem sabe chegar à seleção", começou por dizer, em declarações à TNT Sports.
De resto, Alisson Santos ainda falou sobre as suas maiores inspirações no mundo do futebol, com foco no talento do seu país: "Neymar, Ronaldinho... São jogadores da minha posição que gostei sempre de assistir desde pequeno e são os meus ídolos".
Alisson Santos – avaliado em 2,5 milhões de euros – chegou esta temporada ao Sporting, vindo do Leiria. Nos 20 encontros em que foi opção de Rui Borges (onze na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga), o brasileiro de 23 anos marcou dois golos e fez duas assistências.
Com esta derrota – a quarta em 23 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges continuam com 10 pontos na prova e podem cair na tabela até ao final desta ronda. O próximo jogo na competição internacional está marcado para terça-feira, dia 20 de janeiro de 2026, às 20h00, frente aos franceses do PSG, no reduto do Sporting.
Confira:
Antigo árbitro português abordou a sua experiências nos relvados e acabou por fazer algumas revelações sobre os futebolistas com quem se cruzou
10 Dez 2025 | 11:26 |
Artur Soares Dias revelou quem foram os "jogadores chatos" com quem teve de lidar dentro de campo. Um dos nomes referidos acabou por ser o de Pedro Gonçalves, craque do Sporting. No entanto, o árbitro reformado desde agosto de 2024 acabou por enumerar vários futebolistas, "para que ninguém leve para a clubite".
Artur Soares Dias: "Pote, o Bruno Fernandes e o Otamendi também andam sempre de volta do árbitro"
“Apanhei muitos jogadores chatos. O Otávio do Porto, por exemplo. Mais tarde, no último jogo da minha carreira, apanhei-o na Arábia Saúdita. Ele viu-me no túnel e começou a rir-se. Disse-lhe logo: 'Hoje não me vais chatear'. E ele respondeu: 'Não, hoje é teu o último jogo, não te vou chatear'. O Pote, o Bruno Fernandes e o Otamendi também andam sempre de volta do árbitro, a reclamar, a tentar pressionar, a 'melgar'", afirmou Artur Soares Dias, em declarações para o podcast da SIC, 'Ontem já era tarde'.
Apesar de ter realçado estes jogadores numa vertente menos positiva, o antigo árbitro português reconheceu que todos os nomes que referiu "são de elevada qualidade". Fora aqueles com que se cruzou nos relvados nacionais, Soares Dias também comentou o plano internacional.
"O Sterling foi dos mais difíceis de arbitrar pela velocidade e o Neymar por ter sempre a bola colada ao pé e por simular bastante", atirou, deixou uma sugestão: "jogador que simule, e que se prove que simulou, devia apanhar um jogo de suspensão. Com certeza que a seguir ia ter isso em conta e simular menos vezes".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 19 jogos: 13 para a Liga Portugal, quatro para a Liga dos Campeões, um para a Taça de Portugal e outro para a Supertaça. Durante os 1.484 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 8’ dos leões já apontou 10 golos e seis assistências.
'Camisola 72' foi um dos titulares escolhidos por Rui Borges para a sexta jornada da Liga dos Campeões, que os leões acabaram por perder
10 Dez 2025 | 10:58 |
Eduardo Quaresma terminou o Bayern Munique - Sporting completamente esgotado. Rui Borges voltou a lançar o jovem defesa a titular na partida válida para a sexta jornada da Liga dos Campeões, tendo o próprio sido substituído já na fase final do encontro.
O 'camisola 72' saiu à passagem pelo minuto 80, com Georgios Vagiannidis a entrar para o seu lugar. Quaresma acusou bastante desgaste nos meados da segunda parte, o que acabou por fazer com que não terminasse o encontro em campo.
No final da partida, a exibição do jovem da formação do Sporting ainda lhe valeu comentários positivos vindos de Rui Borges, que ficou bastante satisfeito com o que viu: “Não jogamos com três centrais, apenas naquilo que são as posições dos jogadores. Eu até queria que o Edu Quaresma estivesse mais a três e raramente andou, porque esteve sempre como lateral e é essa a nossa ideia de jogo. Foi o que lhe pedi e fez um grande jogo".
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 13 de dezembro, frente ao AFS, em jogo relativo à 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por João Pedro Sousa jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Esta temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Eduardo Quaresma - avaliado em 17 milhões de euros - tem apenas nove partidas disputadas. Neste arranque de época, o jogador participou num total de 598 minutos, somando um golo e uma assistência na conta pessoal.
Casos do Bayern - Sporting dão que falar! Ex responsável atira: "Não precisava de ajuda do árbitro"
10 Dez 2025 | 07:32