Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirModalidades
|
0O Sporting está a estudar hipótese de criar uma equipa feminina de basquetebol. Os responsáveis verdes e brancos puseram ‘mãos à obra’ e trataram de tudo para competir na Liga Betclic Feminina. Contudo, os clubes que integram a prova ‘fecharam a porta’ na cara de Frederico Varandas e votaram contra a entrada leonina no campeonato. O nosso Jornal procurou informações junto de fontes próximas do processo, que acusam o Presidente dos leões de “amadorismo".
Conversas com atletas
Sabe o Leonino que os responsáveis verdes e brancos abriram conversas com jogadoras da primeira liga, e a relação com algumas das atletas ia em ‘bom porto’, mas acabou por ficar sem efeito, uma vez que a entrada do Clube de Alvalade foi negada.
"É óbvio que os clubes recusaram a entrada do Sporting na modalidade. Tiverem medo de perder algumas das suas principais jogadoras", afirmou uma fonte próxima, ao nosso Jornal.
Medidas “amadoras”
"Ao contrário do que aconteceu aquando da criação do basquetebol masculino, as coisas não foram bem feitas. Começar a falar com jogadoras ainda antes de ter luz verde dos clubes e da Federação é amadorismo", expressa a mesma fonte, mostrando indignação para com as ações da Direção verde e branca, que não garantiu presença na Liga Betclic antes de começar a tratar de contratos.
Extinção de modalidades
Desde que Frederico Varandas assumiu o cargo de Presidente, extinguiu nove modalidades. A mais recente – hóquei em patins feminino – junta-se a uma lista composta pelo futebol de praia, ciclismo, canoagem, krav maga, padel, remo, ténis e voleibol de praia. "Vendo as coisas pelo lado positivo, ao menos esta modalidade não vai acabar ... porque nunca existiu", ironizou a fonte contactada, ao Leonino.
Com a ‘nega’ levada pelo Sporting, o basquetebol feminino irá ficar em standby, pelo menos para já. A solução seria as leoas começarem na segunda divisão, mas a hipótese está fora de questão.
Confira alguns dos melhores momentos da seleção da modalidade:
Atleta vai ser apresentado na equipa principal dos verdes e brancos, tal como tinha noticiado o nosso Jornal, no passado dia 4 de setembro
|
0Algumas questões burocráticas estão a atrasar a apresentação de Mário Quesada, sabe o Leonino. O oposto cubano de 20 anos chega do São José, do Brasil, e será reforço do voleibol do Sporting - tal como noticiou em Exclusivo o Leonino no passado dia 4 de setembro -, apesar do atraso na 'papelada' para poder ser oficializado em Alvalade.
De acordo com informações apuradas pelo nosso jornal, junto de fonte próxima do processo, Frederico Varandas não teme qualquer problema na contratação do jovem atleta, sendo que os entraves à chegada do jogador estão já a ser tratados.
Com uns impressionantes 2,06 metros de altura, Mário Quesada deixou o Sancti Spíritus, clube do seu país natal, com apenas 16 anos, para rumar ao Brasil. Depois de uma passagem pelos escalões jovens do Minas Ténis Clube, ingressou nos sub-21 do São José, até chegar à equipa principal. Na temporada passada, fez 20 pontos em 17 partidas.
Esta temporada, os verdes e brancos apresentam um plantel totalmente renovado. João Coelho, treinador dos leões, tem uma nova equipa à disposição e pretende lutar pelo campeonato com o Benfica, depois de ter perdido a final, na época passada, por 3-2.
O Sporting iniciou a caminhada em 2024/25 da melhor forma possível, ao vencer a Taça Ibérica, precisamente diante dos encarnados. O Clube de Alvalade derrotou o Guaguas, por 3-1, e, na final, bateu os encarnados pelo mesmo resultado, conquistando o primeiro troféu oficial da temporada.
