Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirVoleibol
|
0A equipa de voleibol do Sporting está envolvida em polémica. No último fim-de-semana, na deslocação ao reduto da Fonte do Bastardo, os leões não compareceram ao jogo 3 da meia-final do Campeonato Nacional, justificando a ausência com uma intoxicação alimentar que atacou o plantel.
Contudo, a versão dos açorianos é outra. Apesar de não ter sido tornado público, a Fonte do Bastardo entende que tudo não terá passado de uma 'manobra de diversão' dos leões, com o objetivo de não realizar o jogo, uma vez que Thiago Gelinski – distribuidor e peça-chave dos verdes e brancos – não estaria disponível, mas vamos por partes.
Parte 1: Sporting desperdiça vantagem nos Açores e Fonte iguala a contenda
O primeiro capítulo desta história começa na passada sexta-feira, 24 de março. No jogo 2 das meias-finais do play-off, o Sporting arrancou melhor e até chegou a liderar a contenda por 2-0 e uma vantagem de cinco pontos no terceiro parcial. Porém, a Fonte do Bastardo conseguiu a remontada e acabou por igualar a eliminatória. Uma nota importante: Thiago Gelinski não jogou esta partida.
Parte 2: Intoxicação alimentar ataca plantel leonino
No sábado, dia 25, uma intoxicação alimentar começa a dar os primeiros sinais de vida no seio do plantel verde e branco, com vários jogadores e técnicos – incluindo o treinador principal, João Coelho –, a serem afetados.
Parte 3: Sporting comparece no Pavilhão e faz último esforço para ir a jogo
No domingo, dia 26, os leões marcaram presença no reduto da Fonte do Bastardo. Porém, e apesar da vontade dos jogadores de irem a jogo, o médico leonino desaconselhou que tal acontecesse.
No próprio dia, o treinador do Sporting, João Coelho, deixa duras críticas aos açorianos: “A Fonte do Bastardo perdeu uma grande oportunidade de mostrar que prima pela diferença, fazendo aos outros o que não gosta que lhe façam a si”.
Por sua vez, o técnico da Fonte do Bastardo, Nuno Abrantes, diz perceber a situação, mas lembra que a sua equipa já sofreu com situações semelhantes: “Percebo a situação do Sporting, mas percebo também os meus jogadores, que já passaram por muitos reveses na presente época. É uma situação ingrata e ninguém fica beneficiado”.
Parte 4: cancelamento ou falta de comparência?
Ainda no domingo, 26 de março, Sporting e Fonte do Bastardo pronunciam-se sobre o sucedido e as versões são diferentes. No comunicado verde e branco (Saiba mais AQUI), o Clube de Alvalade refere que a partida “foi cancelada e o Sporting já solicitou a remarcação do encontro, apelando à compreensão da Federação Portuguesa de Voleibol, dada a natureza da situação”.
Já a Fonte do Bastardo, num curto comunicado, ‘festeja’ a vitória: “A partida de hoje [domingo] não foi realizada por falta de comparência do Sporting Clube de Portugal. A nossa equipa volta a jogar frente ao Sporting CP dia 1 de abril, em Lisboa, o jogo 4 dos Playoffs da Elite da Liga Una Seguros”.
Parte 5: ‘Acusações’ sobre peça-chave do Sporting
O que ainda não tinha sido tornado público é que os dirigentes da Fonte do Bastardo acreditam que tudo não passou de uma encenação – ou pelo menos de uma teatralização – por parte do Sporting e tudo com o objetivo de recuperar uma das peças-chave leoninas: Thiago Gelinski.
O distribuidor verde e branco tem-se batido com algumas lesões ao longo da temporada, mas é umas das estrelas dos leões. De resto, no jogo 2 da meia-final, voltou a não estar disponível, como referimos em cima. E aqui é que a acusação dos açorianos cai por terra, uma vez que o brasileiro já não tinha jogado a partida de sexta-feira.
Parte 6: Federação tem a palavra; Sporting pode perder, mas é pouco provável
Resta agora saber qual será a posição da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV). Ao que o Leonino apurou, é pouco provável que a FPV atribua a vitória à Fonte do Bastardo, pese embora esse cenário esteja em cima da mesa. A decisão – que terá de sair nos próximos dias – deverá passar por um reagendamento do encontro 3.
De resto, e para já, o jogo 4 da meia-final está agendado para dia 1 de abril, às 15h00, no Pavilhão João Rocha. Fica a faltar saber se esse encontro se realizará com a eliminatória empatada (1-1) ou com os leões em desvantagem (1-2).