
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A temporada atual foi uma ‘desgraça’ para a equipa de Rúben Amorim. Uma derrota com o Varzim, da Liga 3, ditou eliminação da Taça de Portugal, os descalabros com Marselha e Eintracht empurraram os leões para fora da Champions, o desaire com a Juventus ‘matou’ o sonho da Liga Europa e, no campeonato, o quarto lugar é a classificação mais provável. Assim sendo, o Sporting vai atacar o mercado para ter uma época mais competitiva no próximo ano e os alvos estão definidos.
Jean Lucas e André Almeida - Médios
Desde as saídas de Matheus Nunes e Palhinha que os leões não ‘atinaram’ no miolo. Apesar da época extraordinária de Ugarte e da revelação que foi a contratação de Morita, Pedro Gonçalves, melhor marcador da equipa, é obrigado a jogar a ‘8’ pela falta de opções viáveis. Desta forma, os verdes e brancos vão contratar um médio sendo Jean Lucas e André Almeida os mais cobiçados
Jean Lucas parece estar quase fechado. Entre o Clube de Alvalade e o jogador está tudo tratado e espera-se um contrato até 2028. Falta apenas finalizar detalhes com o Mónaco. O emblema da Riviera francesa pede 8 milhões de euros, mas o Sporting oferece 6, por 80% do passe. Avaliado em 7M, leva 10 jogos na temporada.
André Almeida, internacional português sub-21, é outro desejo de Amorim. Atualmente ao serviço do Valencia, a sua contratação pode estar dependente da classificação dos che no campeonato espanhol. Caso desçam, os leões vão avançar para o jovem médio, mas, se ficarem na La Liga, a contratação será complicada, uma vez que o ex-Vitória SC é um dos principais pilares da equipa. Avaliado em 15M, soma dois golos e cinco assistências, em 32 encontros.
Milan van Ewijk – Lateral-direito
Desde a saída de Pedro Porro que o Sporting está ‘curto’ na lateral-direita. Ricardo Esgaio não dá as garantias do espanhol e Héctor Bellerín desiludiu, para insatisfação de Rúben Amorim - devendo mesmo deixar Alvalade no fim da época. Assim sendo, um defesa para o corredor direito é prioridade da Direção. Milan van Ewijk, do Heerenveen parece ser o alvo principal para a posição. Apesar de os leões terem Tariq Lamptey debaixo de olho, o salário elevado e exigências do Brighton dificultam negócio. Dessa forma, van Ewijk é o escolhido para vestir a Listada verde e branca. Segundo o jornal neerlandês Leewwarder Courante, o jogador já se mostrou interessado em jogar no Sporting. Avaliado em 5M, marcou cinco golos e assistiu dois, em 32 partidas.
Alexsander – Lateral-esquerdo
Alexsander, defesa do Fluminense, é visto com bons olhos para dar luta a Nuno Santos na ala esquerda dos leões. Isto se o ‘camisola 11’ não sair, uma vez que se fala muito de uma possível venda. Aos 19 anos, o brasileiro é uma das maiores promessas do futebol canarinho, sendo também cobiçado pelo Benfica, que promete fazer ‘braço de ferro’ com o Sporting para contratar o jogador. Rápido e com rotinas a jogar no meio-campo, quando há necessidade, o canhoto poderá aterrar em Alvalade para dar competitividade à ala esquerda. Avaliado em 1,2M, marcou dois golos e fez uma assistência, em 14 jogos.
Ponta de lança goleador
Tema tabu no universo leonino, a contratação de um ponta de lança goleador foi discutida várias vezes ao longo da época. Paulinho e Chermiti não convencem os adeptos, que pedem um ‘matador’. Recentemente, Rúben Amorim, que negou a possibilidade de contratar um goleador durante todo o ano, brincou com a situação, afirmando que “sempre disse que fazia falta um avançado”. Com o muito provável regresso de Tiago Tomás, atualmente emprestado ao Estugarda, os leões não vão desistir de contratar outro futebolista para a frente de ataque. Vitinha, ex-Braga, estava na shortlist do Clube de Alvalade, mas acabou por rumar a Marselha. Fran Navarro, do Gil Vicente, é desejo antigo, mas terá, ao que tudo indica, detalhes acertados para rumar ao Porto. Com estes dois ‘fora de contas’, os leões terão de se virar para outros mercados, mas a contratação de um ponta de lança é algo imperial para a Direção.
Futebolista, que tinha praticamente tudo acertado para sair do Clube de Alvalade neste mercado de verão, recorda festejos no Marquês de Pombal
|
A boa campanha da equipa B, que subiu ao segundo escalão, permitiu ao Sporting ter dois jogadores no onze ideal da Liga 3: o guarda-redes Diego Callai e o extremo Afonso Moreira, que foram premiados numa cerimónia na Cidade do Futebol. O atleta, que esteve muito perto de rumar ao Lyon, não esquece a conquista do título.
Afonso Moreira: "Foi um dia marcante e é difícil descrever em palavras o que senti"
“Foi um dia marcante e é difícil descrever em palavras o que senti”, realçou, lembrando a importância da Liga 3 na sua evolução: “Comecei a jogar neste escalão com 17 anos, foi logo um choque jogar contra homens. Mas ajudou-me a desenvolver o meu jogo e foi onde consegui mostrar aos treinadores Ruben Amorim e Rui Borges que podia jogar na equipa principal", referiu.