Exibição monstruosa da turma orientada para Ricardo Costa catapulta Clube de Alvalade para a elite europeia com triunfo diante de um gigante da modalidade
|
0A equipa de andebol do Sporting venceu o Veszprém, por 39-30, na terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Numa partida histórica, que entrará diretamente nos livros, os leões de Ricardo Costa foram gigantescos. Veja AQUI como decorreu o encontro.
Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, a formação verde e branca arrancou o encontro olhos nos olhos com a equipa húngara, gigante da modalidade. Desde cedo, os leões conseguiram pegar nas rédeas do encontro e, com uma enorme eficácia na parte inicial do duelo, aliada a uma grande exibição de Andre Kristensen, venciam ao intervalo, por 23-17.
Os últimos 30 minutos foram avassaladores e catapultaram o Sporting para uma vitória histórica diante da formação que é uma das candidatas a vencer a prova. Martim e Kiko Costa foram os melhores marcadores do encontro, com sete golos cada. Orri Thorkellson (seis) também esteve em bom plano. Destaques para João Gomes, Salvador Salvador e Andre Kristensen.
Com esta vitória - a nona em dez jogos oficiais esta temporada - os comandados de Ricardo Costa conquistam mais um triunfo na Liga dos Campeões e ocupam o primeiro posto do grupo A, com seis pontos. Veszprém e Dínamo de Bucareste (quatro), são segundo, com Fuchse Berlin, PSG (dois), Wilsa Plock, Fredericia e Pelister (zero) a fecharem as contas.
O Sporting vira agora atenções para as competições nacionais e vai preparar o duelo do próximo sábado, diante do Belenenses. O dérbi lisboeta está agendado para as 15h00, no Pavilhão Acácio Rosa, e é válido para a quinta jornada do Campeonato Placard.
Presidente do Clube de Alvalade já tratou de todos os documentos necessários, apesar de a dupla ainda não ter sido apresentada com a Listada verde e branca
|
0Sienna Durr e Hannah Pratt são reforços do basquetebol feminino do Sporting, tal como noticiou em Exclusivo o Leonino, no passado dia 14 de setembro. Embora as duas norte-americanas ainda não tenham sido oficializadas por Frederico Varandas, ambas estão inscritas na Federação Portuguesa de Basquetebol.
Segundo apurou o nosso Jornal, as duas atletas deverão ser apresentadas num futuro próximo e vão integrar o plantel comandado por João Pedro Vieira, que irá disputar a Primeira Divisão do Campeonato Nacional, equivalente ao segundo escalão da modalidade, depois de terem vencido o título no ano de regresso do basquetebol feminino a Alvalade.
Sienna Durr, base de 24 anos, tem um currículo vasto. Em 2018/19 sagrou-se 'Rookie' do ano da Ivy League pelos Columbia Lions, sendo eleita a melhor jovem em seis semanas distintas. No mesmo ano, fez parte da segunda melhor equipa da competição e bateu o recorde de pontos da Universidade, na secção feminina, com 392. Em 2023, ajudou a equipa a vencer o torneio, com médias de 4.0 pontos, 2.2 ressaltos e 0.5 assistências, ao longo de 29 partidas.
Já Hannah Pratt, extremo de 24 anos, falhou a temporada de estreia pelos Lions a contas com uma lesão. No ano seguinte, a atleta disputou todos os 29 jogos da temporada, sendo escolhida para o cinco inicial em 11 partidas, com médias de 7.2 pontos, 4.4 ressaltos e 1.3 assistências. Em 2022/23, última temporada na Universidade de Columbia, começou 33 dos 34 encontros da época, terminando com média de 9.8 pontos, 5.5 ressaltos e 1.8 assistências, que contribuíram para a conquista do título. Em 2023/24, jogou nos Tulane Green Wave.
Depois de ter batido o GDRAR, por 77-56, no Troféu Stromp, o basquetebol feminino do Sporting arranca a temporada oficial no próximo mês de outubro. O primeiro jogo do campeonato, diante da ACD Ferragudo joga-se no Pavilhão João Rocha e ainda não tem horário definido.
Não perca este grande momento de Hannah Pratt: