Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Voleibol

EXCLUSIVO LEONINO: SPORTING É ‘ACUSADO’ DE INVENTAR INTOXICAÇÃO E ARRISCA-SE A FICAR FORA DO CAMPEONATO

Clubes trocam acusações e peça-chave dos leões está no centro do furacão, mas realidade desmente açorianos. Federação deve tomar decisão nos próximos dias

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A equipa de voleibol do Sporting está envolvida em polémica. No último fim-de-semana, na deslocação ao reduto da Fonte do Bastardo, os leões não compareceram ao jogo 3 da meia-final do Campeonato Nacional, justificando a ausência com uma intoxicação alimentar que atacou o plantel.


Contudo, a versão dos açorianos é outra. Apesar de não ter sido tornado público, a Fonte do Bastardo entende que tudo não terá passado de uma 'manobra de diversão' dos leões, com o objetivo de não realizar o jogo, uma vez que Thiago Gelinski – distribuidor e peça-chave dos verdes e brancos – não estaria disponível, mas vamos por partes.


Parte 1: Sporting desperdiça vantagem nos Açores e Fonte iguala a contenda


O primeiro capítulo desta história começa na passada sexta-feira, 24 de março. No jogo 2 das meias-finais do play-off, o Sporting arrancou melhor e até chegou a liderar a contenda por 2-0 e uma vantagem de cinco pontos no terceiro parcial. Porém, a Fonte do Bastardo conseguiu a remontada e acabou por igualar a eliminatória. Uma nota importante: Thiago Gelinski não jogou esta partida.

Parte 2: Intoxicação alimentar ataca plantel leonino


No sábado, dia 25, uma intoxicação alimentar começa a dar os primeiros sinais de vida no seio do plantel verde e branco, com vários jogadores e técnicos – incluindo o treinador principal, João Coelho –, a serem afetados.

Parte 3: Sporting comparece no Pavilhão e faz último esforço para ir a jogo

No domingo, dia 26, os leões marcaram presença no reduto da Fonte do Bastardo. Porém, e apesar da vontade dos jogadores de irem a jogo, o médico leonino desaconselhou que tal acontecesse.

No próprio dia, o treinador do Sporting, João Coelho, deixa duras críticas aos açorianos: “A Fonte do Bastardo perdeu uma grande oportunidade de mostrar que prima pela diferença, fazendo aos outros o que não gosta que lhe façam a si”.

Por sua vez, o técnico da Fonte do Bastardo, Nuno Abrantes, diz perceber a situação, mas lembra que a sua equipa já sofreu com situações semelhantes: “Percebo a situação do Sporting, mas percebo também os meus jogadores, que já passaram por muitos reveses na presente época. É uma situação ingrata e ninguém fica beneficiado”.

Parte 4: cancelamento ou falta de comparência?

Ainda no domingo, 26 de março, Sporting e Fonte do Bastardo pronunciam-se sobre o sucedido e as versões são diferentes. No comunicado verde e branco (Saiba mais AQUI), o Clube de Alvalade refere que a partida “foi cancelada e o Sporting já solicitou a remarcação do encontro, apelando à compreensão da Federação Portuguesa de Voleibol, dada a natureza da situação”.

Já a Fonte do Bastardo, num curto comunicado, ‘festeja’ a vitória: “A partida de hoje [domingo] não foi realizada por falta de comparência do Sporting Clube de Portugal. A nossa equipa volta a jogar frente ao Sporting CP dia 1 de abril, em Lisboa, o jogo 4 dos Playoffs da Elite da Liga Una Seguros”.

Parte 5: ‘Acusações’ sobre peça-chave do Sporting

O que ainda não tinha sido tornado público é que os dirigentes da Fonte do Bastardo acreditam que tudo não passou de uma encenação – ou pelo menos de uma teatralização – por parte do Sporting e tudo com o objetivo de recuperar uma das peças-chave leoninas: Thiago Gelinski.

O distribuidor verde e branco tem-se batido com algumas lesões ao longo da temporada, mas é umas das estrelas dos leões. De resto, no jogo 2 da meia-final, voltou a não estar disponível, como referimos em cima. E aqui é que a acusação dos açorianos cai por terra, uma vez que o brasileiro já não tinha jogado a partida de sexta-feira.

