
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Extra Sporting
|
Taylor Swift manifestou publicamente o seu apoio e futuro voto à candidata Kamala Harris, na corrida presidencial à Casa Branca. Após o fim do primeiro debate com Donald Trump, a cantora escreveu: “Vou votar Kamala Harris e Tim Walz nas eleições presidenciais de 2024”.
A cantora utilizou as suas redes sociais para publicar uma foto junto de um dos seus gatos, deixando implícito uma resposta a JD Vance, candidato a vice-presidente, que havia dito publicamente que as “mulheres com gatos e sem filhos” deveriam ter menos poderes de decisão quanto ao futuro do país.
“Fiz a minha pesquisa e a minha escolha. Penso que ela é uma líder firme e talentosa e acredito que podemos conseguir muito mais neste país se formos liderados pela calma e não pelo caos”, começou por dizer a artista musical de 34 anos de idade.
“Recentemente, tomei conhecimento de que uma versão de Inteligência Artificial minha apoiava falsamente a candidatura presidencial de Donald Trump no seu site. Isso despertou os meus receios em relação à IA e aos perigos de espalhar desinformação”, acrescentou.
“Cheguei à conclusão de que preciso de ser muito transparente sobre os meus planos para estas eleições enquanto eleitor. A forma mais simples de combater a desinformação é com a verdade”, rematou a cantora mais influente do país, concedendo à candidata democrata uma incomparável vantagem.
Trabalhadores e clientes foram retirados do estabelecimento e todo o edifício teve de ser evacuado de imediato; Fogo começou na cozinha de um restaurante
|
O centro comercial Atrium Saldanha, em Lisboa, foi esta quinta-feira, dia 26 de junho, evacuado por causa de um incêndio. Uma pessoa teve de ser assistida, por inalação de fumo. O fogo começou na cozinha de um restaurante, nomeadamente em três frigideiras. Foram mobilizados para o local seis operacionais, apoiados por uma viatura dos bombeiros.
Trabalhadores e clientes foram retirados do estabelecimento, sendo que o mesmo deve ser reaberto em breve. Seiça de Sousa, subchefe principal dos Bombeiros Sapadores de Lisboa, acredita que, se os trabalhos se desenrolarem normalmente, o centro comercial poderá ser reaberto ainda hoje.
"Neste momento, o que estamos a fazer é o procedimento de ventilação ao edifício, de forma a que possamos garantir que o mesmo possa abrir em condições de segurança", detalhou, explicando que o procedimento em causa pretende "retirar" todo o fumo que está no edifício para que seja possível permanecer no edifício em segurança.
"O centro comercial sim, a zona do restaurante em causa não", afirmou, acrescentando que será preciso proceder a reparações e "tudo o que seja necessário", devido aos danos gerais. Seiça de Sousa adiantou que houve danos causados pela água no combate ao incêndio, além do próprio fogo.
O Atrium Saldanha é um dos principais centros comerciais de Lisboa. Foi inaugurado a 3 de março de 1998 e desenhado pelo arquiteto catalão Ricardo Bofill. O edifício, que integra uma área de comércio e outra de escritórios, totaliza 12 pisos no corpo principal e seis pisos de estacionamento.
Cerimónia com Lauren Sánchez, agendado para este fim de semana em Veneza, gerou forte contestação por parte de residentes e ativistas
|
O casamento de Jeff Bezos e Lauren Sánchez, agendado para este fim de semana em Veneza, gerou forte contestação por parte de residentes e ativistas. A cerimónia, inicialmente prevista para o centro da cidade, foi transferida para o Arsenale, uma área mais isolada, após pressão pública e preocupações com a segurança.
Ativistas da Greenpeace, acompanhados por membros de outros movimentos, realizaram, na segunda-feira, um protesto na Praça de São Marcos, em Veneza. Durante a manifestação, exibiram uma grande faixa direcionada a Jeff Bezos com a frase provocadora: “Se podes alugar Veneza para o teu casamento, tu podes pagar mais impostos”.
Foram ainda colocadas faixas e cartazes em locais emblemáticos da cidade, incluindo uma faixa com a frase “Sem espaço para Bezos!”, pendurada na icónica Ponte di Rialto. Os manifestantes ameaçam ainda bloquear o acesso aos canais, com o objetivo de evitar que o casamento cause transtornos à população local.
O casamento reacende debates sobre turismo excessivo, gentrificação e ausência de políticas públicas eficazes para proteger o caráter histórico e habitacional de Veneza. Apesar da introdução da taxa turística para combater a elevada procura de turistas, muitos residentes sentem que a cidade se tornou num “parque temático” para elites.
Entre os cerca de 200 convidados para a cerimónia estão figuras bem conhecidas do grande público como Mick Jagger, Ivanka Trump, Oprah Winfrey e Leonardo DiCaprio. Medidas de segurança incluem o bloqueio de canais, o aluguer de hotéis e segurança privada.
Secretário-geral da NATO elogiou o Presidente norte-americano por ter feito os países europeus “pagar em grande” o aumento das despesas com a defesa
|
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Mark Rutte, elogiou, esta terça-feira, dia 24 de junho, o Presidente norte-americano, Donald Trump, por ter feito os países europeus “pagar em grande” o aumento das despesas com a defesa.
A informação, que consta de uma mensagem privada enviada por Rutte a Trump num dia em que arranca a Cimeira da NATO nos Países Baixos, foi partilhada pelo Presidente dos EUA na sua rede social Truth Social. “Donald, conduziu-nos a um momento muito, muito importante para a América, para a Europa e para o mundo”, escreveu Rutte, referindo-se à exigência do Presidente dos EUA para que todos os membros da organização se comprometam com aumentos da despesa com defesa para 5% do PIB.
O secretário-geral da NATO não se conteve nos elogios a Trump e referiu ainda que “não foi fácil, mas conseguimos que todos assinassem o acordo de 5%!”. “A Europa vai pagar em GRANDE, como deve, e a vitória será vossa”, acrescentou Rutte, imitando na mensagem o estilo de Trump de colocar parte das publicações em letras maiúsculas.
Ainda assim, Espanha continua a não se comprometer com o aumento do peso dos gastos com defesa no PIB exigido por Trump. Nesta linha, o Presidente norte-americano disse, em declarações a bordo do avião presidencial Air Force One, que “há um problema com Espanha. A Espanha não está a concordar. O que é muito injusto para o resto das pessoas".
O líder da NATO abordou ainda, na sua mensagem privada enviada a Donald Trump, o papel decisivo dos EUA no conflito entre Telavive e Teerão, tendo louvado a “ação decisiva de Trump no Irão”, que Mark Rutte considera ter sido “verdadeiramente extraordinária”.