O extremo de 20 anos do Sporting tinha praticamente tudo acertado para sair do Clube neste mercado de verão, mas a inesperada despromoção administrativa do clube francês para a segunda divisão está agora a lançar sérias dúvidas sobre a concretização do negócio.
Os leões receberiam cerca de dois milhões de euros por uma parte do passe do jogador, mantendo ainda uma percentagem significativa de uma futura venda. O jovem extremo, com contrato até 2028, estava preparado para assinar um vínculo de cinco temporadas com os franceses, numa transferência que o colocaria a competir no exigente contexto da Ligue 1.
Diego Callai: "A equipa A teve momentos complicados, assolada por muitas lesões e ficamos sem alguns jogadores"
Na mesma cerimónia, Diego Callai, que foi considerado o melhor guarda-redes da Liga 3, relembrou a temporada de altos e baixos: “A equipa A teve momentos complicados, assolada por muitas lesões e ficamos sem alguns jogadores. Mas faz parte do processo”, salientou, recordando também os três treinadores que teve na época: João Pereira, Pedro Coelho e João Gião: “Estivemos sempre de braços abertos para ouvir novas ideias”, assegurou.
Fulham, clube orientado pelo técnico português que passou pelo emblema verde e branco, apresentou uma proposta pelo atleta que está na mira dos leões
|
Rômulo Cardoso, avançado que alinha nos turcos do Goztepe, interessa ao Fulham. O clube orientado por Marco Silva apresentou uma proposta ao emblema turco na ordem dos 16 milhões de euros pelo atleta que está na mira do Sporting, mas a proposta foi prontamente rejeitada.
De acordo com a informação avançada pelo jornal inglês The Athletic, o Goztepe exige mais de 20 milhões de euros para aceitar a venda de Rômulo Cardoso. Além do emblema inglês, também o Leipzig já terá feito uma abordagem junto dos turcos, tendo em vista uma eventual transferência do avançado de 23 anos.
De resto, Rômulo Cardoso é muito cobiçado no mercado de transferências. Feyenoord, Fenerbahçe e Zenit são outros clubes que têm o nome do atacante na lista de reforços para o mercado de verão. O atleta é também bastante apreciado no mercado inglês e outros emblemas da Premier League, além do Fulham, estarão a ponderar apresentar uma proposta ao Goztepe.
Vale sublinhar que os responsáveis do Sporting estão empenhados no reforço do ataque da equipa leonina, tendo em conta a provável saída de Viktor Gyokeres. Luis Suárez, avançado do Almería, será o alvo prioritário, mas Rômulo Cardoso também é uma opção válida. Ainda assim, não é previsível que o Clube de Alvalade formalize uma proposta nas próximas semanas.
Recorde-se que, em 2024/25, ao serviço do Goztepe, Rômulo Cardoso - avaliado em 7 milhões de euros - disputou 33 jogos, tendo somado 2.773 minutos. No total, o avançado brasileiro assinou 17 golos e 10 assistências, foi o melhor marcador da equipa turca e assinou uma das melhores épocas da sua carreira.
Atitude de um dos futebolistas do Clube de Alvalade é muito apreciada pelo técnico que, desta forma, acaba por 'prejudicar' 'camisola 23' dos leões
|
Francisco Trincão vai ser promovido ao grupo de capitães do Sporting, depois de aceitar a proposta de renovação de contrato. Rui Borges atribui uma grande relevância ao internacional português no plantel do conjunto de Alvalade, mas quem sai prejudicado será Daniel Bragança.
A informação é avançada pelo jornal Record. Trincão prepara-se para iniciar a quarta temporada no Sporting e a sua influência no grupo de trabalho vai aumentar. A atitude do extremo internacional português é muito apreciada por Rui Borges que, desta forma, decide dar um enorme voto de confiança ao atleta de 25 anos. O ‘camisola 17’, a par de Gonçalo Inácio, será um dos sub-capitães da equipa verde e branca.
Por outro lado, Daniel Bragança desce na hierarquia do plantel leonino. Ainda a recuperar da grave lesão no joelho esquerdo, o médio internacional sub-21 português vai falhar grande parte da próxima temporada, sendo que o regresso à competição está apenas previsto para o final do ano civil de 2025. Por esse motivo, Rui Borges optou por retirar o jogador de 26 anos do lote de capitães.
Por sua vez, Pedro Gonçalves e Nuno Santos também têm o seu estatuto reforçado, no seio da equipa leonina. Os dois jogadores assumirão o papel de “capitães na sombra”, tendo em conta a sua experiência e longevidade no Sporting. De resto, o ala de 30 anos já envergou a braçadeira de capitão do Sporting, num jogo particular diante do Union St. Gilloise, no verão de 2024, ainda sob o comando de Ruben Amorim.
Vale ainda sublinhar que a capacidade de liderança de Rui Silva, que é um dos jogadores mais experientes do plantel do Sporting, também é valorizada por Rui Borges. Líder no balneário e bom conselheiro para os companheiros de equipa, o guarda-redes de 31 anos continuará a ter voz ativa no balneário, em 2025/26, apesar do seu nome não constar no lote de capitães.