Parte 6: Federação tem a palavra; Sporting pode perder, mas é pouco provável

Resta agora saber qual será a posição da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV). Ao que o Leonino apurou, é pouco provável que a FPV atribua a vitória à Fonte do Bastardo, pese embora esse cenário esteja em cima da mesa. A decisão – que terá de sair nos próximos dias – deverá passar por um reagendamento do encontro 3.

De resto, e para já, o jogo 4 da meia-final está agendado para dia 1 de abril, às 15h00, no Pavilhão João Rocha. Fica a faltar saber se esse encontro se realizará com a eliminatória empatada (1-1) ou com os leões em desvantagem (1-2).


Modalidades

Sporting conquista Taça de Portugal depois de atropelar Vitória de Guimarães (3-0)

Emblema verde e branco volta a erguer prova rainha, depois dos triunfos alcançados nas temporadas de 1984/1985, 1985/1986 e 2022/2023

Sporting ergue Taça de Portugal, às custas do Vitória de Guimarães, depois dos triunfos alcançados nas temporadas de 1984/1985, 1985/1986 e 2022/2023
Sporting ergue Taça de Portugal, às custas do Vitória de Guimarães, depois dos triunfos alcançados nas temporadas de 1984/1985, 1985/1986 e 2022/2023

  |

Icon Comentário0

A equipa de voleibol feminino do Sporting venceu o Vitória de Guimarães por 3-0, este sábado, dia 8 de março, e conquistou a Taça de Portugal da modalidade. As verdes e brancas derrotaram a turma liderada por Diogo Botto e vencem a prova dois anos depois Veja AQUI como decorreu a partida.


Num duelo disputado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, as leoas triunfaram com os parciais de (25-13), (25-21) e (29-27). Com a vitória diante da formação nortenha, o Sporting continua a realizar uma temporada excecional, já depois de terem terminado a fase regular da Liga portuguesa no primeiro lugar.


Com esta vitória - a 23.ª em 26 jogos no campeonato - as comandadas de Rui Pedro Silva conquistam assim a prova rainha pela quarta vez em todo o seu palmarés, depois dos triunfos alcançados em 1984/85, 1985/86 e 2022/23. Já a turma vimaranense nunca venceu a competição.


O próximo encontro está marcado já para o próximo sábado, dia 15 de março, frente ao Fiães, em jogo a contar para o primeiro jogo dos quartos-de-final do play-off do Campeonato. O encontro diante da formação liderada por Ricardo Lemos vai jogar-se no Pavilhão João Rocha.

Equipa apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Saska Djurovic, Mimosa Faria, Amanda Cavalcanti, Irene Verásio, Leslie Tagle, Jéssica Miranda, Sara Dias, Vanessa Paquete, Daniela Loureiro, Maria Carlos Marques, Ozge Kinasts e Melany Detzel.



Modalidades

Final da Taça de Portugal de Voleibol Feminino: Vitória de Guimarães - Sporting ao minuto

Acompanhe aqui todas as emoções do embate decisivo da prova rainha da modalidade entre turma vimaranense e Clube verde e branco

Acompanhe aqui todas as emoções da final da Taça de Portugal de Voleibol Feminino entre equipas do Vitória de Guimarães e Sporting
Acompanhe aqui todas as emoções da final da Taça de Portugal de Voleibol Feminino entre equipas do Vitória de Guimarães e Sporting

  |

Icon Comentário0

FINAL DO JOGO: VITÓRIA DE GUIMARÃES 0-3 SPORTING



- Sporting vence terceiro set (27-29).


- Emoções à flor da pele (25-25).

- Leoas à beira do triunfo (20-23).


- Mais um ponto para Jéssica Carriel (14-16).

- 5-5 no placard.

- Terceiro set em andamento.

FINAL DO PRIMEIRO SET: VITÓRIA DE GUIMARÃES 0-2 SPORTING


- Sporting vence segundo set (21-25)

- Equipa do Vitória atenua desvantagem (18-22).

- Exibição demolidora das leoas (8-18).

