
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres é a grande estrela do Sporting e uma das esperanças para decidir o dérbi com o Benfica - agendado para as 18h00 de sábado, dia 10 de maio. Miguel, lateral formado em Alcochete, que acabou por fazer grande parte da carreira na Luz, explica como travar o 'camisola 9' dos leões - que continua a dar que falar no mercado.
"O lateral não pode precipitar-se, só tem de obrigá-lo a jogar para trás. No primeiro jogo [Sporting venceu o dérbi para a Liga, 1-0] o erro do Tomás Araújo foi querer antecipar-se, Gyokeres gosta de jogar empregando o físico, sabe jogar com contacto e roda rapidamente, nesse lance foi assim", disse, ao jornal A Bola.
O antigo internacional português reconhece o talento do sueco e é perentório: "Não dá para jogar na antecipação", atirou, recordando que, no seu tempo, "quando apanhava este tipo de jogador, o objetivo era não permitir que pudesse jogar para a frente, era obrigá-lo a jogar sempre para trás".
"Não podia receber a bola e avançar, tinha de jogar para trás. E Gyokeres acaba por ficar aborrecido por não conseguir fazer o que quer. Se é obrigado constantemente a jogar para trás o lateral também vai ganhando mais confiança e o jogo torna-se mais fácil. Com todo o respeito, Bruno Lage pode tirar ilações do jogo com o Gil Vicente, Gyokeres foi bem marcado", terminou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 49 encontros: 31 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.950 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 12 assistências.
Conhecida adepta dos verdes e brancos tem confiança num futuro risonho para o Clube de Alvalade e recorda dois jogadores importantes no sucesso recente
|
O dérbi entre Sporting e Benfica, agendado para as 18h00 de dia 10 de maio, poderá ditar novo campeão nacional - e deverá ter algumas mexidas no onze de Rui Borges. Vanessa Oliveira, conhecida adepta dos verdes e brancos, foi confrontada com uma eventual hegemonia leonina, em caso de triunfo e garantiu que, para o encontro de sábado, faria regressar Sebastián Coates e Antonio Adán.
"No Sporting não voltará a acontecer uma travessia no deserto"
"Até já fico nervosa de falar sobre isto (possível hegemonia)... Acho que são fases dos clubes, sinceramente. Já aconteceu com os rivais, por exemplo. Sempre tivemos os três grandes e, nos últimos anos, o Braga anda sempre muito próximo. Vai sendo por fases, fases essas que contemplam jogadores, treinadores e dirigentes. Há alturas em que estamos melhores e outras piores. Mas parece-me seguro dizer que, no Sporting, não voltará a acontecer uma travessia no deserto, como houve depois de eu nascer...", disse, ao jornal O Jogo.
Questionada com o regresso de um jogador marcante para disputar o dérbi, Vanessa Oliveira viu-se 'obrigada' a eleger dois: "Sendo eu a escolher, trazia de volta o Seba Coates e o Adán", admitiu, garantindo que ambos "são excelentes jogadores" e que "foram bastante importantes" no sucesso recente dos leões.
"Coates era um excelente capitão e Adán muito motivador"
"Não digo isto a pensar só na bola no pé ou, no caso do Adán, nas mãos. O Coates foi um excelente capitão e o Adán era muito motivador. Um bom jogador não se faz só com a bola. Faz-se, também, com a cabeça e eles eram exemplares", acrescentou a apresentadora.
Desafiada a fazer o desafio de forma inversa, Vanessa Oliveira admitiu que, do eterno rival, "tirava o Trubin". "Seria mais simples chegar à baliza do Benfica e marcar. Mas não digo isto pelo penálti que ele defendeu contra o Estoril, costumo dizer que isso é sorte... Mas, se pudesse, tirava o Trubin da baliza do Benfica", terminou.
Jogador que causou alguma desconfiança na massa associativa dos verdes e brancos prepara-se para atingir marca redonda com o Clube de Alvalade
|
O dérbi entre Sporting e Benfica é decisivo para as contas do campeonato nacional, mas terá também um significado especial para Ousmane Diomande. O central dos verdes e brancos fará, na deslocação à Luz, o 100.º jogo com a camisola do Clube de Alvalade.
O internacional pela Costa do Marfim falhou a receção ao Gil Vicente, uma vez que estava a cumprir castigo por acumulação de amarelos, após ter sido admoestado na visita ao terreno do Boavista. Agora, poderá chegar à marca redonda de 100 partidas diante do eterno rival.
É muito provável que Ousmane Diomande regresse à titularidade, visto que esta época tem sido o patrão da defesa leonina, desde a saída de Sebastián Coates. Com apenas 21 anos, o 'camisola 26' mostra-se muito importante no meio do trio de centrais.
Contratado ao Mafra no mercado de inverno da temporada 2022/23, Diomande gerou desconfiança nos adeptos. Os 7,5 milhões de euros inicialmente pagos pela Direção verde e branca - que aumentam cada vez mais - abriram espaço a algumas críticas, visto ser um jogador da segunda divisão.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – leva 44 partidas: 29 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.588 minutos em que esteve em campo, o defesa-central apontou dois golos (Farense e AVS).
Apesar de só regressar aos relvados na próxima temporada, 'camisola 23' dos verdes e brancos deixou mensagem nas suas redes sociais
|
Daniel Bragança sofreu uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, em fevereiro, diante do Arouca. A lesão afastou o jogador do Sporting até à próxima temporada, mas o facto de não poder jogar o dérbi com o Benfica não tirou motivação ao canhoto, que fez um pedido aos adeptos.
"Sportinguistas, um mês importante para o Clube e para nós enquanto equipa. O vosso apoio de norte a sul tem-se feito sentir (e muito) e tem sido fundamental. Por isso, não parem, aconteça o que acontecer", começou por dizer o médio, nas suas redes sociais.
"O Sporting vai muito mais além do que ganhar ou perder, mas é a vitória que nos mantém vivos para lutarmos por aquilo que queremos e sonhamos. Porque enquanto houver estrada para andar... Nós acreditamos", atirou Daniel Bragança, pedindo que os adeptos se unam com o plantel.
Anteriormente, o 'camisola 23' dos verdes e brancos também utilizou as redes sociais para fazer um balanço da grave lesão que o afastou de grande parte da temporada. O vice capitão do Sporting revelou estar esperançoso com o futuro e fez um agradecimento particular.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próxima sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.