- Sporting na frente (7-11).

- (7-7) no marcador.

- Vimaranenses a começar melhor (4-3).

- Já se joga o segundo set.

FINAL DO PRIMEIRO SET: VITÓRIA DE GUIMARÃES 0-1 SPORTING


- Leoas vencem primeiro set (13-25)

- Ponto para Jéssica Carriel (10-17).

- Grande bloco do Sporting (8-14).

- Leoas já vencem (4-6).

- Equilíbrio nos instantes iniciais (2-2).

- Arranca a partida. ACREDITA, SPORTING!!!

- Leoas em exercícios de aquecimento.

 - Este será o 25.º jogo entre as duas formações. O Clube de Alvalade venceu 15 encontros contra nove vitórias do adversário.

- As leoas procuram conquistar a prova pela quarta vez, depois dos triunfos em 1984/85, 1985/86 e 2022/23.

 – Já a turma vimaranense eliminou o Belenenses (3-0), Madalena (3-0) e Clube K (3-1).

-  Até esta fase, as comandadas de Rui Pedro Silva venceram o Colégio Efanor (3-1), Porto (3-1) e Vilacondense (3-0).

– O Leonino leva até si todas as emoções do jogo a contar para a final da Taça de Portugal.

– A equipa de voleibol feminino do Sporting defronta o Vitória de Guimarães, este sábado, dia 8 de março, às 21h00, em Matosinhos.


Modalidades

Sporting favorito nas meias finais da Taça de Portugal? Técnico avisa: "Temos de estar desconfiados"

Equipa verde e branca alcançou esta fase da prova, e procura o acesso à final de uma das maiores competições internas em solo nacional

Sporting alcançou esta fase da prova, e procura o acesso à final da Taça de Portugal, uma das maiores competições internas em Portugal
Sporting alcançou esta fase da prova, e procura o acesso à final da Taça de Portugal, uma das maiores competições internas em Portugal

  |

Icon Comentário0

A equipa feminina de voleibol do Sporting chega às meias finais da Taça de Portugal, depois de uma excelente campanha na fase regular, onde terminou no topo da classificação. Contudo, o treinador Rui Pedro Silva, relembra que a prova rainha é diferente e que “cada jogo é uma final”, destacando a imprevisibilidade que caracteriza a Taça. 


A equipa leonina vai enfrentar o Ginásio Vilacondense que apesar de terminar a fase regular na última posição, conseguiu surpreender ao chegar às meias-finais: “Temos que estar desconfiados”, afirmou Rui Pedro Silva, ressaltando que, no voleibol, tudo pode acontecer.


A capitã do Sporting, Daniela Loureiro, também compartilhou a visão cautelosa do treinador: “A Taça de Portugal está mais forte, e há sempre muitas surpresas", disse, deixando claro que a equipa não espera facilidades. Daniela realçou ainda a importância de dar o seu melhor e desejou boa sorte aos outros semifinalistas.  


José Pedro Pontes, treinador do Ginásio Vilacondense, reconheceu a força do Sporting mas não descarta a hipótese da sua equipa vir a surpreender: “Vai ser um jogo difícil, mas vamos tentar causar uma surpresa”, afirmou. O treinador pediu o apoio dos adeptos para ajudar a sua equipa a enfrentar a equipa favorita. 

O evento que acontecerá em Matosinhos, conta com o apoio da cidade, recentemente nomeada como Cidade Europeia do Desporto 2025. O vereador Nuno Matos sublinhou a importância de sediar uma competição de grande nível e o crescente prestígio do voleibol feminino em Portugal.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting termina fase regular atrás do Benfica, mas tem mais pontos do que encarnados
Modalidades

Sporting termina fase regular atrás do Benfica, mas tem mais pontos do que encarnados

 

Icon Comentário0
Sporting volta a perder e está fora das competições europeias
Modalidades

Sporting volta a perder e está fora das competições europeias

 

Icon Comentário0
Voleibol (CEV Challenge Cup): Lublin - Sporting ao minuto
Modalidades

Voleibol (CEV Challenge Cup): Lublin - Sporting ao minuto

 

Icon Comentário0